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Dicas essenciais de como fazer uma boa dissertação

Um guia prático para entender a estrutura do texto dissertativo-argumentativo, modelo de redação do Enem e de outros vestibulares

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O texto dissertativo-argumentativo, ou a dissertação, envolve um ponto de vista (ou tese central) e argumentos utilizados para defendê-lo. Nos diferentes vestibulares, existem formas distintas de construir esse gênero textual, mas, independentemente do modelo, o aluno terá que apresentar a sua ideia e sustentar essa opinião

Como o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) está chegando, vamos nos aprofundar na estrutura do texto dissertativo-argumentativo que a prova pede, com dicas para fazer o seu melhor na redação e conquistar uma ótima nota.

O que é um texto dissertativo-argumentativo? Para que serve?

A dissertação sempre terá relação com um tema a ser discutido. Desse modo, o autor apresentará seu ponto de vista sobre o assunto, que deve se apoiar em fundamentos e repertório consolidado.

É importante lembrar que todas as etapas do texto vão partir desse ponto de vista, da introdução até a conclusão. Assim, seu principal objetivo é não apenas informar a respeito de algo, mas promover a reflexão do leitor, estimulando esse indivíduo a pensar criticamente sobre a tese central.

Como começar um texto dissertativo-argumentativo?

Engana-se quem pensa que o primeiro passo para escrever uma dissertação é produzir o texto. Antes de colocar a mão na massa, você deve estabelecer qual caminho pretende seguir. Para isso, existe o projeto de texto, ferramenta que auxilia nesse processo.

No projeto de texto, determinamos o que é mais importante na redação antes de começá-la. Então, o ponto de partida é delimitar a tese, os argumentos e os repertórios para cada etapa. Essa organização é fundamental para não fugir da proposta.

Estrutura padrão de um texto dissertativo-argumentativo

A estrutura padrão de um texto dissertativo-argumentativo é: introdução, desenvolvimento e conclusão

Para entender cada uma dessas partes, utilizaremos como exemplo trechos da redação escrita pela ex-aluna do Aprova Total, Maria Eduarda Graciano, que gabaritou a redação do Enem 2022. O tema da proposta foi: "Os desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil".

Introdução

Na introdução, o candidato deve contextualizar o tema e já apresentar seu ponto de vista. Aqui, é preciso deixar clara a temática abordada e delimitar a tese que será defendida no corpo do texto e retomada em todos os outros parágrafos. 

  • Contextualização: é a apresentação do tema. Ela pode ser feita a partir de uma definição ou apresentação de um repertório.
  • Tese: é o ponto de vista que guiará todo o texto. Isso significa que os argumentos debatidos nos outros parágrafos também servirão para fundamentar esse ponto de vista. Ela pode aparecer de diferentes formas.

Veja o exemplo da redação da Duda Graciano:

Conhecida como "Cidadã", a Constituição Federal de 1988, promulgada durante o processo de redemocratização do Brasil, garante os direitos sociais, políticos e civis de todos os cidadãos brasileiros, incluindo os povos originários. No entanto, apesar da garantia constitucional, na atualidade, tal minoria ainda sofre com a desvalorização e com o preconceito na sociedade, tendo seus direitos negligenciados, em contraste com a Carta Magna.

A aluna inicia o texto apresentando um repertório (Constituição Federal) para contextualizar o tema: ela afirma que a Constituição garante os direitos dos cidadãos, mas que, mesmo assim, os povos originários ainda têm os seus direitos negligenciados. 

Posteriormente, ela introduz a tese:

Tal exclusão tem origem no racismo estrutural e é fomentada pelo desconhecimento populacional. Assim, é preciso estudar maneiras de superar os desafios que impedem a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil.

Veja que, ao expor uma causa (racismo estrutural) e um agravante do problema (desconhecimento populacional), ela não está fazendo a contextualização, mas colocando a sua opinião sobre esse problema. 

A contextualização é uma informação já dada, ou seja, uma exposição das informações. Já a tese contém informações introduzidas pelo autor do texto e que fazem parte do seu ponto de vista.

Desenvolvimento

Enquanto na introdução apresentamos os pontos a discutir, no desenvolvimento eles são destrinchados. 

Agora, é o momento retomar o que foi pontuado na tese. Lembre-se: tudo o que está nela deve ser desenvolvido na dissertação. Caso isso não seja feito, há uma falha grave no projeto de texto. 

No desenvolvimento, você deve buscar estratégias para desenvolver a tese a utilizando argumentos e repertórios.

  • Argumentos: são elementos que fundamentam um ponto de vista. Desse modo, não basta apresentar uma opinião, é imprescindível desenvolvê-la e justificá-la. 
  • Repertórios: são informações de terceiros que ajudam a fortalecer esse ponto de vista, a exemplo das citações de autores reconhecidos e fatos históricos. Em alguns modelos (como no Enem), é possível trazer outros tipos de repertórios, como filmes, músicas e séries, que também fortalecem a argumentação.

Veja, mais uma vez na redação da Duda, como ficou a argumentação:

Em primeiro plano, cabe relacionar tal adversidade ao racismo estrutural presente no país desde a colonização. Esse racismo foi sustentado e estruturado por teorias etnocêntricas advindas dos países colonizadores, as quais sustentavam a superioridade branca e a necessidade de catequizar os nativos - que eram considerados inferiores. Paralelamente, tais teorias eurocêntricas foram responsáveis por estruturar o racismo, marginalizar as etnias e destruir o acervo cultural étnico do país, trazendo consequências até a atualidade, visto que tais minorias ainda estão em situação de exclusão e desvalorização. Logo, visto as consequências do etnocentrismo para a sociedade contemporânea, é preciso incentivar a valorização das comunidades originárias.

Ademais, outro desafio para a efetivação da valorização é o desconhecimento populacional, já que a própria sociedade brasileira não conhece a diversidade étnica brasileira e a identidade multiétnica do Brasil. Nesse sentido, essa ignorância - originada pela educação também etnocêntrica - impede tal valorização e auxilia na disseminação de preconceitos. Nesse raciocínio, vale citar a série "Anne with an e", já que, na obra, uma comunidade indígena sofre preconceito por parte da população devido tal ignorância. Fora da ficção, a realidade não é diferente, visto que o preconceito é vigente na sociedade brasileira. Dessa forma, é necessário educar a população, a fim de acabar com o preconceito.

Veja que a aluna se aprofunda nos dois pontos da tese no desenvolvimento. No primeiro parágrafo, ela fala sobre o racismo estrutural e, no segundo, sobre o desconhecimento populacional. 

No primeiro parágrafo, ela traz como repertório um fato histórico, isto é, a colonização. Como argumento, diz que a colonização causou a inferiorização desses povos e que isso trouxe como consequência a exclusão e a desvalorização dessas pessoas.

Já no segundo parágrafo, ela cita como repertório a série “Anne with an e”, que ilustra na ficção esse desconhecimento populacional citado na tese. Na argumentação, afirma que a população não conhece a diversidade étnica e que isso implica o preconceito. 

Conclusão

A conclusão é o momento de sintetizar e retomar todas as informações . O modelo Enem exige uma proposta de intervenção, mas isso não acontece em todos os vestibulares. Ainda assim, o ponto principal da conclusão é retomar as informações que estão na tese. 

No modelo Enem, devemos apresentar propostas de intervenção para os todos os problemas introduzidos. Em outros casos, o aluno pode elaborar uma síntese do que apareceu em todo o texto. 

Vamos observar a conclusão da Duda:

Fica evidente, portanto, a necessidade de incluir e valorizar tais povos, a partir do combate às teorias etnocêntricas e ao preconceito. Com isso, o Ministério da Educação e da Cultura - principal promotor da educação no país - deve, com auxílio das mídias, criar campanhas publicitárias educativas com intuito de educar a população brasileira sobre o assunto. Tais campanhas devem contar com a perspectiva dessas minorias, a fim de incluí-las na sociedade. Além disso, o mesmo órgão deve criar projetos nas escolas e universidades, com participação dessas comunidades, a fim de conscientizar também jovens e crianças sobre o assunto. Somente com tais medidas, a Constituição Federal será obedecida, com os direitos de todos os brasileiros garantidos.

Veja que essa conclusão retoma as duas partes da tese. Primeiramente, ela afirma que é necessário combater as teorias etnocêntricas, o que retoma a questão do racismo estrutural. Logo depois, fala sobre o preconceito, o que volta ao desconhecimento da população

Dicas fundamentais para produzir uma boa dissertação

Viu só como se preocupar com a estrutura do seu texto dissertativo-argumentativo faz toda a diferença? Confira dicas fundamentais para aumentar as chances de uma redação nota 1000.

  • Faça um projeto de texto: como você já viu, esse é um passo importante. A partir do projeto de texto, o autor consegue trabalhar bem as informações e não deixar nenhuma ponta solta;
  • Estude o modelo exigido pelo vestibular que irá prestar: por mais que duas bancas diferentes cobrem o mesmo gênero textual, é preciso estar atento aos critérios de avaliação e às exigências da prova. Fique de olho no edital.
  • Estude repertórios por eixo temático: ficar decorando repertórios nunca é uma boa estratégia. Opte por selecionar alguns de acordo com o eixo temático. Comece fazendo uma lista dos principais (tecnologia, saúde, educação, cidadania, cultura, meio ambiente) e, sempre que se encontrar algum tipo de repertório que encaixe bem à discussão, inclua ali.
  • Defina a sua tese e não se esqueça de retomá-la nos outros parágrafos do texto: tenha clara a sua tese logo na introdução para não se perder ao longo da dissertação. Leia os parágrafos de desenvolvimento para assegurar que tratou dos elementos da tese e amarrou bem a argumentação.
  • Traga argumentos bem fundamentados no desenvolvimento: simplesmente apresentar uma opinião não é o suficiente no texto dissertativo. Para consolidar os argumentos, procure responder às perguntas: por que isso acontece? Como isso acontece? Quais as consequências disso?
  • Faça um rascunho: essa etapa é importante para identificar os principais erros antes de passar a limpo a versão final.
  • Pratique toda semana: tenha sempre em mente que a escrita depende de estudo e prática. Treinando é possível identificar os erros e descobrir como consertar.
  • Conte com a nossa correção especializada: nossa plataforma possui uma equipe de corretores especializados nos cinco principais vestibulares do Brasil (Enem, Fuvest, Unicamp, Unesp e UFPR). Então, não deixe de enviar o seu texto para a correção e considerar o feedback para aperfeiçoar cada vez mais a sua redação.

Exemplo de texto dissertativo-argumentativo

Se você chegou até aqui, é porque teve contato com todos os passos para produzir uma boa dissertação.

Por fim, além do exemplo da Maria Eduarda, tivemos outra aluna do Aprova nota 1000 na redação do Enem 2022. Leia o texto da Juliana Moreau, também sobre o tema: "Os desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil"

Redação nota 1000 no Enem 2022

Declarado patrimônio imaterial brasileiro, o ofício das quebradeiras de coco é exemplo da preservação de conhecimentos populares que marcam a cultura, a economia e as relações interpessoais dos povos envolvidos. Similarmente, muitos outros grupos tradicionais possuem saberes de extrema importância e, no entanto, não recebem o respeito merecido, o que cria uma urgente necessidade de promover a valorização dessas comunidades. Nesse contexto, é válido analisar como a negligência estatal e a existência de uma visão capitalizada da natureza representam desafios para a resolução de tal problemática.

Diante desse cenário, nota-se a inoperância governamental como fator agravante do descaso em relação às culturas tradicionais. Para a pensadora contemporânea Djamila Ribeiro, é preciso tirar as situações da invisibilidade para que soluções sejam encontradas, perspectiva que demonstra a falha cometida pelo Estado, uma vez que existe uma forte carência de conscientização popular sobre o assunto - causada pelo baixo estímulo governamental a essas discussões, tanto nas salas de aula quanto no âmbito político. Nesse sentido, fica evidente que, por não dar notoriedade à luta desses povos, o governo permite o esquecimento e a minimização de seus costumes, o que gera não somente a massiva perda cultural de um legado cultivado por gerações, mas também o prejuízo da desestruturação econômica.

Ademais, percebe-se a influência de uma ideologia que mercantiliza o ambiente na manutenção de tal entrave. "Para a ganância, toda natureza é insuficiente" - a frase, do filósofo Sêneca, critica uma concepção recorrente na atual conjuntura brasileira, segundo a qual o meio ambiente é visto como um objeto para o lucro humano. Logicamente, tal visão mercadológica se choca com o modo de vida experienciado pelos povos tradicionais, que vivenciam um relacionamento respeitoso e recíproco com o ecossistema, fazendo uso de seus recursos sem fins exploratórios. Por conseguinte, as comunidades que vivem dessa intimidade com a natureza são altamente reprimidas pelas classes que se beneficiam do uso capitalizado e desigual do meio natural, como grandes empresas pecuaristas, que lucram da concentração de terras e do monopólio comercial, o que exclui - ainda mais - a população originária e resulta no declínio de sua cultura.

Portanto, cabe ao Estado - em sua função de promotor do bem-estar social - estabelecer uma ampla fiscalização do uso comercial do meio ambiente em áreas com maior volume de povos tradicionais, mediante a criação de mais delegacias especializadas no setor ambiental, a fim de garantir a preservação do estilo de vida desses indivíduos. Outrossim, é dever do Governo Federal organizar uma campanha de valorização de tais grupos, por meio da divulgação de informativos em redes sociais e da realização de palestras em escolas, de modo a enfatizar a contribuição socioambiental desses cidadãos, para, assim, conscientizar a população e possibilitar a exaltação das culturas tradicionais brasileiras.

Resumo: texto dissertativo-argumentativo

Para garantir que você não deixou passar nenhuma informação sobre esse gênero textual, veja um resumo:

  • o texto dissertativo-argumentativo, ou a dissertação, envolve um ponto de vista (ou tese central) e os argumentos utilizados para defendê-lo;
  • todas as etapas do texto vão partir desse ponto de vista, da introdução até a conclusão;
  • os principais objetivos da dissertação envolvem informar a respeito de algo e promover a reflexão do leitor;
  • a estrutura padrão de um texto dissertativo-argumentativo é introdução, desenvolvimento e conclusão.
  • o projeto de texto é uma ferramenta que auxilia na construção da redação;
  • entre as dicas fundamentais pra redigir uma boa dissertação estão conhecer o modelo exigido pelo vestibular, estudar repertórios por eixo temático e praticar muito.

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Caroline Coltrin

Analista pedagógica de redação no Aprova Total. Graduada (Unicamp) e mestranda (UFSC) em Linguística. Possui experiência com o ensino de gramática e com os modelos de correção do Enem e de outros vestibulares.

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Analista pedagógica de redação no Aprova Total. Graduada (Unicamp) e mestranda (UFSC) em Linguística. Possui experiência com o ensino de gramática e com os modelos de correção do Enem e de outros vestibulares.

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