ENEM Notícias

Enem 2023: confira as 10 dúvidas mais comuns sobre o exame

Como confirmar a minha inscrição? Quais as notas mínimas e máximas nas provas objetivas? O que significa as cores das provas? Calma! Reunimos os questionamentos mais frequentes sobre o exame e respondemos tudinho aqui para você!

Acessibilidade

As datas das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2023) estão se aproximando! E, com elas, vem a ansiedade de saber que os momentos decisivos do ano para quem quer uma vaga na universidade já estão dando as caras: os dias 5 e 12 de novembro, dois domingos consecutivos!

Esse é o momento de organizar as revisões, checar se está tudo certo com a inscrição e preparar-se para aguentar a maratona das horas de prova - parte fundamental para o sucesso no exame. 

E mais… esse também é o momento de eliminar as dúvidas a respeito de como o Enem funciona, o que esperar da prova, da correção e da nota, e como vai se dar a dinâmica nos dias da aplicação.

Respostas sobre o Enem 2023

Preparamos um conteúdo que traz as respostas das 10 principais dúvidas sobre o Enem 2023 que os vestibulandos costumam ter. Confira!

1. Como confirmar a minha inscrição no Enem 2023?

A confirmação da inscrição se dá pela consulta ao cartão de confirmação, disponibilizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Nele constam informações como data e horário, local de prova, sala, idioma escolhido para a prova de língua estrangeira, além das informações do candidato, como nome e CPF.

Para ver se está tudo certinho com a sua inscrição, basta acessar a página do participante no site do Inep, fazer login e, em seguida, acessar a opção “cartão de confirmação”. Mas, atenção: ele costuma estar disponível umas duas semanas antes da prova.

2. Quando é o Enem? Que horas a prova começa? Quais são as disciplinas de cada dia?

Em 2023, o Enem acontece nos dias 5 e 11 de novembro.

No 1º dia do exame (5/11) serão aplicadas as provas de:

  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias: inclui Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol), Artes, Educação Física e Tecnologias da Informação e Comunicação;
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias: História, Geografia, Filosofia e Sociologia;
  • Redação.

Já no 2º dia do exame (12/11) é a vez de:

  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias: Química, Física e Biologia
  • Matemática e suas Tecnologias.

Os portões de acesso aos locais de provas abrem às 12h e fecham às 13h (horário de Brasília-DF). A aplicação começa às 13h30 e termina às 19h no 1º dia e às 18h30 no 2º dia, sem tempo adicional em nenhuma das etapas.

3. Depois de quanto tempo eu posso deixar a sala de aplicação do Enem? Posso levar o caderno de provas?

No dia 5 de novembro, a prova tem duração de 5 horas e meia, e no dia 12, de 5 horas. Em ambos os casos, o candidato pode deixar a sala de aplicação para ir embora após duas horas de prova, ou seja, a partir das 15h30.

Porém, para levar o caderno de prova para casa, você deve ficar na sala pelo menos até os últimos 30 minutos. Se sair antes, terá que deixá-lo com o fiscal.

4. Qual é a diferença entre as cores das provas?

Os cadernos de prova podem ter quatro cores de capa: azul, branco, rosa e amarelo.

Não há qualquer diferença no conteúdo de cada caderno, já que as questões são as mesmas. A única mudança é que cada caderno apresenta uma disposição diferente para essas questões, ou seja, elas não estarão na mesma sequência, para não haver fraudes ou tentativas de cola. 

Na hora da prova, você vai perceber que o gabarito do exame pede que o candidato indique a cor do caderno. Tome muito cuidado na hora de preencher esse campo. Se você indicar a cor errada, o sistema vai contabilizar os acertos considerando a ordenação do caderno que foi indicado.

5. Como é feita a correção da redação?

Dois professores de Língua Portuguesa corrigem cada prova de redação de forma independente, sem saber a nota atribuída pelo outro.

Para corrigir, eles levam em consideração as 5 competências avaliadas:

  • Competência 1: demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa.
  • Competência 2: compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa.
  • Competência 3: selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
  • Competência 4: demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
  • Competência 5: elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Cada competência vale de 0 a 200 pontos. As notas dadas por cada corretor são, então, somadas e divididas por dois para chegar à nota final. 

Caso haja uma diferença de mais de 100 pontos entre a nota final dada por cada avaliador, ou uma diferença de mais de 80 pontos na avaliação de uma competência específica, a prova passa por uma terceira correção. Com essa terceira correção, as duas notas mais próximas dentre as três são consideradas para a média final.

✍️ Prepare-se para a redação do Enem e garanta já sua nota mil na edição de 2023:

Em que casos pode ser dado zero na redação do Enem?

Segundo a Cartilha do Participante 2023, a redação pode levar nota zero nos seguintes casos:

  • Se fugir totalmente ao tema proposto;
  • Se não respeitar o gênero dissertativo-argumentativo;
  • Se tiver até 7 linhas escritas ou até 10 linhas em Braille;
  • Se tiver cópia de textos da coletânea da proposta ou do caderno de questões, sem pelo menos 8 linhas autorais do estudante;
  • Se tiver xingamentos, ofensas, desenhos e outras formas consideradas propositais de anulação, em qualquer parte da folha;
  • Se tiver números ou sinais sem função clara em qualquer parte do texto, ou da folha de redação;
  • Se contiver parte propositalmente desconectada do tema da redação;
  • Se contiver assinatura, nome, iniciais, apelido, codinome ou rubrica fora do local de assinatura do participante;
  • Se estiver escrito parcial ou predominantemente em língua estrangeira;
  • Se a folha de redação estiver em branco;
  • Se o texto estiver ilegível, de modo que os dois professores não consigam corrigir.

6. Vale a pena chutar uma questão que eu não sei?

Depende. A correção das provas objetivas do Enem é feita pela Teoria de Resposta ao Item, a famosa TRI. Esse sistema é baseado na divisão das questões entre fáceis, médias e difíceis, e considera que é incoerente um estudante acertar uma questão difícil e errar uma fácil, por exemplo. Com isso, o candidato que mostrar esse tipo de incoerência nas respostas pode ter sua nota reduzida.

Então, dá para concluir que, embora o estudante não seja necessariamente penalizado ao chutar, ele corre o risco de prejudicar sua nota se chutar a resposta de uma questão fácil e errar.

Para tentar reduzir essa chance, uma saída é focar primeiro em resolver as questões mais fáceis e médias e, caso não dê tempo de fazer toda a prova, deixar para chutar só as mais difíceis.

🔎 Veja mais dicas em ➜ Enem 2023: 7 estratégias para usar na hora da prova

7. Quais são as notas mínimas e máximas nas provas objetivas do Enem 2023?

Por conta da TRI, não é possível definir previamente quais são as notas mínimas e máximas nas provas objetivas.

A correção das notas utiliza uma escala de 1.000 pontos, porém as notas mínimas e máximas variam anualmente, levando em conta o nível geral de dificuldade da prova e o desempenho dos estudantes.

O estudante que zerou alguma prova não obterá nota 0, e o estudante que acertou tudo não necessariamente obterá nota 1000. É possível tirar menos ou até mais, como foi o caso do Enem 2015, em que 13 candidatos obtiveram a nota 1008,3 na prova de Matemática ao gabaritá-la.

8. Quando vai sair o resultado do Enem?

O site do Inep irá disponibilizar o gabarito das provas objetivas no dia 24 de novembro de 2023. Enquanto, o resultado do Enem será divulgado em 16 de janeiro de 2024.

Para saber mais informações sobre as regras, os prazos e aplicação das provas do Enem, confira os principais pontos do edital do Enem 2023 em nosso artigo!

9. A nota do Enem 2023 dá acesso a quê?

O Enem já é o maior vestibular do país e o segundo maior do mundo, ficando atrás apenas do Gao Kao, da China! A nota do Enem serve, principalmente, para duas principais formas de ingresso no ensino superior:

Sisu - universidades públicas

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) utiliza o Enem como prova substituta do vestibular em centenas de universidades públicas no país, com abertura de inscrições duas vezes por ano.

O estudante cadastra a nota obtida no Enem e pode concorrer a milhares de vagas por todo o país. 

Além disso, outras universidades, como a USP e a Unicamp, utilizam a nota do Enem como uma das formas de seleção e ingresso.

ProUni e Fies – universidades particulares

A nota do Enem também pode ser utilizada para ingressar em universidades particulares.

O funcionamento do Programa Universidade para Todos (ProUni) é parecido com o do Sisu: duas vezes ao ano, o sistema é aberto para que candidatos concorram a milhares de vagas em universidades particulares pelo país, com a diferença de que, no ProUni, os candidatos concorrem a bolsas parciais ou integrais de estudo nessas instituições.

Já o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) utiliza a nota do Enem como obrigatória para a obtenção de financiamento estudantil a juros baixos e com condições facilitadas de pagamento.

📖 Saiba mais lendo nosso texto: Sisu, ProUni, Fies: como usar a nota do Enem?

10. O que vai cair no Enem 2023?

Essa pergunta não tem uma resposta fechada, já que cada edição da prova é inédita, feita com questões do Banco Nacional de Itens, do Inep.

No entanto, é possível, a partir da análise das edições passadas, apontar os assuntos mais pedidos no exame até hoje. A equipe do Aprova Total vem analisando as provas de cada componente nos últimos anos para identificar os temas que sempre aparecem.

Confira todos os levantamentos exclusivos do Aprova Total, indicando o melhor caminho para os estudos sobre Linguagens, Ciências Humanas (História, Geografia, Sociologia e Filosofia), Ciências da Natureza (Biologia, Física e Química) e Matemática.

👉 Leia também:

Quer uma força para continuar estudando para o Enem e vestibulares? Então, conheça a plataforma Aprova Total! As melhores aulas com os melhores professores do Brasil, especialistas em Enem e Vestibulares!

TEMAS:

avatar

Ver mais artigos de Redação Aprova Total >

Compartilhe essa publicação:

Veja Também

Assine a newsletter do Aprova Total

Você receberá apenas nossos conteúdos. Não enviaremos spam nem comercializaremos os seus dados.