Atualidades Destaque homepage Enem Notícias

10 possíveis temas da redação do Enem 2023

Relacionar as notícias, o contexto dos acontecimentos e como eles impactam na sociedade contribui para a construção de um repertório de atualidades para redação. Listamos assuntos que podem aparecer nas provas deste ano

Acessibilidade

Estar por dentro do que acontece na sociedade é um importante caminho para dar conta de competências e habilidades exigidas pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Assim, relacionar as notícias, o contexto dos acontecimentos e como eles impactam em nossas vidas contribui para a construção de um repertório de atualidades para possíveis temas de redação do Enem 2023.

A partir da observação dos temas que estão em alta, é possível ampliar o pensamento crítico e o campo de visão sobre aspectos sociais e políticos, além de facilitar o desenvolvimento de uma argumentação mais sólida nos textos.

Possíveis temas de redação do Enem 2023

Reunimos aqui alguns assuntos com chances de virar proposta de redação no exame deste ano. Vale a pena ler sobre eles e pensar em maneiras de relacioná-los às disciplinas que você estudou a vida toda.

1. Inteligência artificial

Possíveis temas de redação Enem 2023 - Inteligência Artificial - Mão de robô segurando uma ilustração de cérebro iluminado
Na Medicina, a ascensão tecnológica aprimora o diagnóstico precoce de doenças (Imagem: FreePik)

Inteligência Artificial (IA) é um campo da ciência da computação que se dedica a desenvolver sistemas capazes de simular a inteligência humana, de modo que máquinas e programas consigam cumprir com atividades que, até então, apenas seres humanos eram capazes.

Isso envolve habilidades como aprender, raciocinar, reconhecer padrões, tomar decisões e até mesmo interagir de forma natural com os seres humanos.

Áreas da indústria, da Medicina, dos transportes, da logística e da segurança já sentiram o impacto dessa nova tecnologia. No entanto, o cenário ainda traz muitos desafios e, com a possibilidade de automação de tarefas, irá requerer imensa adaptação e desenvolvimento, principalmente dos trabalhadores.

2. Lei das Fake News

Possíveis temas de redação Enem 2023 
 - Lei da Fake News - pessoa segurando celular em imagem sombria
O PL 2630 é inspirado na Lei dos Serviços Digitais da União Europeia (Imagem: FreePik)

O Projeto de Lei n. 2630, de 2020, nomeado como Lei das Fake News, é uma legislação criada com o objetivo de combater a disseminação de informações falsas nos meios digitais, buscando estabelecer diretrizes e responsabilidades para os provedores de internet e de redes sociais, além de punições para aqueles que produzem e propagam notícias fraudulentas.

Cabe ressaltar que a propagação de fake news, resultado da ignorância e da ausência de criticidade, gera inúmeros prejuízos à sociedade, como afetar processos eleitorais, prejudicar a reputação de pessoas e de empresas, instigar a violência e comprometer a confiança nas instituições.

Por outro lado, como possíveis benefícios, tem-se a promoção de um ambiente digital mais seguro e confiável. De fato, esse é um debate extenso e polarizado, que faz necessário refletir sobre a ideia de liberdade de expressão e os impactos da implementação da lei.

3. Crise climática

Crise climática possível tema redação Enem
A crise climática tem alimentado incêndios devastadores em muitos lugares do planeta (Imagem: Adobe Stock)

As crises climáticas são uma série de eventos e de mudanças drásticas que afetam o clima do planeta. O aumento das emissões de gases que contribuem com o efeito estufa e o aquecimento global acaba por ser o propulsor do problema.

Entre as consequências estão:

  • perda da biodiversidade
  • degradação de ecossistemas
  • escassez de recursos da natureza
  • aumento do risco de doenças e de desastres naturais

O problema afeta diretamente a vida das pessoas, em especial daquelas que residem nas comunidades mais vulneráveis.

Além disso, os impactos econômicos são extremamente significativos, uma vez que ocorrem perdas na agricultura, na indústria, no turismo e no comércio, sem falar nos custos gerados para lidar com a necessidade de adaptação e de reconstrução.

👉 Leia também:

Quais temas de redação já caíram no Enem? Veja uma retrospectiva

Como enfrentar a injustiça climática?

Desmatamento no Brasil: o que revelam os dados?

4. Cibersegurança

(Imagem: DCStudio no Freepik)

O conceito de cibersegurança tem a ver com a proteção de dados (financeiros, registros médicos, informações de identificação e detalhes de contas online), de informações e de sistemas, redes e programas que possam sofrer alguma ameaça de ataque no meio virtual.

Este é um assunto ainda em voga no âmbito social, com lacunas que mostram a necessidade de promover formas de garantir a segurança cibernética. Um exemplo disso é a Lei Federal n. 13.709, de 14 de agosto de 2018, que versa sobre a proteção de dados pessoais.

5. Escravidão moderna

escravidão moderna possíveis temas de redação enem
Atualmente, o número de pessoas expostas ao trabalho forçado no mundo é de 27,6 milhões (Imagem: Adobe Stock)

Após 135 anos da assinatura da Lei Áurea, ainda é possível notar práticas de trabalho análogas à escravidão. Elas atingem, sobretudo, assim como no século passado, a população negra. Isso pode ser comprovado por meio de relatório divulgado pelo Ministério do Trabalho.

Segundo os dados, no Brasil, em 2023, 918 trabalhadores em condições semelhantes a de escravidão resgatados entre janeiro e de março. Em relação ao ano anterior, houve uma alta de 124%, sendo um número recorde em um 1º trimestre nos últimos 15 anos.

O perfil dessas pessoas indica que elas são, em sua maioria, oriundas da região Norte e Nordeste, sendo a maior parte mulheres negras e pardas com escolaridade incompleta.

Sob esse contexto, discute-se como, ainda hoje, a escravidão continua sendo uma forma de exploração, em que os indivíduos são submetidos a trabalho forçado, servidão por dívida, tráfico humano, entre outras práticas.

Escravidão moderna está entre os possíveis temas de redação para o Enem 2023.

6. Envelhecimento populacional

pessoa idosa - envelhecimento populacional -temas de redação enem
O Estatuto da Pessoa Idosa é um dos documentos mais significativos do país e tem como objetivo regular os direitos desses indivíduos (Imagem: Freepik)

O envelhecimento populacional diz respeito ao aumento da proporção de pessoas idosas em relação à população total de um país ou de uma região. Esse é um fenômeno resultante de diversos fatores, como a diminuição da taxa de fecundidade e o aumento da expectativa de vida, motivados pelos avanços da Medicina, por exemplo.

A expectativa de vida é um dos principais critérios utilizados para medir o quanto a população está envelhecendo. A partir disso, conseguimos saber o tempo que uma pessoa vive em média, número que se relaciona a condições de saúde, redução da taxa adoção de hábitos mais saudáveis etc.

7. Risco de novas pandemias

risco de novas pandemias - temas de redação enem
Especialistas acreditam na importância de estarmos preparados, enquanto sociedade, para caso uma nova pandemia ocorra (Imagem: kjpargeter no Freepik)

Esper Kallás, diretor do Instituto Butantan, disse em uma conferência sobre vírus, pandemia e vacinas, o mundo sofre com um grande risco de passar por novas pandemias em curto e médio prazo.

Além disso, a própria Organização Mundial da Saúde (OMS) também reconhece o alerta sobre o surgimento de alguma nova doença.

Para alguns pesquisadores, um dos motivos que podem resultar nessa emergência mundial é a forma como os seres humanos negligenciam a proteção do meio ambiente e encaram os efeitos das mudanças climáticas.

Esses são fatores que contribuem para o aumento do risco de contato com seres patógenos causadores de doenças, como vírus e bactérias.

8. Inovação na agricultura

inovação agrícola - temas de redação enem
Duas inovações que estão em alta são a biotecnologia agrícola e o uso do maquinário avançado (Imagem: NoName_13 por Pixabay)

A alta demanda por alimentos, a necessidade de produção agrícola em larga escala e a crescente preocupação com os impactos ambientais geram preocupação para toda população mundial. Nesse contexto, as inovações agrícolas passam a desempenhar um papel basilar na busca por soluções eficientes e sustentáveis, além de ter um papel social significativo.

Com o objetivo de aumentar a produtividade, a eficiência e a sustentabilidade da atividade agrícola, avanços tecnológicos e práticas modernas entram em cena.

Estamos falando das “inovações agrícolas”, que está entre os possíveis temas de redação do Enem 2023. Elas abrangem uma gama de áreas de conhecimento, a exemplo da tecnologia da informação, da biotecnologia, do maquinário agrícola, do manejo de culturas, das práticas conservatórias e dos sistemas de produção específicos.

9. Acesso à moradia digna

acesso à moradia digna - sofá no meio da rua - tema de redação enem 2023
Um levantamento feito pela ONU, em 2018, constatou que, no Brasil, 33 milhões de pessoas não tinham onde morar (Imagem: Rigby40 por Pixabay)

Em 1948, a Declaração Universal dos Direitos Humanos passou a reconhecer a moradia como um direito humano. No mesmo caminho, a Constituição Federal do Brasil de 1988 estabeleceu, em seu artigo 6º, o direito à moradia como uma garantia fundamental de todo cidadão brasileiro.

Com o pensamento de promover a aplicação desse direito, em 2009, o governo federal, criou o programa “Minha Casa, Minha Vida”, que oferece subsídio e taxa de juros abaixo do mercado para facilitar a aquisição de moradias populares e conjuntos habitacionais.

É preciso ressaltar que não se trata apenas de possuir um teto para residir, mas viver bem, com dignidade, tendo saúde física e mental em relação a esse aspecto. No entanto, devido às desigualdades sociais, muitas pessoas ainda não conseguem ter acesso a moradias dignas no Brasil.

10. Negacionismo

negacionismo - tema de redação enem 2023
Ao se basear em crenças pessoais, religiosas ou pseudocientíficas, o negacionismo pode gerar consequências individuais e coletivas (Imagem: Triggermouse por Pixabay)

A pandemia tornou evidente para toda sociedade um negacionismo em torno não somente da vacinação e da eficácia das vacinas, mas também da produção de ciência nas universidades brasileiras. Com isso, parte da sociedade começou a rejeitar ou questionar as evidências científicas.

Diante disso, a recusa ou a desconfiança com a segurança dos imunizantes gerou uma onda de fake news endossadas por discursos políticos que, com base em teorias da conspiração, espalharam informações falsas e exageradas.

Para além da saúde, o negacionismo permeia outros aspectos da sociedade, ao contrariar as evidências de que a ação humana contribui e ocasiona o aquecimento global, e contestar a violência que existiu durante o período da ditadura militar no Brasil.

Baixe o e-book com análise completa dos temas

Aqui, você leu brevemente sobre 10 temas de atualidades que podem surgir no Enem como proposta de redação.

Mas, quem quiser se aprofundar nessas discussões que impactam a sociedade contemporânea e tendem a estar presentes na prova, tem e-book do Aprova na área!

banner jubilut

TEMAS:

avatar
Carol Firmino

Repórter e editora do Aprova Total. Jornalista e doutora em Comunicação pela Unesp, escreve de tudo um pouco, mas hoje se dedica à área da educação. Tem passagens por UOL, B9, Época Negócios e Nova Escola.

Ver mais artigos de Carol Firmino >

Repórter e editora do Aprova Total. Jornalista e doutora em Comunicação pela Unesp, escreve de tudo um pouco, mas hoje se dedica à área da educação. Tem passagens por UOL, B9, Época Negócios e Nova Escola.

Ver mais artigos de Carol Firmino >

Compartilhe essa publicação:

Veja Também

Assine a newsletter do Aprova Total

Você receberá apenas nossos conteúdos. Não enviaremos spam nem comercializaremos os seus dados.