Ciências Humanas Filosofia e Sociologia

Sociologia no Enem: 5 temas para focar em 2023

Em 2021, essa foi a disciplina que mais apareceu em Ciências Humanas, com 18 das 45 questões. Viu só como Sociologia é importante? Confira o top 5 dos temas mais frequentes na prova

Acessibilidade

Olá, vestibulander! Se você ainda tem dúvidas de que Sociologia é um tema muito cobrado no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), trouxemos provas: em 2021, essa foi a disciplina que mais apareceu em Ciências Humanas, com 18 das 45 questões. Ou seja, 40% das questões da prova traziam algum assunto relacionado à área de conhecimento.

Com uma informação importante dessas, você deve estar se perguntando: o que estudar em Sociologia para o Enem 2023?

Sociologia no Enem

O time do Aprova Total analisou as provas do Enem dos últimos 7 anos (de 2016 a 2022) para descobrir quais assuntos de Sociologia aparecem mais vezes no exame. Como resultado, temos o gráfico abaixo:

Gráfico com temas de sociologia que mais aparecem no Enem
Imagem: Reprodução

Nossos alunos conseguem acessar um relatório exclusivo com a incidência de assuntos em todas as disciplinas, mas é possível ver uma versão resumida dessas informações sobre o Enem.

Cultura e política são temas tradicionalmente abordados pela sociologia, e não seria diferente no Enem. Entre os mais recorrentes estão: Estado e cidadania (17,4%), movimentos sociais (16,3%), cultura e sociedade (15,1%), Sociologia brasileira (14%) e sociologia contemporânea (11,6%).

Assuntos de Sociologia que mais caem no Enem

Vamos conhecer melhor cada um deles?

1. Estado e cidadania no Enem

Estado e cidadania são temas bastante amplos. Porém, há alguns tópicos que não podem ficar de fora dos seus estudos, como a formação do Estado moderno, o conceito de cidadania (como foi construída e os direitos dos cidadãos), além da relação entre Estado e poder.

Nas questões que tratam desses assuntos, é comum aparecerem discussões sobre o Brasil. É importante saber, por exemplo, como funcionam os Três Poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário) e suas atribuições, além de saber o que se destaca na Constituição do país (entendendo quais são os direitos e deveres dos cidadãos e do Estado).

Exemplo de questão sobre Estado e cidadania

(Enem 2020) Declaração de Salamanca – 1994

Acreditamos e proclamamos que: toda criança tem direito fundamental à educação e deve ser dada a oportunidade de atingir e manter o nível adequado de aprendizagem; toda criança possui características, interesses, habilidades e necessidades de aprendizagem que são únicas; sistemas educacionais deveriam ser designados e programas educacionais deveriam ser implementados no sentido de se levar em conta a vasta diversidade de tais características e necessidades.

Disponível em: http://portal.mec.gov.br. Acesso em: 4 out. 2015.

Como signatário da Declaração citada, o Brasil comprometeu-se com a elaboração de políticas públicas educacionais que contemplem a

a) criação de privilégios.    

b) contenção dos gastos.   

c) pluralidade dos sujeitos.   

d) padronização do currículo.   

e) valorização da meritocracia.

Resposta: [C]
A alternativa está em consonância com os princípios estabelecidos na Declaração de Salamanca de 1994, que reconhece a todas as crianças o direito à educação, definindo que cada uma delas é única, com características, interesses, habilidades e necessidades de aprendizagem específicas. Portanto, é necessário que os sistemas educacionais sejam projetados levando em conta essa diversidade de características e necessidades.

2. Movimentos sociais no Enem

Historicamente, os movimentos sociais tiveram participação na conquista de inúmeros direitos para a sociedade.

O movimento feminista guiou a luta pelo sufrágio feminino, garantindo que as mulheres pudessem votar; já o movimento negro esteve à frente dos esforços pelas leis que criminalizam o racismo, pela lei de cotas nas universidades públicas e pela obrigatoriedade de incluir no currículo oficial das escolas o estudo da história e da cultura afro-brasileira.

No Enem, as questões geralmente pedem para relacionar a trajetória desses movimentos a aspectos da atualidade. Por exemplo: como as reivindicações de operárias durante a Revolução Industrial se refletem nos direitos trabalhistas das mulheres hoje? O movimento negro e o feminista são os que mais aparecem no exame.

Exemplo de questão sobre movimentos sociais

(Enem 2018) O marco inicial das discussões parlamentares em torno do direito do voto feminino são os debates que antecederam a Constituição de 1824, que não trazia qualquer impedimento ao exercício dos direitos políticos por mulheres, mas, por outro lado, também não era explícita quanto à possibilidade desse exercício. Foi somente em 1932, dois anos antes de estabelecido o voto aos 18 anos, que as mulheres obtiveram o direito de votar, o que veio a se concretizar no ano seguinte. Isso ocorreu a partir da aprovação do Código Eleitoral de 1932.

Disponível em: http://tse.jusbrasil.com.br. Acesso em: 14 maio 2018.

Um dos fatores que contribuíram para a efetivação da medida mencionada no texto foi a

a) superação da cultura patriarcal.   

b) influência de igrejas protestantes.    

c) pressão do governo revolucionário.    

d) fragilidade das oligarquias regionais.    

e) campanha de extensão da cidadania.    

Resposta: [E]  
A conquista do direito de voto pelas mulheres no Brasil em 1932 foi resultado de intensa mobilização e da campanha realizada por movimentos feministas e sufragistas, que buscavam ampliar a cidadania e os direitos políticos das mulheres.

3. Cultura e sociedade no Enem

Patrimônio material e imaterial, etnocentrismo, indústria cultural, diversidade, relativismo, determinismo e estruturalismo cultural são alguns dos assuntos que aparecem no contexto desse grande tema.

No Enem, dois deles são mais frequentes: patrimônio material e imaterial e indústria cultural. Nesse caso, vale ter os conceitos na ponta da língua. Por mais que as questões pareçam interpretativas, isso pode fazer a diferença:

  • Patrimônio material: pode ser definido como o conjunto de objetos construídos ou alterados por seres humanos e que representam uma época ou cultura;
  • Patrimônio imaterial: diz respeito aos “modos de fazer”, ou seja, enquanto uma estátua é classificada como patrimônio material (palpável e construída pelos seres humanos), a feijoada é um patrimônio imaterial, pois, apesar de palpável, está no contexto dos “modos de fazer”;
  • Indústria cultural: é um conceito apresentado por Adorno e Horkheimer em A Dialética do Esclarecimento (1947). A partir dele entendemos que uma cultura massificada e padronizada cujo objetivo é lucrar, transforma os objetos da cultura em “produtos culturais”.

Exemplo de questão sobre cultura e sociedade

(Enem 2016) Hoje, a indústria cultural assumiu a herança civilizatória da democracia de pioneiros e empresários, que tampouco desenvolvera uma fineza de sentido para os desvios espirituais. Todos são livres para dançar e para se divertir, do mesmo modo que, desde a neutralização histórica da religião, são livres para entrar em qualquer uma das inúmeras seitas. Mas a liberdade de escolha da ideologia, que reflete sempre a coerção econômica, revela-se em todos os setores como a liberdade de escolher o que é sempre a mesma coisa.

ADORNO, T HORKHEIMER, M. Dialética do esclarecimento: fragmentos filosóficos. Rio de Janeiro: Zahar, 1985.

A liberdade de escolha na civilização ocidental, de acordo com a análise do texto, é um(a)

a) legado social.   

b) patrimônio político.   

c) produto da moralidade.   

d) conquista da humanidade.   

e) ilusão da contemporaneidade.   

Resposta: [E]
De acordo com Adorno e Horkheimer, a liberdade de escolha na civilização ocidental é descrita como uma ilusão da contemporaneidade. Eles argumentam que a indústria cultural, sob o controle de pioneiros e empresários, oferece uma suposta liberdade de escolha, mas essa liberdade é limitada e ilusória, pois reflete sempre a coerção econômica e oferece opções que são, na verdade, mais do mesmo.

4. Sociologia brasileira no Enem

O assunto que mais aparece no Enem quando se trata de sociologia brasileira são as manifestações culturais do país. As questões costumam ser de caráter interpretativo, o que significa que não é necessário entender tudo sobre as diferentes culturas de cada região. Basta entender conceitos como etnocentrismo, relativismo, patrimônio material, patrimônio imaterial, estruturalismo e diversidade e relacioná-los com essas manifestações no Brasil.

No sentido da construção de um pensamento social do país, há sociólogos que viveram durante o século 20 e escreveram sobre diferentes temas, como miscigenação, racismo sofrido pelos descendentes de povos escravizados, formação da identidade nacional e reflexões sobre a colonização.

Os nomes que aparecem com mais frequência na prova são Florestan Fernandes, Gilberto Freyre, Sérgio Buarque de Holanda e Lélia Gonzalez.

Exemplo de questão sobre sociologia brasileira

(Enem PPL 2019) O frevo é uma forma de expressão musical, coreográfica e poética, enraizada no Recife e em Olinda, no estado de Pernambuco. O frevo é formado pela grande mescla de gêneros musicais, danças, capoeira e artesanato. É uma das mais ricas expressões da inventividade e capacidade de realização popular na cultura brasileira. Possui a capacidade de promover a criatividade humana e também o respeito à diversidade cultural. No ano de 2012, a Unesco proclamou o frevo como Patrimônio Imaterial da Humanidade.

PORTAL BRASIL. Disponível em: www.brasil.gov.br. Acesso em: 10 fev. 2013.

A característica da manifestação cultural descrita que justifica a sua condição de Patrimônio Imaterial da Humanidade é a

a) conversão dos festejos em produto da elite.  

b) expressão de sentidos construídos coletivamente.  

c) dominação ideológica de um grupo étnico sobre outros.  

d) disseminação turística internacional dos eventos festivos.  

e) identificação de simbologias presentes nos monumentos artísticos.  

Resposta: [B]
O frevo é reconhecido pela sua capacidade de expressar a criatividade humana e respeitar a diversidade cultural. Ele representa uma forma de manifestação cultural construída coletivamente, que incorpora gêneros musicais, danças, capoeira e artesanato. A valorização da coletividade na criação e preservação do frevo contribui para a sua importância como patrimônio imaterial.

5. Sociologia contemporânea no Enem

Aqui, destacam-se alguns pensadores que abordam temas relevantes para a compreensão da sociedade atual. Entre eles, podemos citar Norbert Elias, Pierre Bourdieu, Anthony Giddens, Michel Foucault, Jürgen Habermas e Zygmunt Bauman.

É importante ressaltar que esses autores têm sido cada vez mais abordados em questões de Sociologia no Enem, pois suas reflexões se relacionam diretamente com o nosso cotidiano. Eles são frequentemente citados e suas teorias aparecem nas perguntas que exigem análise crítica e reflexiva sobre temas da atualidade.

Alguns exemplos são: globalização, multiculturalismo, identidade, consumo, tecnologia, violência, meio ambiente e poder. Essa tendência no Enem demonstra a importância da sociologia contemporânea e das reflexões sobre a pós-modernidade. Ambas são fundamentais para a compreensão das transformações sociais e culturais da contemporaneidade.

Exemplo de questão sobre sociologia contemporânea

(Enem 2018) 

TEXTO I

As fronteiras, ao mesmo tempo que se separam, unem e articulam, por elas passando discursos de legitimação da ordem social tanto quanto do conflito.

CUNHA, L. Terras lusitanas e gentes dos brasis: a nação e o seu retrato literário. Revista Ciências Sociais, n. 2, 2009.

TEXTO II

As últimas barreiras ao livre movimento do dinheiro e das mercadorias e informação que rendem dinheiro andam de mãos dadas com a pressão para cavar novos fossos e erigir novas muralhas que barrem o movimento daqueles que em consequência perdem, física ou espiritualmente, suas raízes.

BAUMAN, Z. Globalização: as consequências humanas. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1999.

A ressignificação contemporânea da ideia de fronteira compreende a

a) liberação da circulação de pessoas.   

b) preponderância dos limites naturais.     

c) supressão dos obstáculos aduaneiros.   

d) desvalorização da noção de nacionalismo.    

e) seletividade dos mecanismos segregadores.

Resposta: [E]
A seletividade consiste na criação de novas barreiras que discriminam certos grupos, apesar da pressão para haver integração econômica e a circulação livre de informações, mercadorias e pessoas. 

Quer saber mais sobre esse e outros conteúdos, além de ter acesso às melhores videoaulas para se preparar para os vestibulares e Enem? A plataforma Aprova Total tem tudo isso e muito mais!

banner da plataforma Aprova Total

TEMAS:

avatar
Giulia Silvestre Rocha

Analista de conteúdo de Sociologia e Filosofia no Aprova Total. Graduanda em Ciências Sociais (licenciatura) pela UFSC.

Ver mais artigos de Giulia Silvestre Rocha >

Analista de conteúdo de Sociologia e Filosofia no Aprova Total. Graduanda em Ciências Sociais (licenciatura) pela UFSC.

Ver mais artigos de Giulia Silvestre Rocha >

Compartilhe essa publicação:

Veja Também

Assine a newsletter do Aprova Total

Você receberá apenas nossos conteúdos. Não enviaremos spam nem comercializaremos os seus dados.