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Como criar uma boa proposta de intervenção na redação do Enem

Esse critério avalia se, a partir do tema e da problematização, você consegue introduzir um ponto de vista, reunir argumentos e sugerir uma maneira de resolver o problema. Vem entender melhor!

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No modelo de redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), é necessário criar uma "proposta de intervenção", você sabe o que é isso? Vamos explicar: a partir do tema e da problematização apresentada, é preciso introduzir um ponto de vista e os argumentos para defendê-lo. 

Então, após apresentar esses argumentos no corpo do texto, devemos, então, fazer uma sugestão de intervenção no problema, com a finalidade de minimizá-lo.

Como funciona a competência 5 da redação Enem? O que ela avalia?

A proposta de intervenção na redação do Enem é uma exigência da banca avaliada na competência 5 - a última, ufa! Em resumo, esse critério analisa se o aluno consegue elaborar uma estratégia para intervir no problema apresentado no texto.

Para construir uma proposta de intervenção completa, procure responder a essas cinco perguntas:

  1. O que pode ser feito para resolver o problema?
  2. Quem deve fazer isso?
  3. Como fazer?
  4. Qual efeito ou resultado essa ação poderá alcançar?
  5. Há outra informação que pode ajudar a detalhar a proposta?

Como fazer uma boa proposta de intervenção? 

Para elaborar uma proposta de intervenção nota 1000 na redação do Enem, é necessário, primeiro, definir uma ação, algo vai delimitar os outros elementos. Depois, seguimos com atenção às estruturas linguísticas que marcam esses elementos. 

Nessa hora, é preciso ter cuidado para não confundir uma proposta com uma constatação. Isso significa que, se o candidato expõe uma ação já consolidada, ele não está construindo realmente uma proposta. 

Para transmitir essa mensagem, utilize termos como "é preciso que […]", que indicam uma intervenção:

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Troque: "O governo ofereceu auxílio financeiro às mulheres vítimas de violência doméstica"
Por: "É preciso que o governo ofereça auxílio financeiro às mulheres vítimas de violência doméstica"

Outro ponto fundamental é o respeito aos direitos humanos que o exame exige.

Segundo a Cartilha do Participante para Redação do Enem,

determinadas ideias e ações serão sempre avaliadas como contrárias aos direitos humanos, tais como: defesa de tortura, mutilação, execução sumária e qualquer forma de ‘justiça com as próprias mãos’; incitação a qualquer tipo de violência motivada por questões de raça, etnia, gênero, credo, opinião política, condição física, origem geográfica ou socioeconômica; explicitação de qualquer forma de discurso de ódio (voltado contra grupos sociais específicos)”.

Lembre-se: se houver qualquer desrespeito aos direitos humanos, a nota da competência 5 será zerada.

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Conheça as 5 competências avaliadas na redação do Enem

O que não pode faltar na sua proposta de intervenção da redação Enem?

Existem cinco elementos obrigatórios na construção da proposta de intervenção. São eles: ação, agente, meio, efeito e detalhamento. Cada um possui critérios bem definidos, vamos conhecê-los?

1. Ação

A ação é o elemento que apontará o que será feito para intervir no problema. 

Nesse processo, é preciso atentar-se para que não seja criada uma ação nula, o que acontece quando há uma ação negativa ou quando há uma ação genérica.

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O governo não pode deixar de oferecer auxílio financeiro às mulheres vítimas de violência doméstica” (ação negativa)
“O governo deve fazer algo” (ação genérica)

Isso acontece porque, nesses casos, não é possível afirmar com clareza o que deve ser feito. Por isso, sempre deixe a sua ação bem clara!

2. Agente

O agente é o ator social encarregado de colocar em prática a ação delimitada. Esses atores podem ser “nós”, “a sociedade”, “os familiares”, “o governo federal”, “o Ministério da Educação”, entre outros. Para indicá-lo corretamente, é preciso responder à pergunta: quem executa?

Nesse elemento, ter cuidado com agentes nulos também é importante. Isso ocorre quando se utiliza uma estrutura gramatical indefinida (alguém, ninguém, uns, umas) e quando há verbos no imperativo sem vocativo associado (ex: “crie leis para resolver isso!”)

Lembre-se de que o agente se configura como um elemento válido. Sendo assim, mesmo que haja mais de um agente, será contabilizado apenas um. 

3. Meio

O meio é a maneira como implementaremos aquela ação. A pergunta a ser respondida é: como a ação será executada?

Desse modo, é possível obter "um meio" utilizando construções como “por meio de” e ”através de”.

Para que haja uma via de implementação, precisamos apresentar uma "forma de isso ser feito".

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“O governo federal deve oferecer auxílio financeiro às mulheres vítimas de violência doméstica por meio de um depósito mensal”

4. Efeito

O efeito é a finalidade da ação, isto é, os resultados pretendidos com a sua implementação. Nesse caso, a pergunta a responder é: para quê?

Sendo assim, se a ação for “oferecer auxílio financeiro às vítimas de violência doméstica”, dizemos também para qual finalidade isso deve ser feito. Um exemplo seria “para que as mulheres sejam menos dependentes dos agressores”

Esse elemento pode vir tanto no início do parágrafo quanto no final. Além disso, é possível que uma mesma finalidade sirva para mais de uma ação. 

5. Detalhamento

Por fim, temos o detalhamento, que é último elemento obrigatório. Ele não pode ser feito de qualquer maneira, já que existem alguns critérios na sua apresentação. É necessário inseri-lo a partir de exemplificação, explicação justificativa ou desdobramento.

Na tabela a seguir, reunimos todos os elementos que vimos até aqui!

Proposta: “O governo federal deve oferecer auxílio financeiro às mulheres vítimas de violência doméstica por meio de um depósito financeiro mensal para que elas sejam menos dependentes dos seus agressores”

ELEMENTO DA PROPOSTATIPO DE DETALHAMENTOEXEMPLO DE DETALHAMENTO
Ação“oferecer auxílio financeiro às mulheres vítimas de violência doméstica”Justificativa“visto que elas ficam presas em seus relacionamentos devido às suas necessidades monetárias”
Agente“governo federal”Especificação“responsável por garantir o bem-estar da população”
Meio“por meio de um depósito mensal”Explicação“que será feito todo início de mês na conta da beneficiária”
Efeito“para que elas sejam menos dependentes dos agressores”Desdobramento“e possam, por fim, melhorar as suas condições monetárias fora do ambiente de violência”

Para que seja detalhado o efeito, é preciso que haja um desdobramento. Perceba que “melhorar as condições monetárias” é um desdobramento de “elas serem menos dependentes”, o que garante um detalhamento válido.

Exemplo de proposta de intervenção do Enem

Agora, vamos colocar em prática o que você viu até aqui. Para isso, vamos utilizar o tema “O problema da naturalização da violência doméstica no Brasil”.

Vamos supor que haja um texto em que a tese seja: “A naturalização da violência doméstica tem como causa a herança patriarcal, o que gera um ciclo de dependência financeira dentro dos matrimônios”

Perceba que há dois pontos nesta tese: uma causa (herança patriarcal) e uma consequência (dependência financeira dentro do matrimônio). Sendo assim, temos que inserir uma proposta que englobe todo esse ponto de vista.

Para que a herança histórica tenha menos impacto na naturalização da violência contra a mulher, é preciso que os governos estaduais invistam em projetos que conscientizem os alunos sobre a violência doméstica.

Além disso, o Ministério das Mulheres — responsável por garantir os direitos dessa parcela da sociedade — deve oferecer um auxílio para aquelas que sofreram violência doméstica por meio de um depósito financeiro mensal. A partir dessas ações, as mulheres se tornarão mais independentes e os casos de violência diminuirão.

Nesse caso, há duas propostas. Na primeira, temos apenas uma ação (“invistam em projetos que conscientizem os alunos sobre a violência doméstica”) e um agente (“governos estaduais”).

Já na segunda, há uma proposta completa com ação (“oferecer um auxílio para aquelas que sofreram violência doméstica”), agente (“Ministério das Mulheres”), meio (“por meio de um depósito financeiro mensal”), efeito (“a partir dessas ações, as mulheres se tornarão mais independentes”) e detalhamento do agente (“responsável por garantir os direitos dessa parcela da sociedade”)

Ou seja, é possível obter uma boa proposta de intervenção que englobe as duas partes da tese mesmo que haja apenas uma proposta completa.

Como a C5 está associada às outras competências?

Alguns elementos avaliados nas competências 2 e 3 podem também ser penalizados na competência 5, já que o tema e o tipo de texto são fundamentais para uma proposta de intervenção bem estruturada.

Se há fuga do tema, a nota na C5 é zero, já que a proposta não se encaixa na problemática, e se houver tangência ao tema, a nota não passa dos 40.

Além disso, é importante considerar o projeto de texto, avaliado na C3. Desse modo, se houver uma proposta mal relacionada ao projeto, a penalização não será na C5, mas na C3. Isso significa que a C5 só avalia a proposta completa, com todos os elementos bem relacionados.

Um exemplo é quando a proposta abrange apenas uma parte da tese. Se ela estiver completa, a nota na C5 será 200, mas, como há falhas no projeto de texto, a penalização será na C3.

Ufa! Com essas informações você já consegue elaborar uma proposta de intervenção nota 1000. Agora é reta final, bora produzir?

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Caroline Coltrin

Analista pedagógica de redação no Aprova Total. Graduada (Unicamp) e mestranda (UFSC) em Linguística. Possui experiência com o ensino de gramática e com os modelos de correção do Enem e de outros vestibulares.

Ver mais artigos de Caroline Coltrin >

Analista pedagógica de redação no Aprova Total. Graduada (Unicamp) e mestranda (UFSC) em Linguística. Possui experiência com o ensino de gramática e com os modelos de correção do Enem e de outros vestibulares.

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