ENEM Vida de Estudante

Socorro, Aprova! Como estudar para o Enem em poucos meses?

Queremos ajudar você a se organizar, estabelecer prioridades e chegar com mais confiança para o exame! #partiu

Acessibilidade

Em 2023, a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) acontece nos dias 5 e 12 de novembro, ou seja, faltam apenas sete meses para você colocar em prática tudo o que vem estudando até aqui. Mas... e quem não começou ou não pegou firme na preparação, será que ainda dá tempo de estudar para o Enem?

Chora, não, coleguinha! Dá, sim. E nosso time está aqui justamente para isso: ajudar você a se organizar, estabelecer prioridades e chegar com mais confiança para o exame.

Estudar para o Enem: 7 dicas para 7 meses

Reunimos algumas dicas com o selo Aprova Total de sucesso:

1. Tenha em mente as suas facilidades e as suas dificuldades

Com certeza, você terá mais conteúdos para estudar do que tempo disponível, caso não tenha iniciado ainda. Por isso, é essencial avaliar onde estão suas facilidades e suas dificuldades. "Ah, mas eu quero começar do começo, do tema mais amplo para o mais específico". Bom, vamos precisar mudar essa mentalidade.

Não adianta assistir mil videoaulas ou fazer centenas de resumos sem ter um foco. Priorize o que está mais difícil para absorver, pois isso fará toda a diferença. O que você já sabe, basta fazer uma revisão simples, ok?

2. Saiba o que cai na prova ao estudar para o Enem

Não, a gente não tem bola de cristal, mas a gente tem uma equipe SURREAL, apoiada em ferramentas de inteligência artificial que conseguem avaliar a incidência de assuntos no Enem. Ou seja, assim como qualquer vestibular do Brasil, o Enem tem conteúdos que são mais cobrados que outros.

Na plataforma do Aprova Total, é possível encontrar uma análise completa de todas as áreas:

  • Ciências da Natureza e suas tecnologias
  • Matemática e suas tecnologias
  • Ciências humanas de suas tecnologias
  • Linguagens, códigos e suas tecnologias
  • Redação

Então, se você é um estudante esperto (e sabemos que é!), entende que focar nos temas mais recorrentes na prova, dá mais chances de acertos e uma boa nota.

Quem não é assinante, pode conferir uma prévia da nossa análise de incidência dos assuntos que caíram no Enem.

3. Diversifique suas estratégias de estudo

Não existe apenas uma maneira de estudar. Mas isso você já sabe, certo? Aqui no Aprova estamos sempre em busca de métodos e estratégias variadas que façam você ter um desempenho melhor em menos tempo, sem tanta dor de cabeça.

Quer um exemplo? Bom, o AprovaDocs, nossa série de webdocumentários semanais, reúne temas importantíssimos para adquirir repertório sociocultural, o que é determinante para fazer uma boa redação no Enem. Dois deles estão disponíveis lá no nosso canal do YouTube! Este aqui aborda o conceito de arquitetura hostil, você já ouviu falar?

É bacana incluir esse tipo de conteúdo nos seus estudos, pois, além de aprender, você ainda consegue ter um respiro dos livros.

Outra estratégia, que vamos apresentar com mais detalhes na segunda-feira (17 de abril), em uma superlive com o professor Paulo Jubilut, é o estudo por questões, que tem a resolução dos exercícios como atividade inicial. Assim, você vai direto nas atividades, nos simulados, em vez de passar longas horas assistindo às aulas ou lendo um conteúdo que, talvez, já esteja gravado na sua mente!

Claro que existe um "jeito certo" de estudar por questões. Por isso, além da masterclass que acontece na próxima semana, é possível acompanhar um minicurso, dividido em 4 módulos, que mostra o caminho para quem deseja apostar nessa estratégia.

4. Coloque seu conhecimento à prova

Esta dica tem tudo a ver com a anterior! Colocar o seu conhecimento à prova significa resolver questões, participar dos simulados, buscar provas antigas para estudar, enfim, praticar. Com isso, você aprende a administrar melhor o tempo, testa estratégias que favorecem o seu desempenho e aumenta a confiança para o dia do exame.

Como o próprio nome diz, ao fazer um simulado, a pessoa vivencia uma simulação de algo - neste caso, do Enem ou de outro vestibular. Por isso, vale a pena inserir essa prática na sua rotina. Se ficar pesado uma vez na semana, estabeleça outra frequência, a cada 15 dias, que tal?

5. Saiba quais matéria tem mais peso na sua nota e as priorize

Assim como nem todos os conteúdos merecem 100% da sua dedicação, nem todas as matérias precisam ser estudadas da mesma forma, pois elas possuem um peso diferente de acordo com o curso ou a universidade escolhida.

Por exemplo, quem deseja cursar Engenharia Civil, provavelmente, dará atenção especial à Física e Matemática; enquanto o candidato de Medicina, vai focar em Biologia e Química.

Tenha isso em mente ao fazer o seu planejamento de estudos!

6. Crie uma rotina ao estudar para o Enem

Não adianta fugir, querido aprover, ter uma rotina de estudos faz muita diferença. E isso envolve acordar todos os dias sabendo o que vai fazer ou, pelo menos, se organizar logo cedo, estabelecendo um cronograma, sabe?

Claro que cada candidato tem a sua realidade e um ritmo próprio. Mas, é diante disso, que a organização deve vir. Se você trabalha durante a manhã e estuda no período da tarde, trace as tarefas do dia considerando as horas disponíveis. Ou seja, não adianta estabelecer uma meta de oito horas de estudo, se isso não for possível.

Um ponto positivo de criar essa rotina é que isso ajuda a diminuir a ansiedade, afinal, você vai se esforçar para cumprir aquilo a que se propôs - em vez de ficar planejando e correndo para realizar ao mesmo tempo.

7. Não se desespere, mantenha a confiança e permita-se descansar

Ok, você pode até se desesperar um pouquinho, já que sete meses passam voando. Mas com todas as sugestões que a gente apresentou, esse sentimento acaba aqui, combinado? Por isso, queremos pedir: não desanime!

via GIPHY

Colocando estratégias inteligentes em prática, usando as ferramentas disponíveis na plataforma, estabelecendo sua rotina de estudos para os próximos meses e se dedicando a tudo isso, você vai se sair bem.

A aprovação é uma consequência de tudo isso, inclusive de se permitir descansar quando for necessário. Estudar para o Enem ou para outros vestibulares não precisa ser um terror.

Vamos juntos nessa missão, fechou?

Quer se preparar para o Enem e os vestibulares com os melhores professores e conteúdos? Então conheça a plataforma Aprova Total e o curso Extensivo Enem!

TEMAS:

avatar
Carol Firmino

Jornalista, mestra e doutora em Comunicação pela Unesp. É editora no blog do Aprova Total e está sempre antenada ao universo da educação, com foco no Enem e na preparação para os grandes vestibulares do país. Tem passagens por veículos como Nova Escola, B9, UOL e Época Negócios.

Ver mais artigos de Carol Firmino >

Jornalista, mestra e doutora em Comunicação pela Unesp. É editora no blog do Aprova Total e está sempre antenada ao universo da educação, com foco no Enem e na preparação para os grandes vestibulares do país. Tem passagens por veículos como Nova Escola, B9, UOL e Época Negócios.

Ver mais artigos de Carol Firmino >

Compartilhe essa publicação:

Veja Também

Assine a newsletter do Aprova Total

Você receberá apenas nossos conteúdos. Não enviaremos spam nem comercializaremos os seus dados.