ENEM

Assuntos mais cobrados no Enem: confira a análise dos últimos 6 anos

Para quem não é assinante da plataforma, criamos uma versão resumida da incidência de temas no exame. Faça o download e melhore seu desempenho nos estudos!

Acessibilidade

Se você é aluno do Aprova Total, já deve ter ouvido nossos professores falarem várias vezes o quanto é importante conhecer o vestibular que pretende fazer. No caso do Exame Nacional do Ensino Médio não é diferente: quais são os assuntos mais cobrados no Enem? Cada uma das disciplinas tem suas questões de maior ou menor incidência, e saber sobre isso pode ajudar na hora de estudar.

Agora é o momento de fazer aquela pergunta: what a hell is incidência?

o que é incidência - assuntos mais cobrados

Incidência significa a frequência ou a quantidade de vezes com que algo ocorre. A palavra está diretamente relacionada à regularidade de uma ação acontecer ou ser incidente. Aqui no nossa caso, tem a ver com o quanto esse ou aquele assunto aparece nas provas do Enem e em outros vestibulares.

Então, como queremos ver toda a Comunidade Aprova comemorando aprovações Brasil afora, reunimos essas informações em um relatório completíssimo e exclusivo para assinantes da plataforma. Lá, também é possível acessar análises semelhantes dos seguintes vestibulares: UFSC, Uerj, Unicamp, Unesp, USP e outras.

Assuntos mais cobrados no Enem

O material foi criado por meio de um estudo minucioso das aplicações regulares do Enem desde 2016 e abrange todas as áreas:

  • Ciências da Natureza e suas tecnologias
  • Matemática e suas tecnologias
  • Ciências humanas de suas tecnologias
  • Linguagens, códigos e suas tecnologias
  • Redação

Veja um exemplo

A imagem abaixo mostra a análise simplificada dos assuntos mais cobrados no Enem na prova de Química. É possível identificar que está cada vez mais comum aparecerem questões interdisciplinares, principalmente com Biologia e Física. E o tema "vencedor", ou seja, que bate o recorde de frequência é Propriedade de Compostos Orgânicos, com 10,1%.

assuntos mais cobrados do enem química

Para chegar a esses números - que representam a incidência - os especialistas analisam cada questão e a classifica segundo o assunto. Importante entender que as questões podem ter um ou mais assuntos (e todos serão indicados).

Dessa forma, a incidência tem a ver com o quanto aquele assunto aparece na prova, e não em quantas questões ele está presente. Para você entender, Priscila Naves, coordenadora pedagógica do Aprova, exemplifica da seguinte maneira: "Em Biologia, uma questão sobre enchentes, que aborda o clima, a poluição e a urbanização, será categorizada em climatologia, urbanização e resíduos".

O que você deve saber para ir bem na prova do Enem?

E agora, ficou na dúvida de por onde começar a estudar? Entre tantos temas de maior incidência, realmente não é fácil definir um ponto inicial!

Por isso, buscando em ajudar você nessa tarefa, o Aprova Total preparou guias para cada área de conhecimento requisitado no Enem. Veja como são cobradas e algumas dicas para resolver as questões:

Tem e-book pra você!

Para quem não é assinante da plataforma, criamos uma versão resumida da análise com os assuntos mais cobrados no Enem, isso ajuda a direcionar melhor seus estudos

💻📊 Faça o download do e-book Análise Enem 2022

Quer se preparar para o Enem e os vestibulares com os melhores professores e conteúdos? Nós oferecemos videoaulas, exercícios, simulados exclusivos e foco nas universidades que você deseja estudar. Conheça o Extensivo Enem e acompanhe também nossas redes sociais!

TEMAS:

avatar
Carol Firmino

Editora no blog do Aprova Total. Jornalista e doutora em Comunicação pela Unesp, escreve de tudo um pouco, mas hoje se dedica à área da educação. Tem passagens por UOL, B9, Nova Escola e Época Negócios.

Ver mais artigos de Carol Firmino >

Editora no blog do Aprova Total. Jornalista e doutora em Comunicação pela Unesp, escreve de tudo um pouco, mas hoje se dedica à área da educação. Tem passagens por UOL, B9, Nova Escola e Época Negócios.

Ver mais artigos de Carol Firmino >

Compartilhe essa publicação:

Veja Também

Assine a newsletter do Aprova Total

Você receberá apenas nossos conteúdos. Não enviaremos spam nem comercializaremos os seus dados.