Biologia na UERJ: confira os assuntos que mais caem
Bioquímica, ecologia e fisiologia humana são os assuntos mais cobrados no Vestibular da Uerj. Mas você sabe como são as questões? Confira os conteúdos mais frequentes das provas
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A Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj) ocupou o 23º lugar na América Latina no ranking mundial de universidades da Times Higher Education (THE) em 2022. A instituição se destaca por seu vestibular diferenciado. E para ajudar você a se preparar, os professores do Aprova Total elaboraram um conteúdo especial sobre Biologia na Uerj.
Mas sem desespero, galera! 😮💨 ☮️ Afinal, nosso time analisou os últimos 12 anos de questões para mostrar quais caminhos de estudo você deve priorizar. Confira!
NAVEGUE PELOS CONTEÚDOS
O que mais cai em Biologia na UERJ?
A análise de edições anteriores do Aprova Total revela que os tópicos mais frequentes nas questões de Biologia na prova objetiva (primeira fase) do Vestibular da Uerj são a bioquímica, a fisiologia humana e a ecologia. 🌱
Esses tópicos compõem o Top 3 com uma representação significativa em relação aos outros temas. Veja o gráfico abaixo:
E para te ajudar a se preparar para a prova, analisamos cada um deles separadamente. Confira!
Bioquímica
A bioquímica representa uma parcela significativa das questões, totalizando 13,9% das aparições em suas provas. Isso, por sua vez, a diferencia de muitos outros vestibulares, que costumam dar menos destaque a esse campo da Biologia.
Dentro do vasto campo da bioquímica, a Uerj concentra grande parte de suas questões em dois tópicos principais: Ácidos Nucleicos e Síntese Proteica, bem como Compostos Orgânicos, incluindo Carboidratos, Lipídios, Proteínas e Vitaminas.
É essencial que os candidatos se dediquem a compreender profundamente os processos de transcrição e tradução, além de dominar a estrutura do DNA, pois esses são os pontos mais enfatizados nas questões.
Já os Compostos Orgânicos, como Carboidratos, Lipídios, Proteínas e Vitaminas, têm sido alvo de perguntas em diversas edições das provas. Portanto, é fundamental que os estudantes preparem-se de maneira abrangente, compreendendo suas estruturas, funções e interações no contexto dos sistemas biológicos.
Fisiologia humana
O tema fisiologia humana assume uma posição de destaque nas provas da Uerj, equiparado com a bioquímica. Ele é apresentada em questões que incluem ilustrações, esquemas ou gráficos para contextualizar o enunciado.
No campo da fisiologia humana, são abordados os processos internos essenciais que ocorrem no organismo humano, com análises sobre como eles impactam os sistemas e funções vitais. Em exames da Uerj, alguns tópicos frequentemente explorados incluem o sistema endócrino, o sistema digestório e o sistema circulatório.
Ecologia
A ecologia se destaca como uma das vertentes mais significativas da Biologia e é consistentemente abordada em diversos exames, merecendo especial atenção neste contexto.
Ela representa cerca de 11,3% do conteúdo avaliativo dos exames da Uerj e, normalmente, exige a aplicação prática dos princípios fundamentais em situações do mundo real. Além disso, é fundamental notar que determinados tópicos têm se mostrado recorrentes ao longo dos anos.
Para ilustrar isso, podemos observar que a temática dos Impactos Ambientais foi objeto de questões nos anos de 2013, 2014, 2016, 2019, 2021 e 2022. O Fluxo de Energia também foi um tema presente nas provas em 2015 e 2019. Além disso, os Ciclos Biogeoquímicos foram abordados nos anos de 2012 e 2014.
Evolução
Compreender o processo evolutivo é de suma importância. A evolução corresponder à cerca de 8,7% do conteúdo das provas da Uerj. Nos últimos 12 anos, esse tema foi abordado em oito questões distintas. Para responder às perguntas, é necessário compreender as bases científicas, evidências, teorias e os aspectos específicos.
No vestibular, o conteúdo relacionado à evolução é subdividido em três tópicos fundamentais. Esses tópicos incluem Evidências e Teorias Evolutivas (como as de Darwin e Lamarck), Evolução dos Primatas e a Linhagem Humana, além do Processo de Especiação.
Bioenergética
Bioenergética foi abordada em nove ocasiões distintas no vestibular da Uerj. Os conteúdos relacionados à bioenergética são categorizados em dois tópicos essenciais: mitocôndria e respiração celular, e fotossíntese.
Essa divisão reflete a importância de compreender tanto os processos de produção de energia nas células, como a respiração celular, quanto a captação de energia luminosa pelas plantas. Por exemplo, no caso da fotossíntese.
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Habilidades exigidas na prova da UERJ
O vestibular espera que os candidatos apresentem as seguintes habilidades na prova de Biologia da Uerj:
- conectar saberes de diferentes âmbitos do conteúdo do Ensino Médio, incluindo a integração interdisciplinar entre Biologia e outras esferas do conhecimento;
- elucidar, examinar e estabelecer ligações entre conceitos elementares do conteúdo do Ensino Médio sobre Biologia;
- ler, avaliar, interpretar e formular suposições lógicas, com um raciocínio consistente em relação aos acontecimentos e informações apresentadas;
- criar, analisar e interpretar representações gráficas, tabelas e imagens dentro do contexto de experimentações científicas. Essa habilidade envolve relacionar a interpretação com o conhecimento específico do tema em discussão;
- demonstrar uma postura crítica em relação aos materiais complementares divulgados por meio da mídia e meios de comunicação em massa, plataformas sociais ou websites na internet;
- compreender que a ciência é um processo em constante progresso. Dessa forma, o entendimento científico está em contínuo desenvolvimento e interação com outras esferas do conhecimento.
Em síntese, o exame de Biologia da Uerj valoriza a interdisciplinaridade entre as áreas. Além disso, quase todas as perguntas exigem a compreensão dos temas e como eles se interligam com outros assuntos e com o mundo. Os candidatos são desafiados a aplicar seus conhecimentos de forma contextualizada, promovendo uma avaliação mais abrangente de suas habilidades.
Como Biologia cai na UERJ
A Uerj é reconhecida por suas provas criteriosas e desafiadoras, com destaque para a área de Biologia. Como você viu, as provas dessa disciplina abrangem uma ampla gama de tópicos científicos. Veja a seguir alguns exemplos de questões objetivas de Biologia da Uerj:
Exemplo 1 - Bioquímica
(UERJ 2023) A ureia é produzida pelo organismo a partir da amônia, por meio de um conjunto de reações químicas conhecido como ciclo da ureia. Disfunções clínicas podem interferir diretamente nesse ciclo, comprometendo ainda mais a saúde dos indivíduos. Uma dessas disfunções é:
a) insuficiência pulmonar
b) apendicite aguda
c) baço aumentado
d) cirrose hepática
Resposta: [D]
A síntese da ureia ocorre no fígado. Portanto, distúrbios neste órgão, como a cirrose hepática, prejudicam a produção de ureia e têm um impacto adicional na condição de saúde da pessoa. Outras irregularidades não estão ligadas ao processo da ureia.
Exemplo 2 - Fisiologia Humana
(UERJ 2023) Fome no Brasil: número de brasileiros sem ter o que comer quase dobra em dois anos de pandemia
A fome avança cada vez mais rápido pelo Brasil. Um levantamento divulgado mostra que o país soma atualmente cerca de 33,1 milhões de pessoas sem ter o que comer diariamente, quase o dobro do contingente em situação de fome estimado em 2020. (Adaptado de g1.globo.com, 08/06/2022)
A ausência de nutrientes para a manutenção do organismo humano prejudica o funcionamento celular, gerando consequências para a saúde integral dos indivíduos.
Quando submetidas a longos períodos de desnutrição, as células passam pelo seguinte processo:
a) exocitose
b) autofagia
c) anabolismo
d) glicosilação
Resposta: [B]
Através da autofagia, as células decompõem e reutilizam seus elementos constituintes. Em períodos de escassez de nutrientes, esse mecanismo disponibiliza energia e blocos fundamentais para a regeneração das células e a subsistência do organismo (temporariamente).
Exemplo 3 - Ecologia
(UERJ 2022) O porco-do-mato é um grande predador de cactos. Apesar de sua boca resistente, quando há muitas opções de alimento, esses animais naturalmente optam por consumir os cactos com menos espinhos, antes de passar a atacar as plantas mais espinhosas.
Considere uma população de cactos que, na presença de porcos-do-mato, passou pelas mudanças indicadas no gráfico abaixo.
A curva I representa o impacto da ação desses predadores nessa população de cactos, em um período inicial. A curva II representa esse impacto após longo período de tempo.
Com base nas informações do gráfico, a população de cactos passou por um processo de seleção natural do seguinte tipo:
a) estabilizadora
b) convergente
c) direcional
d) disruptiva
Resposta: [C]
O problema ilustra uma seleção direcional. Nesse padrão de seleção, um fenótipo específico é gradualmente substituído por outro que confere maior vantagem, como evidenciado pelo gráfico.
Exemplo 4 - Evolução
(UERJ 2022)
A ciência em si
Se toda coincidência
Tende a que se entenda
E toda lenda
Quer chegar aqui
A ciência não se aprende
A ciência apreende
A ciência em si
Se toda estrela cadente
Cai pra fazer sentido
E todo mito
Quer ter carne aqui
A ciência não se ensina
A ciência insemina
A ciência em si
Se o que se pode ver, ouvir, pegar, medir, pesar
Do avião a jato ao jabuti
Desperta o que ainda não, não se pôde pensar
Do sono eterno ao eterno devir
Como a órbita da Terra abraça o vácuo devagar
Para alcançar o que já estava aqui
Se a crença quer se materializar
Tanto quanto a experiência quer se abstrair
A ciência não avança
A ciência alcança
A ciência em si
Arnaldo Antunes e Gilberto Gil. Adaptado de fiocruz.br.
A letra da música aborda a ciência como uma forma de compreensão do mundo. Um dos campos de investigação conhecidos é a biologia, que, antes dispersa em diferentes áreas, unifica-se a partir do século XX.
Nessa trajetória histórica, as ideias de Darwin, as leis da hereditariedade de Mendel e as descobertas da genética consolidaram um conjunto de explicações que, no domínio da biologia, são caracterizadas como:
a) vitalistas
b) evolutivas
c) progressivas
d) transformistas
Resposta: [B]
Os conceitos desenvolvidos por Darwin, os princípios das leis de hereditariedade de Mendel e as revelações trazidas pela genética nos primeiros cinquenta anos do século XX uniram diversas esferas de pesquisa em um único âmbito investigativo, reconhecido como biologia, dando origem ao que é conhecido como a teoria sintética da evolução. Como resultado, as narrativas explanatórias da evolução passaram a ocupar uma posição central na construção desse campo do saber.
Exemplo 5 - Bioenergética
(UERJ 2022) O tecido adiposo marrom, abundante em recém-nascidos e em mamíferos que hibernam, é rico em mitocôndrias, que possuem em sua membrana interna uma proteína desacopladora da fosforilação oxidativa. Essa proteína, ao desfazer o gradiente de prótons, permite o fluxo desses íons do espaço intermembranas para a matriz mitocondrial, o que assegura a sobrevivência dos organismos.
Desse modo, os adipócitos da gordura marrom apresentam redução do seguinte processo:
a) liberação de calor
b) produção de ATP
c) consumo de oxigênio
d) transporte de elétrons
Resposta: [B]
A geração de ATP no interior das mitocôndrias está condicionada a uma disparidade na concentração dos íons H+ entre o espaço localizado entre as membranas e a matriz da mitocôndria. É por meio da passagem dos íons H+ através da enzima ATP sintase que a síntese de ATP ocorre. Se a diminuição dessa disparidade de concentração ocorrer, consequentemente, haverá uma diminuição na produção de ATP.