Vestibulares

Vestibular da UFRGS: tudo sobre o processo seletivo

Neste guia prático, você confere as informações mais relevantes sobre o processo seletivo da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Conheça o formato das provas, conteúdos mais pedidos, obras obrigatórias, concorrência, calendário e mais

Acessibilidade

O vestibular da UFRGS, para ingresso na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, é um dos mais concorridos do país. Anualmente, a instituição oferece cerca de 4 mil vagas pelo vestibular próprio, que ocorre uma vez ao ano.

A universidade é uma das líderes na produção científica, entre as instituições federais, e uma das que mais realiza publicações acadêmicas no país. Segundo o Ranking de Shanghai de 2024, que classifica as melhores universidades do mundo, estamos falando da terceira universidade brasileira mais bem colocada.

Para que você possa se preparar para esse processo seletivo, neste guia prático, apresentamos as informações mais relevantes sobre o vestibular da UFRGS. Acompanhe a seguir!

Quando é o vestibular da UFRGS?

Para a edição de 2025, as provas acontecem nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro de 2024, sábado e domingo, com início às 14h.

No primeiro dia, são as Provas de Língua Portuguesa, Literatura em Língua Portuguesa, História, Geografia e Matemática. Já no domingo, é a aplicação das Provas de Língua Estrangeira Moderna, Física, Química, Biologia e Redação.

Como são as provas do vestibular da UFRGS?

O vestibular da UFRGS acontece em fase única e avalia os conhecimentos do candidato nas disciplinas do núcleo curricular comum do Ensino Médio. Como descrito no edital são nove provas objetivas e uma prova de redação em Língua Portuguesa.

As provas são presenciais nas cidades de Porto Alegre, Canoas, Gravataí, Novo Hamburgo, Bento Gonçalves e Tramandaí, e acontecem em dois dias:

Dia de provaDisciplinasDuração
Primeiro dia75 questões sendo:
- 15 de Língua Portuguesa;
- 15 de Literatura;
- 15 de História;
- 15 de Geografia;
- 15 de Matemática.
5 horas e 30 minutos
Segundo dia60 questões, sendo:
- 15 de Língua Estrangeira Moderna;
- 15 de Física;
- 15 de Química;
- 15 de Biologia.
E Redação.
5 horas e 30 minutos

Prova de Língua Estrangeira Moderna

No momento da inscrição no vestibular da UFRGS, o candidato deverá optar por fazer uma das cinco provas de Língua Estrangeira Moderna: Alemão, Espanhol, Francês, Inglês ou Italiano.

Nessa prova, há questões de compreensão, vocabulário e gramática.

Prova de Redação

A Prova de Redação compõe a Prova de Língua Portuguesa. Ou seja, 50% da nota é referente às questões de múltipla escolha e 50% à composição dissertativa.

Na redação da UFRGS, é cobrado o gênero dissertativo-argumentativo, no entanto, a banca exige um modelo próprio de redação. Nessa prova, o aluno pode utilizar a primeira pessoa, além de incluir suas experiências pessoais como auxílio para a argumentação.

Para que esteja dentro do limite da Folha de Respostas, o candidato deve escrever um texto entre 30 e 50 linhas, utilizando caneta esferográfica azul ou preta.

Como é a correção da redação da UFRGS?

A Redação é avaliada em duas modalidades:

  • analítica, que compreende aspectos de estrutura, conteúdo e expressão linguística.
  • holística, que avalia o texto na sua totalidade, como uma unidade.

Dois examinadores avaliam o texto e atribuem notas de 0 a 10. Caso tenha distanciamento maior ou igual a 2,5 ponto, um terceiro examinador avalia o texto.

É importante destacar que receberão nota zero os textos que:

  • fugirem ao tema
  • apresentarem tipo textual diferente do solicitado
  • tiverem menos de 30 ou ultrapassarem de 50 linhas.

A nota final da redação será a soma das notas das modalidades analítica e holística, convertida em uma escala entre 0 e 15 (número de questões da prova de Língua Portuguesa).

Temas que já apareceram na prova de redação da UFRGS

Confira quais foram os últimos temas da prova de redação do vestibular da UFRGS:

EdiçãoTema
2024Que História pode e deve ser ensinada?
2023O apagamento das mulheres na história e o direito à memória
2022Mudanças climáticas e diretos humanos
2020A respeito da música brasileira
2019Maturidade
2018Pai da Pátria

Prova de Habilitação Específica

Para ingresso no curso de Música, há Provas de Habilitação Específica, realizadas de forma remota.

No momento da inscrição, o candidato deve escolher entre licenciatura ou bacharelado, e também optar por instrumento, canto, regência, composição ou música popular.

Na edição de 2025, o candidato deve fazer o upload de arquivos e links de vídeo, entre 1º e 4 de outubro no Portal do Candidato.

🎸 O edital, a bibliografia recomendada e o programa da Prova de Habilitação Específica estão disponíveis no site do Instituto de Artes da UFRGS.

Leituras obrigatórias do vestibular da UFRGS de 2025

Entre as obras indicadas para esta edição do vestibular, estão:

ObraAutor(a)
Niketche: uma história de poligamiaPaulina Chiziane
O avesso da peleJeferson Tenório
Mas em que mundo tu viveJosé Falero
Seleção de canções: Cadeira vazia*, Castigo*, Cevando o amargo**, Dona Divergência***, Ela disse-me assim (Vai embora), Esses moços (Pobres moços), Foi assim, Loucura, Maria Rosa*, Migalhas***, Namorados, Nervos de Aço, Nunca, Se acaso você chegasse***, Vingança e (Xote da) Felicidade.

*com Alcides Gonçalves
**com Piratini
***com Felisberto Martins
Lupicínio Rodrigues
A terra dos mil povosKaká Werá
Água FundaRuth Guimarães
Cem anos de solidãoGabriel García Márquez
Um útero é do tamanho de um punhoAngélica Freitas
LisístrataAristófanes
Várias históriasMachado de Assis
A falênciaJúlia Lopes de Almeida
Coral e outros poemasSophia de Mello Breyner Andresen

O que cai no vestibular da UFRGS?

A partir da análise dos exames dos últimos 10 anos, a equipe do Aprova Total identificou quais foram os temas mais frequentes - por disciplina - no vestibular da UFRGS. O mapa de incidência completo está disponível na plataforma, mas reunimos aqui os três temas principais por área:

📰 Para descobrir o que pode cair de cada disciplina, acesse o Manual do candidato ou a publicação especial do blog do Aprova Total sobre os assuntos mais cobrados na prova da UFRGS!

banner

Como se inscrever no vestibular da UFRGS?

As inscrições para a edição de 2025 do vestibular da UFRGS ocorrem exclusivamente pela internet entre os dias 26 de agosto e 23 de setembro de 2024. Para se inscrever, siga o passo a passo:

  • Acesse o site do vestibular (www.ufrgs.br/coperse/concurso-vestibular);
  • Clique em "FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO – VESTIBULAR 2025";
  • Digite o número do CPF no campo informado e clique em "Prosseguir para inscrição";
  • Preencha os dados pessoais, de contato, de cor/raça, se necessita de atendimento especial;
  • Selecione a opção de curso, Língua Estrangeira e se irá concorrer às vagas de políticas afirmativas;
  • Preencha os dados socioeconômicos e clique em "Realizar inscrição";
  • Analise todas as informações e, se estiverem corretas, imprima o boleto para pagamento da taxa de inscrição.

Qual o valor da taxa de inscrição na UFRGS?

O valor da inscrição é de R$ 180 e o boleto pode ser pago em qualquer agência bancária até o dia 24 de setembro. Fique atento ao pagamento, pois a UFRGS não homologará a inscrição provisória caso o pagamento tenha sido agendado, mas não efetivado até a data limite.

Candidatos que obtiveram isenção do pagamento devem realizar a inscrição e informar o número do CPF para que o sistema de inscrição busque automaticamente as informações. É importante conferir o resultado preliminar da isenção para verificar se foi um dos contemplados.

Quem tem direito à isenção?

No vestibular da UFRGS, o período para solicitação de isenção da taxa é anterior à abertura das inscrições para o processo seletivo. Assim, para a edição de 2025, ocorreu entre 15 de julho e 6 de agosto.

De qualquer maneira, a isenção é concedida aos candidatos que:

  • cursaram ou estão cursando - e irão concluir em 2024 - o Ensino Médio (integralmente) em escola pública ou com bolsa integral em escolas privadas;
  • possuem renda familiar por pessoa igual ou inferior a um salário mínimo e meio nacional vigente, equivalente a R$ 2.118,00.

Como é a distribuição das vagas do vestibular da UFRGS?

No vestibular da UFRGS, além da modalidade de ampla concorrência (acesso universal), 50% das vagas são oferecidas por meio do sistema de reserva (o programa de ações afirmativas da instituição).

Para participar da reserva de vagas, é preciso que o candidato tenha feito o Ensino Médio em escolas públicas. As modalidades consideram dois critérios:

  • renda familiar bruta mensal igual ou inferior a 1 salário mínimo nacional per capita (LB):
ModalidadeCandidato
LB_PPIAutodeclarado preto, pardo ou indígena.
LB_QAutodeclarado quilombola.
LB_PCDPessoa com deficiência.
LB_EPEgresso de escola pública.
  • independentemente da renda familiar (LI):
ModalidadeCandidato
LI_PPIAutodeclarado preto, pardo ou indígena.
LI_QAutodeclarado quilombola.
LI_PCDPessoa com deficiência.
LI_EPEgresso de escola pública.
Egressos são aqueles que concluíram o Ensino Médio em escola pública, inclusive por meio da Educação de Jovens e Adultos (EJA), certificação de conclusão pelo Enem ou Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja).

A distribuição de vagas ocorre da seguinte forma:

  • 50% para ampla concorrência;
  • 50% para o Programa de Ações Afirmativas, sendo:
    • 50% para candidatos com renda familiar bruta mensal igual ou inferior a 1 salário mínimo nacional per capita, onde 50% são para LB_PPI, 12,5% para LB_Q, 12,5% para LB_PcD e o restante para LB_EP.
    • 50% independentemente da renda familiar, onde 50% são para LI_PPI; 12,5% para LI_Q, 12,5% para LI_PcD e o restante para LI_EP.

Contudo, a depender do número de vagas, nem sempre a divisão é exata.

Veja o exemplo do curso de Administração (Diurno), com 56 vagas, sendo 28 em cada semestre. Entre as 28 vagas, temos 14 de acesso universal e 14 de políticas afirmativas, sendo estas últimas:
- 4 em LB_PPI;
- 3 em LB_Q, LB_PcD e LB_EP, sendo 1 vaga em cada modalidade.
- 4 em LI_PPI
- 3 em LI_Q, LI_PcD e LI_EP, sendo 1 vaga em cada modalidade.

Quando sai o resultado do vestibular da UFRGS?

De acordo com o edital, a divulgação da Lista dos Classificados do vestibular 2025 da UFRGS acontecerá no dia 16 de dezembro, até às 17h. Na mesma data, ficará disponível o boletim de desempenho de cada candidato.

Como é o cálculo da nota do vestibular da UFRGS?

É usada a seguinte fórmula para calcular o escore padronizado de cada prova, que vale de 0 a 15 pontos:

Fórmula para cálculo do escore padronizado do vestibular da UFRGS. Na equação, EP é igual a abre parenteses EB menos MD fecha parenteses sobre DP. Isso vezes cem mais quinhetos

Onde:

  • EP: escore padronizado da prova
  • EB: escore bruto do candidato na prova
  • MD: média dos escores da prova
  • DP: desvio padrão da prova

Na prova de Língua Estrangeira, o escore padronizado levará em conta os dados do idioma escolhido pelo candidato, e não da prova de Língua Estrangeira como um todo.

Na sequência, será calculado o argumento de concorrência (AC) através da média harmônica ponderada dos escores padronizados das nove provas. Cada prova terá um peso específico de acordo com a tabela de pesos das provas por curso, que pode ser encontrada no Manual do Candidato.

A nota final será calculada a partir dos escores padronizados de cada prova, utilizando a média harmônica ponderada dos escores padronizados obtidos nas nove provas. Veja como é a fórmula:

Fórmula do argumento de concorrência do vestibular da UFRGS

Onde:

  • i: representa uma das nove provas
  • pi: peso da prova em questão a ser calculada
  • EPi: escore padronizado do candidato nessa prova e (somatório) indica que serão somados os termos correspondentes às nove provas

Para fins de classificação, os candidatos serão ordenados pela ordem decrescente do argumento de concorrência.

Critérios de eliminação no vestibular da UFRGS

Serão desclassificados no vestibular da UFRGS, os candidatos que:

  • não acertarem, no mínimo, uma questão em cada uma das nove provas de múltipla escolha;
  • atingirem menos de 30% de acertos no total das questões das nove provas;
  • obtiverem, em qualquer uma das nove provas, escore padronizado igual ou menor do que zero;
  • obtiverem escore inferior a 30% do escore máximo na prova de Redação.

A UFRGS usa a nota do Enem como forma de ingresso?

Sim, é possível ingressar na UFRGS por meio da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Para isso, o candidato deve participar do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) no início do ano.

O número de vagas por curso é divulgado próximo ao início das inscrições. No SiSU 2024, foram cerca de 1.700.

É importante destacar que o vestibular e o Sisu são processos seletivos distintos. Isso significa que o candidato pode participar de ambos, ampliando suas chances de ingresso. No entanto, em caso de aprovação nas duas modalidades, o candidato deverá optar por apenas uma delas.

10 cursos mais concorridos do vestibular da UFRGS

Veja abaixo a lista dos 10 cursos mais concorridos do vestibular da UFRGS em 2024:

CursoCandidato/vaga
Medicina70,59
Psicologia (diurno)27,46
Psicologia (noturno)20,90
Biomedicina18,04
Ciência da Computação16,13
Fisioterapia13,57
Medicina Veterinária10,60
Relações Internacionais10,60
Engenharia de Computação10,48
Ciências Jurídicas e Sociais – Direito (diurno)10,28

Calendário do vestibular 2025 da UFRGS

Confira as principais datas do vestibular 2025 da UFRGS:

  • Prazo de inscrições: 26 de agosto a 23 de setembro (às 23h59min)
  • Pagamento da taxa de inscrição: até 24 de setembro
  • Aplicação das provas de habilitação específicas: 1º a 4 de outubro
  • Divulgação dos locais de prova: 11 de novembro
  • Aplicação das Provas Comuns - Primeiro dia: 30 de novembro
  • Aplicação das Provas Comuns - Segundo dia: 1º de dezembro
  • Publicação do gabarito oficial:
    • Referente ao Primeiro dia de prova: 1º de dezembro
    • Referente ao Segundo dia de prova: 2 de dezembro
  • Divulgação dos resultados: 16 de dezembro

Colaboraram neste post: Lisandra Martins e Érica Travain


TEMAS:

avatar
Gabriel Brito de Souza

Colaborador no Aprova Total e jornalista em formação pela Unesp-Bauru, Gabriel traz um olhar mais próximo de quem está vivenciando a primeira graduação. Com sua linguagem típica da geração Z, aproveita suas vivências como estudante para mostrar a importância da preparação para o Enem e vestibulares.

Ver mais artigos de Gabriel Brito de Souza >

Colaborador no Aprova Total e jornalista em formação pela Unesp-Bauru, Gabriel traz um olhar mais próximo de quem está vivenciando a primeira graduação. Com sua linguagem típica da geração Z, aproveita suas vivências como estudante para mostrar a importância da preparação para o Enem e vestibulares.

Ver mais artigos de Gabriel Brito de Souza >

Compartilhe essa publicação:
Aumente sua nota TRI estudando com provas anteriores do Enem!
Baixe já o aplicativo do

Veja Também

Assine a newsletter do Aprova Total

Você receberá apenas nossos conteúdos. Não enviaremos spam nem comercializaremos os seus dados.