Ciências Humanas Geografia

Geopolítica é o assunto top 1 de Geografia no Enem; saiba mais

Esta é a área da Geografia que estuda os acontecimentos da atualidade e suas relações históricas e políticas. Continue lendo para entender melhor

Acessibilidade

A geopolítica é a área da Geografia que estuda os acontecimentos da atualidade e suas relações históricas e políticas. Ou seja, o grande objetivo da geopolítica é compreender as relações de poder entre Estados e territórios, a fim de interpretar a realidade global. No Enem, a geopolítica é simplesmente o assunto top 1 da prova - e de outros vestibulares tradicionais como a Universidade Estadual Paulista (Unesp) e a Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj)!

Ela também está entre os top 5 assuntos de Geografia em outros processos seletivos, como Fuvest, Universidade Federal do Paraná (UFPR) e Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Ou seja, a geopolítica reúne um compilado de conteúdos que precisam entrar na lista de estudos de qualquer vestibulando.

Nas provas, a geopolítica aparece contextualizada com a atualidade, exigindo do estudante uma análise precisa do que acontece no mundo. Guerras, conflitos geopolíticos, globalização e até mesmo geografia econômica, como as relações comerciais e suas influências, englobam essa área. 

Dada a sua importância, preparamos um resumo de geopolítica, com as principais subáreas presentes no Enem e nos vestibulares em geral, e as discussões que podem cair nas provas.

Geopolítica no Enem: globalização

Esta subárea da geopolítica é a que mais aparece nas provas do Enem e na maioria dos vestibulares do país. Por isso, é necessário compreender todos os aspectos desse processo, incluindo suas causas, características e consequências, tanto positivas quanto negativas.   

Mas, afinal, o que é globalização? O fenômeno emergiu a partir das novas técnicas de comunicação e de informática que surgiram no século 20, e consiste na intensificação e integração dos fluxos comerciais globais.

Exemplo de questão sobre globalização

(Enem 2016) Dados recentes mostram que muitos são os países periféricos que dependem dos recursos enviados pelos imigrantes que estão nos países centrais. Grande parte dos países da América Latina, por exemplo, depende hoje das remessas de seus imigrantes. Para se ter uma ideia mais concreta, recentes dados divulgados pela ONU revelaram que somente os indianos recebem  bilhões de dólares de seus compatriotas no exterior. No México, segundo maior volume de divisas, esse valor chega a  bilhões de dólares e nas Filipinas, o terceiro, a  bilhões. 

HAESBAERT. R.; PORTO-GONÇALVES, C. W. A nova des-ordem mundial. São Paulo: Edunesp, 2006.

Um aspecto do mundo globalizado que facilitou a ocorrência do processo descrito, na transição do século XX para o século XXI, foi o(a)

a) integração de culturas distintas.
b) avanço técnico das comunicações.
c) quebra de barreiras alfandegárias.
d) flexibilização de regras trabalhistas. 
e) desconcentração espacial da produção.

Resposta: [B]
O avanço técnico das comunicações, especialmente a internet e as tecnologias móveis, facilitou a comunicação e transferência de recursos entre imigrantes e seus países de origem.

De fato, a globalização unificou o mercado global e facilitou as trocas comerciais entre os países. No entanto, diversos autores, como Milton Santos, defendem que este fenômeno também é responsável por acentuar as desigualdades no mundo, pois concentra as riquezas em países que já são ricos. 

Neste vídeo do professor Víctor, é possível entender melhor esses aspectos:

Geopolítica no Enem: conflitos geopolíticos

Primeiro, é necessário entender o que são conflitos geopolíticos, suas causas e consequências. Conflitos geopolíticos, geralmente, envolvem disputas territoriais e suas motivações podem incluir contestações étnicas, ideológicas, religiosas, separatistas e até questões sobre controle de recursos naturais.

Estes são alguns tópicos que merecem sua atenção:

  • Conflitos geopolíticos do Oriente Médio
  • África: Etiópia; guerra no Iêmen; Mianmar; genocídio em Ruanda; Sahel
  • Guerra Fria
  • China e Taiwan
  • Guerra da Ucrânia

Como geopolítica é um assunto dinâmico, é importante saber as raízes históricas que culminaram nos conflitos geopolíticos. Assim, você terá uma base sólida de conhecimento e conseguirá contextualizar com mais facilidade os fatos, dando conta do que os vestibulares costumam cobrar.

Por exemplo: a Guerra da Ucrânia eclodiu em fevereiro de 2022, mas seus principais desdobramentos se iniciaram em 2014. Na última edição do Enem, o assunto se fez presente de forma contextualizada com os acontecimentos de 2014, conforme demonstra a questão abaixo:

Exemplo de questão sobre conflito geopolítico

(Enem 2022)  Colegas, na mente e no coração do povo, a Crimeia sempre foi uma porção inseparável da Rússia. Essa firme convicção se baseia na verdade e na justiça e foi passada de geração em geração, ao longo do tempo, sob quaisquer circunstâncias, apesar de todas as drásticas mudanças que nosso país atravessou durante todo o século XX. 

Disponível em: http://g1.globo.com. Acesso em: 28 jul. 2014.

Considerando a dinâmica geopolítica subjacente ao texto, a justificativa utilizada por Vladimir Putin, em 2014, para anexação dessa península apela para o argumento de que

a) as populações com idioma comum devem estar submetidas à mesma autoridade estatal.
b) o imperialismo soviético havia se acomodado às pretensões das potências vizinhas.
c) os organismos transnacionais são incapazes de solucionar disputas territoriais.
d) a integração regional supõe a livre circulação de pessoas e mercadorias.
e) expulsão das forças navais ocidentais garantiria a soberania nacional.

Resposta: [A]
A argumentação de Putin se baseia na crença de que a Crimeia é historicamente parte da Rússia em decorrência de sua origem e idioma, por isso deve ser governada pelo país russo.

Geopolítica no Enem: economia global e disputas comerciais

As disputas comerciais e a economia global são assuntos que envolvem a geopolítica, principalmente porque estão associados a tensões econômicas e diplomáticas. Para essa subárea, busque analisar o cenário comercial e socioeconômico mundial, sempre relacionando com suas raízes históricas e projeções futuras. 

Atualmente, os Estados Unidos e a China são os grandes palcos de uma guerra comercial. Trata-se das duas maiores economias do mundo após o fim da Guerra Fria. A China está de destacando nos últimos anos no comércio internacional e coloca em risco a hegemonia estadunidense no cenário mundial. 

Cabe ainda destacar a crise pós-brexit que assola o Reino Unido desde a saída da União Europeia em 2021 e afeta suas relações comerciais com países da União Europeia.

Exemplo de questão sobre economia global

(Ufrgs 2020)  O final de 2018 e os meses iniciais de 2019 caracterizaram-se por um aumento de incertezas e uma perda de dinamismo da economia mundial. Considere as seguintes afirmações a respeito das principais fontes de incerteza.

I. A desaceleração do comércio internacional, em parte associada a conflitos comerciais, como entre Estados Unidos e China.
II. A interferência de questões políticas, com destaque para a perspectiva de saída (Brexit) do Reino Unido da União Europeia.
III. As perspectivas de crescimento nos Estados Unidos, o risco de uma recessão na Europa e a desaceleração da economia chinesa. Quais estão corretas?

a) Apenas I.   
b) Apenas II.   
c) Apenas I e III.   
d) Apenas II e III.   
e) I, II e III.   

Resposta [E]: todas as afirmativas estão corretas
I - na última década, políticas protecionistas se destacaram, desacelerando o comércio internacional. Esse declínio foi em grande parte associado a conflitos comerciais, como a disputa entre EUA e China;
II - a saída do Reino Unido da União Europeia também contribuiu para a incerteza econômica global, uma vez que o brexit afetou a estabilidade política e econômica da UE;
III - as perspectivas de crescimento nos Estados Unidos, o risco de uma recessão na Europa e a desaceleração da economia chinesa foram outros fatores que aumentaram a incerteza econômica global durante esse período.

Quer saber mais sobre esse e outros conteúdos, além de ter acesso às melhores videoaulas para se preparar para os vestibulares e Enem? A plataforma Aprova Total tem tudo isso e muito mais!

banner da plataforma Aprova Total

TEMAS:

avatar
Luísa Ferreira Vieira

Licenciada em Geografia pela Udesc e colaboradora no blog do Aprova Total.

Ver mais artigos de Luísa Ferreira Vieira >

Licenciada em Geografia pela Udesc e colaboradora no blog do Aprova Total.

Ver mais artigos de Luísa Ferreira Vieira >

Compartilhe essa publicação:

Veja Também

Assine a newsletter do Aprova Total

Você receberá apenas nossos conteúdos. Não enviaremos spam nem comercializaremos os seus dados.