Fuvest: saiba os assuntos mais cobrados na 1ª fase
Análise das provas de 2013 a 2023 feita pela equipe do Aprova Total aponta os temas de cada disciplina que mais caíram na 1a fase do vestibular

Acessibilidade
O que mais cai na Fuvest? O vestibular para ingresso na Universidade de São Paulo (USP), realizado pela Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest), é o mais disputado do país, depois do Enem. Assim, saber quais são os conteúdos que têm mais chances de aparecer no exame é o primeiro passo para uma preparação de sucesso.
As inscrições para a Fuvest 2024 seguem até o dia 6 de outubro. As provas da 1ª fase estão marcadas para 19 de novembro, e as da 2ª fase acontecem em 17 e 18 de dezembro. Já os exames de habilidades específicas (para Música, Artes Cênicas e Artes visuais) ocorrem entre 11 de dezembro e 11 de janeiro de 2024.
Para 2024, a USP oferece 11.147 vagas, sendo 8.147 vagas destinadas ao vestibular da Fuvest, 1.500 ao Enem-USP e 1.500 ao Provão Paulista.
NAVEGUE PELOS CONTEÚDOS
O que mais cai na Fuvest
Para identificar os temas mais cobrados na 1ª fase do vestibular da Fuvest, a equipe pedagógica do Aprova Total fez uma varredura minuciosa de todas as provas dos últimos 11 anos, ou seja, de 2013 a 2023. A seguir, você confere os tópicos mais pedidos de cada disciplina. A íntegra do levantamento está na Análise da Fuvest, na plataforma Aprova Total.
Biologia
A Fuvest cobra amplamente os conteúdos de Biologia, com destaque para Ecologia. As questões são bastante contextualizadas e, muitas vezes, consideradas difíceis pelos vestibulandos, o que exige bastante atenção e capacidade de interpretação do candidato. Os temas mais presentes são:
- Ecologia (21,8%)
- Botânica (10,5%)
- Genética (9,8%)
- Zoologia (6%)
- Bioenergética (6%)
Química
As questões de química também são bem contextualizadas e contam com diversos recursos, como imagens, gráficos e esquemas. Equilíbrio químico e reações orgânicas são os queridinhos da Fuvest! Por isso, foque em pH, hidrólise salina e diferentes reações orgânicas. Em reações orgânicas, especificamente, atente-se à interpretação das reações, pois as mais diversas reações podem aparecer e você precisará compreender o que está acontecendo com os reagentes e produtos para responder à questão. Priorize:
- Equilíbrio químico (11%)
- Reações orgânicas (10,3%)
- Soluções (6,9%)
- Moléculas e propriedades (6,9%)
- Termoquímica (6,2%)
Confira o Guia prático do vestibular da Fuvest, com todas as informações que você precisa saber: como são as provas, a redação, concorrência, calendário e mais!
Física
Preste bastante atenção aos enunciados das questões, pois a Fuvest adora cobrar interpretação e
questões interdisciplinares. Em Eletrodinâmica, o top 1, não deixe de estudar potência elétrica e circuitos elétricos. Foque também em Termologia (calor sensível) e em Trabalho e energia (sistemas conservativos e dissipativos). Confira os top 5:
- Eletrodinâmica (16,3%)
- Termologia (12,2%)
- Trabalho e energia (11,3%)
- Ondulatória (8,6%)
- Dinâmica (8,6%)
👉 Leia também:
Física na Fuvest: o que é mais importante e pode cair na 1ª fase?
Química na Fuvest: o que mais cai e como são as questões da prova?
Ciência e saúde: notícias de 2023 que podem aparecer no vestibular
Matemática
Entre os conteúdos mais pedidos nas provas dos últimos anos, alguns tópicos pontuais são recorrentes e, por isso, vale a pena dar atenção a eles. Não deixe de ver equações de circunferência em Geometria Analítica, sólidos em Geometria Espacial (fugindo um pouco dos clássicos prismas e cilindros retos) e porcentagem em Matemática Básica, que costuma aparecer sozinha e também em meio a assuntos mais complexos.
- Matemática básica (15,7%)
- Trigonometria (11,4%)
- Geometria espacial (10,7%)
- Geometria plana (10,7%)
- Funções (10%)
História
Assim como o Enem, a Fuvest tem como principal foco questões sobre História do Brasil. Brasil Colônia está no topo da incidência, e República Oligárquica é o assunto isolado mais cobrado. A presença da Idade Moderna em segundo lugar muitas vezes se relaciona com o contexto histórico brasileiro- Grandes navegações e Mercantilismo são exemplos disso, ressaltando o caráter transversal das questões e conteúdos cobrados na prova. Em Idade Antiga, destacam-se Grécia e Roma Antiga e, em Idade Contemporânea, grandes transformações, como Revolução Industrial e Imperialismo.
- Brasil Colônia (16,8%)
- Idade Moderna (12,1%)
- Idade Antiga (9,4%)
- Idade Contemporânea (8,7%)
- Brasil Monárquico (8,1%)

Geografia
A disciplina de Geografia na Fuvest costuma aparecer de forma bem diversificada, com a prova cobrando diferentes conteúdos, processos e conceitos geográficos. Por isso, não deixe nenhum conteúdo de lado e busque relacionar os processos e fenômenos geográficos. Conhecimentos técnicos da disciplina também podem ser cobrados. Os assuntos de maior incidência são:
- Espaço brasileiro (9,9%)
- Espaço agrário (9,9%)
- Questões ambientais (7,8%)
- Biomas - Exemplo: mata atlântica, floresta amazônica (7,8%)
- Geopolítica (7,1%)
Filosofia e Sociologia
Em 2022, pela primeira vez, a Fuvest trouxe questões exclusivamente de Sociologia (4) e Filosofia (2) na prova. Até então, esses conteúdos apareciam de forma interdisciplinar, junto com outras matérias. Já em 2023, foram somente 3 questões de Filosofia e nenhuma de Sociologia. Vale ficar atento a essas disciplinas no próximo vestibular! Confira alguns temas já cobrados nas provas:
- Filosofia: Grécia Antiga, Fenomenologia e Existencialismo, Agostinho de Hipona
- Sociologia: Desigualdade social, Trabalho na contemporaneidade, Ciência Política
👉 Leia também:
12 efemérides de 2023 que podem ser lembradas nos vestibulares
12 opções de livros didáticos para estudar Ciências Humanas
8 técnicas para estudar Ciências Humanas
Linguagens
A prova de português traz diferentes assuntos. Por exemplo, em uma questão de gêneros textuais podem aparecer pronomes e tempos verbais envolvendo interpretação de texto. Fique atento aos conteúdos mais importantes e à identificação de assuntos na questão. Priorize:
- Gêneros textuais (29%)
- Figuras de linguagem (13%)
- Poesia (10,1%)
- Classes gramaticais (7,2%)
Literatura
As questões de Literatura costumam aparecer junto com Português, pois a Fuvest tem como característica mesclar as matérias em uma mesma questão. Assim, dê atenção aos principais assuntos de Literatura, mas também aos de Português, e não deixe de ler as obras obrigatórias! Elas podem aparecer em questões específicas, mas também em fragmentos ao longo da prova. Pode ser cobrado algo relacionado aos conteúdos de português ou ao autor da obra selecionada.
- Escolas literárias (48,3%)
- Modernismo (35,6%)
- Literatura contemporânea (11,9%)
- Introdução à Literatura (4,2%)
Para saber mais sobre cada livro, confira o resumo das obras literárias obrigatórias da Fuvest 2024.
Inglês
Na Fuvest, a prova de Língua Inglesa exige muita interpretação e vocabulário. Além disso, também é importante ter conhecimento dos adjetivos e dos pronomes. Vale ressaltar que é possível ter questões interdisciplinares, então, esteja com a interpretação e o vocabulário em dia!
👉 Veja também:
Redação da Fuvest: semelhanças e diferenças com o Enem
Como as leituras da Fuvest ajudam no repertório da redação?
2ª fase da Fuvest: o que esperar das provas?
