Competência 4 da redação do Enem: construção da argumentação
Aprenda sobre os mecanismos linguísticos que ajudam a organizar as ideias, estabelecer relações entre os argumentos e manter a lógica ao longo do texto

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A competência 4 da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) avalia a capacidade do candidato de empregar corretamente os mecanismos linguísticos que garantem coesão textual. Esses recursos são fundamentais para organizar as ideias, estabelecer relações entre os argumentos e manter a lógica ao longo do texto.
Dominar essas ferramentas significa utilizar, de forma adequada, conectivos, pronomes, advérbios e outras estruturas que promovem a fluidez na leitura e a compreensão do conteúdo.
A seguir, abordaremos as diferenças essenciais entre esses conceitos, além de explicar como a coesão é avaliada na competência 4, os erros mais comuns e dicas para garantir uma boa nota.
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O que a competência 4 da redação do Enem avalia?
A competência 4 da redação do Enem avalia como o candidato faz uso de mecanismos linguísticos necessários para a construção da coesão no texto. Isso significa que o estudante deve organizar suas ideias de maneira clara, conectando argumentos de forma lógica e garantindo a compreensão do leitor.
A coesão textual é construída por meio de recursos linguísticos que estabelecem relações entre frases, períodos e parágrafos. Esses mecanismos incluem o uso correto de pronomes, conjunções, advérbios, elipses, sinônimos e evitam repetições desnecessárias e tornam a leitura mais fluida.
Veja a Matriz de Referência do Enem para a competência 4:

Além disso, a competência 4 avalia o uso adequado de conectivos que garantem a progressão das ideias, facilitando a compreensão do ponto de vista defendido no texto. Assim, para alcançar uma boa pontuação, o candidato precisa empregar os recursos de coesão de maneira eficiente, evitando rupturas no encadeamento das ideias.
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Problemas que diminuem a nota na competência 4 da redação
Confira exemplos dos principais problemas que podem prejudicar sua nota na competência 4 do Enem:
Uso inadequado de conectivos
Conectivos (conjunções, advérbios e locuções) são essenciais para a progressão textual. O uso indevido, excessivo ou inadequado desses elementos pode comprometer a clareza e a lógica do texto.
Exemplo:
"A educação é importante, pois é necessária, e assim sendo, é essencial investir nela, mas, ao mesmo tempo, não se deve ignorar outras áreas, contudo, a educação deve ser prioridade."
A frase não está clara, para reformular, use conectivos com moderação e escolha aqueles que expressam corretamente a relação entre as ideias (causa, consequência, adição, oposição, etc.).
Falhas na referenciação, com uso incorreto de pronomes
Os pronomes e outras expressões de referenciação (como sinônimos e expressões equivalentes) são usados para retomar ou antecipar ideias. Quando há confusão ou ambiguidade, o entendimento é prejudicado.
Exemplo:
"A violência nas escolas preocupa especialistas. Eles afirmam que ela deve ser combatida, mas não dizem como isso deve ser feito." (Quem deve ser combatido? A violência ou os especialistas?)
Evite pronomes ambíguos e, sempre que necessário, utilize sinônimos para garantir clareza.
Repetição excessiva de palavras
A repetição constante de termos compromete a coesão lexical e torna o texto monótono. O ideal é empregar sinônimos, pronomes ou expressões equivalentes para diversificar o vocabulário.
Exemplo:
"A educação no Brasil precisa de investimentos. Sem investimentos na educação, o Brasil não conseguirá avançar. Por isso, os investimentos devem ser prioridade."
Para evitar essas repetições, use dicionários de sinônimos durante a prática da escrita, isso vai ampliar o seu repertório lexical.
Falta de progressão textual
A progressão textual ocorre quando as ideias se encadeiam de maneira lógica e fluída. Quando há saltos entre os argumentos ou uma organização desconexa, o leitor perde o fio condutor do texto.
Exemplo:
"A tecnologia tem transformado a educação. Além disso, o desemprego aumentou no país. Por isso, o uso da tecnologia deve ser incentivado."
Ideia de reformulação:
"A tecnologia tem transformado a educação ao oferecer novas ferramentas de aprendizado. Em um contexto de aumento do desemprego, a capacitação tecnológica se torna ainda mais importante para preparar os jovens para o mercado de trabalho."
Falta de articulação entre parágrafos
A articulação entre parágrafos é fundamental para manter a coesão global do texto. Quando os parágrafos não apresentam conexão clara, o leitor pode ter dificuldade em acompanhar a argumentação.
Exemplo:
Parágrafo 1: "A violência nas escolas é uma realidade preocupante."
Parágrafo 2: "Os jovens precisam de mais oportunidades no mercado de trabalho."
Reformule assim:
Parágrafo 1: "A violência nas escolas é uma realidade preocupante, impactando o desenvolvimento socioemocional dos estudantes."
Parágrafo 2: "Nesse contexto, é fundamental criar oportunidades no mercado de trabalho, evitando que jovens em situação de vulnerabilidade sejam atraídos para atividades ilícitas."
Utilize expressões de continuidade, como "nesse sentido", "além disso" e "por conseguinte" para conectar os parágrafos.
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Veja como escrever de forma organizada e assertiva, com o objetivo de facilitar a compreensão do leitor:
1. Use conectivos com clareza e moderação
Os conectivos são essenciais para relacionar ideias e garantir a progressão textual. No entanto, o excesso ou o uso inadequado pode prejudicar a compreensão.
Utilize conectivos de adição (além disso, também), oposição (por outro lado, entretanto, contudo), causa e consequência (porque, já que, portanto, logo). Evite repetições e trocas equivocadas (ex.: usar "por isso" no lugar de "por que").
2. Atenção ao uso de pronomes e referenciação
A coesão referencial é construída pelo uso correto de pronomes, advérbios e expressões que retomam ou antecipam ideias anteriores, mas ambiguidade pode causar confusão.
3. Garanta a progressão da ideias
A progressão textual refere-se à construção de um raciocínio contínuo, em que cada parágrafo complementa o anterior. Saltos bruscos entre ideias comprometem a coesão e dificultam o entendimento.
Use conectivos temporais (primeiramente, depois, por fim), de retomada (como mencionado anteriormente, retomando o ponto principal) e de conclusão (portanto, assim, logo).
4. Estabeleça relações claras entre os parágrafos
Os parágrafos precisam estar conectados entre si, formando um bloco coeso. Para isso, utilize marcadores textuais que indiquem continuidade, contraste, explicação ou conclusão e inicie o segundo parágrafo retomando uma ideia do primeiro.
5. Atente-se à construção dos períodos
Fuja dos períodos longos e complexos, caso não se sinta confortável. A má construção de períodos pode dificultar a compreensão, por isso, divida as ideias em frases curtas e objetivas.
6. Mantenha a coerência nos tempos verbais
Mantenha a concordância dos tempos verbais, mudanças bruscas podem prejudicar o entendimento do leitor.
7. Use referências de forma consistente
Quando mencionar algo no texto, garanta que haja uma referenciação anterior ou posterior que evidencie a quem ou ao que está se referindo.