Ciências Humanas ENEM Geografia

Geografia no Enem 2024: assuntos que mais caem na prova

Geopolítica e espaço agrário são os temas que mais aparecem no Enem. Confira os detalhes de cada um deles e descubra quais são os outros

Acessibilidade

Se você chegou até aqui querendo saber o que estudar em Geografia para o Enem 2024, está no lugar certo. No Aprova Total, anualmente, atualizamos o relatório que mostra a análise de incidência de temas em cada disciplina.

Ele é feito a partir da expertise dos nossos professores e reúne dados desde 2016. Veja o gráfico referente aos assuntos de Geografia no Enem dos últimos anos:

gráfico mostrando a incidência de temas do enem 2024

Como você pode ver na figura acima, geopolítica é o tema de Geografia que mais cai no Enem, assim como espaço agrário, que têm 12,7% de incidência nas questões.

Espaço urbano vem logo atrás, com 10,6%. Depois, temos geologia, com 7% de incidência - nesse caso, vale a pena dizer que as rochas não caem no Enem, elas DESPENCAM, principalmente as placas tectônicas. Por fim, o clima é o último dos top 5 assuntos de Geografia do Enem, com 4,2%.

Vamos olhar melhor para cada um desses tópicos?

  1. Geopolítica
  2. Espaço agrário
  3. Espaço urbano
  4. Geologia
  5. Clima

Assuntos de Geografia que mais caem no Enem

A Geografia é muito interdisciplinar e os exercícios frequentemente trazem os conteúdos de forma contextualizada, sempre buscando descrever os diferentes processos e fenômenos geográficos.

Agora vamos conhecer melhor cada um dos principais temas que aparecem na prova!

1. Geopolítica

A geopolítica é uma subárea da Geografia que abrange conteúdos importantes, como conflitos, globalização e até mesmo geografia econômica, que envolvem as relações comerciais e suas influências.

Dentre eles, a globalização é o principal, e se refere ao processo de integração mundial nas esferas política, econômica, social e cultural. No Enem, costuma-se cobrar principalmente o papel dos países na dinâmica global.

Portanto, procure entender como as nações estão inseridas no comércio internacional e na produção de commodities, bens e mercadorias. A inserção de novas tecnologias e a integração em diferentes escalas provocaram uma grande mudança na organização do espaço geográfico.

Dê atenção ainda aos conflitos geopolíticos: atente-se aos países que são palco de guerras civis e à Guerra da Ucrânia, que vem afetando todo o continente europeu.

Uma ótima maneira de se manter atualizado é acompanhando semanalmente as aulas de Atualidades na plataforma, toda semana, com o Prof. Víctor!

Exemplo de questão sobre geopolítica

(Enem 2023)  TEXTO I

Oriunda da Romênia, Genny Gleizer aportou no Brasil em 1932. Assim como milhares de judeus do Leste Europeu, sua vinda para o Brasil ocorreu em um momento de ascensão do antissemitismo na Europa que tornava precárias suas vidas. O Brasil se colocava como uma possibilidade na busca por condições de sobrevivência e desenvolvimento.

ANTÃO, A. C. C. B. Gênero, imigração e política: o caso da judia comunista Genny Gleizer no Governo Vargas (1932-1935).
Rio de Janeiro: Casa de Oswaldo Cruz, 2017 (adaptado).

TEXTO II

A presença judaica no Brasil foi criando aos poucos certas desconfianças que se refletiram em órgãos da imprensa e em círculos intelectuais e políticos. Em parte, essa imagem negativa adviria da onda nacionalista surgida no final dos anos 1910, que concebia imigrantes como concorrentes dos trabalhadores brasileiros, ou como seres improdutivos, exploradores da mão de obra e da riqueza autóctone. Além disso, as elites políticas da época acreditavam que os estrangeiros eram portadores das doutrinas anarquista e comunista, estranhas à “índole do povo brasileiro”. Esses “indesejáveis” seriam um mal externo que corromperia a nação.

MAIO, M. O.; CALAÇA, C. E. Um balanço da bibliografia sobre o antissemitismo no Brasil. In: GRINBERG, K. (Org.).
Os judeus no Brasil. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2005 (adaptado).

Conforme descrito nos textos, o tratamento dispensado aos grupos mencionados se fundamentava em

a) preceitos teológicos e religiosos.  
b) aspectos socioeconômicos e ideológicos.  
c) regulamentações territoriais e alfandegárias.  
d) orientações constitucionais e estatutárias.  
e) decretos legislativos e internacionais.   

Resposta: [B]
A opção correta é B, pois o texto I aborda a busca dos imigrantes judeus por melhores condições de vida, enquanto o texto II destaca a desconfiança dos brasileiros baseada na associação entre os judeus e os comunistas. As demais opções são incorretas, pois os textos não abordam questões teológicas, territoriais, constitucionais ou legislativas.

2. Espaço agrário

As transformações tecnológicas nesse campo são muito abordadas em Geografia no Enem.

A globalização atingiu todos os espaços, até mesmo os rurais, só que de maneiras e intensidades diferentes, no que refere às questões fundiárias, precarização do trabalho e políticas voltadas à produção de alimentos para a exportação. 

A Revolução Verde, que ocorreu entre as décadas de 60 e 70, também propiciou maior modernização no campo em escala mundial, principalmente a partir do uso de maquinários e insumos químicos na produção de alimentos.

No Brasil, o objetivo foi promover o aumento da produtividade do setor agropecuário junto à modernização do campo, o que contribuiu para transformar o modo de vida agrário.

É importante destacar que essa modernização à brasileira é considerada parcial, pois ocorreu no aspecto produtivo (com tratores, tecnologias e insumos), mas não em questões fundiárias.

Além disso, é fundamental entender o espaço do campo como uma continuidade dos espaços urbanos, e não de forma dissociada.

O campo é responsável por produzir grande parte dos alimentos consumidos nas cidades, conforme demonstra a questão a seguir.

Exemplo de questão sobre espaço agrário

(Enem 2023)  No sul da Bahia, desde o século XVIII, tem-se registros de um tipo de sistema agroflorestal. Até hoje, esse sistema é característica marcante da paisagem da região, conhecido como cabruca, que consiste no cultivo do cacau à sombra do dossel da floresta nativa. Esse sistema de cultivo do cacau (graças à tolerância da espécie à sombra) é considerado amigável para a vida silvestre, pois apresenta superioridade em termos de conservação da biodiversidade quando comparado com outras plantações tropicais (monoculturas de dendê, seringa ou café), agricultura ou pastagens.

SOLLBERG, I.; SCHIAVETTI, A.; MORAES, M. E. B. Manejo agrícola no Refúgio de Vida Silvestre de Una: agroflorestas como uma perspectiva de conservação. Revista Árvore, n. 2, 2014 (adaptado).

A prática produtiva apresentada é um exemplo de

a) difusão comercial de lavouras temporárias.
b) utilização sustentável dos recursos naturais.  
c) ampliação tecnológica da pecuária intensiva.  
d) padronização alimentar dos povos tradicionais.  
e) modernização logística de plantios convencionais.  

Resposta: [B]
A opção correta é B, pois o sistema agroflorestal se destaca pela sustentabilidade, reduzindo os impactos ambientais associados à produção agrícola convencional.

3. Espaço urbano

Entre os conceitos e fenômenos urbanos que aparecem no Enem estão:

  • segregação socioespacial (periferização ou marginalização de um grupo de pessoas em diversos espaços da sociedade);
  • gentrificação (retirada de um grupo de moradores de baixa renda de determinada região para que ela sofra uma supervalorização);
  • conurbação (crescimento de duas ou mais cidades vizinhas, ultrapassando seus limites territoriais).

As problemáticas do processo de urbanização recente e não planejado do Brasil são bastante frequentes nas provas de Geografia no Enem.

Desigualdades e distorções que já estavam presentes na vida no campo, como falta de emprego, escassez de qualificação da mão de obra, dificuldade no acesso a serviços de saúde e baixa renda se transferiram para os espaços urbanos.

Exemplo de questão sobre espaço urbano

(Enem 2023)  O masseiro, a mulher, e quatro filhos, dormindo numa tapera de quatro paredes de caixão, coberta de zinco. A água do mangue, na maré cheia, ia dentro de casa. Os maruins de noite encalombavam o corpo dos meninos. O mangue tinha ocasião que fedia, e os urubus faziam ponto por ali atrás dos petiscos. Perto da rua lavavam couro de boi, pele de bode para o curtume de um espanhol. Morria peixe envenenado e quando a maré secava os urubus enchiam o papo, ciscavam a lama, passeando banzeiros pelas biqueiras dos mocambos no Recife.

RÊGO, J. L. O moleque Ricardo. Rio de Janeiro: J. Olympio, 1966 (adaptado).

A aglomeração urbana representada no texto resulta em

a) conservação do meio rural.  
b) crescimento da vegetação ciliar.  
c) interferência do espaço geográfico.  
d) equilíbrio do ambiente das cidades.  
e) controle da proliferação dos animais.   

Resposta: [C]
A alternativa correta é C, pois a ocupação dos manguezais por atividades econômicas e pela população resulta em impactos ambientais sobre o bioma.

4. Geologia

A geologia estuda a estrutura e a dinâmica interna do planeta Terra. Todos esses fatores influenciam diretamente na superfície e no relevo terrestre.

Conteúdos como placas tectônicas, tectonismo, rochas, estruturas geológicas e geologia do Brasil, já estiveram presentes em várias edições do Enem, incluindo as quatro últimas. 

Sobre as placas tectônicas, é importante compreender seus três tipos de movimentos:

  • transformante (quando as placas deslizam lateralmente uma sobre a outra);
  • divergente (quando se afastam);
  • convergente (quando há choque de placas).

É necessário entender ainda as consequências que esses movimentos podem causar, como terremotos e formação de novos relevos. Assim, no que se refere às rochas, busque conhecer os principais tipos e o processo de formação:

  • rochas ígneas ou magmáticas (resultantes do resfriamento do magma, podendo ser intrusivas ou extrusivas);
  • rochas sedimentares (passaram pelo processo de erosão natural);
  • rochas metamórficas (submetidas a um processo de muita pressão e temperatura). 

Além disso, também é essencial entender as estruturas geológicas, sua formação e relevância econômica. Elas podem ser classificadas em escudos cristalinos, bacias sedimentares e dobramentos modernos - vale destacar que as últimas não estão presentes no Brasil.

Exemplo de questão sobre geologia

(Enem 2023)  A Cordilheira do Himalaia tem mais de 50 milhões de anos, sendo classificada como a maior cordilheira do planeta. Originário da língua sânscrito, comum na região, seu nome quer dizer “morada da neve”. É possível encontrar nessa cordilheira as quinze maiores montanhas do mundo. Ao todo, existem mais de cem picos, que contam com altitudes bem maiores que 7.000 m. O Everest, considerado o ponto mais alto da Terra, tem nada menos que 8.848 m de altitude, e continua crescendo, aproximadamente, 0,8 mm a cada ano.

Disponível em: https://meioambiente.culturamix.com. Acesso em: 12 nov. 2021 (adaptado).

Qual dinâmica natural é responsável pelo fenômeno apresentado?

a) Derrame de lava vulcânica.  
b) Encontro de placas tectônicas.  
c) Ação do intemperismo químico.  
d) Sedimentação de erosão eólica.  
e) Derretimento de geleiras glaciais.   

Resposta: B 
A opção correta é B, pois o Himalaia foi formado devido ao movimento orogenético resultante da convergência das placas tectônicas.

5. Clima

O clima representa as condições e os processos atmosféricos típicos de uma área específica, observados durante um longo intervalo de tempo.

As diversas condições climáticas da Terra se definem por fatores como temperatura, umidade, exposição solar, chuvas e correntes de vento.

Estes aspectos do clima sofrem interferência dos determinantes climáticos, incluindo a proximidade do mar, a distância do equador (latitude), a elevação acima do nível do mar (altitude), as características topográficas (relevo) e a cobertura vegetal.

No Enem, o que mais aparece são os climas do Brasil. Ou seja, a prova costuma cobrar interpretações e análises climáticas, que não necessariamente exigem conhecer detalhes de cada região, mas entender elementos que alteram o clima.

Exemplo de questão sobre o clima

(Enem 2017)

Umidade relativa do ar, por região do país, para o dia 28/08/2014
RegiõesUmidade relativa(intervalo médio)
Norte60-70%
Nordeste90-100%
Centro-Oeste55-65%
Sudeste65-75%
Sul90-70%

No dia em que foram colhidos os dados meteorológicos apresentados, qual fator climático foi determinante para explicar os índices de umidade relativa do ar nas regiões Nordeste e Sul? 

a) Altitude, que forma barreiras naturais.
b) Vegetação, que afeta a incidência solar.
c) Massas de ar, que provocam precipitações.
d) Correntes marítimas, que atuam na troca de calor.
e) Continentalidade, que influencia na amplitude da temperatura.

Resposta: [C]
A tabela apresenta dados registrados no inverno (28/08/2014), o que sugere o ingresso da massa Polar Atlântica responsável pelas frentes frias e chuvas frontais na região sul e, ao se deslocar pelo litoral, chuvas na região nordeste.

Geografia no Enem: dicas finais

Para estudar o conteúdo, é importante ter em mente que as questões de Geografia no Enem exigem muita interpretação. Você deve se atentar à análise de textos, imagens, gráficos e mapas.

Busque ainda entender os processos geográficos e saber relacioná-los, bem como conectar geografia física e humana. . E lembre-se, comece sempre a resolver a questão pelo comando!

banner

TEMAS:

avatar
Luísa Ferreira Vieira

Licenciada em Geografia pela Udesc e colaboradora no blog do Aprova Total.

Ver mais artigos de Luísa Ferreira Vieira >

Licenciada em Geografia pela Udesc e colaboradora no blog do Aprova Total.

Ver mais artigos de Luísa Ferreira Vieira >

Compartilhe essa publicação:

Veja Também

Assine a newsletter do Aprova Total

Você receberá apenas nossos conteúdos. Não enviaremos spam nem comercializaremos os seus dados.