Linguagens Literatura

9 estratégias para estudar obras obrigatórias dos vestibulares 

Algumas dicas podem ajudar você a se preparar de forma mais tranquila e, quem sabe, até descobrir novos autores para se apaixonar!

Acessibilidade

E aí, galera? Todo mundo preparado para encarar os livros que caem no vestibular? Seja Machado de Assis, Guimarães Rosa ou Clarice Lispector, sabemos que essa tarefa pode ser cansativa e desafiadora, mas, com estratégias certas e dicas de leitura, é possível tornar a missão mais fácil e prazerosa.

Dicas de leitura: como estudar obras obrigatórias?

Já falamos sobre os livros indicados pelos principais vestibulares do Brasil em outro conteúdo (não deixe de conferir). Agora, vamos às dicas:

1. Relacione a obra ao seu contexto histórico e à sua estética

Esta é uma estratégia fundamental para compreender o significado e a importância do livro na história da literatura. A análise do contexto histórico permite compreender as influências culturais, políticas e sociais que moldaram a obra, bem como as questões que o autor aborda em relação ao seu tempo. Já a estética literária possibilita avaliar como a obra foi escrita, suas características estilísticas, a estrutura narrativa, entre outros elementos. Ou seja, atentar-se a esses pontos vai tornar sua leitura mais rica e significativa!

2. Mergulhe de cabeça na vida do autor

Conhecer a vida do autor pode ser valioso para entender melhor uma obra. Afinal, as experiências, ideias e visões de mundo dele se refletem na sua escrita. Além disso, entender sua trajetória pode evidenciar o significado e as intenções por trás da obra. Por isso, não deixe de conferir a biografia do autor e outros livros que ele escreveu. Você vai se surpreender com o quanto isso pode enriquecer a sua leitura e compreensão da obra.

3. Invista em resumos e resenhas

Sim, muita gente torce o nariz para essa ideia, mas ler um resumo ou uma resenha pode funcionar como ponto de partida para entender a obra. A partir deles, você consegue ter uma ideia geral sobre a história, os personagens e a mensagem que o autor quis passar. É importante lembrar que nenhum dos dois substitui a leitura do livro na íntegra, apesar de ser uma boa preparação.

4. A curiosidade é tudo: busque referências

Outra estratégia que pode ajudar bastante é buscar referências sobre a obra que você vai ler. Isso inclui ler artigos, assistir a vídeos e adaptações cinematográficas, ou mesmo trocar uma ideia com outras pessoas que já leram o livro. Que tal criar um grupo de leitura com seus amigos vestibulandos? A união faz a força! Quanto mais informações e percepções diferentes você tiver, mais fácil será entender a história e os elementos que compõem a obra.

5. Relacione as obras

Muitas vezes, as obras obrigatórias estão relacionadas entre si de alguma forma. Por exemplo, Grande Sertão: Veredas, de Guimarães Rosa, pode ser lido em conjunto com Vidas Secas, de Graciliano Ramos, pois ambos tratam da vida no sertão nordestino. Ao relacionar os livros, você pode identificar elementos em comum e fazer comparações que ajudam a entender melhor cada um.

6. Coloque sua caneta para funcionar

Enquanto você lê, é importante fazer anotações sobre o que está lendo. Isso inclui não apenas as características dos personagens e da trama, mas também as reflexões que a obra provoca. Assim, é possível ter um material de estudo elaborado, a partir das suas próprias percepções, para revisar depois e fixar melhor o que está aprendendo.

7. Resolva questões de vestibulares anteriores

É claro que essa dica não ia ficar de fora! Uma das melhores formas de se preparar para a prova, em qualquer disciplina, é resolvendo exercícios de vestibulares anteriores. Além de testar seus conhecimentos, as questões podem ajudar a identificar o formato adotado por cada vestibular, bem como a maneira que as obras aparecem.

8. Crie um cronograma de leituras

Se você está se preparando para mais de um vestibular que exige a leitura de obras literárias obrigatórias, é importante ter um planejamento. Comece organizando uma lista com todos os livros e os prazos de cada vestibular. Em seguida, crie um cronograma, distribuindo-os de forma equilibrada, considerando suas dificuldades e o que deve priorizar. Comece pelas obras que têm menor prazo e reserve tempo extra para as que você pode ter mais dificuldade.

9. Não deixe para a última hora

Nem sempre os últimos serão os primeiros, viu? Uma das dicas de leitura mais importantes é: não deixe para ler os livros de última hora! Comece com antecedência, para ter tempo de absorver o conteúdo e revisar o que for necessário. Assim, você estará mais preparado para enfrentar as questões e não vai se apavorar ao ler o nome do Machado de Assis na prova!

E falando nele, confira esta super aula de Literatura disponível lá no canal do Aprova Total. A gente fala sobre a biografia do autor, sua obra e o movimento literário de que ele fez parte:

Gostaram das dicas? Lembre-se de que a leitura pode ser desafiadora, mas é também uma forma de se conectar com outras culturas e expandir seus horizontes. Com as estratégias certas, você pode encarar as obras obrigatórias de forma tranquila e, quem sabe, até descobrir novos autores para se apaixonar!

Pensando nisso, temos um convite: na segunda-feira (27/03), você acompanha um aulão gratuito com Guilherme Suman, professor de Literatura e Linguagem Audiovisual, licenciado em Letras pela UFRGS. Ele vai abordar dicas de leitura para as principais obras obrigatórias cobradas em grandes vestibulares do país! Inscreva-se 👇

TEMAS:

avatar
Kimberli Sabino Ariotti

Analista Pedagógica de Linguagens do Aprova Total. Licenciada em Letras pela UFSC e Mestre em Linguística pela mesma instituição.

Ver mais artigos de Kimberli Sabino Ariotti >

Analista Pedagógica de Linguagens do Aprova Total. Licenciada em Letras pela UFSC e Mestre em Linguística pela mesma instituição.

Ver mais artigos de Kimberli Sabino Ariotti >

Compartilhe essa publicação:

Veja Também

Assine a newsletter do Aprova Total

Você receberá apenas nossos conteúdos. Não enviaremos spam nem comercializaremos os seus dados.