Confira os principais pontos do edital do Enem 2023
O documento traz informações sobre as regras, os prazos e aplicação das provas deste ano
Acessibilidade
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou hoje, 8 de maio, o edital do Enem 2023. Agora, os vestibulandos já podem conferir as regras e os prazos e entender como será a aplicação das provas deste ano.
O período de inscrições, como anunciado anteriormente, estará aberto de 5 a 16 de junho. E as provas acontecem nos dias 5 e 12 de novembro, em todo o território nacional.
Para você não perder nenhuma informação, destacamos os pontos principais do edital 2023. Confira!
NAVEGUE PELOS CONTEÚDOS
Calendário do Enem 2023:
O edital também informa todas as datas referentes ao exame:
- 05 a 16 de junho 2023 – Inscrições
- 05 a 21 de junho de 2023 - Pagamento da taxa de inscrição
- 05 a 12 de novembro de 2023 – Aplicação das provas
- 24 de novembro de 2023 - Divulgação do gabarito
- 16 de janeiro de 2024 – Divulgação do resultado
Edital do Enem: qual a sua importância?
O Enem é uma das principais formas de ingresso ao Ensino Superior no Brasil e de avaliação do desempenho dos estudantes no Ensino Médio. Além disso, a nota do exame também é utilizada como forma de seleção nos programas, como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), o Programa Universidade para Todos (ProUni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
Por isso, o edital do Enem 2023 é tão importante para os estudantes. É nele que estão as informações sobre as regras do exame, inscrições, cronogramas de provas e mais. Ou seja, é recomendável que os candidatos sempre leiam atentamente o edital.
Onde me inscrever para o Enem 2023?
As inscrições para o Enem 2023 serão realizadas por meio do site do Inep. Entre os dias 5 de junho até às 23h59 do dia 16 de junho, os candidatos devem acessar a Página do Participante e preencher o formulário de inscrição, informando seus dados pessoais e demais informações solicitadas.
Além disso, os candidatos devem pagar a taxa de inscrição, a menos que se enquadrem nos critérios de isenção e tenham a solicitado anteriormente. O valor da taxa de inscrição é R$ 85,00, e deve ser pago até o dia 21 de junho.
Após realizar o pagamento, fique de olho na Página do Participante, pois é lá que o Inep disponibilizará o seu Cartão de Confirmação da Inscrição.
Conheçendo a estrutura das provas
Seguindo a mesma estrutura dos anos anteriores, o Enem 2023 vai se apoiar nas matrizes de referência disponíveis no Portal do Inep. O exame constitui-se de 4 provas objetivas - cada prova tem 45 questões de múltipla escolha - e uma redação em Língua Portuguesa.
Lembre-se de que, no Enem, as provas objetivas e a redação avaliam as seguintes áreas de conhecimento do Ensino Médio e os respectivos componentes curriculares:
Áreas de conhecimento | Componentes curriculares |
Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação | Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol), Artes, Educação Física e Tecnologias da Informação e Comunicação |
Ciências Humanas e suas Tecnologias | História, Geografia, Filosofia e Sociologia |
Ciências da Natureza e suas Tecnologias | Química, Física e Biologia |
Matemática e suas Tecnologias | Matemática |
No 1º dia do exame acontecem as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Ciências Humanas e suas Tecnologias, além da redação. Linguagens inclui ainda questões da Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol) escolhida pelo candidato no momento da inscrição.
Já no 2º dia do exame é a vez de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias.
Nos dias de realização do Enem, os portões de acesso aos locais de provas abrem às 12h e se fecham às 13h (horário de Brasília-DF). A aplicação terá início às 13h30 e término às 19h no 1º dia, e 18h30 no 2º dia, sem tempo adicional em nenhuma das etapas.
E não se esqueça! É obrigatória a apresentação da via original de documento oficial de identificação com foto para a realização das provas. Você pode levar o RG, CNH, Carteira de Trabalho, dentre outros documentos listados no edital, como também em versões digitais apresentados nos respectivos aplicativos oficiais.
Como é feita a correção das provas do Enem?
A correção das provas do Enem é feita por meio de um sistema conhecido como TRI (Teoria de Resposta ao Item). Esse método leva em consideração não apenas o número de acertos do participante, mas também a dificuldade das questões que foram respondidas corretamente e o padrão de respostas dos demais participantes. Para saber mais, veja o post Entenda como a nota do Enem é calculada.
Além disso, as redações são corrigidas por dois avaliadores independentes, respeitando os critérios atribuídos de acordo com 5 competências sobre escrita e argumentação. Para compreender os critérios de correção do Enem 2023, consulte os manuais no Portal do Inep.
Saiba mais sobre o Edital Enem
O edital do Enem é um documento importante para que os estudantes conheçam todas as regras do processo e se preparem adequadamente para o exame, já que as informações apresentadas podem ajudar a direcionar os estudos. Por isso, confira mais informações sobre o edital Enem 2023:
Quais as obrigações do participante no Enem?
Os participantes do Enem devem respeitar o cumprimento de algumas obrigações durante o exame. Então fica ligado (a) em todas as regras para não dar bobeira no dia da prova. Veja algumas orientações:
1. Chegar com antecedência ao local de prova, para evitar atrasos e imprevistos.
2. Portar um documento oficial de identificação com foto para ingressar na sala de prova.
3. Usar apenas caneta esferográfica de tinta preta fabricada em material transparente.
Além disso, o edital também apresenta informações detalhadas sobre os recursos de atendimento especializado adotados pelo Inep. Lembrando que o candidato deve informar se possui condições especiais para realização da prova quando fizer a inscrição.
Fique atento às condições de eliminação!
Existem várias condições que podem levar à eliminação do participante no Enem 2023, conforme descrito no edital do exame. Algumas das principais situações são:
- Ausência em uma ou mais provas: faltar a uma ou mais provas.
- Portar equipamentos eletrônicos: ser flagrado portando equipamentos eletrônicos, como celulares, smartphones, tablets, smartwatches, entre outros, durante a realização da prova.
- Utilizar materiais não permitidos: usar materiais não permitidos durante a realização da prova, como lápis, lapiseira, borracha, corretivo, entre outros.
- Utilizar qualquer meio para obter vantagem: tentativas de uso de qualquer meio para obter vantagem durante a realização da prova, como comunicar-se com outros candidatos, utilizar anotações ou materiais não permitidos.
- Descumprir as regras de segurança e conduta: descumprir as regras durante as provas, como deixar a sala de prova antes do tempo mínimo estabelecido (2 horas de aplicação).
Essas são algumas das condições para eliminação do Enem. No entanto, é importante que os candidatos leiam atentamente o edital do Enem 2023 para conhecer todas informações relevantes sobre o exame.
👉 Leia também: