ENEM Espanhol Linguagens Línguas Estrangeiras

Espanhol no Enem: confira exercícios corrigidos com análise

Se você escolheu o Espanhol como língua estrangeira no Enem, mas ainda sente insegurança com a prova, reunimos dicas importantes para gabaritar as questões

Acessibilidade

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é uma das principais avaliações educacionais do Brasil que abrange diversas áreas do conhecimento, incluindo línguas estrangeiras. Além do Inglês, é possível optar pela prova de Espanhol no Enem, que pode ser desafiadora, exigindo não apenas habilidades de compreensão, mas também de interpretação e análise de textos.

A seguir, explicamos as características do exame e resolvemos alguns exercícios, reunindo dicas importantes para você se sair bem.

O que mais cai na prova de Espanhol no Enem

As questões de Espanhol no Enem, assim como as de Inglês, estão associadas à Competência 2 da Matriz de Referência de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. Ela avalia a capacidade dos estudantes de utilizar e compreender línguas estrangeiras modernas (LEM) como instrumento para acessar informações e culturas diversas.

Na Competência 2, estão presentes quatro habilidades específicas (H5 a H8), que abrangem pontos como associação de palavras, expressões em língua estrangeira, temas de texto e mais. Veja:

Competência de área 2 - Conhecer e usar língua(s) estrangeira(s) moderna(s) como instrumento de acesso a informações e a outras culturas e grupos sociais
H5
– Associar vocábulos e expressões de um texto em LEM ao seu tema.
H6 - Utilizar os conhecimentos da LEM e de seus mecanismos como meio de ampliar as possibilidades de acesso a informações, tecnologias e culturas.
H7 – Relacionar um texto em LEM, as estruturas linguísticas, sua função e seu uso social.
H8 - Reconhecer a importância da produção cultural em LEM como representação da diversidade cultural e linguística.

Agora que entendemos a estrutura da Competência 2 e suas habilidades específicas, podemos explorar o que aparece com mais frequência na prova de Espanhol do Enem.

Gêneros textuais

As questões se concentram principalmente na diversidade dos gêneros textuais, incluindo:

  • Textos jornalísticos: reportagens, editoriais, entrevistas, resenhas e outros, que oferecem uma variedade de estilos e abordagens informativas sobre eventos atuais e questões de interesse público;
  • Textos literários: podem ser extraídos de obras de ficção, poesia, ensaios, entre outros, proporcionando uma oportunidade de explorar temas mais profundos e reflexivos por meio da expressão artística e literária.
  • Textos publicitários: são encontrados em propagandas, anúncios e campanhas de marketing, visam persuadir e influenciar o público-alvo com técnicas de comunicação persuasiva.
  • Charges: envolvem a interpretação de imagens e textos curtos usados para satirizar ou comentar sobre questões sociais, políticas ou culturais.

🔓 Lembre-se de que tanto a interpretação da linguagem verbal quanto a da linguagem não verbal podem ser exigidas nas questões com charges.

  • Vocabulário: além dos gêneros textuais, o conhecimento de vocabulário é fundamental, pois engloba não apenas o significado das palavras, mas também expressões idiomáticas, sinônimos e falsos cognatos.

🔓 Busque conhecer o básico da gramática da língua (seja Inglês ou Espanhol), como os tempos verbais, os pronomes, as classes gramaticais e as conjunções.

As questões não serão diretamente relacionadas à gramática, mas conhecê-la, mesmo que pouco, pode ser um bom diferencial para resolver as questões mais complexas e até mesmo escapar de alternativas que vão apenas distrair você.

Análise das últimas provas de Espanhol no Enem

As provas de Espanhol no Enem dos anos 2021, 2022 e 2023 demonstram um padrão consistente na abordagem dos conteúdos.

Dentre os destaques observados, percebemos que ao menos duas questões, das cinco totais (em cada prova), abordaram a interpretação de textos literários, incluindo poesias, músicas e outros formatos. Essa tendência reforça a importância de compreender e analisar diferentes formas de expressão artística na língua espanhola.

Além disso, é recorrente a presença de questões relacionadas ao vocabulário, que exigem dos candidatos um breve conhecimento das classes gramaticais da língua e o significado de palavras específicas.

Devido à semelhança entre o Espanhol e o Português, é importante se atentar aos falsos cognatos e às diferenças de significado entre palavras aparentemente similares em ambas as línguas.

Outro aspecto notável é a inclusão de gêneros textuais não tão frequentes, como textos publicitários e charges. Embora menos comuns que os textos literários e jornalísticos, esses gêneros podem surpreender os candidatos.

Ou seja, é importante se preparar para interpretar uma variedade de textos, independentemente de sua frequência habitual nas provas.

Por fim, esses padrões indicam a necessidade de uma preparação abrangente e diversificada para chegar confiante na prova de Espanhol do Enem. É necessário incorporar a interpretação de textos literários, a compreensão de vocabulário e a familiarização com diferentes gêneros textuais.

Exemplo de questão

Uma questão do Enem 2023 apresenta os elementos citados acima:

Me niego rotundamente
A negar mi voz,
Mi sangre y mi piel.

Y me niego rotundamente
A dejar de ser yo,
A dejar de sentirme bien
Cuando miro mi rostro en el es
Con mi boca
Rotundamente grande
Y mi nariz
Rotundamente hermosa,
Y mis dientes
Rotundamente blancos,
Y mi piel valientemente negra.

Y me niego categóricamente
A dejar de hablar
Mi lengua, mi acento y mi historia

Y me niego absolutamente
A ser parte de los que callan,
De los que temen,
De los que lloran

Porque me acepto
Rotundamente libre,
Rotundamente negra,
Rotundamente hermosa.


CAMPELL BARR, S. Disponível em: https.negracubanateniaqueser.com. Acesso em 25 out. 2021.

(Enem 2023) Para enfatizar características e atitudes que reforçam a identidade da mulher negra, o poema da escritora costarriquenha apresenta:

a) advérbios como "rotundamente" e "categóricamente".
b) verbos reflexivos como "me niego" e "me acepto".
c) adjetivos como "grande" e "hermosa".
d) substantivos como "sangre" e "piel".
e) adjetivos possessivos como "mi" e "mis".

Análise da questão

A questão apresenta um poema que enfatiza a autoafirmação e a resistência da mulher negra diante das pressões sociais e dos padrões estéticos dominantes.

Esse contexto de luta por identidade e aceitação em uma sociedade marcada por desigualdades raciais remete à habilidade 6 da Matriz do Enem, que envolve a compreensão do contexto social e cultural em que o texto está inserido.

Além disso, a análise dos elementos linguísticos, como os advérbios "rotundamente" e "categóricamente", contribui para entender como o poema reforça a identidade da mulher negra.

Portanto, a habilidade 7 da Matriz do Enem, que consiste em relacionar o texto em língua estrangeira, suas estruturas linguísticas, sua função e seu uso social, também está presente na questão. Assim, é necessário compreender como esses elementos linguísticos são empregados para transmitir a mensagem do poema e reforçar a pauta identitária.

✍ Alunos da plataforma Aprova Total podem conferir a resolução completa da prova de Espanhol do Enem 2023.

Exercícios de Espanhol do Enem resolvidos com análise

Confira três exercícios da prova de Espanhol do Enem resolvidos e analisados:

Questão 1

Texto I

¿QUÉ ME PASA?:
¿PorQUÉ ME CUESTA TANTO ESTUDIAR?
¿pORQUÉ ME CUESTA TANTO CONCENTRARME?
¿PoRQUÉ……
¿pORQUÉ……
……
¿PORQUé NO CONSIGO APRENDER COMO LOS DEMÁS?

Texto II

Ishaan Awashi es un niño de 8 años cuyo mundo está plagado de maravillas que nadie más parece apreciar: colores, peces, perros y cometas, que simplemente no son importantes en la vida de los adultos que parecen más interesados en cosas como los deberes, las notas o la limpieza. E lshaan parece no poder hacer nada bien en clase. Cuando los problemas que ocasiona superan a sus padres, es internado en un colegio para que le disciplinen. Las cosas no mejoran en el nuevo colegio, donde lshaan tiene además que aceptar estar lejos de sus padres. Hasta que un día, el nuevo profesor de arte, Ram Shankar Nikumbh, entra en escena, se interesa por el pequeño Ishaan y todo cambia.

Disponível em: https://elfinalde.com. Acesso em: 26 out. 2021. (adaptado).

(Enem 2023) O filme Como estrellas en la tierra aborda o tema da dislexia. Relacionando o cartaz do filme com a sinopse, constata-se que o(a)

a) olhar diferenciado para com o outro gera mudanças.
b) estudante com dislexia a apresenta um tom questionador.
c) abordagem para lidar com a dislexia é pautada na disciplina.
d) contato com os pais prejudica o acompanhamento da dislexia.
e) mudança de interesses ocorre na transição da infância para a vida adulta.

Análise da questão

A questão avalia a relação entre o cartaz do filme Como estrellas en la tierra, que aborda o tema da dislexia, e a sinopse fornecida. O texto I apresenta uma série de perguntas relacionadas aos desafios de aprender e se concentrar, sugerindo uma dificuldade de aprendizado.

Por outro lado, o texto II descreve a história de Ishaan Awashi, um garoto de 8 anos que enfrenta dificuldades na escola e é eventualmente diagnosticado com dislexia. A chegada do novo professor de arte, Ram Shankar Nikumbh, muda completamente a perspectiva de Ishaan e de sua família, destacando a importância de um olhar diferenciado para cada indivíduo.

Portanto, a habilidade relacionada a essa questão é a H5 - Associar vocábulos e expressões de um texto em LEM ao seu tema. Essa habilidade envolve a compreensão do tema central do filme e sua conexão com a sinopse fornecida. A alternativa correta é [A].

Questão 2

Técnicas de manipulación y el resultado

Manipular es sembrar en la conciencia y en la mente de la gente ideas, actitudes, conceptos y aspiraciones – incluso falsas e inmorales – que sirvan a los objetivos de sus manipuladores.

Manipular es una de las primeras cosas que aprendemos en la vida. A muy temprana edad, los bebés descubren el poder del llanto, el berrinche, los pataleos, a risa o alguna “gracia” como recursos para demandar atención, exigir comida, pedir ayuda o simplemente mantener ocupada a la gente. Nuestras actitudes de adultos reflejan o mucho o poco que algunos maduraron, procesaron y rebasaron ese periodo.

Para que exista un manipulador, debe haber una base de ciudadanos indefensos, dóciles, desinformados. El manipulador es celoso, a veces casi paranoico; no admite cuestionamientos ni quiere que nadie ocupe su espacio, sabe que su vigencia depende de presencia controladora. Todos los días, hay que marcar la línea de discurso, incidir en el debate. El ridículo vale la pena si con ello se logra una cortina de humo.

Disponível em: www.forbes.com.mx. Acesso em: 7 out. 2021. (adaptado).

(Enem 2023) Nesse texto, a expressão “cortina de humo” revela que o manipulador

a) amadurece tardiamente.
b) busca mascarar a verdade.
c) rejeita questionamentos alheios.
d) aproxima-se de pessoas indefesas.
e) faz-se presente de forma controladora.

Análise da questão

O exercício apresenta um texto que discute o conceito de manipulação e suas estratégias. A expressão "cortina de humo" é utilizada para descrever uma das táticas dos manipuladores, sugerindo que eles buscam mascarar a verdade por meio de distrações ou desinformação.

Portanto, a habilidade abordada nesta questão é a H7 - Relacionar um texto em LEM, as estruturas linguísticas, sua função e seu uso social. Ela requer a compreensão do significado implícito de uma expressão em língua estrangeira e a sua relação contextual para responder corretamente à questão. A alternativa correta é a letra [B].

Questão 3

(Enem 2022) Esse cartaz tem a função social de

a) difundir a arte iconográfica indígena mexicana.
b) resgatar a literatura popular produzida em língua zapoteca.
c) questionar o conhecimento do povo mexicano sobre as línguas ameríndias.
d) destacar o papel dos órgãos governamentais na conservação das línguas do México.
e) defender a preservação das línguas originárias garantindo a diversidade linguística mexicana.

Análise da questão

Esta questão propõe a análise de um cartaz, cuja função social é discutida. Conforme indicado na opção correta (alternativa E), o cartaz destina-se a defender a preservação das línguas originárias, garantindo a diversidade linguística mexicana.

Isso sugere um compromisso com a manutenção e a valorização das línguas indígenas do México, ao reconhecer sua importância cultural e promover a diversidade linguística no país.

Portanto, a habilidade relacionada a essa questão é a H8 - Reconhecer a importância da produção cultural em LEM como representação da diversidade cultural e linguística. Trata-se da compreensão do papel da produção cultural, neste caso, o cartaz, na promoção da diversidade linguística e cultural.

Banner perpétua

TEMAS:

avatar
Isabela Bertolette Braga

Analista pedagógica de Linguagens no Aprova Total. Graduanda em Letras - Espanhol (bacharelado) pela UFSC e Letras - Português e Inglês (licenciatura) pela UNOPAR.

Ver mais artigos de Isabela Bertolette Braga >

Analista pedagógica de Linguagens no Aprova Total. Graduanda em Letras - Espanhol (bacharelado) pela UFSC e Letras - Português e Inglês (licenciatura) pela UNOPAR.

Ver mais artigos de Isabela Bertolette Braga >

Compartilhe essa publicação:

Veja Também

Assine a newsletter do Aprova Total

Você receberá apenas nossos conteúdos. Não enviaremos spam nem comercializaremos os seus dados.