Descubra como é a faculdade de Psicologia e as áreas de atuação do profissional
Com o aumento do interesse e da conscientização das pessoas sobre a importância dos cuidados com a saúde mental, o curso de Psicologia desponta como um dos mais procurados pelos vestibulandos. Venha descobrir mais sobre essa graduação e carreira!
Acessibilidade
A graduação em Psicologia vem conquistando o coração e a mente dos vestibulandos! O curso é um dos mais buscados no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do Ministério da Educação (MEC) e o quarto mais concorrido na Universidade de São Paulo (USP) em 2024 -- com 62,6 candidatos por vaga, atrás apenas de Medicina.
De 2010 a 2021, o número de matrículas subiu de 136,4 mil para quase 290 mil, um crescimento de 112,4%, segundo o Censo da Educação Superior do MEC.
O aumento do interesse e da conscientização das pessoas sobre a importância dos cuidados com a saúde mental já era um fator que favorecia a busca pelos profissionais e, consequentemente, pelo curso nos últimos anos, e isso ganhou ainda mais força durante e após a pandemia da Covid-19.
Além desse fator, também explicam o grande interesse pelo curso de Psicologia:
- mais possibilidades de atuação e carreiras para profissionais de Psicologia, que antes se restringiam a atendimento em clínica;
- a importância do suporte da Psicologia para lidar com questões sociais, como racismo, machismo, LBGTQIA+, entre outras.
Neste post, vamos mostrar o perfil dos estudantes de Psicologia, como é o curso de graduação e as áreas de atuação profissional. Vem com a gente e descubra tudo sobre a carreira nessa área!
NAVEGUE PELOS CONTEÚDOS
O que você precisa saber sobre o curso de Psicologia
Considerada uma das profissões mais importantes e valorizadas da atualidade, a Psicologia é uma área do conhecimento que estuda o comportamento humano e os processos mentais para ajudar as pessoas a se conhecerem e viverem melhor.
O curso é estruturado para que os alunos tenham contato desde o início com as teorias mais importantes da área, aliadas às aulas práticas, a fim de formar profissionais capazes de atuar em diversas áreas, como clínica, organizacional (empresas), escolar, hospitalar, social e esportiva, entre outras.
Dicas e sugestões para quem pensa em cursar Psicologia
Nesta seção, mostraremos um pouco sobre as características dos estudantes que cursam Psicologia.
Como são, em geral, os alunos do curso de Psicologia?
Geralmente, os alunos que fazem Psicologia possuem algumas características em comum, como:
- Interesse na mente humana, principalmente as manifestações de comportamento;
- Sensibilidade para identificar emoções;
- Capacidade de observação e análise.
Como saber se tenho o perfil para ser psicólogo?
Além das carecterísticas acima, considere também:
- Gosto por ajudar as pessoas, entendê-las melhor e lidar com suas questões emocionais;
- Interesse pela saúde e pelo cuidado das pessoas;
- Capacidade de comunicação, pois o profissional precisa saber expressar seus pontos de vista e compreender o que as pessoas dizem;
- Liderança e tomada de decisões, especialmente para atuar na área de recursos humanos em empresas e organizações.
👉 Leia também: 6 passos para escolher o curso que mais combina com você
Como é a graduação de Psicologia na prática
Por se tratar de uma área que estuda o comportamento e as questões que perpassam a vida das pessoas, o curso de Psicologia precisa abranger tanto conteúdos de ciências biológicas como de ciências humanas.
As disciplinas podem estar organizadas por diferentes áreas e departamentos, como psicologia clínica; social e do trabalho; experimental; e da aprendizagem e desenvolvimento.
Matérias e disciplinas do curso de Psicologia
Entre as disciplinas básicas estão:
- Antropologia e sociedade;
- Ética;
- Filosofia;
- História da Psicologia;
- Metodologia de Pesquisa;
- Neurologia;
- Psicologia Sócio-Histórica.
Já as disciplinas específicas ou optativas podem variar de acordo com a instituição. Alguns exemplos são:
- Abordagem Sistêmica das Organizações, voltada para o estudo do ser humano em grupos;
- Neuroanatomofisiologia, que estuda funções biológicas que afetam o comportamento;
- Psicologia do desenvolvimento humano, Psicologia social e Psicologia da comunicação, que analisam comportamentos humanos em determinados aspectos;
- Psicologia experimental, Teoria psicanalítica, Gestalt-terapia e Terapia cognitivo-comportamental, que são algumas das principais vertentes de análise.
Outras atividades que integram o curso
A graduação em Psicologia geralmente conta com diversas atividades que integram o curso, que podem variar de acordo com a instituição. Entre as atividades mais comuns estão:
- Estágio, em que se coloca em prática todo o aprendizado, com orientação e supervisão de um profissional formado;
- Monitoria, que pode ser uma extensão dentro da faculdade;
- Cursos extracurriculares, para aprofundamento em determinados temas;
- Simpósios, palestras, seminários e encontros acadêmicos.
Psicologia tem TCC?
Sim. O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é obrigatório para a formação em Psicologia. Ele deve ser elaborado pelo estudante em seu último período da graduação e apresentado a uma banca de professores.
É preciso fazer estágio para se formar em Psicologia?
Sim, o estágio é obrigatório para que a estudante possa concluir a graduação em Psicologia. A carga horária mínima é de 200 horas, mas isso depende de cada instituição.
O que um bom curso de Psicologia deve ter?
Os melhores cursos oferecem uma formação ampla que permite a atuação nas diversas áreas da Psicologia (clínica, organizacional, escolar etc).
Para isso é necessário uma grande curricular que combine os fundamentos teóricos, históricos e metodológicos da profissão e os procedimentos para a investigação científica e a prática profissional, articulando teoria e prática.
Outros pontos importantes para um curso de excelência são:
- Clínica-escola para estágios superviosinados, que podem ocorrer dentro da própria faculdade - no atendimento a pessoas da comunidade, por exemplo;
- Infraestrutura de qualidade, como laboratórios para avaliações psicológicas, biblioteca e salas de aula bem equipadas;
- Professores com experiência em suas áreas, especialização e/ou mestrado e doutorado;
- Parcerias com empresas e instituições para estágios e eventos acadêmicos, científicos e profissionais.
👉 Leia também: Ranking elege as 10 melhores universidades brasileiras
Como é o mercado de trabalho na área de Psicologia?
A maior demanda por profissionais que saibam atuar com questões de saúde mental têm aberto e diversificado o mercado de trabalho para o psicólogo.
Além do atendimento a pacientes em consultórios e clínicas, o profissional pode trabalhar com educação (psicologia escolar), saúde, assistência social, recursos humanos, pesquisas e marketing, entre outras opções.
Mas para atuar profissionalmente, o primeiro passo após obter o diploma é ter inscrição ativa no Conselho Regional de Psicologia (CRP), órgão que regulamenta o exercício da profissão.
Quais as principais áreas de atuação do psicólogo?
Além das áreas clínica, organizacional e escolar -- que são também os setores mais aquecidos (veja descritivo abaixo) -- o Conselho Federal de Psicologia reconhece outras áreas de atuação do psicólogo. Entre elas estão:
- Psicologia esportiva: investiga e analisa os efeitos dos aspectos psíquicos antes, durante e após a prática ou competição esportiva, buscando preparar os atletas, potencializar o seu desempenho e promover a harmonia entre os membros de um time ou equipe;
- Psicologia da saúde ou hospitalar: acolhimento e atendimento a pacientes e familiares que estejam sofrimento psíquico decorrente de patologias, internações e tratamentos;
- Psicologia jurídica: usa os conhecimentos da Psicologia para entendimento, elucidação e mediação de assuntos no âmbito do Direito. Por exemplo, reabilitação de pessoas em situação prisional e assistência e orientação a vítimas;
- Psicologia social: estuda o comportamento de indivíduos no que ele é influenciado socialmente, por exemplo, na condução de pesquisas sobre a saúde mental da população;
- Psicologia de tráfego: cuida de questões relacionadas ao trânsito, como ações socioeducativas e realização de avaliações em condutores e futuros motoristas;
- Neuropsicologia: estudo da relação entre as funções do sistema nervoso e o comportamento humano;
- Psicopedagogia: atua na investigação e intervenção nos processos de aprendizagem de habilidades e conteúdos escolares e acadêmicos;
- Psicomotricidade: atua nas áreas de educação, reeducação e terapia psicomotora, utilizando-se de recursos psicomotores (movimento) para o desenvolvimento, prevenção e reabilitação do ser humano.
Setores mais aquecidos em Psicologia
Entre os setores da área de Psicologia mais aquecidos, destacamos:
- Psicologia clínica, com foco em profissionais especializados em questões sociais e transtornos específicos;
- Psicologia organizacional e do trabalho, com atuação em empresas e organizações para desenvolver o clima organizacional e a produtividade dos colaboradores;
- Psicologia escolar ou educacional, para promover a saúde mental e emocional no ambiente escolar e favorecer a aprendizagem.
Por que a área de Psicologia é muito buscada?
A área de Psicologia tem sido muito buscada devido à versatilidade que ela ganhou nos últimos anos, já que a pessoa pode atuar em diversos setores, além da área clínica, como escolas, empresas, instituições esportivas, hospitais e unidades de saúde, órgãos públicos e ONGs, entre outros.
Além disso, como a questão da saúde mental ganhou força nos últimos anos, intensificando-se durante e depois da pandemia de Covid-19, a alta procura pelo curso de Psicologia também atende a uma demanda do mercado, que ainda carece de profissionais especializados.
Quais as principais mudanças na área de Psicologia?
Além da procura por psicólogos ter aumentado na pandemia, devido ao crescimento no número de pessoas com ansiedade e síndrome do pânico, entre outras questões, os profissionais de Psicologia também precisaram se adaptar ao isolamento social e passaram a atender de forma remota.
Isso permitiu não somente que pudessem continuar a trabalhar, como ofereceu mais uma forma de comunicação, sendo que muitos mantiveram o atendimento online.
Quanto ganha um psicólogo?
A média salarial nacional de um profissional de Psicologia é de R$ 3.213 mensais, segundo o site Glassdoor. Esse valor pode variar de acordo com a área de atuação, região de trabalho e tempo de carreira. Um psicólogo autônomo, que atende em consultório particular, pode ganhar de R$ 2 mil até R$ 30 mil mensais.
Já o valor por consulta psicológica pode variar de R$ 199,55 a R$ 342,11, segundo a tabela de referência nacional de honorários dos psicólogos do Conselho Federal de Psicologia.
Tire as suas principais dúvidas sobre o curso de Psicologia
Aqui, você confere as respostas para as dúvidas mais comuns dos estudantes sobre o curso de Psicologia. Veja quais são elas:
Qual a duração do curso de Psicologia?
De acordo com as diretrizes curriculares estabelecidas pelo MEC, o curso de Psicologia deve ter uma duração mínima de cinco anos.
Qual a titulação do curso de Psicologia?
A titulação mais comum do curso de Psicologia é o bacharelado, que permite ao graduado atuar em todas as áreas do mercado de trabalho.
Porém, é possível obter também a licenciatura em Psicologia. Com ela, o psicólogo pode atuar na construção de políticas públicas de educação, na educação básica, em cursos profissionalizantes e técnicos e na educação continuada.
Também é possível trabalhar com a educação informal em abrigos, centros socioeducativos, instituições comunitárias e formar educadores para projetos sociais.
Quais instituições oferecem o curso de Psicologia
O curso de Psicologia é oferecido por cerca de 1.300 instituições de ensino superior em todo o Brasil, entre públicas e privadas. A lista completa pode ser acessada no Cadastro Nacional de Cursos e Instituições de Educação Superior do Ministério da Educação (MEC): https://emec.mec.gov.br/
O caminho é a aba "consulta avançada" e buscar por "curso de graduação". No campo "curso", digite o nome do curso e em "situação", coloque "em atividade". Você também pode selecionar outros filtros, como modalidade ou UF. Por fim, digite o código de verificação e clique em "pesquisar".
Qual o valor do curso de Psicologia nas universidades privadas?
O valor médio da mensalidade do curso de Psicologia é de R$ 1 mil nas instituições brasileiras.
Esse valor, no entanto, pode variar de acordo com a região e a instituição de ensino. Na Universidade Paulista (Unip), por exemplo, o valor da mensalidade é R$ 620. No Centro Universitário São Camilo é R$ 1.830 e, na Universidade Presbiteriana Mackenzie, R$ 2.578.
Qual a nota de corte do Enem para o curso de Psicologia?
A nota de corte do Enem para ingresso no curso de Psicologia via Sistema de Seleção Unificada (Sisu) pode variar de acordo com a universidade e o ano ou edição do processo seletivo. As notas de corte no Sisu também oscilam conforme a concorrência e desempenho dos candidatos.
Confira as maiores notas de corte na categoria de ampla concorrência do SiSU 2024:
Instituição | UF | Nota de corte |
---|---|---|
UFAM - Universidade Federal do Amazonas | AM | 861,99 |
UNIFESSPA- Universidade Federal do Sudoeste e Sul do Pará | PA | 847,85 |
UFBA - Universidade Federal da Bahia | BA | 846,72 |
UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte | RN | 801,32 |
UFMT - Universidade Federal do Mato Grosso | MT | 792,76 |
E veja também as menores notas de corte na categoria de ampla concorrência do SiSU 2024:
Instituição | UF | Nota de corte |
UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia | BA | 695,44 |
Unicentro - Universidade Estadual do Centro Oeste | PR | 684,95 |
UFT - Universidade Federal do Tocantins | TO | 684,35 |
UFRR - Universidade Federal de Roraima | RR | 678,54 |
UFDPar - Universidade Federal do Delta do Parnaíba | PI | 674,35 |
Como é a concorrência para o curso de Psicologia nos vestibulares?
A concorrência para o curso de Psicologia, ou seja, o número de candidatos que disputam cada vaga varia de acordo com a instituição de ensino, o tipo de vaga (ampla concorrência ou ação afirmativa) e o ano ou edição do processo seletivo.
Confira a concorrência (geral) de alguns vestibulares nas edições para o ingresso no ano de 2024
Instituição | UF | Candidato/Vaga |
---|---|---|
USP - Universidade de São Paulo (São Paulo) | SP | 62,6 |
Unesp - Universidade Estadual Paulista (Bauru) | SP | 50,2 |
UEL - Universidade Estadual de Londrina | PR | 29,7 |
Como passar no Enem e vestibulares no curso de Psicologia?
Para ter um bom desempenho e conquistar sua vaga no curso de Psicologia, além de realizar uma ótima preparação, é fundamental que você se atente a pontos importantes, como o edital das provas.
Isso porque as matérias com maior peso ou provas específicas variam entre os processos seletivos. Por exemplo:
- Na segunda fase da Fuvest, candidatos às vagas de Psicologia fazem as provas específicas de Biologia, História e Matemática;
- No Sisu, em algumas insituições, como a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a redação e a prova de Ciências Humanas têm peso 2,5; Ciências da Natureza e Ciências Humanas, 2; e Matemática, 1, na elaboração da nota final.
Quer se preparar para entrar no curso de Psicologia? O Aprova Total tem tudo o que você precisa para alcançar esse objetivo!
👉 Leia também:
Confira o calendário dos principais vestibulares
Conclusão
Os profissionais de Psicologia têm sido cada vez mais requisitados, e não apenas para prestar atendimento clínico. Empresas e instituições públicas e privadas têm procurado psicólogos que possam oferecer atendimento e suporte vinculado ao bem-estar emocional e ajudar a lidar com as demandas do mundo contemporâneo.
Dessa forma, é importante que, caso a Psicologia seja a sua escolha, você procure ter uma formação sólida e de qualidade, já que os bons profissionais vão se destacar no mercado, seja atuando de forma autônoma, seja dentro de instituições públicas ou privadas.
Agora que você tirou suas dúvidas sobre o curso de Psicologia, é hora de dar o próximo passo em sua jornada acadêmica. Conheça a plataforma do Aprova Total e garanta a sua aprovação!