4 formas de entrar na USP: conheça os diferentes processos seletivos
Vestibular da Fuvest, Enem USP, Provão Paulista e Olimpíadas de Conhecimento: saiba mais sobre as diferentes maneiras de ingressar na Universidade de São Paulo
Acessibilidade
Você sabia que os processos seletivos para a USP (Universidade de São Paulo), para ingresso em 2024, contemplam quatro diferentes opções? Sim, são quatro formas de ingresso para a melhor e mais renomada instituição de ensino superior brasileira!
Para 2024, a USP oferece 11. 347 vagas distribuídas da seguinte maneira:
- 8.147 pelo vestibular da Fuvest
- 1.500 pelo Enem USP
- 1.500 pelo Provão Paulista
- 200 para participantes de olimpíadas de conhecimento
Para as três primeiras formas de ingresso (Fuvest, Enem USP e Provão Paulista), a USP reservará 50% das vagas de cada curso e turno para candidatos egressos de escolas públicas. Nesse porcentual incide a reserva de vagas para candidatos pretos, pardos e indígenas equivalente à proporção desses grupos no Estado de São Paulo, segundo o último censo da Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que é de 37,5%.
Segundo o pró-reitor de graduação da USP, Aluísio Segurado, um dos principais desafios é aumentar o interesse do estudante da rede pública em ingressar na USP. Ele citou que apenas 16% dos 400 mil alunos que concluíram o ensino médio público fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2023 e, em média, 8,7% desses concluintes se inscreveram no vestibular da Fuvest nos últimos cinco anos.
NAVEGUE PELOS CONTEÚDOS
Processos seletivos USP
Confira a quantidade de vagas para cada um e a distribuição entre ampla concorrência, escolas públicas e para candidatos pretos, pardos e indígenas.
1) Vestibular da Fuvest
É o principal vestibular (específico) do país, atrás apenas do Enem. Conhecido por sua alta concorrência, consiste em duas fases. A primeira possui 90 questões de múltipla escolha. A segunda fase reúne 22 questões dissertativas (10 de português e 12 de disciplinas de acordo com o curso escolhido), além de uma redação.
👉 Veja também:
Redação da Fuvest: semelhanças e diferenças com o Enem
Resumo das obras literárias obrigatórias da Fuvest 2024
2ª fase da Fuvest: o que esperar das provas?
2) Enem USP
Adotado em 2022, o Enem USP é um processo seletivo que consiste no uso da nota do Enem para classificação dos candidatos para ingresso na USP. Ele substituiu o uso do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do Ministério da Educação. Com isso, a Fuvest passou a administrar as chamadas das duas formas de ingresso (vestibular e Enem USP) de maneira simultânea.
3) Provão Paulista
Anunciado em 2023, o Provão Paulista é uma avaliação seriada promovida pela Secretaria Estadual de Educação aos estudantes do 1º, 2º e 3º anos das escolas públicas estaduais. Além da USP, ele dará acesso a cursos superiores da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Universidade Estadual Paulista (Unesp), Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) do Centro Paula Souza.
A nova forma de ingresso começará em novembro de 2023 de forma seriada, com questões de múltipla escolha e redação. Neste ano, para ingresso em 2024, se levará em conta apenas a nota dos alunos no último ano. No ano que vem, contará a média das notas nos dois anos anteriores. A partir de 2025, serão considerados os resultados nas provas aplicadas ao longo das três séries.
4) Olimpíadas de conhecimento
Além das 11.147 vagas, em novembro, a USP anunciou mais 200 vagas em mais de 100 cursos de graduação para o ingresso de estudantes de ensino médio participantes de olimpíadas acadêmicas nacionais e internacionais no primeiro semestre de 2024.
As 28 Unidades de Ensino e Pesquisa que oferecem as vagas definiram as competições de conhecimento que serão aceitas para ingresso em seus cursos. O candidato deverá ter participado ou ter sido premiado há, no máximo, dois anos.
É possível escolher até três cursos, e a orientação é observar a pontuação mínima exigida naquela competição. As inscrições são feitas gratuitamente no site da Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest) entre 21 de novembro e 5 de dezembro de 2023.
A maioria das 200 vagas oferecidas está vinculada a cursos de ciências exatas e engenharias, como Engenharia de Produção, Astronomia, Física e Ciência da Computação.
Mas também há opções na área de humanas, como em Administração, Ciências Sociais, Arquitetura e Urbanismo e Design, e na de biológicas, como Medicina, Farmácia, Medicina Veterinária e Ciências Biomédicas.
O resultado da primeira chamada sai no dia 14 de fevereiro. Vale lembra que esta não é a primeira vez que a USP adota essa modalidade de ingresso em seus cursos de graduação. Em 2019, a universidade ofereceu 113 vagas em 60 cursos de graduação.
Quer se preparar para entrar na USP com quem mais entende de vestibulares?
Então conheça a plataforma Aprova Total, que tem as melhores aulas e professores!