Leitura crítica: como dominar as propostas de redação?
Esta é uma habilidade fundamental para alcançar um notão na competência 2 da redação do Enem. Aqui, mostramos quais etapas fazem parte desse tipo de leitura!
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Um dos caminhos para mandar bem na competência 2 da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é fazer uma abordagem completa do tema, que atenda ao recorte temático. Desse modo, torna-se importante desenvolver habilidades de leitura crítica. Mas, o que exatamente é isso? Por que é essencial para no Enem?
Neste post, a gente explica o que é a leitura crítica e todas as etapas para realizá-la. Além disso, você vai entender de vez os aspectos avaliados pela competência 2.
NAVEGUE PELOS CONTEÚDOS
O que é leitura crítica?
A leitura crítica diz respeito a muito mais do que simplesmente ler o texto com atenção. Trata-se de uma habilidade complexa e fundamental para a compreensão e a interpretação de informações de um texto. Ela favorece, portanto, uma análise aprofundada do conteúdo.
É um processo que ultrapassa a decodificação das palavras e exige do leitor uma participação ativa e um olhar questionador diante do que está lendo.
Competência 2 da redação do Enem: o que é avaliado?
A competência 2 da redação do Enem avalia a capacidade de o participante se apropriar da proposta de redação, aplicando conceitos das diversas áreas do conhecimento para desenvolver o tema. Espera-se ainda que o candidato saiba o que é um texto dissertativo-argumentativo em prosa, demonstrando conhecimentos sobre a estrutura dessa tipologia.
Em resumo, a competência avalia:
- a abordagem do tema
- o atendimento à tipologia dissertativa-argumentativa
- e a presença de repertório sociocultural.
Agora, vamos entender cada um desses tópicos.
1. Abordagem do tema
O tema é indicado pelos textos de apoio e pela frase temática presente na proposta de redação. Assim, é preciso abordar, ao decorrer da redação, os eixos temáticos apresentados, a fim de evitar a fuga total do tema ou o tangenciamento. Ou seja, uma abordagem incompleta do tema, que fica na superficialidade.
2. Atendimento à tipologia dissertativa-argumentativa
Toda tipologia textual caracteriza-se pela predominância de um modelo de texto. Ele pode ter caráter argumentativo, narrativo, expositivo, descritivo ou injuntivo. Isso significa dizer que cada tipo textual contém formas e marcas próprias em sua estrutura, que precisam ser seguidas no momento de elaborar a redação.
Na competência 2 da redação Enem, esse aspecto analisa a presença das partes estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa, que são: introdução, desenvolvimento e conclusão.
A presença de traços constantes de outros tipos textuais acarretará penalização na avaliação deste critério.
3. Repertório sociocultural
É um elemento indispensável na redação do Enem, tendo em vista sua importância para atingir níveis de nota mais altos na competência 2. Na Cartilha do Participante para a Redação do Enem, entendemos que repertório sociocultural é uma informação, um fato, uma citação ou uma experiência vivida que, de alguma forma, contribui como argumento para a discussão proposta.
Os repertórios podem ser classificados como “trechos de cópia dos textos motivadores” ou como “baseados nos textos motivadores”. A exigência, porém, é que sejam legitimados, pertinentes e usados de maneira produtiva, que é quando o participante vincula esse repertório à discussão proposta.
Esses fatores estão distribuídos na Matriz de Referência da Competência 2, presente na Cartilha do Participante para a Redação do Enem, da seguinte forma:
De forma mais explícita, visando uniformizar as correções por parte dos avaliadores das redações, a Grade Específica da Competência 2, que pode ser consultada no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), detalha ainda mais como se faz a avaliação, considerando os aspectos citados. Veja:
Para além dos pontos abordados, se quiser ir bem na prova de redação do Enem, o participante deve realizar uma leitura crítica da proposta. Isso será importante não só para atender ao recorte temático, mas também para mobilizar repertórios pertinentes ao tema.
A importância da leitura crítica na redação
Fazer uma leitura crítica é elemento-chave para desenvolver a redação de maneira consistente. Ela possibilita ao candidato reconhecer e entender os argumentos dos textos motivadores, além de observar como suas próprias ideias se relacionam com o tema. Com isso, o aluno consegue melhorar a seleção daquilo que deve ou não utilizar em seu texto.
De modo geral, esse tipo de leitura ainda contribui para desenvolver o senso crítico aguçado, tornando o indivíduo capaz de se questionar sobre as informações, além de identificar possíveis inconsistências e tentativas de manipulações.
Para aguçar essa capacidade interpretativa, é essencial manter o hábito de leitura, não somente de livros, como também de jornais, de revistas, de artigos científicos e de opinião, dos almanaques de atualidades e mais.
Isso ajuda em uma compreensão mais descomplicada e facilitada na hora da prova!
Quais as características de uma leitura crítica?
Para realizar uma leitura crítica, é necessário conhecer suas características. Antes de tudo, a adoção de uma postura ativa por parte do leitor é a base de tudo. Ele deve pensar e buscar diferentes perspectivas!
Além disso, esse tipo de leitura facilita a percepção da estrutura argumentativa do texto, das estratégias retóricas e das evidências predominantes. Por fim, a busca pela percepção do contexto social, cultural e histórico no qual o texto está imerso terá grande impacto, uma vez que, a partir disso, o leitor poderá formular suas próprias ideias.
Etapas da leitura crítica: como dominar a competência 2 do Enem
Agora que você já teve contato com os detalhes sobre a execução de uma leitura crítica, diretamente conectada à competência 2 do Enem, vamos às etapas de como fazê-la?
Etapa 1
Leia atentamente os textos motivadores, sublinhando as ideias principais, e faça a identificação dos argumentos mais importantes.
Etapa 2
Faça anotações sobre o que foi exposto no texto, procurando pontos de concordância ou de contradição.
Etapa 3
Analise a estrutura do texto, observando os recursos estilísticos utilizados, como metáforas, comparações, exemplos, dentre outros, e analisando como eles contribuem para persuadir e causar impacto.
Etapa 4
Busque informações complementares sobre o assunto do texto. Ou seja, anote tudo que souber e lembrar que pode relacionar ao tema, de modo que tenha uma visão macro sobre o contexto social, político, histórico e cultural da temática tratada.
Etapa 5
Forme sua própria opinião a respeito do que está lendo, questionando a si mesmo sobre tudo que entendeu nessa leitura crítica.
Leitura crítica: resumo
Uma leitura crítica caracteriza-se pela interpretação e compreensão das informações do texto. Por isso, é habilidade fundamental para conseguir escrever uma boa redação a partir do tema proposto e dos artigos motivadores presentes na coletânea.
Lembre-se de que esse tipo de leitura requer a adoção de uma postura ativa por parte do leitor e que o seu repertório sociocultural vai ajudar muito!
Seguindo nossas etapas e fazendo da leitura um hábito, você conseguirá se sair bem na prova de redação e atingir uma nota satisfatória na competência 2 do Enem.
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