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Como desenvolver repertório para a redação e o vestibular?

O repertório é fundamental para garantir uma boa nota na prova de redação, principalmente a do Enem. Saiba como desenvolver o seu e explorar novos conhecimentos!

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O tão falado repertório sociocultural: o que faz, o que come, onde vive? Está aí uma das palavras mais temidas pelos vestibulanders, principalmente quem ainda está começando a batalha da aprovação. Esse é um dos vários conhecimentos avaliados pelas bancas de vestibular e bastante cobrado no Enem, principalmente na Redação.

O motivo para o repertório sociocultural ser um ponto mais sensível para muitos estudantes é o fato de ele não ser algo que se pode simplesmente “estudar”, como se faz com o restante das matérias. Porém, quem entende bem o que é repertório sociocultural e como usá-lo, percebe que está bem longe de ser um bicho-de-sete-cabeças.

Agora, queremos ajudar você a desenvolver repertórios socioculturais e entender como melhorá-los, a fim de explorar todo esse conhecimento nas provas.

O que é repertório sociocultural?

Repertório sociocultural nada mais é do que o conjunto dos conhecimentos, perspectivas, referências e visões de mundo acumulados por cada pessoa. No Manual do Candidato do Enem, a definição é:

(...) “o repertório sociocultural configura-se como toda e qualquer informação, fato, citação ou experiência vivida que, de alguma forma, contribui como argumento para a discussão proposta pelo participante.” (...)

Portanto, não há um repertório “certo” e um repertório “errado” - se você vive em sociedade, você tem repertório sociocultural. É bem simples! O segredo está na forma como se mobiliza esses saberes, ou seja, se você os utiliza da forma adequada para construir a linha de raciocínio e a argumentação.

Em outras palavras, não precisa citar mil filósofos e sociólogos na sua redação para que ela fique boa, basta articular os seus conhecimentos da forma correta.

Como desenvolver e melhorar o seu repertório?

Não é exagero dizer que todo mundo já tem um repertório sociocultural, afinal, temos as nossas referências e experimentamos a vida em sociedade, o que gera repertório naturalmente.

Mas é claro que, como estamos falando de vestibular, é fundamental se esforçar para tornar esse repertório mais variado e diversificado para que, na hora da prova, seja possível construir uma análise legal que garanta uma boa nota.

A seguir, você confere 4 dicas de como fazer isso:

1. Leia, leia e leia mais um pouco

Ler ajuda a construir repertório
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Essa aqui não é segredo para ninguém, e certamente alguém (ou muitos alguéns) já te deu esse conselho outras vezes. A verdade é que, goste ou não, ler bastante é o melhor caminho para construir um bom repertório.

A leitura de boa qualidade não só rende muito repertório como, de quebra, ajuda a escrever melhor - afinal, é lendo bons textos que se aprende a escrever bons textos, com vocabulário melhor, construções sintáticas mais refinadas etc.

Com leitura de boa qualidade, estamos falando de textos literários e de textos não literários, como artigos de análise, jornais, blogs especializados, entre outros. No caso dos textos não literários, lembre-se de ir atrás sempre de fontes confiáveis, que respeitem a ciência, ok?

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2. Consuma filmes, séries, documentários e podcasts

Consumir filmes, séries e podcasts ajuda a construir repertório
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Isso é o que você precisava para ligar a Netflix sem culpa. Filmes e séries são excelentes fontes de desenvolvimento de repertórios socioculturais, mas é claro que você precisa saber usá-los a seu favor.

Séries de entretenimento, por exemplo, sem dúvida alguma podem servir como repertório, se você souber articular as situações retratadas nela de uma maneira que apoie a sua argumentação na prova. Cabe a você, nesses casos, praticar bastante esse tipo de análise.

Um caminho seguro é consumir filmes e séries documentais sobre qualquer área do conhecimento, ou também podcasts do tipo.

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3. Acompanhe as notícias (do seu jeito)

Acompanhar as notícias ajuda a construir repertório
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Sim, acompanhar as notícias é importante para se manter atualizado e desenvolver repertório. E sim, sabemos que a rotina de vestibulander é uma loucura, e muitas vezes não sobra tempo para ficar assistindo ao jornal. Mas não é disso que estamos falando!

Você pode acompanhar as notícias do seu jeito. Hoje, há muitas opções para quem tem pouco tempo. Um exemplo são podcasts dos grandes jornais que ficam disponíveis gratuitamente nas plataformas de streaming - muitos deles lançam edições diárias com um resumo das principais notícias do dia, com episódios de 20 minutos.

4. Pratique a argumentação

Praticar argumentação para construir repertório
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Praticar a argumentação é uma das principais formas de consolidar o repertório. Por isso, tente escrever muitas redações, se possível, uma por semana durante o ano de estudos, e teste o repertório nos textos.

Além disso, você pode praticar a argumentação em grupos de discussão e debate com seus colegas. Essa é uma boa estratégia: reunir-se para discutir diferentes pontos de vista e treinar a capacidade de análise.

Como usar repertório sociocultural na redação?

Vimos que o uso mais recorrente do repertório costuma ser na prova de redação dos vestibulares, porque é o espaço em que a maior parte das bancas avalia as competências de argumentação dos candidatos.

Assim, praticamente todas as bancas avaliam o modo como o candidato apresenta e articula seu conhecimento de mundo, e o Enem é um dos mais enfáticos nessa exigência. Vamos entender melhor como esse repertório é cobrado e avaliado!

O repertório sociocultural na redação do Enem

Na redação do Enem, o repertório é avaliado especificamente pela competência 2, que diz o seguinte: 

  • Competência 2: compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa.

Traduzindo, o repertório está descrito ali em “aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema”.

A ideia da banca é que o candidato não fique preso apenas aos textos da coletânea para desenvolver seus argumentos, e que mostre saber usar os seus próprios conhecimentos (seu repertório) para fazer essa articulação das ideias.

Ou seja: é importante extrapolar os textos da coletânea, mas isso precisa ser feito com lógica - não adianta colocar citações aleatórias e decoradas de filósofos se elas não contribuirem para a construção do raciocínio e do argumento.

De acordo com o manual do candidato do Enem, o repertório sociocultural precisa ser legitimado, pertinente e produtivo. Entenda o que isso significa:

Legitimado

É o repertório que utiliza informações, fatos e situações que tenham respaldo nas áreas do conhecimento, ou seja, informações que tenham comprovação mínima da sociedade. Em outras palavras, não dá para inventar qualquer coisa e colocar na redação.

Pertinente

O repertório precisa ser pertinente, ou seja, estabelecer relação com o tema todo ou pelo menos com um dos elementos do tema. De acordo com o manual, essa associação pode se dar por sinônimos, hiperônimos ou hipônimos.

Produtivo

Ele deve contribuir para que a discussão evolua no texto. É o que falamos anteriormente! Não adianta colocar uma citação aleatória de um filósofo no texto, para mostrar repertório, se essa citação não ajuda a construir a argumentação.

Em linhas gerais, para utilizar o repertório sociocultural na redação é fundamental lembrar que ele precisa ser respaldado em fatos, deve fazer sentido dentro do tema e contribuir para construir a sua linha de raciocínio.

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Ana Lourenço

Jornalista colaboradora do Aprova Total. Trabalha na área de educação há 10 anos e hoje coordena equipes editoriais da área de Linguagens na educação básica. Como repórter, passou por Editora Abril, Quero Bolsa, SOMOS Educação, Instituto FHC, entre outros.

Ver mais artigos de Ana Lourenço >

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