Biologia Ciências da Natureza ENEM

Biologia no Enem 2024: os assuntos que mais caem na prova

Ecologia, fisiologia humana e o que mais? Reunimos os conteúdos que mais apareceram na prova desde 2016

Acessibilidade

A gente sabe que não é fácil essa vida de vestibular, em que você precisa ter na cabeça o conteúdo de várias disciplinas. Mas, relaxa! Nós do Aprova Total fizemos uma análise de incidência dos temas de Biologia que foram mais cobrados no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para ajudar no direcionamento dos seus estudos.

Assim, você vai saber o que é essencial dominar (entre os temas de Biologia que mais caem no Enem) e o que pode ser deixado de lado, caso falte tempo! ✌️

Temas de Biologia que mais caem no Enem

A prova de Biologia no Enem costuma trazer temas de forma contextualizada e, muitas vezes, interdisciplinar. Mas os cinco assuntos que você precisa dominar pra valer, conforme mostra o gráfico, são esses:

  1. Ecologia
  2. Botânica
  3. Bioenergética
  4. Fisiologia
  5. Citologia
Infográfico de temas de maior incidência no Enem em Biologia
Gráfico elaborado pelo Aprova Total com assuntos de Biologia que mais caem no Enem

O assunto que nunca falta nessa prova é, de longe, ecologia, que representa 26,2% do exame. É claro que dentro da ecologia você estuda muitas coisas, mas vamos detalhar isso mais à frente.

O segundo tópico mais cobrado é a botânica, formando 9,2% da prova. Entre os temas dessa área estão fisiologia, anatomia e sistemática vegetal.

Já em terceiro lugar, com 7.7% dos exercícios, temos bioenergética. Aqui, o foco está nos processos de respiração celular e fotossíntese.

Por último, mas não menos importantes, estão fisiologia humana, com 6,9%, abrangendo sistemas digestório, endócrino e imunológico; e a citologia, com 6,2% dos exercícios, principalmente sobre membrana celular, parede celular e organelas. 

👉 Leia também:

Assuntos mais cobrados no Enem: confira a análise atualizada

Vamos entender melhor cada um dos principais temas do gráfico?

1. Ecologia

Se você é vestibulando faixa branca, talvez ainda não saiba, mas ecologia é um assunto que cai todo ano no Enem. E não é uma questãozinha só não, tá? A ecologia estuda as relações dos seres vivos entre si e com o meio em que vivem, ou seja, ela está em quase tudo na Biologia.

No Enem, essa é uma temática que cobra bastante contextualização. Então não adianta só decorar os conceitos, você tem que entender como eles funcionam na prática.

Os temas mais abordados são os impactos da ação humana no ambiente - como poluição, extinção de espécies, e aquecimento global - especialmente nas mudanças climáticas que já estão em evidência.

Mas não só dos desastres se faz a ecologia. São cobrados também tópicos como os ciclos biogeoquímicos, as relações ecológicas entre espécies e a dinâmica populacional.

Sobre os ciclos é importante saber como podem ser impactados, positiva e negativamente, e como eles também impactam outros processos. Já sobre as relações ecológicas você deve entender as nuances de cada tipo de interação. Enquanto na dinâmica, é necessário saber quais mudanças resultam no crescimento de uma população. 

⚠️ Atenção: é mais importante entender como funciona cada relação ecológica do que decorá-las, porque as questões podem pegá-lo de surpresa, principalmente no Enem.

Além disso, as aplicações práticas propostas nas questões, e até na redação, exigem o conhecimento prévio dos conceitos básicos de ecologia. Portanto, acompanhe de forma crítica as notícias da atualidade relacionadas à temática ambiental e desenvolva sua capacidade de interpretação de texto.

Exemplo de questão sobre ecologia

(Enem 2023)  O número de abelhas encontra-se em declínio em várias regiões do mundo, inclusive no Brasil, sendo que vários fatores contribuem para o colapso de suas colmeias. Nos Estados Unidos, bombas de sementes de espécies vegetais nativas têm sido utilizadas para combater o desaparecimento desses insetos. Elas são pequenas bolinhas recheadas com sementes, adubo e argila. Quando são arremessadas e ficam expostas ao sol e à chuva, germinam até mesmo em solo pouco fértil.

DARAYA, V. Disponível em: http://planetasustentavel.abril.com.br. Acesso em: 2 fev. 2015 (Adaptado).​

Esse método contribui para a preservação das abelhas porque:

a) reduz sua predação.
b) reduz o uso de pesticidas.
c) reduz a competição por abrigo.
d) aumenta a oferta de alimento.
e) aumenta os locais de reprodução.

Resposta: [D]
O método aumenta a quantidade de alimento disponível, que é o néctar das flores nativas, mas não reduz predação, nem o uso de pesticidas, apesar de essas ações contribuírem para a preservação. As flores nativas também não são locais de reprodução ou abrigo.

2. Botânica

Alguém surpreso com este assunto entre os temas de Biologia de maior incidência? Calma, já explicamos do que se trata: a botânica vai abordar sobre os organismos vegetais do planeta Terra.

O que mais caiu nos últimos anos foi a fisiologia vegetal, então é interessante se atentar aos processos de nutrição, principais hormônios vegetais e fotoperiodismos.

É importante também ficar expert nas questões sobre anatomia e histologia das plantas, entendendo como elas funcionam nos diferentes grupos vegetais.

Quer ficar craque em botânica? Vamos resolver a questão abaixo:

Exemplo de questão sobre botânica

(Enem 2023)  Barbatimão é o nome popular de uma árvore cuja casca é utilizada para fins medicinais. Essa casca é constituída principalmente de dois tecidos vegetais: periderme e floema. A extração da casca tem levado à morte muitos indivíduos dessa espécie, quando o corte retira um anel completo ao longo da circunferência do tronco. Aqueles que têm parte da casca retirada sem completar essa circunferência podem sobreviver.

A morte desses indivíduos, decorrente da retirada do anel completo da casca, é provocada pela interrupção da:

a) fotossíntese.  
b) transpiração.  
c) troca de gases.
d) formação de brotos. 
e) nutrição das raízes.  

Resposta: [E]
A retirada completa da casca leva à perda do floema, que transporta a seiva elaborada das folhas para as raízes. Sem essa fonte de nutrientes a raíz morre, e posteriormente o caule e a copa também.

3. Bioenergética

É claro que a bioenergética não poderia ficar de fora do top 5 assuntos que mais caem no Enem em Biologia, já que a respiração celular e a fotossíntese são muito importantes!

Sobre esse tema você tem que conhecer as características das organelas envolvidas, como ter DNA próprio, dupla membrana, etc.

O Enem, dificilmente, pede que os estudantes decorem algum tipo de conteúdo, mas que entendam os processos e interpretem na própria questão a relação entre eles (isso se aplica a todas as questões, não apenas às de bioenergética).

As questões de fotossíntese também costumam aparecer bastante, mas o Enem não espera que você se lembre de cada NADPH envolvido, basta ter uma ideia das etapas.

Exemplo de questão sobre bioenergética

(Enem 2023)  Há muito tempo são conhecidas espécies de lesmas-do-mar com uma capacidade ímpar: guardar parte da maquinaria das células das algas que consomem – os cloroplastos – e mantê-los funcionais dentro das suas próprias células, obtendo assim parte do seu alimento. Investigadores portugueses descobriram que essas lesmas-do-mar podem ser mais eficientes nesse processo do que as próprias algas que consomem.

Disponível em: www.cienciahoje.pt. Acesso em: 10 fev. 2015 (Adaptado).​

Essa adaptação confere a esse organismo a capacidade de obter primariamente:

a) ácidos nucleicos.
b) carboidratos.
c) proteínas.
d) vitaminas.
e) lipídios.

Resposta: [B]
Os cloroplastos são organelas que fazem a fotossíntese, fenômeno em que se processa gás carbônico, água e energia luminosa produzindo carboidratos e liberando oxigênio.

4. Fisiologia humana

Em todas as edições do Enem esse é um dos tema mais pedidos! Isso porque as questões de fisiologia humana aparecem relacionadas ao cotidiano, o que dá mais espaço para as abordagens multidisciplinares.

Mas você não precisa decorar toda a anatomia, basta entender os processos. Principalmente, como é o funcionamento dos sistemas digestório, circulatório e endócrino. Veja:

  • Sistema digestivo: fique ligado nas enzimas digestivas, saiba onde são produzidas e como atuam no organismo. Para saber mais, o professor Jubilut leva você a uma viagem ao intestino!

  • Sistema circulatório: entenda o funcionamento da circulação e tenha em mente um panorama básico, será uma ótima estratégia na hora da prova.
  • Sistema endócrino: esteja com os principais hormônios do corpo na ponta da língua. Enquanto sobre o imunológico, entenda como ele se relaciona às doenças mais comuns no Brasil.

👉 Leia também:

Conheça os órgãos e as principais funções do sistema digestório

Dengue nos vestibulares: tudo o que você precisa saber

Exemplo de questão sobre fisiologia humana

(Enem PPL 2021)  Um estudo demonstrou que o bisfenol A, composto usado na fabricação de materiais plásticos, associado a uma longa lista de doenças, impediu a ação das desiodases, enzimas que atuam na transformação do hormônio T4 em T3.

TOLEDO, K. Disponível em: http://agencia.fapesp.br. Acesso em: 13 jun. 2019 (Adaptado).​

Esses hormônios são produzidos na(s) glândula(s):

a) paratireoides.   
b) pancreática.
c) dissulfeto.   
d) tireoide. 
e) adrenal. 

Resposta: [C]
Os hormônios T3 (triiodotironina) e T4 (tetraiodotironina) são produzidos e secretados pela glândula tireóidea.

5. Citologia

Às vezes, confundimos a citologia com um tema sobre o qual já falamos, a bioenergética. Mas aqui você vai estudar sobre os outros componentes das células: organelas, membrana plasmática e parede celular.

No interior das células, a membrana plasmática é responsável pela permeabilidade e, olhando para ela, conseguimos desvendar vários processos bioquímicos e fisiológicos.

Além da membrana plasmática, as plantas possuem ainda a parede celular como revestimento, lembra disso? A osmose, por exemplo, se comporta de maneira diferente na presença dela.

👉 Leia também:

Osmose: o que é e como acontece

As células são essenciais para o estudo de várias matérias, e é dentro delas que aprendemos sobre as estruturas e como cada uma tem suas funções, localização e atuação diferente nos processos celulares.

Exemplo de questão sobre citologia

(Enem 2022)  Antimicrobianos são substâncias naturais ou sintéticas que têm capacidade de matar ou inibir o crescimento de microrganismos. A tabela apresenta uma lista de antimicrobianos hipotéticos, bem como suas ações e efeitos sobre o metabolismo microbiano.

Quadro de questão sobre Citologia em prova de Biologia no Enem

Qual dos antimicrobianos deve ser utilizado para curar uma infecção causada por um fungo sem afetar as bactérias da microbiota normal do organismo?

a) 1.
b) 2.
c) 3.
d) 4.
e) 5.

Resposta: [B]
O medicamento indicado para combater a infecção por fungo deve conter agentes que interferem na formação dos microtúbulos envolvidos na segregação das cromátides durante a divisão celular mitótica. As bactérias que formam a microbiota intestinal não possuem essas estruturas e, portanto, não terão os seus processos multiplicativos comprometidos.


banner

TEMAS:

avatar
Vitória Castro

Bacharel em Biologia, com foco em ecologia, pela UFRJ. É Analista de Conteúdo Pedagógico em Biologia no Aprova Total, está sempre inteirada sobre educação ambiental e de Biologia.

Ver mais artigos de Vitória Castro >

Bacharel em Biologia, com foco em ecologia, pela UFRJ. É Analista de Conteúdo Pedagógico em Biologia no Aprova Total, está sempre inteirada sobre educação ambiental e de Biologia.

Ver mais artigos de Vitória Castro >

Compartilhe essa publicação:

Veja Também

Assine a newsletter do Aprova Total

Você receberá apenas nossos conteúdos. Não enviaremos spam nem comercializaremos os seus dados.