Física Vestibulares

TOP 3 temas de Física na Uerj: o que a prova mais cobrou nos últimos anos

Foco total na sua preparação para o vestibular, hein? Analisamos o que você deve estudar em eletrodinâmica, cinemática e termologia

Acessibilidade

Este post é para você, que vai prestar o vestibular da gigante do Rio de Janeiro, a Uerj! Para contribuir com a sua última revisão antes da prova, a equipe da Aprova Total buscou os assuntos de Física da Uerj que mais apareceram no exame nos últimos 11 anos.

Física na Uerj

Confira um gráfico que descreve bem quais são esses temas:

Os três assuntos que mais tiveram destaque nas provas de Física na Uerj foram: eletrodinâmica (20%), cinemática (17%) e termologia (14%). Mas o que você precisa revisar sobre essas áreas? A gente conta!

Eletrodinâmica

A eletrodinâmica aparece em 1o lugar no ranking. É por meio dela que estudamos os circuitos elétricos e as Leis de Ohm. Os assuntos clássicos de eletrodinâmica nas questões de Física na Uerj envolviam circuitos elétricos e potência elétrica, às vezes na mesma pergunta.

Então, lembre-se de como calcular potência elétrica (há várias equações para isso) e exercite esse cálculo em questões que envolvam circuitos elétricos.

Aliás, recomendamos uma boa olhada em associações de resistores em circuitos!

Cinemática

Em 2o lugar, vem ela, a cinemática! Essa é uma área da Física que descreve o movimento dos corpos, sem considerar a massa do corpo e a força aplicada sobre ele.

No exame, a Uerj já trouxe questões envolvendo movimentos oblíquos. No entanto, o foco delas era no movimento para apenas uma das direções. Os movimentos oblíquos são compostos pelo movimento retilíneo uniforme (na horizontal) e pelo movimento retilíneo uniformemente variado (na vertical, em que a aceleração é g).

Outros assuntos para colocar na listinha são: situações de movimento relativo e definição de velocidade média, que pode ser útil não apenas para auxiliar um cálculo, mas ser o foco de uma questão inteira!

Termologia

Dentro da termologia, há a calorimetria, muito presente quando se fala em equilíbrio térmico. Procure entender como se utiliza a equação fundamental da calorimetria, chamada de calor sensível (isso mesmo, a fórmula do “que macete”: Q = mc . T). Além disso, foque na definição de calor específico e capacidade térmica.

Dica extra

A prova reúne grandes textos de apoio, e todos os dados necessários para resolução estão no final do enunciado. Por isso, caso você se depare com uma dessas questões, vá primeiro ao final do enunciado e tente resolver a questão com as informações que estão lá. Isso pode ajudar a economizar muito tempo!

Agora, que tal conferir alguns exercícios sobre esses principais assuntos?

1. (UERJ) Aceleradores de partículas são ambientes onde partículas eletricamente carregadas são mantidas em movimento, como as cargas elétricas em um condutor. No Laboratório Europeu de Física de Partículas – CERN, está localizado o mais potente acelerador em operação no mundo. Considere as seguintes informações para compreender seu funcionamento:

- os prótons são acelerados em grupos de cerca de 3000 pacotes, que constituem o feixe do acelerador;

- esses pacotes são mantidos em movimento no interior e ao longo de um anel de cerca de 30 km de comprimento;

- cada pacote contém, aproximadamente, 1011 prótons que se deslocam com velocidades próximas à da luz no vácuo;

- a carga do próton é igual a 1,6 x 10-19 C e a velocidade da luz no vácuo é igual a 3 x 108 m/s.

Nessas condições, o feixe do CERN equivale a uma corrente elétrica, em ampères, da ordem de grandeza de:

a) 100

b) 102

c) 104

d) 106

Resolução:

Alternativa A.

im = ΔQ/Δt = (n · e · v)/ΔS = 3000 · 1011 · 1,6 · 10-19 · 3 · 108 = 0,47 A ≃ 1 A

Portanto, im = 100 A.

2. (UERJ) Uma ave marinha costuma mergulhar de uma altura de 20 m para buscar alimento no mar. Suponha que um desses mergulhos tenha sido feito em sentido vertical, a partir do repouso e exclusivamente sob ação da força da gravidade. Desprezando-se as forças de atrito e de resistência do ar, a ave chegará à superfície do mar a uma velocidade, em m/s, aproximadamente igual a:

a) 20

b) 40

c) 60

d) 80

Resolução:

Alternativa A.

Usando a equação de Torricelli com a = g = 10 m/s² e Δ S = h = 20m:

v² = v0² + 2 · g · h → v² = 0 + 2 · 10 · 20 = 400 → v = 20 m/s.

3. (UERJ) Em um experimento que recebeu seu nome, James Joule determinou o equivalente mecânico do calor: 1 cal = 4,2 J. Para isso, ele utilizou um dispositivo em que um conjunto de paletas giram imersas em água no interior de um recipiente.

Considere um dispositivo igual a esse, no qual a energia cinética das paletas em movimento, totalmente convertida em calor, provoque uma variação de 2 ºC em 100 g de água. Essa quantidade de calor corresponde à variação da energia cinética de um corpo de massa igual a 10 kg ao cair em queda livre de uma determinada altura.

Essa altura, em metros, corresponde a:

a) 2,1

b) 4,2

c) 8,4

d) 16,8

Resolução:

Alternativa C.

Levando em conta o enunciado, temos que o calor fornecido à água é igual a variação de energia cinética de um corpo de 10 kg ao cair em queda livre. Utilizando os dados fornecidos:

Q = m · c · ΔT

Q =100 · 1 · ΔT

Q = 200 cal

Como a energia potencial é dada em joules e sabendo que 1 cal = 4,2 J.

Q =200 · 4,2

Q = 840 J

Por fim, temos que:

🧑🏻‍💻 Leia também:

Tudo o que você precisa saber sobre o vestibular 2023 da Uerj

TEMAS:

avatar
Gabriela Gauche

Analista de conteúdo de Física no Aprova Total. Licenciada em Física pela UFSC e professora da educação básica.

Ver mais artigos de Gabriela Gauche >

Analista de conteúdo de Física no Aprova Total. Licenciada em Física pela UFSC e professora da educação básica.

Ver mais artigos de Gabriela Gauche >

Compartilhe essa publicação:

Veja Também

Assine a newsletter do Aprova Total

Você receberá apenas nossos conteúdos. Não enviaremos spam nem comercializaremos os seus dados.