Destaque homepage Em alta Redação

10 efemérides e datas importantes de 2024 para manter no radar

30 anos do fim do apartheid da África do Sul, dia dos povos indígenas, aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos e muito mais

Acessibilidade

Conhecer grandes marcos da história mundial pode ajudar a compor uma redação nota 1000, sabia? Esses marcos são chamados de efemérides, que, além de servirem de repertório sociocultural, favorecem a compreensão daquilo que você estuda na escola e no cursinho. Todo ano, é possível resgatar momentos diferentes. Neste artigo, selecionamos 10 efemérides de 2024, além de datas comemorativas para ficarem no seu radar. Vamos conhecê-las?

O que são efemérides?

As efemérides são datas comemorativas que possuem valor cultural, científico, geográfico e sócio-histórico. Elas vão desde aniversários de personalidades relevantes para a sociedade, até eventos científicos famosos, como o acontecimento de um eclipse. Essas datas marcantes delimitam eventos sociais significativos, pois conseguem conectar o presente ao passado.

Para o vestibular, as efemérides são valorizadas porque permitem refletir acerca dos assuntos que podem aparecer nas provas de diferentes bancas. Elas se relacionam a todas as disciplinas e podem ser fundamentais na escrita da redação.

10 efemérides e datas importantes de 2024

Confira algumas datas comemorativas e momentos marcantes da história mundial para lembrar em 2024!

1. Dia mundial da educação — 24 de janeiro

O Dia Mundial da Educação é um grande aliado nos temas de redação que pertencem a esse eixo temático. Além disso, é uma oportunidade para pensarmos no acesso à educação e em como criar ferramentas para que todas as pessoas desfrutem desse direito universal.

Possíveis temas de redação: educação de idosos; classe social e educação; tecnologia e educação.

2. 30 anos do fim do apartheid na África do Sul — 11 de fevereiro

O apartheid foi um sistema de segregação racial que durou por 42 anos na África do Sul. Nesse sistema, havia uma divisão em que os brancos seriam superiores e os negros, subalternos.

Ativista Nelson Mandela
O regime teve fim com medidas lideradas, principalmente, pelo ativista Nelson Mandela (Imagem: Reprodução/Wikimedia Commons)

Possíveis temas de redação: racismo estrutural; segregação racial; cultura africana.

3. 60 anos do golpe militar no Brasil — 31 de março

O ano de 2024 marca 60 anos do golpe militar brasileiro e do início da Ditadura Militar, que afetou profundamente a democracia no país e estabeleceu diferentes medidas autoritárias. O fim desse regime se deu em 1985, impulsionado pelo movimento popular das “Diretas Já”

Possíveis temas de redação: democracia; autoritarismo; militarismo; censura; movimentos sociais.

4. 200 anos da primeira Constituição brasileira — 25 de março

A primeira Constituição do Brasil foi outorgada por Dom Pedro I e possuía muitas características autoritárias. Ela instituiu que o Brasil se tornasse um estado unitário e, apesar de seu caráter opressor, ofereceu caminhos para o regime democrático.

Possíveis temas de redação: democracia; Constituição do Brasil; legislação brasileira.

👉 Leia também:

Alunas do Aprova Total dão dicas para tirar 900+ na redação do Enem

10 repertórios para sua redação sobre consumo sustentável

Repertório para a redação do Enem: dicas por eixos temáticos

5. Dia nacional de combate ao bullying e à violência na escola — 7 de abril

Este dia foi instituído através da Lei Federal nº13.277 e visa combater os casos de violência e discriminação nas escolas. A data propõe uma reflexão acerca dos problemas relacionados ao bullying, que afetam a saúde de crianças e adolescentes nesse ambiente.

Possíveis temas de redação: violência nas escolas; saúde mental dos estudantes; ataque às escolas; armamento; educação no Brasil; evasão escolar.

6. Dia dos povos indígenas — 19 de abril

Em 1994, a Assembleia Geral das Nações Unidas criou o Dia dos povos indígenas. Ele serve para resgatar a história e a cultura dos povos nativos do Brasil.

Possíveis temas de redação: valorização da cultura indígena; violência e preconceito contra povos indígenas.

7. Dia mundial da biodiversidade — 22 de maio

A ONU estabeleceu a data que celebra o dia mundial da biodiversidade em 1992 para valorizar toda a diversidade biológica que existe no planeta Terra. Ela reforça a importância de preservar as diferentes espécies de animais, plantas e microrganismos, que são fundamentais para a existência humana.

Possíveis temas de redação: ações do homem no meio ambiente; fauna e flora em extinção; mudanças climáticas; valorização das espécies; racismo ambiental.

8. COP29 — 11 a 22 de novembro

A Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas é uma convenção internacional voltada para a discussão a respeito do clima no mundo. Em 2024, ela acontecerá no Azerbaijão e mantém o objetivo de criar metas para mitigar os efeitos negativos das mudanças climáticas no planeta.

Representantes brasileiros na COP28
Representantes brasileiros na COP28 (Imagem: Reprodução/Palácio do Planalto/ Estevam/Audiovisual/PR)

Possíveis temas de redação: crise climática; degradação do meio ambiente; poluição; desastres naturais impulsionados por ação humana.

9. Dia da consciência negra — 20 de novembro

Esta é uma data dedicada para valorizar a cultura afro-brasileira e as pessoas negras no Brasil. Ela foi instituída no dia 20 devido à morte de Zumbi dos Palmares, grande líder na resistência contra a escravização no país.

Possíveis temas de redação: racismo; escravização no Brasil; valorização da cultura afro-brasileira.

10. 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos — 10 de dezembro

A declaração foi oficializada em 1948 pela Assembleia Geral das Nações Unidas, num cenário pós Segunda Guerra Mundial. Ela delimita os direitos fundamentais que devem ser garantidos a todos os cidadãos do planeta.

Possíveis temas de redação: racismo; LGBTfobia; machismo e misoginia; fome; direito à habitação; refugiados no planeta; economia do cuidado; xenofobia; direitos humanos.

Uma dica: entender datas importantes dos mais variados campos do conhecimento (saúde, meio ambiente, geopolítica e outros) resulta não apenas em repertório rico para escrever um texto, mas também para interpretar as questões que caem no vestibular.

Efemérides 2024: por que é importante estudá-las?

De maneira geral, estudar efemérides é importante porque os acontecimentos do passado ajudam a entender o presente. Além disso, as datas instituídas para celebrar ou conscientizar as pessoas sobre algo (como o dia dos povos indígenas) também atravessam questões históricas e pertinentes para a humanidade.

Nas bancas de redação dos vestibulares, as propostas estabelecem uma conexão com a atualidade e tratam de elementos existentes no cotidiano. Nesse contexto, as efemérides servem para fomentar argumentos e desenvolver informações das mais diferentes naturezas.

No modelo do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), há sempre uma problemática relacionada às pautas sociais que enfrentamos no dia a dia. Diante disso, as efemérides de 2024 que apresentamos aqui podem servir como repertório para as suas dissertações.

Banner

TEMAS:

avatar
Caroline Coltrin

Analista pedagógica de redação no Aprova Total. Graduada (Unicamp) e mestranda (UFSC) em Linguística. Possui experiência com o ensino de gramática e com os modelos de correção do Enem e de outros vestibulares.

Ver mais artigos de Caroline Coltrin >

Analista pedagógica de redação no Aprova Total. Graduada (Unicamp) e mestranda (UFSC) em Linguística. Possui experiência com o ensino de gramática e com os modelos de correção do Enem e de outros vestibulares.

Ver mais artigos de Caroline Coltrin >

Compartilhe essa publicação:

Veja Também

Assine a newsletter do Aprova Total

Você receberá apenas nossos conteúdos. Não enviaremos spam nem comercializaremos os seus dados.