Vestibulares

Tudo o que você precisa saber sobre o vestibular da Uerj

A universidade pioneira em inclusão social é uma dos mais concorridas do país. Confira as informações mais importantes sobre o processo seletivo, como formato das provas, conteúdos mais pedidos, obras obrigatórias, concorrência e calendário

Acessibilidade

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) é uma das melhores universidades do país, conhecida por sua forte atuação na pesquisa científica e tecnológica, com diversos grupos de pesquisa e laboratórios de ponta, o que possibilita a formação de profissionais altamente capacitados.

Segundo o Center for World University Rankings de 2022, estamos falando da 8ª melhor universidade brasileira. Além disso, ela é pioneira em inclusão social e racial. Foi a primeira universidade de todo o país a instituir política de cotas, em 2000 – 12 anos antes da Lei de Cotas nacional!

Até hoje, a Uerj é referência em políticas de inclusão: além da reserva de vagas, os estudantes têm acesso a programas como bolsa permanência, auxílio material didático, auxílio creche, auxílio alimentação, auxílio transporte e mais.

Anualmente, a Uerj oferece cerca de 6.500 vagas em 76 cursos distribuídos pela capital e as cidades de Duque de Caxias, São Gonçalo, Nova Friburgo, Petrópolis, Resende e Cabo Frio.

Neste guia, você encontrará detalhes de tudo que é importante saber sobre o vestibular da Uerj!

Como funciona o vestibular da Uerj?

Desde 2023, o vestibular da Uerj voltou a ser aplicado no modelo tradicional, com dois exames de qualificação e um exame discursivo. O Departamento de Seleção Acadêmica da UERJ (DSEA) informou que a mudança marca o retorno ao formato utilizado antes da pandemia da Covid-19.

Dessa maneira, o vestibular terá a seguinte configuração:

  • Exame de Qualificação (EQ): provas que acontecem duas vezes por ano, sendo obrigatória a realização de pelo menos uma. São 60 questões objetivas, que abrangem as áreas de Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas.
  • Exame Discursivo (ED): aplicado apenas uma vez ao ano aos aprovados no Exame de Qualificação. Nessa prova, o candidato deve fazer uma redação e duas provas específicas, de acordo com o curso escolhido na inscrição.

Conteúdo Programático do Exame de Qualificação da Uerj 2025 já está disponível no site da Uerj, bem como as provas que vão constituir o exame discursivo e seus respectivos pesos, de acordo com o curso escolhido pelo candidato.

Como se inscrever no vestibular da Uerj?

As inscrições do vestibular da Uerj são realizadas exclusivamente online por meio do site do vestibular, em ambas as fases. Confira o passo a passo para realizar a inscrição:

Captura de tela do site oficial de inscrições para o vestibular da Uerj
(Imagem: Reprodução/Uerj)
  1. Acesse o site do Vestibular Uerj (www.vestibular.uerj.br) e faça o login;
  2. Caso não possua um cadastro na plataforma, é necessário cadastrar-se;
  3. Após iniciar a sessão, clique no ícone de INSCRIÇÃO para começar o processo;
  4. Preencha o requerimento de inscrição (informações pessoais e escolares);
  5. Inclua os dados do questionário de informações socioculturais;
  6. Confirme todas as informações fornecidas e finalize a inscrição;
  7. Efetue o pagamento da taxa de inscrição dentro do prazo estabelecido;
  8. Aguarde a confirmação da inscrição por e-mail e/ou pelo site da Uerj.

🚨Durante a inscrição no Exame de Qualificação, o candidato apenas seleciona a língua estrangeira (Inglês, Espanhol ou Francês) e o local onde deseja realizar as provas. As escolhas do curso, cidade da graduação e modalidade de concorrência só ocorrem durante a inscrição para o Exame Discursivo.

Qual o valor do vestibular da Uerj?

Tradicionalmente, a taxa de inscrição em cada Exame de Qualificação do Vestibular da Uerj é de R$ 90. Enquanto o valor da taxa de inscrição para o Exame Discursivo é de R$ 120.

Quanto à solicitação de isenção da taxa, ela pode ser concedida aos candidatos com renda familiar de até um salário mínimo e meio por pessoa e que estejam cursando o último ano do Ensino médio ou já tenham concluído esse nível de ensino.

É preciso se inscrever novamente para fazer o Exame Discursivo?

Sim. Todos os candidatos aprovados no Exame de Qualificação devem fazer a inscrição para o Exame Discursivo.

Em relação à isenção da taxa de inscrição, os candidatos que foram contemplados no Exame de Qualificação não precisam solicitar novamente no Exame de Qualificação, pois o processo é automático.

O que estudar? Confira os assuntos que mais caem na Uerj

Quer saber sobre os temas de cada disciplina mais cobrados no vestibular da Uerj? Confira a seguir uma amostra do levantamento exclusivo feito pelo Aprova Total, a partir da análise dos exames dos últimos 10 anos. O mapa de incidência completo está disponível na plataforma.


👉 Leia também: 10 efemérides e datas importantes de 2024 para manter no radar

👉 Vai prestar o vestibular da Uerj 2025? Confira como se inscrever e as principais datas do cronograma!

Obras obrigatórias para o vestibular 2025 da Uerj

Veja a seguir a lista de livros obrigatórios indicada para o vestibular Uerj 2025:

ObraAutor(a)Prova em que será cobrada
As mentiras que os homens contamLuís Fernando Veríssimo1º Exame de Qualificação
Quincas BorbaMachado de Assis2º Exame de Qualificação
CaimJosé SaramagoProva de Língua Portuguesa e Literatura
O conto da AiaMargaret AtwoodProva de Redação

Como é a redação da Uerj?

Há alguns anos, a prova de redação da Uerj vem se caracterizando por propor um tema de reflexão mais filosófico, a partir da leitura de um livro listado no edital.

O texto pedido é uma dissertação argumentativa, e há alguns requisitos obrigatórios que todos devem seguir em suas propostas:

  • a redação transcrita deve ter, no mínimo, 20 e, no máximo, 30 linhas;
  • o candidato NÃO deve fazer resumo, nem resenha do livro;
  • o problema apresentado deve ser discutido como uma resposta à pergunta: Qual é o problema em torno desse tema? Por quê? Como? Quais as consequências? Há um solução?

Critérios de correção

Segundo o edital, a banca levará em consideração as seguintes competências para correção:

  • Leitura e interpretação

Essa habilidade avalia a leitura do livro feita pelo candidato. Na redação, é possível verificar a boa interpretação das informações, do enredo, e a análise feita pelo aluno, quando direcionada pela pergunta motivadora da proposta.

Por isso, nem precisamos dizer que quem quer ir bem na redação precisa realmente ler o livro, e não só encontrar um resumo na internet, certo?

  • Domínio do texto dissertativo

Aqui, a habilidade relacionada ao domínio do texto dissertativo-argumentativo vincula-se ao conhecimento de sua estrutura, baseada na defesa de uma tese por meio de argumentos racionalmente construídos e dividida em introdução, desenvolvimento e conclusão.

  • Construção da argumentação

Além do domínio da dissertação, a banca vai avaliar a capacidade do estudante de mobilizar recursos argumentativos e construir uma boa argumentação, bem embasada e que consiga persuadir o leitor a julgar seu ponto de vista válido.

  • Emprego de recursos linguísticos e da norma padrão

Por fim, a banca também avaliará o uso adequado da norma padrão da Língua Portuguesa, considerando os aspectos gramaticais, ortográficos e os recursos coesivos necessários para a boa articulação das ideias.

Nota da redação

A redação da Uerj vale 20 pontos. A banca usa o sistema de dupla correção, ou seja, dois avaliadores corrigem o mesmo texto sem que um saiba a nota que o outro deu.

Caso a diferença entre as notas dos dois corretores seja maior do que 2 pontos, o texto passa para um terceiro corretor, que avalia a prova e dá a nota final.

Temas que já apareceram na prova de redação da Uerj

Confira quais foram os últimos temas da prova de redação do vestibular da Uerj:

AnoTema da redação
2024Qual seria, para você, a moral da história narrada em “O menino do pijama listrado”? Livro utilizado: O menino do pijama listrado, de John Boyne
2023A capacidade de se opor a um destino socialmente estabelecido fortalece nossa humanidade? Livro utilizado: Não me abandone jamais, de Kazuo Ishiguro
2022O princípio “certeza não é verdade” deve orientar as pessoas na condução de suas vidas públicas e privadas? Livro utilizado: Uma janela em Copacabana, de Luiz Alfredo Garcia-Roza
2021A mentira programada é uma arma política válida para conquistar o poder e sustentá-lo? Livro utilizado: 1984, de George Orwell
2020O que leva pessoas, em condições semelhantes às de Fabiano, a se considerarem inferiores às demais? Livro utilizado: Vidas secas, de Graciliano Ramos
2019É justificável cometer um crime para vingar outro crime? Livro utilizado: O seminarista, de Rubem Fonseca

Como funciona a nota da Uerj? Entenda o cálculo

De acordo com o número de acertos na prova, o candidato tem sua aprovação ou reprovação no Exame de Qualificação, recebendo um dos 5 conceitos e uma determinada pontuação, conforme o quadro a seguir:

O candidato aprovado em pelo menos um dos Exames de Qualificação estará apto a realizar o Exame Discursivo (Imagem: Reprodução/Edital do 1º Exame de Qualificação Uerj 2024)

A prova objetiva tem 60 questões, e o estudante pode somar até 20 pontos nos Exames de Qualificação, como apresentado no quadro acima.

Já a prova de redação vale até 20 pontos, enquanto, nas provas específicas, há uma de peso 2 (o valor da nota x2) e outra de peso 1 (o valor da nota x1). No total, o estudante pode somar até 80 pontos no Exame Discursivo.

Portanto, na soma total, a prova da Uerj vale 100 pontos. Veja, a seguir, algumas considerações importantes:

No Exame de Qualificação:

  • a pontuação mínima para aprovação na prova objetiva dever ser maior que de 40% - conceito D (ou seja, acerto de, no mínimo, 24 questões);
  • na fase de convocação para o Exame Discursivo, é considerada a nota de maior conceito alcançada pelo candidato nos Exames de Qualificação;
  • a pontuação obtida no Exame de Qualificação é adicionada ao resultado do Exame Discursivo.

No Exame Discursivo:

  • Será eliminado o candidato que obtiver zero em qualquer uma das três provas do Exame Discursivo;
  • Será atribuída nota zero caso as respostas e/ou a redação sejam escritas a lápis ou em local inadequado.

Como é calculada a nota final do vestibular da Uerj?

Para entender melhor o cálculo final, suponha que você acertou 42 questões na prova objetiva, ou seja, 70% do número de acertos na prova. Isso corresponde ao conceito B, equivalente a 15 pontos, de acordo com o quadro de aprovação no Exame de Qualificação:

42 questões = 70% do número de acertos Conceito B (15 pontos)

E que no Exame Discursivo você obteve nota 7 na redação, nota 10 na prova específica de peso 1, e nota 30 na prova de peso 2. Então, a soma será:

7 (redação) + 10 (prova de peso 1) + 30 (prova de peso 2) = 47 pontos

Logo, a sua pontuação final será:

EQ (15) + ED (7 + 10 + 30) = 62 pontos na nota final

Distribuição das vagas da Uerj

No vestibular da Uerj as vagas são distribuídas da seguinte forma:

  • 55% para ampla concorrência;
  • 45% para cotistas, sendo 20% para candidatos negros, indígenas e oriundos de comunidades quilombolas, 20% para candidatos que concluíram o Ensino Médio em escolas públicas, 5% para candidatos com deficiência e filhos de policiais civis e militares, bombeiros e inspetores de segurança e administração penitenciária que tenham morrido ou sofrido incapacitação em serviço.

A Uerj usa a nota do Enem como forma de ingresso?

A Uerj não aderiu ao Sistema de Seleção Unificada (SiSU) como método de acesso aos seus cursos de graduação. Entretanto, a universidade utiliza o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) apenas para preencher vagas remanescentes.

Basicamente, essa oportunidade oferece aos candidatos a chance de ingressar utilizando as notas do Enem por meio do processo seletivo para vagas remanescentes. Esse processo permite que estudantes que não participaram ou não foram aprovados no vestibular tradicional possam concorrer a uma vaga em diversos cursos, dependendo da disponibilidade após a conclusão das etapas regulares do vestibular.

Veja mais detalhes sobre o Vestibular Uerj – Vagas Remanescentes e saiba como você pode se candidatar!

Como funciona o ingresso por cotas na Uerj?

Como já falamos, a Uerj é reconhecida por ser uma das universidades com políticas mais sólidas de inclusão social. Foi pioneira na adoção de sistema de cotas, que funciona há mais de 20 anos. 

Há algumas modalidades de cotas que o sistema da estadual adota (descritas no título anterior). Com isso, vamos a algumas regras que devem ser consideradas para ingressar na universidade pelo sistema de reserva de vagas.

  1. Antes de tudo, o edital indica explicitamente que o candidato deve comprovar carência econômica. Essa carência é definida por renda per capita (ou seja, renda por pessoa da família) mensal bruta igual ou inferior a R$ 1.818. 
  2. Depois de comprovar a carência, o candidato deve se enquadrar em uma destas categorias: pretos, pardos, quilombolas ou indígenas; egressos de escola pública; pessoas com deficiência; filhos de policiais, bombeiros e agentes de segurança mortos ou incapacitados no serviço.

Desde 2018, a Uerj atende a uma lei estadual que obriga a validação das informações prestadas pelos candidatos na autodeclaração de etnia, para prevenir que haja casos de falsidade ideológica ou fraude. 

Com isso, todos os candidatos às vagas reservadas devem passar por avaliação das condições socioeconômicas na Comissão Permanente de Validação da Autodeclaração, que verifica esses aspectos.

O que considera a avaliação da autodeclaração de etnia da Uerj?

Na avaliação de validação das informações prestadas pelos candidatos na autodeclaração de etnia, são considerados os critérios da seguinte forma:

  1. Para candidatos autodeclarados pretos e pardos: critérios de análise das características físicas do estudante, que verifica se ele de fato se encaixa na descrição da candidatura.
  2. Para candidatos indígenas ou descendentes de indígenas: critérios de conferência dos documentos emitidos pela Funai, por lideranças da comunidade indígena ou por outras representações institucionais.
  3. Para candidatos quilombolas: critérios de conferência dos documentos que comprovem que o candidato reside ou pertence às comunidades quilombolas.

Também é importante lembrar que todo candidato à reserva de vagas deve incluir no sistema a documentação específica exigida para comprovação das informações fornecidas.

Os 10 cursos mais concorridos do vestibular da Uerj

A seguir, confira a lista dos 10 cursos mais concorridos do vestibular da Uerj, baseada na relação candidato/vaga dos cursos oferecidos pela instituição. Ela pode ser uma referência importante para quem deseja escolher uma carreira ou se preparar adequadamente para o processo seletivo.

CursoRelação candidato por vaga
Medicina (Rio de Janeiro)133,93
Medicina (Cabo Frio)86,95
Relações Internacionais (Rio de Janeiro)39,36
Psicologia (Rio de Janeiro)38,06
Jornalismo (Rio de Janeiro)31,69
Design (Rio de Janeiro)23,82
Ciência da Computação (Rio de Janeiro)20,56
Direito (Rio de Janeiro)18,54
Odontologia (Rio de Janeiro)15,13
Nutrição (Rio de Janeiro)12,43
Enfermagem (Rio de Janeiro)10,39

Materiais permitidos e proibidos no vestibular da Uerj

O edital do vestibular prevê os itens que os candidatos podem ou não levar na aplicação das provas.

Nos dias de prova, os candidatos devem levar:

  • caneta esferográfica de corpo transparente, com tinta preta ou azul escura;
  • documento oficial de identificação com foto;
  • cartão de Confirmação de Inscrição disponível no site do vestibular.

O que podem levar:

  • lanches em embalagens transparentes e sem rótulo;
  • garrafa de água em embalagem transparente e sem rótulo;

O que não é permitido levar:

  • dispositivos eletrônicos (celular, tablet);
  • relógios digitais;
  • óculos escuros;
  • protetores auriculares;
  • boné, chapéu, viseira ou gorro;
  • lápis, lapiseiras, canetas de material não transparente, borracha, corretores ortográficos ou similares;
  • arma de qualquer espécie.

A recomendação básica é evitar levar o celular ou qualquer dispositivo eletrônico. Mas caso leve, você deve colocá-lo (desligado) junto com seus objetos pessoais, como chaves, carteira e/ou relógio, no envelope plástico lacrado e identificado, e então deixá-lo embaixo da carteira durante toda a prova.

Além disso, o edital é bem específico ao proibir que os candidatos utilizem qualquer tipo de objeto que mantenha as orelhas cobertas – por isso, quem tiver cabelos compridos deve prendê-los.

Calendário do vestibular CEDERJ 2024.2

Cederj é um consórcio formado por universidades públicas do Rio de Janeiro (CEFET/RJ, UERJ, UENF, UFF, UFRJ, UFRRJ, UNIRIO) que oferece cursos de graduação na modalidade semipresencial nessas modalidades.

Para o 2º semestre deste ano, serão oferecidas na Uerj vagas para os cursos de Biologia, Geografia e Pedagogia. Confira as principais datas do vestibular CEDERJ 2024.2:

  • Solicitação de isenção da taxa e cotas: 19 a 21 de abril
  • Inscrições: 29 de abril a 26 de maio
  • Prova: 30 de junho
  • Resultado: 20 de julho
  • Divulgação do resultado da 1ª Reclassificação: 27 de julho

Calendário do vestibular 2024.2 da Uerj

Confira as principais datas do vestibular Uerj 2024.2 – vagas remanescentes:

  • Solicitação de isenção da taxa: 5 a 8 de abril
  • Resultado do processo de isenção: 29 de abril
  • Inscrições: 7 a 20 de maio
  • Último dia para solicitação de inclusão do nome social: 21 de maio
  • Último dia para regularização do pagamento da taxa de inscrição: 22 de maio
  • Envio do Boletim de notas do Enem: 7 a 21 de maio
  • Resultado final da análise do Boletim de notas do Enem: 25 de junho
  • Divulgação da classificação: 16 de julho
  • Pré-matrícula e inscrição em disciplinas da classificação: 25 e 26 de julho
  • Divulgação do resultado da pré-matrícula da classificação: 6 de agosto
  • Divulgação da primeira reclassificação: 7 de agosto
  • Pré-matrícula e inscrição em disciplinas da primeira reclassificação: 13 e 14 de agosto
  • Divulgação do resultado da pré-matrícula da primeira reclassificação: 23 de agosto

Calendário do vestibular 2025 da Uerj

Confira as principais datas do vestibular 2025 da Uerj:

1º Exame de Qualificação

  • Solicitação de isenção da taxa: 14 a 13 de março
  • Inscrições: 15 de abril a 6 de maio
  • Pagamento da taxa: até 7 de maio
  • Regularização do pagamento da taxa de inscrição: 16 de abril a 0 de maio
  • Solicitação de inclusão do nome social: 16 de abril a 8 de maio
  • Solicitação de atendimento especial para a realização da prova: 16 de abril a 8 de maio
  • Emissão do cartão de confirmação de inscrição e retificação de dados: 27 a 29 de maio
  • Prova: 9 de junho
  • Gabarito oficial: 9 de junho
  • Resultado: 14 de junho

2º Exame de Qualificação

  • Solicitação de isenção da taxa: 13 a 17 de junho
  • Inscrições: 15 de julho a 5 de agosto
  • Pagamento da taxa: até 6 de agosto
  • Regularização do pagamento da taxa de inscrição: 16 de julho a 8 de agosto
  • Solicitação de inclusão do nome social: 16 de julho a 7 de agosto
  • Solicitação de atendimento especial para a realização da prova: 16 de julho a 7 de agosto
  • Emissão do cartão de confirmação de inscrição e retificação de dados: 26 a 28 de agosto
  • Prova: 8 de setembro
  • Gabarito oficial: 8 de setembro
  • Resultado: 13 de setembro

Exame discursivo

  • Esta etapa do processo seletivo ainda não foi divulgada pela universidade.

👉 Leia também: Confira o calendário dos principais vestibulares de 2024

💪 Quer uma força para continuar estudando para o Enem e vestibulares? Conheça o Aprova Total e conte com as melhores aulas e professores do Brasil!

Banner

TEMAS:

avatar
Ana Lourenço

Jornalista colaboradora do Aprova Total. Trabalha na área de educação há 10 anos e hoje coordena equipes editoriais da área de Linguagens na educação básica. Como repórter, passou por Editora Abril, Quero Bolsa, SOMOS Educação, Instituto FHC, entre outros.

Ver mais artigos de Ana Lourenço >

Jornalista colaboradora do Aprova Total. Trabalha na área de educação há 10 anos e hoje coordena equipes editoriais da área de Linguagens na educação básica. Como repórter, passou por Editora Abril, Quero Bolsa, SOMOS Educação, Instituto FHC, entre outros.

Ver mais artigos de Ana Lourenço >

Compartilhe essa publicação:

Veja Também

Assine a newsletter do Aprova Total

Você receberá apenas nossos conteúdos. Não enviaremos spam nem comercializaremos os seus dados.