Conheça as 5 competências avaliadas na redação do Enem
Entender como os corretores atribuem notas às dissertações é essencial para construir seu texto de maneira estratégica
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Todo mundo sonha em fazer uma boa redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e somar ótimas pontuações em toda as competências. Para isso, a primeira coisa que você precisa saber é o que será avaliado.
“Ao saber mais sobre cada uma das competências, você conhecerá as regras do jogo e poderá direcionar seus estudos”, diz Daniela Cristina da Silva Garcia, doutora em linguística aplicada e professora de redação do Aprova Total.
Aliás, conhecer as competências da redação do Enem ficou mais fácil a partir de 2020, quando o Inep – o órgão do Ministério da Educação (MEC) responsável pelo Enem – disponibilizou o material utilizado pelos avaliadores nas correções.
A seguir, vamos entender melhor como funciona cada uma delas.
NAVEGUE PELOS CONTEÚDOS
Competência 1: demonstrar domínio da norma culta da língua escrita
A primeira competência da redação do Enem avalia a capacidade de o candidato “demonstrar domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa”. Ou seja, esse critério olha para os conhecimentos gramaticais aplicados na produção do texto.
Desse modo, na competência 1, o corretor julga dois pontos: os desvios gramaticais e a estrutura sintática.
Os desvios gramaticais são aqueles relacionados à morfossintaxe (vírgula, crase, regência, concordância, paralelismo sintático etc.), às convenções de escrita (ortografia e acentuação) e aos erros de escolha vocabular (uso inadequado de palavras) e de registro (informalidade).
As falhas sintáticas, por sua vez, são as quebras presentes na oração, as quais interferem na estrutura (truncamento, justaposição e períodos longos).
Para conseguir a nota máxima nesta competência, você pode cometer, no máximo, dois desvios gramaticais e uma falha sintática.
Dicas para melhorar seu desempenho na competência 1
- Saiba quais são seus erros mais frequentes
Faça uma tabela para comparar os tipos de desvios gramaticais que você cometeu em cada um dos seus textos a fim de identificar quais aparecem mais nas suas produções. Dessa forma, é possível focar na revisão dos elementos que você tem mais chances de errar.
- Fique de olho na estruturação sintática
É importante ter cuidado especialmente na transição entre os períodos dentro dos parágrafos, pois é ali – no ponto final – que normalmente se encontram os problemas desse tipo.
Dessa maneira, mantenha-se alerta para não inserir ponto final no lugar da vírgula e vice-versa. Além disso, procure não construir períodos muito longos porque isso causa uma falha sintática.
Competência 2: aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema da redação
A segunda competência de correção é responsável por avaliar a capacidade do participante em “compreender a proposta de redação do Enem e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa”.
Ou seja, essa competência vai avaliar, primeiramente, se você atendeu ao tema e à estrutura do texto dissertativo, depois, se apresentou um repertório externo legitimado, pertinente e produtivo.
Por isso, ler com atenção é importante, mas a leitura crítica – habilidade exigida pela competência 2 da redação do Enem – vai além disso. É uma capacidade fundamental para entender e interpretar informações de um texto. Com ela, é possível analisar o conteúdo de forma mais profunda e completa.
Dicas para melhorar seu desempenho na competência 2
- Foque no gênero dissertativo
Para se adequar ao gênero dissertativo, é necessário construir um texto com três partes: introdução, desenvolvimento e conclusão. Além disso, você deve apresentar um ponto de vista sobre o tema e argumentos para defendê-lo. A competência 2 não avaliará a qualidade dos parágrafos, mas sim, se eles estão presentes na redação.
- Mantenha a adequação ao tema
Para cumprir esse requisito, o candidato deve abordar o tema proposto de maneira completa. Nesse caso, é preciso mencionar todos os núcleos que compõem a frase temática. Assim, quando receber a proposta do Enem, busque fragmentar a frase-tema em núcleos menores.
Por exemplo: no Enem de 2021, cujo tema foi "Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil", separe os termos [invisibilidade], [registro civil] e [acesso à cidadania]. A partir disso, busque mencionar esses núcleos de forma marcada na introdução e de maneira espaçada no restante do texto.
- Use repertórios
Para conseguir 200 pontos, você deve escrever uma dissertação dentro do tema, que tenha presente pelo menos um repertório legitimado, pertinente e produtivo.
Um repertório legitimado deve ser respaldado por uma das áreas do conhecimento. Para que seja pertinente, deve retomar, no mínimo, um dos núcleos do tema. Por fim, para que seja produtivo, deve haver uma relação clara entre a informação externa e a discussão do parágrafo.
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Competência 3: selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos
A terceira das competências da redação do Enem verifica a habilidade de “selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista”. Em outras palavras, é a competência que avalia a seleção das informações e a relação desenvolvida entre elas.
No Enem, isso é a soma de um projeto de texto estratégico, argumentos coerentes e um bom desenvolvimento das ideias no decorrer do texto.
Essa é uma das competências em que os estudantes possuem mais dificuldade devido à subjetividade que pode existir na sua avaliação.
Dicas para melhorar na competência 3
- Faça um projeto de texto
Aqui, você precisa escrever um projeto de texto bem estruturado, e isso implica uma tese clara e argumentos bem trabalhados.
Uma boa dica é deixar clara a tese logo na introdução. A partir disso, você defende uma parte da tese no desenvolvimento 1 e a outra parte, no desenvolvimento 2. Lembre-se de indicar um tópico frasal e responder três perguntas sobre ele: por que o problema ocorre, como ele ocorre e quais são as suas consequências.
- Revise brevemente o rascunho
Além disso, leia o rascunho com calma para que não fique nenhuma ponta solta. O seu texto deve ser autossuficiente, o que significa que o corretor não deve fazer inferências sobre ele.
- Não perca de vista a proposta de intervenção
Por fim, não esqueça de relacionar os argumentos e o ponto de vista à proposta de intervenção. Isso também será avaliado nessa competência.
Competência 4: demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a argumentação
A competência 4 avalia a capacidade do candidato de “demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação”, isto é, o uso dos elementos coesivos na elaboração do texto.
Nela, há a avaliação dos seguintes elementos relacionados à coesão: o uso adequado de elementos coesivos, a sua presença expressiva e a repetição.
Dicas para melhorar o desempenho na competência 4
- Presença expressiva
Sobre esse aspecto, há uma regra: pelo menos dois dos quatro parágrafos do texto devem iniciar com um operador argumentativo.
Isso pode ser feito no desenvolvimento 2 e na conclusão. No D2, caso haja a soma de duas ideias, você pode utilizar "ademais", "além disso", "outrossim" etc. Já na conclusão, como se trata de uma informação conclusiva, você pode utilizar termos como "portanto", "desse modo", "sendo assim" etc.
O mais importante nesse processo é recorrer a um operador que se encaixe bem no sentido que você deseja dar ao trecho.
- Repetição de elementos coesivos
Muitos candidatos acham que não podem repetir palavras no decorrer do texto, mas isso não é verdade. Já é esperado, por exemplo, uma repetição mais expressiva das palavras que compõem a frase temática, pois é coerente, no texto dissertativo, a menção ao tema em diversos momentos da escrita.
Além disso, algumas estruturas também são utilizadas com frequência, como "que", "isso", "esse", "de", "para" etc. Não haverá penalização nesses usos desde que não interfiram gravemente na coesão.
Nesse aspecto, o maior perigo está na repetição dos operadores argumentativos. A dica é variar os conectivos e ter cuidado para não fazer nenhuma substituição forçada e incoerente.
Competência 5: proposta de intervenção para o problema, respeitando os direitos humanos
A última competência avalia a capacidade de “elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos”. Assim como nas outras partes da redação, há alguns critérios na apresentação desses elementos.
Você deve construir uma proposta concreta, que contenha uma ação, um agente, um modo, uma finalidade e um detalhamento de um dos elementos. Para esse detalhamento, também há regras – ele deve ser uma justificativa, uma exemplificação, uma explicação ou um desdobramento.
Procure construir uma proposta clara, que contenha os cinco elementos. A seguir, vamos observar um exemplo com as partes de uma proposta de intervenção. O tema em questão é “A persistência do tabagismo no Brasil”:
Para que as consequências do tabagismo sejam minimizadas na sociedade, é preciso que o Estado, o qual é responsável pelo bem-estar da sociedade, crie campanhas de conscientização sobre o uso de cigarros. Isso deve ser feito por meio da divulgação de panfletos em postos de saúde, com o objetivo de que os usuários procurem ajuda de instituições especializadas para se libertar do vício.
- Agente: Estado
- Detalhamento do agente: o qual é responsável pelo bem-estar da sociedade
- Ação: criar campanhas de conscientização sobre o uso de cigarros
- Meio: por meio da divulgação de panfletos em postos de saúde
- Finalidade: com o objetivo de que os usuários procurem ajuda de instituições especializadas para se libertar do vício
Veja que cada parte foi expressa de modo claro. Isso é corroborado pelo uso de algumas estruturas.
Dicas para melhorar o desempenho na competência 5
- O agente sempre deve ser alguém responsável por essa ação (Estado, sociedade, família, pais, escola etc);
- A ação deve ser concreta;
- O meio é mais fácil de identificar se você utilizar estruturas como “por meio de” e “através de”;
- A finalidade fica mais evidente com estruturas como “com o objetivo de” e “com a finalidade de”;
- Você pode construir o costume de detalhar o agente, pois isso faz com que você já garanta esses pontos.
📝 É importante lembrar que esse detalhamento também pode ser feito com relação aos outros elementos da proposta.
Resumo: competências da redação do Enem
Para se sair bem na redação do Enem, é preciso conhecer os critérios de correção. Nesse modelo, a nota é avaliada considerando 5 competências:
- na competência 1, são avaliadas as estruturas gramaticais e sintáticas do texto;
- na competência 2, avalia-se o tema, o tipo de texto e os repertórios;
- o corretor avaliará o projeto de texto e a argumentação na competência 3;
- na competência 4, avalia-se o uso dos conectivos e as repetições
- por fim, na competência 5, verifica-se a proposta de intervenção.