Vestibulares

Vestibular Uerj 2025: inscrições para 1º exame de qualificação vão até 06/05

O período de inscrições para o exame da primeira etapa do vestibular da Uerj está aberto. Confira como se inscrever, conteúdos das provas e as principais datas do cronograma

Acessibilidade

As inscrições para o 1º exame de qualificação do vestibular Uerj 2025 estão abertas até 6 de maio. Lembrando que, esse é um dos dois exames aplicados na primeira fase do vestibular da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Em 2023, a Uerj retomou o seu modelo tradicional de vestibular, composto por dois exames de qualificação (que acontecerão em 9 de junho e 8 de setembro) e um exame discursivo.

Por ano, são ofertadas aproximadamente 6.500 vagas em 76 cursos, distribuídos pela capital e as cidades de Duque de Caxias, São Gonçalo, Nova Friburgo, Petrópolis, Resende e Cabo Frio.

Neste post, você encontrará detalhes de como se inscrever no vestibular da Uerj 2025. Confira! 🔎

Quando começam as inscrições para o vestibular Uerj 2025?

As inscrições para o 1º exame de qualificação do vestibular Uerj 2025 acontecem entre os dias 15 de abril a 6 de maio.

Já para o 2º exame de qualificação, o prazo de inscrições será de 15 de julho a 05 de agosto.

Como se inscrever no vestibular Uerj 2025?

Para a inscrição, acesse o site do vestibular Uerj 2025 e preencha o formulário de acordo com as instruções.

Caso já possua um cadastro na plataforma, você deve inserir seu CPF e senha nos campos indicados. Mas para novos usuários, é necessário cadastrar-se.

Captura de tela do site oficial de inscrições para o vestibular da Uerj
(Imagem: Reprodução/Uerj)

Com o cadastro completo, o candidato precisa preencher o requerimento de inscrição e o questionário de informações socioculturais, seguindo as instruções.

Em seguida, imprimir o boleto bancário para pagamento da taxa de inscrição - isso deve ser feito em cada um dos exames - e efetuar o pagamento dentro do prazo, exceto os candidatos isentos.

Após a confirmação do pagamento pelo sistema da Uerj, que pode demorar até dois dias úteis, o candidato receberá a mensagem “Inscrição finalizada - Pagamento confirmado” no site e/ou e-mail.

⚠️ AVISO: durante a inscrição no exame de qualificação, o candidato escolhe apenas a língua estrangeira e o local de realização das provas. Já as seleções do curso e do sistema de cotas ocorrem na inscrição do exame discursivo.

Qual o valor da taxa de inscrição da Uerj 2025?

Para ambos os exames de qualificação, a taxa de inscrição é de R$ 90. Já a taxa para realizar o exame discursivo é de R$ 120,00, exceto para candidatos que receberam isenção nos exames anteriores.

Portanto, participantes que obtiveram isenção no exame de qualificação e se classificaram para o discursivo têm isenção automática também neste último.

Como solicitar a isenção da inscrição da Uerj 2025

A solicitação da isenção da taxa de inscrição referente ao 1º exame de qualificação ocorreu entre 14 e 18 de março. Enquanto para o 2º exame de qualificação, acontecerá de 13 até 17 de junho.

A isenção da taxa de inscrição é concedida aos candidatos que atendem as condição de:

  • estar cursando o último ano do Ensino Médio em escola pública;
  • ter concluído o Ensino Médio em escola pública, ou válido pelas certificações do Enem e Encceja;
  • comprovar renda familiar per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio.

Como são as provas do vestibular Uerj 2025?

O vestibular da Uerj é estruturado em duas fases. A primeira fase consiste em dois exames de qualificação. Já a segunda fase inclui um exame discursivo, que abrange provas específicas para cada curso, além de uma prova de redação que é comum a todos os candidatos.

Além disso, a Uerj adota o o sistema de cotas e reserva vagas para estudantes que concluíram o Ensino Médio em escolas públicas e para candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas.

👉 Vai prestar o vestibular da Uerj 2025? Confira nosso guia com tudo o que você precisa saber sobre o vestibular da Uerj!

Exames de qualificação do vestibular Uerj

Na primeira fase, são aplicados dois exames de qualificação, um em cada semestre. O candidato pode optar por fazer apenas um dos exames ou ambos. Caso realize os dois, será considerada a maior nota obtida.

Essa avaliação tem uma prova objetiva com 60 questões de múltipla escolha, que abrangem Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas.

O exame de qualificação tem caráter eliminatório e classificatório, ou seja, a nota obtida determina se o vestibulando poderá prosseguir para a segunda fase do vestibular.

Exame discursivo do vestibular Uerj

Já na segunda fase, é aplicado um exame discursivo composto por três provas: duas de disciplinas específicas de cada área, de acordo com o curso escolhido na inscrição, e uma redação.

Estão aptos a participar do exame discursivo os candidatos aprovados em pelo menos um dos dois exames de qualificação - aqueles que obtiveram conceitos A, B, C e D, com pontuação acima de 40% - e que tenham concluído ou estejam cursando o último ano do Ensino Médio.

🚨 Candidatos aprovados para participar do exame discursivo deverão efetuar a inscrição e pagamento da taxa de inscrição novamente para realizarem as provas.

Orientações para a redação do vestibular Uerj 2025

Para a edição 2025, a redação terá como base o livro O conto da Aia, de Margaret Atwood. O objetivo da redação é permitir que os candidatos discutam uma questão levantada pela obra, através de diferentes posicionamentos.

Por isso, a prova de redação valoriza a capacidade de argumentação dos candidatos, entendendo-a como um requisito importante na vida acadêmica. Isso inclui a habilidade de articular informações e ideias, além de utilizar recursos expositivos e persuasivos da linguagem.

Os candidatos devem escrever um texto dissertativo-argumentativo, em prosa, com, no mínimo, 20 e, no máximo, 30 linhas. A avaliação considerará os seguintes aspectos:

  • habilidade de leitura e interpretação para reconstruir textos em diferentes níveis;
  • domínio do gênero "dissertação";
  • construção da argumentação;
  • uso adequado das formas e estruturas linguísticas conforme a norma padrão.

O que cai no vestibular da Uerj 2025

O Aprova Total compila anualmente os temas dos principais vestibulares do país. A partir do mapa de incidência, é possível identificar os assuntos que costumam aparecer nas provas. Na Uerj, temos:

Em cada exame, há leituras obrigatórios diferentes, indispensáveis para responder às questões, sendo:

  • 1º exame de qualificação, prova de Linguagens: As mentiras que os homens contam, de Luís Fernando Veríssimo;
  • 2º exame de qualificação, prova de Linguagens: Quincas Borba, de Machado de Assis;
  • Exame discursivo, prova de Língua Portuguesa e Literaturas: Caim, de José Saramago;
  • Exame discursivo, prova de Redação: O conto da Aia, de Margaret Atwood.

📕 Leia também:

Mapa dos processos seletivos: a ferramenta interativa do Aprova

Confira o calendário dos principais vestibulares de 2024

O que levar no vestibular da Uerj 2025

Nos dias de prova, os candidatos devem levar:

  • documento original de identificação com foto;
  • caneta esferográfica preta ou azul de material transparente;
  • cartão de confirmação da inscrição.

Eles também podem levar:

  • documento original de identificação com foto;
  • caneta esferográfica preta ou azul de material transparente;
  • cartão de confirmação da inscrição.

Caso levem dispositivos eletrônicos e objetos pessoais, devem estar desligados e armazenados dentro de um envelope plástico lacrado e identificado, que deverá ser colocado embaixo da carteira durante a realização da prova.

Como é calculado o resultado da Uerj 2025?

De acordo com o número de acertos na prova, o candidato poderá ser aprovado ou reprovado no exame de qualificação, recebendo um dos cinco conceitos abaixo:

SituaçãoConceitoNúmero de acertos na provaPontuação
AprovadoA> 70%20
AprovadoB> 60% e ≤ 70%15
AprovadoC> 50% e ≤ 60%10
AprovadoD> 40% e ≤ 50%5
ReprovadoE≤ 40%Não há

Já a nota do exame discursivo corresponde à somatória da pontuação obtida nas três provas (redação e de duas disciplinas específicas, considerando seus respectivos pesos). Assim, valendo até 80 pontos.

Dessa maneira, para calcular a nota final, soma-se a pontuação do exame de qualificação e do exame discursivo, que pode chegar até 100 pontos. Assim, a comissão responsável pelo vestibular determinará a classificação pela ordem decrescente do total de pontos.

Em caso de empate entre candidatos, os critérios de desempate para a classificação são os seguintes:

  • maior número de pontos no exame discursivo;
  • maior número de pontos na prova específica de peso 2;
  • maior número de pontos na prova específica de peso 1;
  • maior número de acertos no exame de qualificação;
  • idade mais elevada.

Em caso de aprovação, como fazer a pré-matrícula na Uerj?

Os candidatos aprovados na chamada regular deverão realizar os procedimentos de matrícula de forma presencial, seguindo a ordem de duas etapas: pré-matrícula (primeira etapa) e inscrição em disciplinas (segunda etapa).

Para realizar a pré-matrícula, o candidato deverá apresentar os seguintes documentos (cópias autenticadas ou originais e cópias):

  • diploma ou certificado de conclusão do Ensino Médio ou certidão ou declaração equivalente, emitidas pelo colégio ou pela Secretaria de Educação;
  • documento oficial de identidade com foto;
  • certidão de quitação eleitoral, obrigatória para os maiores de 18 anos, mesmo que ainda não tenham votado;
  • comprovante de quitação com o serviço militar, para os candidatos do sexo masculino;
  • CPF;
  • histórico escolar do Ensino Médio.

Já a efetivação da matrícula acontece somente após a inscrição em disciplinas. Portanto, fique atento ao período e local informados quando o edital sobre a classificação e matrícula for publicado.

Calendário do vestibular Uerj 2025

Fique de olho nas principais datas e consulte o calendário completo do processo seletivo:

1º Exame de Qualificação

  • Solicitação de isenção da taxa de inscrição: 14 a 13 de março
  • Período de inscrições: 15 de abril a 6 de maio
  • Pagamento da taxa: até 7 de maio
  • Emissão do cartão de confirmação de inscrição: 27 a 29 de maio
  • Aplicação da prova: 9 de junho
  • Publicação do gabarito oficial: 9 de junho
  • Divulgação do resultado: 14 de junho

2º Exame de Qualificação

  • Solicitação de isenção da taxa: 13 a 17 de junho
  • Período de inscrições: 15 de julho a 5 de agosto
  • Pagamento da taxa: até 6 de agosto
  • Emissão do cartão de confirmação de inscrição: 26 a 28 de agosto
  • Aplicação da prova: 8 de setembro
  • Publicação do gabarito oficial: 8 de setembro
  • Divulgação do resultado: 13 de setembro

Exame discursivo

  • Essa etapa do processo seletivo ainda não foi divulgada pela universidade.

📊 Quer preparação máxima para ter alto rendimento no estudos e ingressar no curso dos seus sonhos? Conheça a plataforma do Aprova Total e conquiste a sua aprovação!

Banner

TEMAS:

avatar
Gabriel Brito de Souza

Colaborador no Aprova Total e jornalista em formação pela Unesp-Bauru, Gabriel traz um olhar mais próximo de quem está vivenciando a primeira graduação. Com sua linguagem típica da geração Z, aproveita suas vivências como estudante para mostrar a importância da preparação para o Enem e vestibulares.

Ver mais artigos de Gabriel Brito de Souza >

Colaborador no Aprova Total e jornalista em formação pela Unesp-Bauru, Gabriel traz um olhar mais próximo de quem está vivenciando a primeira graduação. Com sua linguagem típica da geração Z, aproveita suas vivências como estudante para mostrar a importância da preparação para o Enem e vestibulares.

Ver mais artigos de Gabriel Brito de Souza >

Compartilhe essa publicação:

Veja Também

Assine a newsletter do Aprova Total

Você receberá apenas nossos conteúdos. Não enviaremos spam nem comercializaremos os seus dados.