Linguagens

O que são gêneros textuais e como eles aparecem no vestibular

Entenda o que são gêneros textuais, as principais características deles e quais mais aparecem no Enem e nos vestibulares

Acessibilidade

Em nosso dia a dia, seja na listinha feita para ir ao mercado, na mensagem trocada com os amigos e até mesmo na consulta dos horários de ônibus, estamos sempre lidando com exemplos de gêneros textuais. Você sabe o que são eles?

Gêneros textuais são formas específicas de comunicação, que apresentam características comuns em relação à estrutura, ao propósito e ao estilo, bem como ao contexto sociocultural em que são produzidos. Isso significa dizer que, sempre, quando vamos nos comunicar, fazemos isso a partir de algum gênero textual específico.

Então, se a gente quiser pagar uma conta, está lidando com o gênero textual boleto, fatura ou carnê; se for consultar o saldo bancário, está diante do gênero “extrato bancário”. Parece engraçado, não é? Mas é exatamente isso. Percebeu como os gêneros fazem parte de todos os nossos eventos comunicativos?

Exemplos de gêneros textuais que caem no vestibular

Cada gênero textual possui regras específicas que regem a sua produção e a sua interpretação, o que permite que os falantes e os escritores os utilizem com eficácia em diversas situações de comunicação. Alguns dos principais gêneros são artigos de opinião, cartas, notícias, poemas, contos e crônicas. Vamos conhecer mais sobre eles?

Artigo de opinião

Trata-se de um gênero textual muito utilizado em jornais, revistas e internet para expressar opiniões e influenciar a opinião pública sobre assuntos relevantes. Algumas de suas características são:

  • persuasão (busca o convencimento do leitor a partir da defesa de um ponto de vista específico);
  • linguagem clara e acessível, além de estrutura em forma de argumentos (geralmente, o artigo de opinião tem introdução, desenvolvimento e conclusão);
  • e subjetividade (o autor pode expor seus sentimentos e emoções em relação ao tema, sempre de forma coerente com os argumentos que apresentou).

Carta

Quem nunca assistiu a algum filme de romance em que os protagonistas se comunicavam por cartas, hein? Antes, este gênero textual era mais comum. Atualmente, a internet possibilita o envio de mensagens de maneira instantânea - o que diminui essa frequência.

Mas a carta ainda é um gênero utilizado em alguns contextos comunicativos, sabia? Algumas características incluem: data, endereçamento, contextualização do assunto, desenvolvimento, fechamento e assinatura. Além disso, a depender do contexto, diferentes tipos de carta podem ser utilizados. Veja:

1. Carta pessoal

É escrita para amigos, familiares ou conhecidos, geralmente para manter contato ou expressar sentimentos. São as cartas que estão nos filmes, livros etc.

2. Carta de demissão

Comunica a saída de um emprego ou cargo, geralmente está acompanhada de justificativas ou agradecimentos.

3. Carta comercial

Tem fins comerciais, como solicitar informações, fazer pedidos, enviar orçamentos, entre outros.

4. Carta aberta

A principal intenção deste tipo de carta é ser lida e divulgada publicamente. Direciona-se a um destinatário específico, mas tem o propósito de ser acessível ao público em geral. Sempre aborda um tema público e relevante, daí a importância de ser uma carta aberta à sociedade.

Notícia

O gênero textual notícia é uma forma de comunicação escrita que tem como objetivo informar o público sobre um fato ou evento recente. Suas principais características são:

  • linguagem clara e objetiva;
  • fatos apresentados de forma expositiva e imparcial;
  • informações relevantes primeiro, seguidas dos detalhes secundários;
  • utilização de fontes confiáveis.

As notícias então nos mais diversos meios de comunicação, como jornais, revistas, sites, rádio, televisão, entre outros. Estamos todos cercados por este gênero textual, não é mesmo?

Poemas, contos e crônicas

Alguns dos principais gêneros literários são os poemas, os contos e as crônicas. Antes de falar deles, é importante falarmos sobre a literatura em geral. Ela é uma forma de arte e de expressão que permite a reflexão sobre a condição humana, o entretenimento, a preservação da cultura, da história e a educação, proporcionando inúmeros benefícios para a sociedade como um todo.

Trata-se de uma maneira de transmitir ideias, emoções e pensamentos por meio a expressão artística. Dentro da literatura, diversos são os gêneros textuais, mas vamos focar nesses três:

Poemas

Este é um gênero literário que utiliza a linguagem poética para expressar ideias, emoções e sensações. Algumas de suas características são:

  • versificação (presença de versos e de estrofes);
  • ritmo (repetição de sons e rimas);
  • e presença de figuras de linguagem (metáforas, comparações, aliterações e outras).

Um dos poemas mais conhecidos da Língua Portuguesa é Amor é fogo que arde sem se ver, de Luís de Camões. No vídeo a seguir, podemos ouvi-lo na belíssima voz de Cid Moreira:

Nele, podemos encontrar todas as características que listamos anteriormente, veja:

Há versificação, ritmo e figuras de linguagem. Ao dizer que o “amor é fogo que arde sem se ver”, a metáfora sugere que o amor pode ser intenso, ardente e poderoso, mesmo que não possamos vê-lo fisicamente. O fogo que arde sem se ver é uma imagem poderosa que evoca a ideia de algo que está presente, mas não pode ser percebido diretamente pelos sentidos.

Contos

São narrativas curtas, com personagens e enredo mais simples do que nos romances. Geralmente, apresentam finais surpreendentes ou inesperados. Um conto muito conhecido é O Alienista, de Machado de Assis. Que tal separar um tempo para lê-lo?

Crônicas

As crônicas também são textos curtos, que se baseiam em eventos cotidianos ou experiências pessoais do autor. O foco, aqui, é na reflexão e na observação do mundo ao redor. Uma crônica muito famosa é Cafezinho, de Rubem Braga. Vale a pena a leitura!

Exemplos de gêneros textuais que caem no Enem

Confira uma questão sobre o tema:

(Enem 2020 / Aplicação digital)

Nesse texto, o entrelaçamento de vários gêneros textuais é um mecanismo discursivo para

a) destacar a fidelidade dos cães.

b) realçar as vantagens de se adotar um cão.

c) mostrar a dependência decorrente do amor aos cães.

d) enfatizar o interesse das pessoas pela adoção de cães.

e) sensibilizar a comunidade sobre a carência dos cães.

Resposta: [B]

banner da plataforma Aprova Total

TEMAS:

avatar

Ver mais artigos de Redação Aprova Total >

Compartilhe essa publicação:
Aumente sua nota TRI estudando com provas anteriores do Enem!
Baixe já o aplicativo do

Veja Também

Assine a newsletter do Aprova Total

Você receberá apenas nossos conteúdos. Não enviaremos spam nem comercializaremos os seus dados.