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Conheça as 5 competências avaliadas na redação do Enem

Entender como os corretores atribuem as notas é essencial para construir seu texto de maneira estratégica e aumentar as chances de um 900+

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Todo mundo sonha em fazer uma boa redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e somar ótimas pontuações em toda as competências. Para isso, a primeira coisa que você precisa saber é o que será avaliado. 

“Ao saber mais sobre cada uma das competências, você conhecerá as regras do jogo e poderá direcionar seus estudos”, diz Daniela Cristina da Silva Garcia, doutora em linguística aplicada e professora de redação do Aprova Total. 

Aliás, conhecer as competências da redação do Enem ficou mais fácil a partir de 2020, quando o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) – o órgão responsável pelo Enem – disponibilizou o material utilizado pelos avaliadores nas correções.

A seguir, vamos entender melhor como funciona cada uma das competências da redação do Enem.

Competência 1: demonstrar domínio da norma culta da língua escrita

A competência 1 da redação do Enem avalia a capacidade de o candidato “demonstrar domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa”. Ou seja, esse critério olha para os conhecimentos gramaticais aplicados na produção do texto.

Desse modo, o corretor julga dois pontos: os desvios gramaticais e a estrutura sintática

Os desvios gramaticais são aqueles relacionados à morfossintaxe (vírgula, crase, regência, concordância, paralelismo sintático etc.), às convenções de escrita (ortografia e acentuação) e aos erros de escolha vocabular (uso inadequado de palavras) e de registro (informalidade).

As falhas sintáticas, por sua vez, são as quebras presentes na oração, as quais interferem na estrutura (truncamento, justaposição e períodos longos).

Para conseguir a nota máxima nesta competência, você pode cometer, no máximo, dois desvios gramaticais e uma falha sintática.

Erros comuns

  • Troca de letras ou escrita incorreta de palavras;
  • Esquecer acentos ou colocá-los onde não deveria;
  • Ausência de concordância correta em número e gênero entre sujeito, verbo, adjetivos e substantivos;
  • Aplicação errada da crase;
  • Excesso ou ausência de vírgulas, prejudicando a fluidez da leitura;
  • Uso de palavras desnecessárias que repetem a mesma ideia.

Dicas para melhorar seu desempenho na competência 1

Como evitar os erros mais comuns de gramática, ortografia e pontuação:

Identifique seus erros frequentes

Faça uma tabela para comparar os tipos de desvios gramaticais que você cometeu em cada um dos seus textos a fim de identificar quais aparecem mais nas suas produções. Dessa forma, é possível focar na revisão dos elementos que você tem mais chances de errar.

Fique de olho na estruturação sintática

É importante ter cuidado especialmente na transição entre os períodos dentro dos parágrafos, pois é ali – no ponto final – que normalmente se encontram os problemas desse tipo.

Dessa maneira, mantenha-se alerta para não inserir ponto final no lugar da vírgula e vice-versa. Além disso, procure não construir períodos muito longos porque isso causa uma falha sintática.

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Competência 2: aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema

A competência 2 da redação do Enem é responsável por avaliar a capacidade do participante em “compreender a proposta de redação do Enem e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa”.

Essa competência, portanto, vai avaliar, primeiramente, se você atendeu ao tema e à estrutura do texto dissertativo, depois, se apresentou um repertório externo legitimado, pertinente e produtivo.

Ler com atenção é importante, mas a leitura crítica – habilidade exigida pela competência 2 da redação do Enem – vai além disso. Trata-se de uma capacidade fundamental para entender e interpretar informações de um texto. Com ela, é possível analisar o conteúdo de forma mais profunda e completa.

Erros comuns

  • Fuga do tema, ou seja, escrever sobre algo que não tem relação com a proposta da redação;
  • Uso de referências superficiais ou desconectadas do tema;
  • Falta de aprofundamento nos argumentos (genéricos ou clichês) e justificativas vagas ao utilizá-los;
  • Ideias que não se conectam de maneira lógica, sem coesão e coerência;
  • Inserção de referências sem contextualização.

Dicas para melhorar seu desempenho na competência 2

Como desenvolver argumentos sólidos, usar repertórios produtivos e garantir coesão no texto:

Conheça bem o gênero dissertativo

Para se adequar ao gênero dissertativo, é necessário construir um texto com três partes: introdução, desenvolvimento e conclusão. Além disso, você deve apresentar um ponto de vista sobre o tema e argumentos para defendê-lo.

A competência 2 não avaliará a qualidade dos parágrafos, mas sim, se eles estão presentes na redação. 

Mantenha a adequação ao tema

Para cumprir esse requisito, o candidato deve abordar o tema proposto de maneira completa. Nesse caso, é preciso mencionar todos os núcleos que compõem a frase temática. Assim, quando receber a proposta do Enem, busque fragmentar a frase-tema em núcleos menores.

✍️ Por exemplo: no Enem de 2021, cujo tema foi "Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil", separe os termos [invisibilidade], [registro civil] e [acesso à cidadania]. A partir disso, busque mencionar esses núcleos de forma marcada na introdução e de maneira espaçada no restante do texto.

Use repertórios seguros e que você tem familiaridade

Para conseguir 200 pontos, você deve escrever uma dissertação dentro do tema, que tenha presente pelo menos um repertório legitimado, pertinente e produtivo.

Um repertório legitimado deve ser respaldado por uma das áreas do conhecimento. Para que seja pertinente, deve retomar, no mínimo, um dos núcleos do tema. Por fim, para que seja produtivo, deve haver uma relação clara entre a informação externa e a discussão do parágrafo.

Lembre-se de recorrer aos repertórios que você tem confiança, e que fazem parte da sua rotina ou do seu dia a dia, em vez de usar o que é mais difícil para se aprofundar ou desenvolver.

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Competência 3: selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos

A competência 3 da redação do Enem verifica a habilidade de “selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista”. Em outras palavras, é a competência que avalia a seleção das informações e a relação desenvolvida entre elas.

No Enem, isso é a soma de um projeto de texto estratégico, argumentos coerentes e um bom desenvolvimento das ideias no decorrer do texto.

Essa é uma das competências em que os estudantes possuem mais dificuldade devido à subjetividade que pode existir na sua avaliação e na proximidade que ela tem com a competência 2.

Erros comuns

  • Escrever um texto que não segue a estrutura de introdução, desenvolvimento e conclusão, apresentando apenas uma sequência de opiniões sem conexão entre os parágrafos;
  • Usar argumentos vagos, sem justificativa ou que contradizem outros pontos do texto;
  • Falta de conectivos e progressão textual para ligar as ideias;
  • Uso inadequado de exemplos e dados, recorrendo a generalizações.

Dicas para melhorar na competência 3

Como estruturar seu texto de forma lógica, organizar argumentos de maneira clara e garantir sentido nas ideias:

Faça um projeto de texto

Você precisa escrever um projeto de texto bem estruturado e isso implica uma tese clara e argumentos bem trabalhados.

Uma boa dica é deixar clara a tese logo na introdução. A partir disso, você defende uma parte da tese no desenvolvimento 1 e a outra parte, no desenvolvimento 2.

Lembre-se de indicar um tópico frasal e responder três perguntas sobre ele: por que o problema ocorre, como ele ocorre e quais são as suas consequências. 

Revise brevemente o rascunho

Além disso, leia o rascunho com calma para que não fique nenhuma ponta solta. O seu texto deve ser autossuficiente, o que significa que o corretor não deve fazer inferências sobre ele. 

Não perca de vista a proposta de intervenção

Por fim, não se esqueça de relacionar os argumentos e o ponto de vista à proposta de intervenção. Isso também será avaliado nessa competência.

Competência 4: demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a argumentação

A competência 4 da redação do Enem avalia a capacidade do candidato de “demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação”, isto é, o uso dos elementos coesivos na elaboração do texto.

Nela, há a avaliação dos seguintes elementos relacionados à coesão: o uso adequado de elementos coesivos, a sua presença expressiva e a repetição.

Erros comuns

  • Frases soltas, sem ligação clara entre as ideias;
  • Repetição excessiva de palavras ou expressões;
  • Uso inadequado de pronomes e referenciais, confundindo o leitor;
  • Mudança brusca de assunto sem transição adequada;
  • Períodos muito longos e mal estruturados, dificultando a compreensão.

Dicas para melhorar o desempenho na competência 4

Como usar conectivos corretamente, evitar repetições e garantir a fluidez do seu texto:

Aprenda a usar o operador argumentativo

Sobre esse aspecto, há uma regra: pelo menos dois dos quatro parágrafos do texto devem iniciar com um operador argumentativo. 

Isso pode ser feito no desenvolvimento 2 e na conclusão. No D2, caso haja a soma de duas ideias, você pode utilizar "ademais", "além disso", "outrossim" etc. Já na conclusão, como se trata de uma informação conclusiva, você pode utilizar termos como "portanto", "desse modo", "sendo assim" etc.

O mais importante nesse processo é recorrer a um operador que se encaixe bem no sentido que você deseja dar ao trecho.

Use elementos coesivos, conectivos e não faça substituições forçadas

Muitos candidatos acham que não podem repetir palavras no decorrer do texto, mas isso não é verdade. Já é esperado, por exemplo, uma repetição mais expressiva das palavras que compõem a frase temática, pois é coerente, no texto dissertativo, a menção ao tema em diversos momentos da escrita. 

Além disso, algumas estruturas também são utilizadas com frequência, como "que", "isso", "esse", "de", "para" etc. Não haverá penalização nesses usos desde que não interfiram gravemente na coesão. 

Nesse aspecto, o maior perigo está na repetição dos operadores argumentativos. A dica é variar os conectivos e ter cuidado para não fazer nenhuma substituição forçada e incoerente.

Competência 5: proposta de intervenção para o problema, respeitando os direitos humanos

A última competência avalia a capacidade de “elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos”. Assim como nas outras partes da redação, há alguns critérios na apresentação desses elementos.

Você deve construir uma proposta concreta, que contenha uma ação, um agente, um modo, uma finalidade e um detalhamento de um dos elementos. Para esse detalhamento, também há regras – ele deve ser uma justificativa, uma exemplificação, uma explicação ou um desdobramento. 

Procure construir uma proposta clara, que contenha os cinco elementos.

Erros comuns:

  • Argumentar bem, mas não apresentar nenhuma solução para o problema abordado;
  • Fazer uma proposta muito superficial, sem detalhamento sobre como será executada;
  • Não indica quem será responsável por colocar a intervenção em prática;
  • Sugerir uma solução, mas não explicar como será implementada;
  • Não deixar claro qual será o impacto positivo da solução sugerida.

Dicas para melhorar o desempenho na competência 5

Como elaborar uma proposta de intervenção completa, detalhada e bem estruturada:

  • O agente sempre deve ser alguém responsável por essa ação (Estado, sociedade, família, pais, escola etc);
  • A ação deve ser concreta;
  • O meio é mais fácil de identificar se você utilizar estruturas como  “por meio de” e “através de”;
  • A finalidade fica mais evidente com estruturas como “com o objetivo de” e “com a finalidade de”;
  • Você pode construir o costume de detalhar o agente, pois isso faz com que você já garanta esses pontos.

Exemplo

Veja como seria uma boa proposta de intervenção sobre o tema “A persistência do tabagismo no Brasil”:

Para que as consequências do tabagismo sejam minimizadas na sociedade, é preciso que o Estado, o qual é responsável pelo bem-estar da sociedade, crie campanhas de conscientização sobre o uso de cigarros. Isso deve ser feito por meio da divulgação de panfletos em postos de saúde, com o objetivo de que os usuários procurem ajuda de instituições especializadas para se libertar do vício. 

Agora confira um detalhamento dessa proposta:

  • Agente: Estado
  • Detalhamento do agente: o qual é responsável pelo bem-estar da sociedade
  • Ação: criar campanhas de conscientização sobre o uso de cigarros
  • Meio: por meio da divulgação de panfletos em postos de saúde
  • Finalidade: com o objetivo de que os usuários procurem ajuda de instituições especializadas para se libertar do vício

Veja que cada parte foi expressa de modo claro. Isso é corroborado pelo uso de algumas estruturas.

Resumo: competências da redação do Enem 

Para se sair bem, é preciso conhecer os critérios de correção. No modelo de redação do Enem, a nota é avaliada considerando 5 competências:

  • na competência 1, são avaliadas as estruturas gramaticais e sintáticas do texto;
  • na competência 2, avalia-se o tema, o tipo de texto e os repertórios;
  • o corretor avaliará o projeto de texto e a argumentação na competência 3;
  • na competência 4, avalia-se o uso dos conectivos e as repetições
  • por fim, na competência 5, verifica-se a proposta de intervenção. 

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Caroline Coltrin

Analista pedagógica de redação no Aprova Total. Mestra em linguística (UFSC) e graduada em linguística (UNICAMP). É especialista em análise gramatical e possui experiência com os modelos de correção do Enem e de outros vestibulares tradicionais.

Ver mais artigos de Caroline Coltrin >

Analista pedagógica de redação no Aprova Total. Mestra em linguística (UFSC) e graduada em linguística (UNICAMP). É especialista em análise gramatical e possui experiência com os modelos de correção do Enem e de outros vestibulares tradicionais.

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