UFSC: tudo o que você precisa saber sobre o vestibular
Os exames da Universidade Federal de Santa Catarina têm um estilo próprio, com questões de proposições múltiplas, abertas e discursivas. Confira também como é a redação, a lista de obras obrigatórias, a concorrência e mais!

Acessibilidade
Está preparado para o vestibular UFSC? Com mais de 60 anos de história, a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) é uma das melhores universidades federais do país. E, se você deseja estar entre os calouros dessa instituição, é importante saber as principais informações sobre esse processo seletivo, porque a concorrência no vestibular UFSC é alta!
Nesta edição, o Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) e o Instituto Federal Catarinense (IFC) estão juntas com a UFSC no Vestibular Unificado 2024, programado para os dias 9 e 10 de dezembro. Serão oferecidas cerca de 6.700 vagas em 200 cursos de graduação, disponíveis em 35 municípios catarinenses.
A seguir, confira informações sobre os exames, a redação, as leituras obrigatórias e as formas de ingresso. Tudo isso vai abrir o seu caminho rumo à aprovação. Vamos lá? 🚀
NAVEGUE PELOS CONTEÚDOS
Como são as provas do vestibular da UFSC?
Sob responsabilidade da Comissão Permanente do Vestibular (Coperve), o vestibular da UFSC é realizado em uma única etapa. Sãos duas provas aplicadas em dois dias, uma no sábado e outra no domingo. Entenda como funcionam os exames:
Prova 1
Data: 9 de dezembro de 2023 (sábado)
Horário: das 14h às 19h (horário de Brasília) – no total, são 5 horas de duração. Os candidatos só poderão deixar o local de prova a partir das 16h30.
A primeira prova conta com 42 questões em três estilos diferentes: proposições múltiplas, abertas e discursivas. A distribuição das questões é a seguinte:
Área | Disciplinas e/ou número de questões |
Primeira Língua | Língua Portuguesa e Literatura Brasileira ou Libras: 12 questões de proposições múltiplas |
Segunda Língua | Alemão ou Espanhol ou Francês ou Inglês ou Italiano ou Libras ou Língua Portuguesa: 8 questões de proposições múltiplas |
Matemática | 10 questões de proposições múltiplas e/ou abertas |
Biologia | 10 questões de proposições múltiplas e/ou abertas |
Discursivas | 2 questões |
Prova 2
Data: 10 de dezembro de 2023 (domingo)
Horário: das 14h às 19h (horário de Brasília), com cinco horas de duração máxima.
Na prova 2, os candidatos respondem a 40 questões de proposições múltiplas e/ou abertas e produzem uma redação. Confira a distribuição das questões no segundo dia de prova:
Área | Disciplinas e/ou número de questões |
Ciências Humanas e Sociais | 20 questões de proposições múltiplas, sendo 7 de História; 7 de Geografia; 2 de Filosofia; 2 de Sociologia; e 2 questões interdisciplinares envolvendo essas disciplinas. |
Física | 10 questões de proposições múltiplas e/ou abertas |
Química | 10 questões de proposições múltiplas e/ou abertas |
Qual o valor da taxa de inscrição do vestibular da UFSC?
Se você está interessado em fazer o vestibular da UFSC 2024, saiba que a taxa de inscrição é de R$ 169. Mas se você se enquadra nos critérios para solicitar a isenção, pode ficar livre dessa taxa.
Para solicitar a isenção, é necessário ter cursado ou estar cursando o Ensino Médio em escola pública ou ter bolsa integral em escola privada, e comprovar renda familiar per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio nacional, que atualmente é de R$ 1.980,00.
O pedido de isenção deve ser feito entre os dias 5 e 27 de setembro. Para saber mais sobre os critérios e procedimentos para solicitação de isenção da taxa, leia o edital com atenção.
Quer saber como se inscrever no vestibular UFSC? Confira aqui: Inscrições para o vestibular UFSC 2024 vão até 9 de outubro
Vestibular UFSC: o estilo das questões das provas
Diferentemente do Enem, que tem questões de múltipla escolha, com cinco alternativas cada e uma só certa, o vestibular da UFSC utiliza estilos de questões não muito comuns em outros vestibulares.
Por isso, é importante conhecer cada um dos tipos de questões e treinar bastante com simulados e provas anteriores da universidade para não se confundir na hora do exame.
A seguir, conheça os estilos de questões das provas da UFSC.
Questões de proposições múltiplas
Nesse modelo, as “alternativas” são, no máximo, 7 proposições identificadas pelos números 01, 02, 04, 08, 16, 32 e 64. Dessas proposições, pelo menos uma está correta em relação ao enunciado. Portanto, lembre-se de que pode ter mais de uma certa.
A resposta da pergunta é a soma dos números correspondentes às proposições corretas. Dessa forma, o resultado é um número inteiro compreendido entre 01 e 99, incluindo esses valores. E é esse número que o candidato também vai preencher no gabarito, inclusive o “0” à esquerda, quando for o caso. Veja um exemplo de questão:

Questões abertas
Esse estilo de questões não traz alternativas. O candidato precisa resolver o que foi pedido no enunciado e preencher o campo ‘resposta’ com o número na qual chegou como resultado.
As questões abertas têm como resposta um número inteiro, entre 00 e 99, incluindo esses valores. Confira também um exemplo:

Questões discursivas
Esse modelo já é mais conhecido e encontrado principalmente na segunda fase de grandes vestibulares, como o da Fuvest.
Questões discursivas são aquelas questões em que o candidato precisa elaborar uma resposta escrita para o que foi perguntado no enunciado. Assim, a prova tem um número de linhas que podem ser usadas para responder à questão.
Na UFSC, os avaliadores levam em consideração diversos itens para avaliar as questões discursivas, tais como: domínio do conteúdo, clareza, organização das ideias, capacidade de síntese, nível de informação e argumentação, habilidade de interpretar dados e fatos, capacidade de estabelecer relações e correlação com fatos do cotidiano e da atualidade.
O programa de disciplinas do vestibular unificado da UFSC 2024 encontra-se disponível no site oficial. Confira quais conteúdos podem ser cobrados em cada área de conhecimento.
Quais são os assuntos que mais caem no vestibular da UFSC?
Confira uma amostra do levantamento exclusivo feito pelo Aprova Total, a partir da análise dos exames da última década. O mapa de incidência completo está disponível para assinantes da plataforma.
Biologia: Zoologia, Fisiologia humana, Genética e Ecologia
Química: Propriedade dos compostos orgânicos, Moléculas e propriedades e Estequiometria
Física: Ondulatória, Dinâmica, Óptica e Eletrodinâmica
Matemática: Geometria analítica, Trigonometria, Funções e Geometria Espacial
História: Idade Contemporânea, Brasil (Estado Novo e Populismo) e Idade Moderna e
Geografia: Espaço brasileiro, Geopolítica, Espaço Urbano e Questões Ambientais
Sociologia: Movimentos sociais, Sociologia política e Estado e cidadania
Filosofia: Filosofia Antiga, Filosofia Moderna e Questões filosóficas da contemporaneidade
Português: Gêneros textuais, Gramática e Interpretação e Análise Sintática
Literatura: Literatura Contemporânea, Modernismo e Introdução à Literatura
Inglês: Gramática e interpretação, Vocabulário e Verb Tenses
Espanhol: Gramática espanhola, Vocabulário e Presente
Quer saber mais assuntos que podem cair no Vestibular Unificado UFSC, IFSC e IFC? Confira:
- Quais os temas mais cobrados na prova de Química da UFSC?
- Fique por dentro do que cai na prova de Física na UFSC
- Conheça os assuntos mais cobrados na prova de Biologia na UFSC
Lista de obras obrigatórias do vestibular da UFSC 2024
Apresentaremos a seguir a lista dos livros de leitura obrigatória para o vestibular da UFSC 2024:
Obra | Autor |
Úrsula (romance) | Maria Firmina dos Reis |
Torto arado (romance) | Itamar Vieira Júnior |
A alma encantadora das ruas (crônica) | João do Rio |
Velhos (contos) | Alê Motta |
O ano em que meus pais saíram de férias (roteiro) | Cláudio Galperin, Cao Hamburguer, Bráulio Mantovani e Anna Muylaert |
O mez da grippe (romance experimental) | Valêncio Xavier |
Como é a redação da UFSC?
A prova de redação é uma etapa muito importante em todo vestibular, porque pode ajudar o candidato a elevar sua pontuação final e conquistar a tão sonhada vaga no processo seletivo. Na UFSC, a redação requer uma boa preparação, porque o gênero textual só é conhecido no dia do exame. A banca pode pedir uma crônica, um conto, uma carta, um artigo de opinião ou uma dissertação, por exemplo.
Geralmente, são três propostas diferentes, e o candidato deve escolher uma delas para desenvolver.
Uma dica valiosa é conhecer e treinar os mais variados gêneros textuais para não se surpreender na prova de redação da universidade, que vale até 10 pontos. A redação da UFSC é avaliado de acordo com quatro critérios:
- adequação à proposta (tema e gênero solicitados);
- emprego da norma-padrão da Língua Portuguesa (ortografia, pontuação, crase, etc.);
- coerência e coesão;
- nível de informatividade (ter diversidade e consistência de informações) e de argumentação ou narratividade, de acordo com a proposta do texto.
A banca examinadora zerará a redação apenas nos casos em que ocorrer fuga total ao tema, plágio, escrita em versos, identificação do candidato ou presença de símbolos e desenhos.
📝 Os 4 últimos temas da prova de redação da UFSC
Confira as propostas dos últimos anos:
2023
- Proposta 1: Carta à Coperve, sugerindo a leitura de um livro de literatura para o próximo vestibular
- Proposta 2: Manifesto sobre a democratização da leitura no Brasil
- Proposta 3: Crônica sobre os desafios de um leitor na sociedade contemporânea
2022
- Proposta 1: Manifesto sobre o modelo de agronegócio no Brasil
- Proposta 2: Carta do leitor à DW Brasil em resposta à matéria “O agronegócio pode crescer sem desmatar?”
Proposta 3: Dissertação sobre a relação entre o agronegócio e o meio ambiente para o desenvolvimento econômico do Brasil
2020
- Proposta 1: “Textão”, conforme aqueles que circulam na internet, com um posicionamento sobre o tema “direito à educação”
- Proposta 2: Conto sobre a vida em uma sociedade na qual todas as crianças e jovens tenham acesso ao mesmo tipo de educação
- Proposta 3: Dissertação sobre o tema “A exclusão escolar e o direito à educação no Brasil”
2019.2
- Proposta 1: Conto sobre uma epidemia de sarampo em um país sem vacinas
- Proposta 2: Carta aberta sobre a vacinação em nossos dias. Assinar como médico sanitarista, pai ou mãe de uma criança ou liderança de um movimento antivacinação
- Proposta 3: Dissertação sobre a obrigatoriedade da vacinação no Brasil contemporâneo

Como é feito o cálculo da nota da UFSC?
Para saber o resultado da nota final do vestibular da UFSC, é necessário seguir algumas etapas. A primeira delas é calcular as pontuações obtidas de acordo com cada tipo de questão da prova. Entenda:
1ª etapa
Questões de proposições múltiplas
Cada uma dessas questões são pontuadas de acordo com a seguinte regra:

- P: Pontuação do candidato na questão;
- NP: Número de proposições da questão;
- NTPC: Número total de proposições corretas na questão;
- NPC: Número de proposições corretas consideradas corretas pelo candidato;
- NPI: Número de proposições incorretas consideradas corretas pelo candidato.
Questões abertas
Essas questões não têm acertos parciais. Se o candidato acertar, ganha 1,00 ponto. Se errar, a pontuação é 0,00.
Questões discursivas
Os avaliadores são responsáveis por atribuir a nota para as questões discursivas. Cada uma vale de 0,00 a 5,00 pontos. Aqui, acertos parciais são aceitos.
Redação
Já a redação do vestibular UFSC tem pontuação na escala de 0,00 a 10,00 pontos.
2ª etapa
A segunda parte do cálculo, por sua vez, é definir qual a pontuação total (PT) do candidato.
A PT é a soma dos pontos obtidos na redação e nas questões de proposições múltiplas e/ou abertas e nas discursivas, levando em conta os pesos das disciplinas para cada curso. No link, veja quais são os pesos definidos para cada curso.
3ª etapa
Na terceira e última etapa é a vez de calcular a nota final do candidato. A fórmula usada é:

- NF: nota final do candidato;
- PT: pontuação total do candidato (calculada na segunda etapa);
- PMC: Pontuação Máxima do Curso possível de ser obtida. Esse valor pode ser consultado neste link.
A classificação dos candidatos no vestibular da UFSC segue a ordem decrescente da nota final alcançada. Para saber mais sobre o cálculo das notas e classificação, leia também o edital do vestibular UFSC.
Relação candidato/vaga do vestibular da UFSC
O vestibular 2023 da UFSC ofereceu, no total, 4.542 vagas, divididas em 100 cursos de graduação. Os cursos da universidade são ministrados nos campi de Araranguá, Blumenau, Curitibanos, Florianópolis e Joinville, todas cidades de Santa Catarina.
Veja a lista dos cursos com a relação candidato/vaga (ampla concorrência) mais alta na edição 2023:
Curso | Relação candidato/vaga (geral) |
Medicina (Florianópolis) | 76,11 |
Medicina (Araranguá) | 35,90 |
Psicologia (Florianópolis) | 18,10 |
Cinema (Florianópolis) | 15,33 |
Direito (Florianópolis/matutino) | 13,90 |
Design (Florianópolis) | 13,00 |
Ciência da Computação (Florianópolis) | 12,90 |
Nutrição (Florianópolis) | 12,16 |
Arquitetura e Urbanismo (Florianópolis) | 10,48 |
Educação Física (Florianópolis) | 10,38 |
Como funciona a reserva de vagas no vestibular da UFSC?
Do total das vagas oferecidas no vestibular da UFSC, 50% são destinadas a estudantes que tenham cursado integralmente o Ensino Médio em escolas públicas brasileiras. Desses 50%, metade é destinada apenas a candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas (PPI).
Para concorrer, o candidato deve fazer a opção já no ato da inscrição. E caso aprovado, o candidato que concorreu por uma dessas categorias precisa comprovar os requisitos informados, que serão analisados.
Confira as categorias da Política de Ações Afirmativas da instituição:
Categoria |
Renda até 1,5 salário mínimo (50%) |
Candidato de escola pública, renda familiar bruta mensal igual ou inferior a 1,5 salário mínimo, PPI (autodeclarados pretos, pardos ou indígenas), pessoa com deficiência. |
Candidato de escola pública, renda familiar bruta mensal igual ou inferior a 1,5 salário mínimo, PPI (autodeclarados pretos, pardos ou indígenas), pessoa sem deficiência. |
Candidato de escola pública, renda familiar bruta mensal igual ou inferior a 1,5 salário mínimo, outros (não autodeclarados pretos, pardos ou indígenas), pessoa com deficiência. |
Candidato de escola pública, renda familiar bruta mensal igual ou inferior a 1,5 salário mínimo, outros (não autodeclarados pretos, pardos ou indígenas), pessoa sem deficiência. |
Renda maior que 1,5 salário mínimo (50%) |
Candidato de escola pública, renda familiar bruta mensal superior a 1,5 salário mínimo, PPI (autodeclarados pretos, pardos ou indígenas), pessoa com deficiência. |
Candidato de escola pública, renda familiar bruta mensal superior a 1,5 salário mínimo, PPI (autodeclarados pretos, pardos ou indígenas), pessoa sem deficiência. |
Candidato de escola pública, renda familiar bruta mensal superior a 1,5 salário mínimo, outros (não autodeclarados pretos, pardos ou indígenas), pessoa com deficiência. |
Candidato de escola pública, renda familiar bruta mensal superior a 1,5 salário mínimo, outros (não autodeclarados pretos, pardos ou indígenas), pessoa sem deficiência. |
Outras formas de ingresso na UFSC
Existem várias formas de entrar na UFSC. A principal é pelo vestibular tradicional, que atualmente reserva 50% das vagas para estudantes formados no Ensino Médio em escolas públicas. E o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do MEC, que utiliza as notas do Enem, é outro meio de conseguir uma vaga na instituição.
Veja, a seguir, as diferentes formas de ingresso na UFSC:
Vestibular tradicional | Conta com uma única etapa, dividida em duas provas, realizadas em um fim de semana. |
Sistema de Seleção Unificada (Sisu/MEC) | Sistema que seleciona os estudantes com base na nota obtida no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). |
Transferência interna e externa e Retorno de Graduado | Oferece vagas para alunos da universidade que queiram mudar de curso (processo interno); para alunos de outras instituições de ensino superior (externo); e para ex-alunos da UFSC e de outras universidades (retorno de graduado). |
Vestibular Indígenas e Quilombolas | Sistema semelhante ao vestibular tradicional, mas que oferece vagas só para indígenas e quilombolas. A prova é específica para esse grupo. |
Letras-Libras | Vestibular para o curso de graduação em Letras-Libras (licenciatura e bacharelado), com critérios de seleção que priorizam as pessoas surdas. |
Vagas suplementares para negros | Processo que oferta duas vagas em cada curso de graduação ao grupo étnico-racial negro (pretos e pardos). Em um edital específico, utiliza as notas do Enem para classificação. |
É possível entrar na UFSC com a nota do Enem?
Sim, por meio do Sisu. Como vimos, a UFSC participa do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que utiliza a nota do Enem para selecionar parte dos ingressantes da universidade. No vestibular de 2023, por exemplo, foram ofertadas 1.939 vagas em todos os cursos e campi da universidade, o que corresponde a 30% do total das vagas da instituição.
Materiais permitidos e proibidos no vestibular da UFSC
Confira o que você pode levar ou não para o vestibular da UFSC:
Nos dias das provas do vestibular, os candidatos devem levar:
- original de documento de identificação;
- caneta esferográfica, fabricada em material transparente, de tinta preta (preferencialmente) ou azul;
Também é permitido:
- lápis;
- borracha (sem capa);
- lapiseira (feita em material transparente).
É proibido:
- material didático-pedagógico;
- itens de vestimenta, como boné, gorro, chapéu, óculos de sol e similares;
- aparelhos eletrônicos, como celular (deverá ser desligado, embalado e deixado sob a carteira), relógio, calculadora, fone de ouvido, cigarro eletrônico, entre outros;
Calendário do Vestibular UFSC 2024
📌 2023
- 5 de setembro a 9 de outubro: Período de inscrições e solicitação de condição especial para realização da prova
- 5 a 27 de setembro: Período de solicitação de isenção da taxa
- Até 02 de outubro: Resultado da análise dos pedidos de isenção
- 10 de outubro: Último dia para pagamento da inscrição
- Até 22 de novembro: Confirmação da inscrição e indicação do local de provas
- 09 de dezembro: Aplicação da 1ª prova
- 10 de dezembro: Aplicação da 2ª prova
Quer saber como se preparar para esse e outros vestibulares, incluindo o Enem? A plataforma Aprova Total tem os melhores cursos e professores para você detonar nas provas! Conheça o Curso Intensivo Enem!
