Linguagens Literatura

Temas de Literatura que estão no radar para o Enem 2023

Será que você está estudando de maneira eficiente? Confira quais assuntos da disciplina precisam aparecer nas suas revisões - a começar pela Literatura Contemporânea

Acessibilidade

Vamos dar continuidade à análise dos conteúdos de Linguagens que se destacam no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)? Começamos com temas de Português, e agora seguimos com os assuntos de Literatura que mais caem no Enem.

Assuntos de Literatura que mais caem no Enem

A equipe de professores do Aprova Total analisou as provas do Enem dos últimos 7 anos (de 2016 a 2022) para descobrir quais assuntos de Literatura tendem a aparecer no exame e, por isso, devem estar no seu radar para 2023. Como resultado, temos o gráfico abaixo:

Gráfico com assuntos de Literatura que mais caem no Enem
Imagem: Reprodução/Aprova Total

Os aprovers conseguem acessar um relatório exclusivo com todas as disciplinas, mas, se você não é aluno, pode ver uma versão resumida dessas informações.

Conforme mostra a imagem, a Literatura Contemporânea é o assunto que mais cai na prova do Enem, com 36,4% de incidência; depois, aparece o Modernismo, que envolve as três gerações modernistas e tem 23,6% de presença no exame.

Em terceiro lugar, estão música brasileira, interpretação de poemas e texto em prosa (conto) integrados no ENEM, com 27,3%; no quarto lugar ficaram as escolas literárias, com 8,2%; por fim, com menor incidência aparece o tema introdução à Literatura, que tem 4,5%.

Chegou a hora de detalhar cada um desses top 5✍

1. Literatura Contemporânea

A Literatura Contemporânea compreende o período do final do Modernismo até os dias atuais. Autores como Luis Fernando Verissimo e Ferreira Gullar são os grandes nomes da contemporaneidade. No Enem, Verissimo marca presença com crônicas, enquanto Gullar traz à tona a poesia social.

Outro destaque nesse contexto é o movimento Tropicália, que envolveu também outras formas de arte, como cinema, teatro e poesia. Na música, os destaques eram Caetano Veloso, Gilberto Gil, Tom Zé, Gal Costa entre outros.

2. Modernismo

O Modernismo no Brasil foi um movimento artístico, cultural e literário caracterizado pela liberdade estética, pelo nacionalismo e pela crítica social. 

No Enem, as três gerações marcam presença:

Segunda geração modernista (geração de 30)

A segunda geração é voltada para uma literatura mais crítica. Graciliano Ramos, Carlos Drummond de Andrade e Cecília Meireles são os nomes que se destacam.

Terceira geração modernista (geração de 45)

A terceira geração é caracterizada por uma literatura mais equilibrada e que resgata os padrões formais parnasianos e simbolistas. Os autores da vez são Clarice Lispector e Lygia Fagundes Telles e Guimarães Rosa.

Primeira geração modernista (heroica)

A primeira geração é mais radical, pois visava quebrar padrões estéticos vigentes. Oswald de Andrade, Manuel Bandeira e Mário de Andrade são os principais nomes da fase heroica.

3. Música brasileira, interpretação de poemas e texto em prosa (conto)

A presença do módulo Enem como top 5 retrata música brasileira, interpretação de poemas e texto em prosa (conto).

Na música, os nomes mais importantes do Tropicalismo (Caetano Veloso, Gilberto Gil, Tom Zé e Gal Costa) se destacam.

Agora, quando se trata de interpretar poemas (e até mesmo o texto em prosa), a subjetividade não facilita nem um pouco na hora de responder as questões, não é? Por isso, trouxemos algumas dicas para ajudar você quando esse monstrinho aparecer:

Dicas de como interpretar
1. Leia mais de uma vez os textos poéticos;
2. Tenha conhecimento das escolas literárias e dos autores(as);
3. Observe as figuras de linguagem;
4. Seja imparcial, sua opinião não pode interferir na interpretação.

Como melhorar a minha interpretação?
1. Entenda os títulos;
2. Exercite a leitura de vários gêneros;
3. Leia mais de uma vez e anote o que entendeu;
4. Compare e elimine as alternativas absurdas;
5. Fique atento(a) aos detalhes: entrelinhas.

4. Escolas literárias

Entre as escolas literárias, se destaca o Realismo, visto que, o grande escritor Machado de Assis faz parte deste período e é muito comum (e frequente) que o autor marque presença nas edições do Enem.

Por isso, separamos aqui algumas das principais características do "machadinho":

Características machadianas
1. Objetividade na escrita;
2. Ceticismo e pessimismo;
3. Ironia e humor;
4. Sondagem psicológica;
5. Metalinguagem;
6. Intertextualidades;

5. Introdução à Literatura

Na Literatura, a presença de figuras de linguagem é mais sutil do que nas questões de Português, ainda assim, elas aparecem, viu? Uma dica: cuidado para não se deixar levar por opiniões pessoas e se esquecer de que importante mesmo é o que texto ou o autor estão representando.

Entre os gêneros de maior incidência neste tópico, está o dramático, ou teatral - são aqueles textos literários escritos com o intuito de serem dramatizados.

Quer saber mais sobre esse e outros conteúdos, além de ter acesso às melhores videoaulas para se preparar para os vestibulares e Enem? A plataforma Aprova Total tem tudo isso e muito mais!

banner da plataforma Aprova Total

TEMAS:

avatar
Isabela Bertolette Braga

Analista pedagógica de Linguagens no Aprova Total. Graduanda em Letras - Espanhol (bacharelado) pela UFSC e Letras - Português e Inglês (licenciatura) pela UNOPAR.

Ver mais artigos de Isabela Bertolette Braga >

Analista pedagógica de Linguagens no Aprova Total. Graduanda em Letras - Espanhol (bacharelado) pela UFSC e Letras - Português e Inglês (licenciatura) pela UNOPAR.

Ver mais artigos de Isabela Bertolette Braga >

Compartilhe essa publicação:

Veja Também

Assine a newsletter do Aprova Total

Você receberá apenas nossos conteúdos. Não enviaremos spam nem comercializaremos os seus dados.