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Competência 2 da redação do Enem: fazer a leitura crítica da proposta

A habilidade da leitura crítica é fundamental para alcançar uma boa nota. Além disso, é necessário que o aluno aplique conceitos das diversas áreas do conhecimento ao desenvolver o tema

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Um dos principais caminhos para tiram uma boa nota na competência 2 da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é fazer uma abordagem completa do tema, atendendo ao recorte temático.

Essa competência diz que é necessário "compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa". Portanto, desenvolver habilidades de leitura crítica se torna uma habilidade indispensável. Mas, o que exatamente e isso?

Neste post, a gente explica todos os aspectos avaliados pela competência 2 da redação do Enem e os passos para exercer uma leitura crítica.

O que a competência 2 da redação do Enem avalia?

A competência 2 da redação do Enem avalia a capacidade de o participante se apropriar da proposta de redação, aplicando conceitos das diversas áreas do conhecimento para desenvolver o tema.

Espera-se ainda que o candidato saiba o que é um texto dissertativo-argumentativo em prosa, demonstrando conhecimentos sobre a estrutura dessa tipologia.

Em resumo, a competência avalia:

Esses fatores estão distribuídos na Matriz de Referência da Competência 2, presente na Cartilha do Participante para a Redação do Enem, da seguinte forma:

Matriz de Referência da Competência 2 - leitura crítica
(Imagem: Reprodução Inep)

Agora, vamos entender cada um desses tópicos.

Abordagem do tema

O tema é indicado pelos textos de apoio e pela frase temática presente na proposta de redação. Assim, é preciso abordar os eixos temáticos apresentados, a fim de evitar a fuga total ou o tangenciamento do tema. Ou seja, uma abordagem incompleta, que fica na superficialidade.

Atendimento à tipologia dissertativa-argumentativa

Toda tipologia textual caracteriza-se pela predominância de um modelo de texto. Ele pode ter caráter argumentativo, narrativo, expositivo, descritivo ou injuntivo. Ou seja, cada tipo textual contém formas e marcas próprias em sua estrutura, e elas precisam ser seguidas.

Na competência 2 da redação Enem, esse aspecto analisa a presença das partes estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa, que são: introdução, desenvolvimento e conclusão.

A presença de traços constantes de outros tipos textuais acarretará penalização na avaliação deste critério.

Repertório sociocultural 

O repertório cultural é um elemento indispensável na competência 2 da redação do Enem, tendo em vista sua importância para atingir notas altas. Podemos defini-lo como uma informação, um fato, uma citação ou uma experiência vivida que, de alguma forma, contribui para argumentar sobre a discussão proposta.

Esses repertórios devem ser legitimados, pertinentes e usados de maneira produtiva, estabelecendo um vínculo com a discussão proposta.

Além disso, um fator determinante para ir bem na redação do Enem é realizar a leitura crítica da proposta, seja para atender ao recorte temático ou mobilizar repertórios pertinentes ao tema. 

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A importância da leitura crítica na redação

A leitura crítica diz respeito a muito mais do que simplesmente ler o texto com atenção. Trata-se de uma habilidade complexa e fundamental para a compreensão e a interpretação de informações de um texto. Ela favorece, portanto, uma análise aprofundada do conteúdo. 

É um processo que ultrapassa a decodificação das palavras e exige do leitor uma participação ativa e um olhar questionador diante do que está lendo.

Ela possibilita ao candidato reconhecer e entender os argumentos dos textos motivadores, além de observar como suas próprias ideias se relacionam com o tema. Com isso, o aluno consegue melhorar a seleção daquilo que deve ou não utilizar em seu texto.

De modo geral, esse tipo de leitura contribui para desenvolver o senso crítico, tornando o estudante capaz de se questionar sobre as informações e identificar possíveis tentativas de manipulações. 

Para aguçar essa capacidade interpretativa, é essencial manter o hábito de leitura, não somente de livros, como também de jornais, revistas, artigos científicos, opinativo etc.

Com fazer uma leitura crítica? 

Para realizar uma leitura crítica, você pode seguir essas orientações:

  • Adote uma postura ativa diante do texto. Em vez de apenas absorver as informações, comece a questionar o conteúdo, buscar contradições, identificar o objetivo do autor e analisar se há evidências que sustentam as ideias apresentadas;
  • Compreenda o contexto histórico, social, político e cultural no qual o texto foi produzido. Algo escrito há décadas pode ter perspectivas diferentes das atuais, e entender o cenário ajuda a interpretar a mensagem de maneira mais precisa;
  • Identifique a estrutura argumentativa. Textos opinativos, como editoriais, artigos e ensaios, geralmente apresentam uma tese (ideia central), argumentos (justificativas que sustentam a tese) e possíveis contra-argumentos;
  • Leia textos de autores com perspectivas distintas e compare os argumentos apresentados;
  • Reflita sobre suas próprias crenças, é essencial reconhecer essas influências e tentar analisar o texto de maneira objetiva, mesmo que o ponto de vista do autor seja diferente do seu.

Problemas que diminuem a nota na competência 2 da redação

A competência 2 da redação do Enem avalia o domínio da norma culta da língua portuguesa e a compreensão da proposta de redação. Erros nessa competência podem comprometer significativamente a nota, mesmo que o conteúdo esteja bem estruturado. Veja alguns exemplos:

Fuga ao tema

A fuga ao tema acontece quando o candidato escreve sobre um assunto diferente do proposto na redação. O Enem exige que o texto esteja alinhado com o tema específico apresentado.

Exemplo

Se o tema for "Desafios para a inclusão de pessoas com deficiência na sociedade brasileira" e o aluno discorrer apenas sobre inclusão social de forma genérica, sem mencionar a questão das pessoas com deficiência, haverá perda de pontos nessa competência.

Desrespeito ao gênero dissertativo-argumentativo

O Enem exige que a redação siga o gênero dissertativo-argumentativo, que apresenta uma tese, argumentos e uma proposta de intervenção. Produzir textos narrativos, descritivos ou sem argumentação compromete a nota.

Exemplo

Escrever uma história pessoal ou fictícia em vez de defender um ponto de vista com argumentos embasados e intervenção.

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Repertório sociocultural limitado ou improdutivo

A competência 2 valoriza o uso de repertórios legitimamente reconhecidos para sustentar os argumentos. Referências imprecisas, clichês ou sem relação com a tese enfraquecem a análise.

Exemplo

Afirmar que "Platão dizia que a educação é importante" sem explicar a teoria das ideias ou a relevância desse pensamento para o tema abordado.

Falhas na compreensão da proposta

Mesmo abordando o tema corretamente, alguns candidatos interpretam de forma superficial o problema proposto, o que compromete a análise crítica.

Exemplo

No tema "Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet", limitar-se a falar sobre o uso excessivo das redes sociais, sem discutir o papel do controle de dados.

Generalizações e argumentos superficiais

Argumentos genéricos e sem aprofundamento reduzem a nota, pois demonstram pouca capacidade de análise crítica.

Exemplo

Dizer que "a educação no Brasil é ruim" sem apresentar dados, causas ou exemplos que sustentem a afirmação.

5 dicas para conseguir nota máxima na C2 do Enem

A competência 2 da redação do Enem exige mais do que saber escrever, é preciso demonstrar domínio do conteúdo, leitura crítica e conexão entre as ideias. Vamos às dicas:

1. Leia e interprete a proposta com atenção

A pressa na leitura pode levar a erros graves, como a fuga temática. O Enem sempre apresenta um tema claro e textos motivadores para ajudar na compreensão:

  • leia o tema pelo menos duas vezes.
  • sublinhe as palavras-chave e identifique o recorte específico.
  • reflita sobre o que o tema exige discutir? Existe algum aspecto específico a ser abordado?

2. Respeite o gênero dissertativo-argumentativo

A redação deve seguir o modelo dissertativo-argumentativo, que consiste em defender um ponto de vista sobre o tema com argumentos sólidos e uma proposta de intervenção.

Lembre-se sempre dessa estrutura básica:

  • Introdução (apresentação do tema e da tese, seu ponto de vista).
  • Desenvolvimento (análise crítica com argumentos consistentes e repertório sociocultural).
  • Conclusão (proposta de intervenção detalhada e exequível)

3. Utilize repertórios socioculturais legítimos e pertinentes

O repertório sociocultural (referências históricas, sociológicas, filosóficas, literárias, científicas e culturais) é essencial para embasar os argumentos e demonstrar conhecimento de mundo:

  • conecte o repertório diretamente ao argumento.
  • use exemplos de autores reconhecidos, teorias sociológicas, livros, filmes e eventos históricos.
  • evite clichês e generalizações.

4. Planeje o texto antes de escrever

A organização das ideias é um diferencial para quem quer alcançar a nota máxima. Um bom planejamento evita argumentos repetidos e estrutura o texto com clareza:

  • faça um rascunho inicial com a tese e dois argumentos principais.
  • defina os repertórios que vai utilizar.
  • estruture a proposta de intervenção seguindo os cinco elementos exigidos (agente, ação, modo, efeito e detalhamento).

5. Revise o texto com foco na norma culta e coerência

A revisão é a etapa final, mas não menos importante. Olhe para:

  • ortografia, acentuação e pontuação.
  • uso correto de pronomes, concordância verbal e nominal.
  • clareza e coerência entre os parágrafos.

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Jose Arthur Nascimento Gomes

Assistente Pedagógico de Redação no Aprova Total. Licenciado em Letras (Português e Espanhol) pela Universidade Federal Rural de Pernambuco. Pós-graduando em Linguística Aplicada e Ensino de Línguas.

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