Vestibulares

Vestibular da Uece: o que você precisa saber sobre o processo seletivo

Confira como são os exames, critérios de correção, concorrência e mais

Acessibilidade

A Universidade Estadual do Ceará (Uece), criada em 1975, é uma importante universidade pública brasileira. Segundo o Ranking Universitário Folha de S.Paulo (RUF), a Uece foi, por nove vezes, como a melhor universidade estadual das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do país.

A sua qualidade também se destaca mundialmente, ao ser classificada entre as melhores instituições do Brasil pelo Latin America University Rankings 2023, produzido pela revista inglesa Times Higher Education (THE).

Atualmente, em seus 13 campi presenciais e 31 polos de Educação a Distância (EaD) estão matriculados mais de 21 mil alunos em 84 cursos de graduação, 40 cursos de pós-graduação lato sensu e 48 cursos de pós-graduação stricto sensu, entre mestrados e doutorados.

Veja, a seguir, as informações sobre como são as provas e como funciona o vestibular da Uece.

Como são as provas do vestibular da Uece?

A Uece oferece vestibular para ingresso nos cursos de graduação em duas modalidades: presencial e a distância. Neste post, vamos falar sobre o processo seletivo para os cursos presenciais, realizado pela Comissão Executiva do Vestibular (CEV), duas vezes por ano.

As provas acontecem em duas fases, sempre com quatro horas de duração. O candidato só pode deixar definitivamente a sala de provas duas horas após o início da aplicação da prova.

Elas serão aplicadas nas seguintes cidades do Ceará: Crateús, Fortaleza, Iguatu, Itapipoca, Limoeiro do Norte, Quixadá e Tauá. A única exceção é para o exame de habilidades específicas do curso de música, aplicado apenas em Fortaleza. 

As questões de todas as provas (1ª e 2ª fases) são de múltipla escolha, com quatro alternativas -- sendo apenas uma alternativa a correta. As provas da Uece são conhecidas por privilegiarem questões que verificam a capacidade de raciocínio, de pensamento crítico e de análise dos estudantes.

Como se inscrever no vestibular da Uece?

As inscrições do vestibular da Uece são realizadas exclusivamente online por meio do site do vestibular, em ambas as edição (primeiro e segundo semestre). Confira o passo a passo para realizar a inscrição:

Captura de tela do site oficial de inscrições para o vestibular da Uece
(Imagem: Reprodução/Uece)
  1. Acesse o site da CEV - Comissão Executiva do Vestibular da Universidade Estadual do Ceará;
  2. Procure pela seção de vestibular ou acesse diretamente www.cev.uece.br/vestibular-2024-2/.
  3. Ao carregar a página confira todas as informações sobre as datas, documentos necessários, taxa de inscrição e etapas de provas do processo seletivo;
  4. Procure pela divisão "Inscrição On-Line" e clique nessa opção;
  5. O sistema irá redirecioná-lo para a página de INFORMAÇÕES GERAIS do vestibular. Nessa janela, desça e clique no botão CONTINUAR para iniciar o processo de inscrição;
  6. Agora preencha o questionário socioeconômico e o formulário de inscrição com seus dados pessoais, informações acadêmicas e escolha do curso desejado.

Após realizar a inscrição, é necessário imprimir o boleto e efetuar o pagamento da taxa . Aguarde a confirmação do pagamento por e-mail ou no site e verifique posteriormente as informações sobre a prova e o local de realização no site.

🔎 Saiba todos os detalhes de como se inscrever no vestibular da UECE 2024 com o passo-a-passo do Aprova Total!

Como é a 1ª fase do vestibular da Uece?

A primeira fase ocorre em um único dia e inclui uma prova de conhecimentos gerais composta de 85 questões, valendo cada uma dois pontos, e distribuídas em disciplinas de três áreas do conhecimento: 

  • Ciências Humanas: Filosofia, Geografia, História e Sociologia.
  • Ciências da Natureza e Matemática: Biologia, Física, Matemática e Química.
  • Linguagens e Códigos: Educação Física, Língua Estrangeira (Espanhol, Francês ou Inglês) e Língua Portuguesa.

Conteúdos que mais caem em cada disciplina

Quer saber quais são os temas de cada disciplina mais cobrados na 1ª fase do vestibular da Uece? Confira a seguir uma amostra do levantamento exclusivo feito pelo Aprova Total, a partir da análise dos exames dos últimos anos. O mapa de incidência completo está na plataforma do Aprova Total -- garanta o seu acesso!

- Biologia: Botânica; Ecologia; Zoologia.

- Química: Átomos; Funções orgânicas; Reações químicas.

- Física: Eletrodinâmica; Dinâmica; Termologia.

- Matemática : Geometria plana; Matemática básica (múltiplos e divisores, porcentagem, razão, proporção e regra de três); Sequências e progressões.

- História: Brasil Monárquico; Estado Novo e Populismo; Tempo presente (sociopolítica do século XXI, movimentos sociais e culturais, neoliberalismo e globalização).

- Geografia: Atmosfera e clima; Conceitos da Geografia (cartografia e demografia) e espaço geográfico, Geopolítica (globalização e blocos econômicos).

- Sociologia: Movimentos sociais; Teoria Sociológica (Marx, Durkheim e Weber)

- Filosofia: Filosofia Antiga; Filosofia Moderna; Filosofia Política Moderna - Contratualismo.

- Linguagens: Gramática e Interpretação (sinônimos e antônimos, figuras de linguagem, intertextualidade); Interpretação textual (conceitos básicos gerais da língua portuguesa); Verbos.

- Literatura: Introdução à Literatura (elementos do gênero narrativo e lírico); Modernismo; Poesia (interpretação de poemas).

Convocação para a 2ª fase

Para avançar para a segunda fase do vestibular da Uece, o candidato precisa cumprir as seguintes condições:

a) não tirar nota 0 (zero) no conjunto das disciplinas que compõem cada área de conhecimento da prova da 1ª fase;
b) ter pontuação mínima de 34 (trinta e quatro) pontos na prova da 1ª fase;
c) ter a nota bruta na prova de conhecimentos gerais da 1ª fase incluída entre as maiores notas obtidas pelos candidatos nesta fase segundo regras de concorrência disponíveis no edital.

Como é a 2ª fase do vestibular da Uece?

A segunda fase do vestibular da Uece é realizada em dois dias e é constituída por quatro provas:

  • Prova I (redação) = a prova de redação vale 60 pontos, sendo que em cada edição há duas propostas.
  • Provas específicas II, III e IV = variam conforme a escolha de curso de cada candidato (veja na tabela a seguir). Cada prova tem 20 questões de múltipla escolha, com quatro alternativas, valendo três pontos cada questão. Cada prova vale, portanto, 60 pontos também.

Critérios de correção da segunda fase

Durante a segunda fase do vestibular da Uece, o candidato será desclassificado se atender a qualquer uma das condições abaixo:

a) Obtiver nota 0 (zero) em qualquer das três provas específicas;
b) Obtiver nota inferior a 36 (trinta e seis) pontos no somatório das notas das três provas objetivas de conhecimentos específicos;
c) Obtiver nota inferior a 12 (doze) pontos na redação.

Como é o Exame de Habilidades Específicas do vestibular da Uece?

Os candidatos do curso de Música também passam pelo Exame de Habilidades Específicas (EHE). Ele é composto por duas provas, uma escrita e uma oral, as duas de caráter classificatório e eliminatório.

Para realizar a prova oral, é preciso tirar nota maior ou igual a 4,5 na prova escrita. E, para ser aprovado no exame, é necessário ter média aritmética simples, nas duas provas, oral e escrita, maior ou igual a 6,0.

Se o aluno faltar em qualquer uma das etapas do exame ou for desclassificado na correção, ele é inscrito no seu curso de segunda opção.

Como é a redação do vestibular da Uece?

A prova de redação da Uece é um texto escrito entre 20 e 25 linhas, que deve ser realizado de acordo com as instruções da proposta de redação e do gênero textual proposto. Diferentemente de outros vestibulares, como o Enem, o gênero dissertativo argumentativo não é, necessariamente, o tipo de texto privilegiado pela prova.

Assim, são apresentadas duas propostas de redação para que o candidato escolha qual delas irá seguir. Alguns gêneros textuais que podem cair na redação: depoimento, artigo de opinião, carta aberta, narração, biografia, crônica, editorial e relato.

👉 Leia também:

Como desenvolver repertório para a redação e o vestibular?

Critérios de avaliação

Cada erro de aspecto textual ocasiona a perda de 2,5 pontos; de aspecto gramatical, 1,0 ponto; e de aspectos de convenção da escrita formal, 0,5 ponto.

Além disso, a redação deve atingir o mínimo de 20 linhas, sendo que cada linha não escrita até esse limite implica a perda de 2,5 pontos. O não atendimento ao tema proposto, a redação ilegível, em branco ou escrita a lápis levam à nota zero.

Aspectos relacionados à textualidade

a) atendimento à estrutura dos tipos e à dos gêneros solicitados e suas características; 

b) leitura dos textos de apoio, tomando-os apenas como ilustração ao tema proposto, sendo proibida a transcrição de palavras ou trechos; 

c) adequação da linguagem à situação sugerida pelo tema escolhido; 

d) estruturação dos parágrafos, entendidos como unidade textual que pode ser construída de diferentes formas, de modo a atender o tipo/gênero textual a ser construído; 

e) entendimento de coerência como aspecto conceitual, responsável pelo sentido, e de coesão, como a representação da coerência no plano linguístico, tendo em vista:

  • a continuidade, que é a retomada dos conceitos e das ideias;
  • a progressão temática, que é a apresentação de novas informações e novos tópicos;
  • a ausência de contradição interna e externa: a interna diz respeito às relações entre os elementos do texto; a externa se refere às relações do texto com o mundo; 
  • a articulação, que são as relações que se estabelecem no texto, tanto no plano lógico-semântico como no plano dos elementos linguísticos.

Aspectos que dizem respeito às normas gramaticais

a) flexão nominal e verbal.

b) concordância nominal e verbal.

c) regência nominal e verbal.

d) colocação pronominal.

e) construção do período.

Aspectos referentes às convenções da escrita formal

a) acentuação.

b) ortografia.

c) pontuação.

d) translineação.

e) inicial maiúscula.

f) omissão/repetição gratuita de palavras e expressões sem efeito textual.

Lista dos temas de redação da Uece dos últimos vestibulares

Confira os últimos temas de redação cobrados nas edições mais recentes do vestibular da Uece:

AnoTemaProposta 1Proposta 2
2024.1Importância do profissional de psicologia nas instituições escolaresCarta de solicitação destinada para o Governador do Estado do Ceará, na posição de representante do setor escolar, solicitando um psicólogo nas escolas públicas cearenses e justificando tal presença.Texto narrativo escrito como um aluno de uma Escola de Ensino Médio em Tempo Integral (EEMTI) participante do Programa “Adote Um Estudante”, sobre um acontecimento desafiador na sua vida em que o referido programa foi essencial para que você pudesse superar esse momento difícil.
2023.2População idosaArtigo de opinião sobre o tema “A urgência de políticas públicas para o envelhecimento da população brasileira”.Texto contando uma história com a temática “Vivências com o idoso no Ceará: memórias com nossos avós”.
2023.1Direito dos animaisArtigo de opinião sobre “a importância de políticas públicas para os direitos dos animais de estimação no estado do Ceará”.Um relato, do ponto de visto de um animal que foi abandonado, sobre como você se sentiu nesta situação.
2022.2 FelicidadeArtigo de opinião sobre o tema “A busca da felicidade na sociedade contemporânea”.Texto para um jornal de escola sobre  a história de uma pessoa que, apesar das intempéries da vida, encontrou a felicidade. 
2022.1Desigualdade de gêneroEditorial de um jornal da escola em homenagem ao dia da Mulher Negra, Latina e Caribenha.Biografia de uma mulher que conseguiu mudar a vida por meio dos estudos.

Obras literárias no vestibular da Uece

A Uece não cobra leituras de obras específicas obrigatórias. O que o vestibular pede é que você tenha conhecimentos gerais sobre os aspectos da Literatura, incluindo:

  • Noções de teoria literária: funções da literatura; gêneros e formas literárias; versificação; elementos estruturantes da narrativa;
  • Noções de estilística literária: expressividade dos estratos fônico, morfológico e sintático; o conceitual, o afetivo e o sensorial da linguagem literária; os desvios estilísticos;
  • Uma visão em conjunto da Literatura brasileira, pelo critério estilístico, a partir do Século XVIII: Arcadismo, Romantismo, Realismo, Naturalismo, Parnasianismo, Simbolismo, Pré-Modernismo, Modernismo e manifestações contemporâneas. Esses movimentos artísticos, ou estilos de época, serão enfocados considerando os contextos históricos, suas características ideológicas e estilísticas, suas obras representativas e respectivos autores.

Reserva de vaga no vestibular da Uece

A Uece reserva 50% de suas vagas para cotistas. São dois tipos de cotas

  • Cotas sociais para candidatos de escola pública (municipal ou estadual), economicamente carentes e que não sejam cotistas PPI.

Das demais vagas existentes, correspondente à metade das vagas totais oferecidas, que não foram destinadas para cotistas (PPI e social), são reservadas 5% para pessoas com deficiência (PcD), não optantes pelo sistema de cotas e ampla concorrência. 

As demais vagas são disputadas por estudantes inscritos pela ampla concorrência, que tenham concluído, ou venham a concluir até a data da matrícula, o ensino médio em escolas públicas ou privadas.

Veja, por exemplo, como ficou a divisão para o curso de Medicina - Bacharelado (diurno), no câmpus da Faculdade de Educação de Crateús - FAEC, que oferece 40 vagas no vestibular: 

  • Ampla concorrência: 19 vagas
  • PcD (Pessoa com Deficiência): 1 vaga
  • Pretos: 1 vaga
  • Pardos: 12 vagas
  • Indígenas:
  • Cotista social: 7 vagas

Confira o Manual do Candidato e saiba mais detalhes sobre o sistema de cotas no vestibular da Uece.

Como é a concorrência na Uece?

Na edição 2024.1, a Uece ofereceu 2.820 vagas, distribuídas da seguinte forma: 1.278 para os cursos oferecidos em Fortaleza e 1.542 para os cursos nas unidades do interior do Ceará, localizadas nos municípios: Aracati, Canindé, Crateús, Iguatu, Mombaça, Itapipoca, Limoeiro do Norte, Quixadá, Quixeramobim e Tauá.

Os dados da relação candidato/vaga do vestibular 2024.1 ainda não foram divulgados. Entretanto, na edição 2023.2, os cursos mais concorridos foram Medicina, Medicina Veterinária, Enfermagem e Psicologia. Para saber mais sobre a concorrência dos curso oferecidos pela Uece, confira a relação candidato/vaga do vestibular 2024.2, para a ampla concorrência.

10 cursos mais concorridos do vestibular da UECE

Veja a relação candidato/vaga dessas graduações (ampla concorrência) no vestibular 2023.1:

Curso - Título - Turno/PeríodoRelação candidato/vaga
MEDICINA - Bacharelado - Diurno261,11
MEDICINA VETERINÁRIA - Bacharelado - Diurno142,14
ENFERMAGEM - Bacharelado - Diurno139,05
PSICOLOGIA - Bacharelado - Diurno131,92
NUTRIÇÃO - Bacharelado - Diurno113,00
CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO - Bacharelado - Diurno97,89
EDUCAÇÃO FÍSICA - Licenciatura - Diurno60,59
ADMINISTRAÇÃO - Empresas - Manhã48,13
LETRAS (INGLÊS) - Licenciatura - Manhã24,23
HISTÓRIA – Licenciatura - Noite22,14

Notas de corte na Uece

A Universidade Estadual do Ceará (Uece) não divulga as notas de corte do vestibular, fornecendo os resultados individualmente a cada candidato. Entretanto, a instituição publica as notas de corte do processo seletivo de vagas remanescentes, que utiliza as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Conferia, a seguir, as notas de corte no Enem de alguns dos principais cursos oferecidos pela Uece no processo seletivo para vagas remanescentes em 2023:

Curso - Campus - Turno/PeríodoNota de corte
MEDICINA – Fortaleza – Matutino e Vespertino741,08
PSICOLOGIA – Fortaleza – Vespertino660,24
MEDICINA VETERINÁRIA – Fortaleza – Matutino e Vespertino658,68
NUTRIÇÃO – Fortaleza – Matutino629,28
ADMINISTRAÇÃO – Fortaleza – Matutino, Vespertino e Noturno622,98
FÍSICA – Fortaleza, Iguatu, Limoeiro do Norte e Quixadá – Matutino, Vespertino e Noturno610,92
CIÊNCIAS DA COMPUTAÇÃO – Fortaleza e Limoeiro do Norte – Matutino e Vespertino608,82
CIÊNCIAS CONTÁBEIS – Fortaleza – Vespertino e Noturno608,58
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS – Cratéus, Iguatu, Fortaleza e Limoeiro do Norte – Matutino e Vespertino602,76
GEOGRAFIA – Fortaleza e Limoeiro do Norte – Matutino, Vespertino e Noturno594,64

Como ver as provas dos vestibulares anteriores da Uece?

Para acessar as provas dos vestibulares anteriores da Uece, você pode visitar o site oficial da universidade e buscar pela seção de provas e gabaritos. Lá, estarão disponíveis as provas dos anos anteriores para consulta e download.

Confira todas as edições dos vestibulares anteriores da Uece, acessando a aba dos processos seletivos encerrados.

É possível entrar na Uece com a nota do Enem?

Ao final do período do vestibular, a Universidade Estadual do Ceará (Uece) disponibiliza um edital para o preenchimento das vagas remanescentes, por meio da nota do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem). O candidato concorre a uma vaga do curso escolhido, desde que tenha feito as provas da edição mais recente do Enem, além de não ter zerado nenhuma prova e ter tirado no mínimo 200 na redação.

O candidato que pretende ingressar nos cursos de graduação da Uece com a nota do Enem deverá acessar o site do vestibular da Uece, do ano vigente, e verificar o quadro de vagas disponíveis.

👉 Leia também:

Confira o calendário dos principais vestibulares

Calendário do vestibular 2024.2

Segundo o cronograma de eventos do Vestibular Uece 2024.2, as etapas vão ocorrer em:

  • Solicitação de isenção da taxa: 29 de janeiro a 2 de fevereiro
  • Publicação do edital de regulamentação do vestibular: 21 de março
  • Resultado definitivo dos pedidos de isenção: 22 de março
  • Inscrições: 25 de março a 8 de abril
  • Pagamento da taxa: até 9 de abril
  • Locais de aplicação das provas da 1ª Fase: 25 de abril
  • Prova de Conhecimentos Gerais da 1ª Fase: 28 de abril
  • Locais de aplicação da prova escrita do Exame de Habilidade Específica (EHE): 30 de abril
  • Aplicação da prova escrita do Exame de Habilidade Específica (EHE): 1 de maio
  • Resultado da prova escrita do EHE e convocação para a prova oral do EHE: 9 de maio
  • Prova oral do Exame de Habilidade Específica (EHE): 10 de maio
  • Gabarito oficial da prova de Conhecimentos Gerais: 14 de maio
  • Resultado da 1ª Fase do Vestibular: 14 de maio
  • Locais de aplicação das provas da 2ª Fase: 16 de maio
  • 1º dia - Provas Específicas da 2ª Fase: 19 de maio
  • 2º dia - Provas Específicas da 2ª Fase: 20 de maio
  • Gabaritos oficiais das provas da 2ª Fase: 24 de junho
  • Resultado final: 26 de junho

Para saber mais informações sobre o vestibular da Uece 2024.2, não deixe de conferir o edital.

Publicação do edital de regulamentação do vestibular: 21 de março

Calendário do vestibular 2025.1

Segundo o cronograma de eventos do Vestibular Uece 2025.1, as etapas vão ocorrer em:

  • Solicitação de isenção da taxa: 05 de agosto (a partir das 8h) a 09 de agosto (até as 17 h)
  • Envio on-line da documentação da isenção: 05 de agosto (a partir das 8h) a 12 de agosto (até as 17h)
  • Resultado preliminar dos pedidos de isenção: 18 de setembro
  • Recurso administrativo questionando o indeferimento de isenção: 19 de setembro (a partir das 8h) a 20 de setembro (até as 17h)
  • Resultado definitivo dos pedidos de isenção: 27 de setembro
  • Prova de Conhecimentos Gerais da 1ª Fase: 17 de novembro (a partir das 9h)
  • 1º dia - Provas Específicas da 2ª Fase: 15 de dezembro (a partir das 9h)
  • 2º dia - Provas Específicas da 2ª Fase: 16 de dezembro (a partir das 9h)

Para ficar por dentro de todo o cronograma e demais informações sobre o vestibular da Uece, acompanhe as divulgações oficiais no site da CEV, através da seção Concursos e Vestibulares.

🥇 Mais de 25 alunos do Aprova Total garantiram uma vaga na Uece em 2024. Não perca tempo e seja um deles você também!

banner

TEMAS:

avatar
Gabriel Brito de Souza

Colaborador no Aprova Total e jornalista em formação pela Unesp-Bauru, Gabriel traz um olhar mais próximo de quem está vivenciando a primeira graduação. Com sua linguagem típica da geração Z, aproveita suas vivências como estudante para mostrar a importância da preparação para o Enem e vestibulares.

Ver mais artigos de Gabriel Brito de Souza >

Colaborador no Aprova Total e jornalista em formação pela Unesp-Bauru, Gabriel traz um olhar mais próximo de quem está vivenciando a primeira graduação. Com sua linguagem típica da geração Z, aproveita suas vivências como estudante para mostrar a importância da preparação para o Enem e vestibulares.

Ver mais artigos de Gabriel Brito de Souza >

Compartilhe essa publicação:
Aumente sua nota TRI estudando com provas anteriores do Enem!
Baixe já o aplicativo do

Veja Também

Assine a newsletter do Aprova Total

Você receberá apenas nossos conteúdos. Não enviaremos spam nem comercializaremos os seus dados.