Conheça os principais problemas urbanos e suas causas
Quando não há uma infraestrutura capaz de cuidar das diversas demandas populacionais, os espaços urbanos se tornam palco de grandes problemas, sejam eles sociais ou ambientais
Acessibilidade
Por mais que a gente não fique o tempo todo analisando o que acontece no dia a dia, os problemas urbanos nos cercam. Filas de carros quilométricas, população segregada e serviços públicos saturados são dificuldades comuns dentro de uma cidade. Isso ocorre porque esses lugares não tiveram um planejamento urbano adequado, o que contribuiu para a existência de grandes contrastes.
Você sabe a diferença entre cidade e município?
Cidade se refere ao perímetro urbano de um município. Enquanto o município engloba os perímetros urbanos e rurais e ambos são administrados pela prefeitura, podem ser divididos entre bairros e distritos.
NAVEGUE PELOS CONTEÚDOS
O que são problemas urbanos?
Os centros urbanos são espaços de referência em geração de emprego, renda, qualidade de vida, acesso a serviços, principalmente públicos, como hospitais e escolas, e melhores infraestruturas.
Por isso, muitas pessoas migram para lá em busca de melhor qualidade de vida, fazendo com que eles concentrem uma alta densidade populacional, o que requer um planejamento adequado para atender às necessidades da população.
Quando não há uma infraestrutura capaz de cuidar dessas demandas populacionais, os espaços urbanos se tornam palco de grandes problemas, sejam eles sociais ou ambientais.
Tipos de problemas urbanos
Dentre os principais, cabe destacar o que se refere às questões sociais, como habitação e mobilidade urbana, e às ambientais, como poluição e impermeabilização do solo, além de aspectos socioeconômicos, como saneamento básico e acesso a serviços públicos.
Problemas urbanos no Brasil
Entre os problemas urbanos no Brasil, estão a segregação socioespacial, as habitações inadequadas, a expansão urbana sem planejamento (que dificulta o ir e vir das pessoas), a poluição, as enchentes e inundações etc.
Problemas sociais urbanos
Os problemas sociais urbanos são aqueles que envolvem a infraestrutura das cidades e afetam diretamente a população. Conheça alguns:
Segregação socioespacial
A segregação socioespacial é o processo responsável por dividir a população dentro de uma cidade. Em geral, essa divisão ocorre em decorrência da classe social e consiste na periferização e/ou marginalização de determinados grupos. Dessa forma, em uma mesma cidade, é possível encontrar contrastes em seus espaços.
Alguns bairros e comunidades convivem com a violência, falta de acesso à educação, saúde, segurança, saneamento básico e planejamento urbano. Outros, às vezes a poucos metros de distância, contam com estrutura e acesso a todos esses serviços básicos.
Lembra daquela foto clássica que aparecem nos livros de Geografia? Ela é um exemplo de segregação socioespacial:
Habitação inadequada
A segregação socioespacial, a falta de planejamento urbano e a procura por emprego e renda fazem com que muitas pessoas migrem para as cidades mesmo sem um local adequado para morar.
Dentre as características dessas habitações, estão:
- insegurança, principalmente em razão da geografia local, com áreas de risco de deslizamentos;
- inexistência do acesso à água potável;
- ausência de coleta de lixo e saneamento básico;
- adensamento excessivo de moradias, muitas vezes com estruturas precárias.
Este problema também é potencializado pela especulação imobiliária, na qual o valor dos imóveis aumenta conforme a oferta de infraestrutura.
Mobilidade urbana
A mobilidade urbana é um dos grandes desafios das cidades brasileiras. Com o aumento da frota de veículos coletivos (ônibus) e a preferência por transportes individuais (carros e motos), o ir e vir está cada vez mais demorado.
Isso também é reforçado pela expansão urbana para lugares mais distantes dos centros, o que faz com que grande parte das pessoas precisem ir para os centros. Assim, a formação desigual das cidades cria uma combinação entre exclusão social, ocupação distante e, consequentemente, aumento da demanda por transporte urbano.
Problemas ambientais urbanos
Os problemas ambientais urbanos afetam diretamente o equilíbrio do meio ambiente. Eles refletem diretamente na qualidade do ar e da água, no aumento da temperatura das cidades e podem desregular o clima. Veja alguns:
Poluição
A poluição nas cidades pode se manifestar pela grande produção de lixo e seu descarte irregular. Além disso, a queima de combustíveis fósseis dos veículos automotores afeta diretamente a qualidade do ar e a saúde da população.
Neste tópico, cabe destacar o fenômeno conhecido como smog, que é resultado da poluição do ar visível e tem sua origem na fumaça das indústrias, sistemas de calefação e veículos motorizados.
A poluição dos recursos hídricos também é um problema recorrente das grandes cidades. O despejo irregular dos lixos culmina no acúmulo desses resíduos nos rios, lagos e mares. Então, eles são levados pelas chuvas até lá e alteram as propriedades físicas, químicas e/ou biológicas da água.
Ilhas de calor
As ilhas de calor consistem em fenômenos climáticos que ocorrem nos grandes centros urbanos e geram aumento desproporcional da temperatura das cidades em relação ao espaço rural. Elas são resultado do acúmulo de calor por materiais como concreto e asfalto, que absorvem mais energia térmica do sol e as mantêm assim durante algum tempo.
Enchentes e inundações urbanas
As enchentes e inundações são processos naturais dos rios. Contudo, a ocupação de lugares mais suscetíveis a estes processos e a impermeabilização dos solos (asfaltos e concretos) fazem com que o fenômeno natural se transforme em uma catástrofe causadora de grandes danos material e social.
Como resolver os problemas urbanos? Possíveis soluções
O primeiro grande passo é um bom planejamento urbano. As cidades precisam ser planejadas para comportar a alta densidade populacional. O Estatuto da Cidade garante à população o direito a educação, segurança, saúde, saneamento básico e mais. Assim, a participação dos moradores no planejamento urbano e na gestão do espaço é um importante agente para mudar essa realidade.
A oferta por meios de transportes coletivos eficientes e de qualidade é uma solução viável para a mobilidade urbana e a poluição do ar. Além disso, a coleta de lixo adequada reduziria em grande escala os problemas relacionados à poluição.
Outra importante saída para a diminuição dos problemas ambientais urbanos é o aumento da cobertura vegetal nas cidades, que diminuiria de maneira significativa o aumento da temperatura desses espaços, assim como as chances de enchentes e inundações.
Como os problemas urbanos caem no Enem e nos vestibulares?
Espaço urbano está simplesmente entre os top 5 assuntos de Geografia que mais caem no Enem e em diversos vestibulares, como a Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj) e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
Exemplo 1
No Enem, o tema esteve presente em diferentes edições da prova, com destaque para os fenômenos e problemas urbanos.
(Enem 2017) A configuração do espaço urbano da região do Entorno do Distrito Federal assemelha-se às demais aglomerações urbanas e regiões metropolitanas do pais, onde é facilmente identificável a constituição de um centro dinâmico e desenvolvido, onde se concentram as oportunidades de trabalho e os principais serviços, e a constituição de uma região periférica concentradora de população de baixa renda, com acesso restrito às principais atividades com capacidade de acumulação e produtividade, e aos serviços sociais e infraestrutura básica.
CAIADO, M. C. A migração intrametropolitana e o processo de estruturação do espaço da Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno. In: HOGAN, D. J. et al. (Org.). Migração e ambiente nas aglomerações urbanas. Campinas: Nepo/Unicamp, 2002.
A organização interna do aglomerado urbano descrito é resultado da ocorrência do processo de
a) expansão vertical.
b) polarização nacional.
c) emancipação municipal.
d) segregação socioespacial.
e) desregulamentação comercial.
Resposta: [D]
O processo de urbanização desordenado gera espaços desiguais e segmentados nos espaços urbanos.
Exemplo 2
Na Uerj, as problemáticas urbanas referentes às questões ambientais foram abordadas a partir da análise de duas malhas ferroviárias.
(Uerj 2016) Observe a diferença entre a expansão das redes de metrô nas cidades do Rio de Janeiro e de Xangai:
As escolhas feitas pelo poder público, no que se refere às modalidades de transporte urbano, são muito importantes para a compreensão dos fenômenos sociais e ambientais verificados em cada cidade.
Caso a evolução do metrô de Xangai entre 1993 e 2013 tivesse ocorrido em proporção semelhante à do metrô carioca, uma provável consequência espacial sobre a metrópole chinesa seria:
a) supressão da inversão térmica
b) aumento da poluição atmosférica
c) redução da segregação residencial
d) crescimento da especialização comercial
Resposta: [B]
Se a expansão do Metrô de Xangai fosse como a do Rio de Janeiro, ocorreria o aumento da mobilidade de pessoas pela motorização individual ou coletiva, ocasionando o aumento da poluição do ar pela emissão de gases.
Quer saber mais sobre esse e outros conteúdos, além de ter acesso às melhores videoaulas para se preparar para os vestibulares e Enem? A plataforma Aprova Total tem tudo isso e muito mais!