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Como estruturar uma redação no modelo Enem?

Entenda a importância de desenvolver um projeto de texto estratégico e trazer fundamentações que tenham relação direta com o tema abordado

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Você sabia que, além de conhecer o gênero textual cobrado por um vestibular, é necessário entender as especificidades das bancas de correção? O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), por exemplo, exige um modelo de redação específico para a sua dissertação.

Mas, para além disso, é importante desenvolver um projeto de texto estratégico e trazer sempre fundamentações que tenham relação direta com a proposta. Nesse contexto, desenvolver suas próprias ideias e expressá-las de forma autêntica também é fundamental.

A seguir, falaremos sobre quais partes constituem um modelo de redação do Enem, ressaltando que este conteúdo não trata do uso de modelos prontos, já que eles podem não funcionar e dificultar ainda mais a abordagem de alguns temas.

O que é um modelo de redação?

Um modelo de redação é a organização dos elementos que determinada banca de vestibular exige. No processo de correção, os critérios já estão definidos, por isso os corretores esperam que os candidatos elaborem um texto com uma estrutura específica.

Porém, é importante saber que não existe um só modelo de redação para todos os temas. Isso significa que o aluno pode seguir diferentes caminhos para atingir a expectativa da banca, desde que esteja de acordo com a proposta.

No caso do Enem, para que isso fique mais fácil, você pode estudar quais elementos devem ocupar cada parte do texto dissertativo e adaptá-los conforme o tema. Nesse processo, lembre-se de que a coerência é fundamental! Ou seja, não adianta seguir uma organização se o conteúdo não fizer sentido.

Não existe fórmula mágica para escrever uma redação, mas há maneiras de produzir o texto rapidamente e com mais facilidade. Vamos juntos entender como organizar um texto no modelo de redação do Enem?

Modelo de redação do Enem: introdução

A introdução da redação do Enem deve conter uma boa apresentação do tema e do ponto de vista principal do texto. Ela é responsável por apresentar o que se discutirá nos parágrafos seguintes.

Elementos necessários

  • Contextualização para introduzir o tema;
  • Relação entre a contextualização e o tema;
  • Ponte entre a apresentação do tema e a introdução do ponto de vista;
  • Apresentação clara do ponto de vista para que o projeto de texto fique evidente.

Há diversas formas de iniciar o seu texto e várias maneiras de fazer a contextualização do tema solicitado. Para fazer isso, você pode utilizar alusões históricas que retomem o tema, exemplificações, citações ou trazer a definição de algum conceito

Exemplo de introdução

A seguir, veja um exemplo de redação nota 1000 do candidato Gustavo Lopes Teixeira sobre o tema “Democratização do acesso ao cinema no Brasil”, do Enem 2019:

[CONTEXTUALIZAÇÃO No século XIX, os avanços tecnológicos e científicos proporcionaram às populações novas alternativas de lazer, dentre as quais se pode citar o cinema.] [INTRODUÇÃO DO TEMA No Brasil, atualmente, tal forma de diversão tem se destacado, uma vez que promove a interação com o público de maneira singular, isto é, gera muitas emoções aos indivíduos.] [PONTE ENTRE O TEMA E O PONTO DE VISTA Apesar disso, verifica-se que, em nosso país, o acesso ao cinema não é disponibilizado a todos os cidadão,] [PONTO DE VISTA seja pela falta de investimentos, seja pelo alto custo cobrado por empresas para assistir a um filme. Assim, tendo em vista a importância desse lazer, ele deve ter seu acesso democratizado, a partir da resolução de tais entraves.]

Ele traz um repertório legitimado, pertinente e produtivo como contextualização, o que é uma boa estratégia, pois esse uso, além de apresentar o tema, também garante uma boa pontuação na Competência 2. 

Depois, relaciona as alternativas de lazer presentes no repertório com o cenário brasileiro, o que mostra a relação estabelecida entre o conteúdo de apoio e a apresentação do tema. Posteriormente, expõe que o Brasil apresenta um cenário em que esse cinema (indicado no repertório) não é acessível a todos. 

Por fim, introduz o seu ponto de vista. Nele, o candidato aponta que essa falta de acesso é causada pela falta de investimentos e pelo alto custo dos ingressos. O candidato finaliza o seu ponto de vista pontuando que o acesso deve ser democratizado. Isso faz com que ele consiga abordar todos os recortes da frase temática.

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Riscos de usar um modelo pronto

O uso de modelos prontos de redação é uma metodologia perigosa. Ao recorrer a esses modelos, pode ser difícil estabelecer uma ordem lógica no texto, já que cada tema é único e exige uma análise aprofundada.

O Enem tem como objetivo principal aferir o conhecimento e as competências do estudante, e os modelos prontos vão contra esse propósito, o que transforma a prova em um exercício mecânico de reprodução de conteúdo.

Na introdução, por exemplo, muitos alunos costumam utilizar um repertório-coringa, o que pode comprometer a apresentação do tema no seu texto, pois não existe um repertório que se encaixe perfeitamente em todas as propostas.

Esse uso pode comprometer gravemente a coerência do seu texto, fazendo com que você seja penalizado nas competências 2 e 3.

Modelo de redação do Enem: desenvolvimento

No desenvolvimento, o candidato defende e aprofunda o ponto de vista que apresentou na tese usando repertórios e argumentos.

Elementos necessários

  • Pelo menos dois parágrafos de desenvolvimento. Se você apresentar apenas um parágrafo nessa parte do texto, você não deixa de escrever uma redação no modelo Enem, no entanto, haverá mais chances de penalização na Competência 3;
  • Em cada parágrafo, deve haver um tópico frasal, indicando o ponto de vista que será discutido naquele momento;
  • Para fundamentar a discussão, use um repertório legitimado, pertinente e produtivo;
  • Após o repertório, deve ser apresentada uma relação clara com o tema. Lembre-se de que isso é crucial para que o repertório seja produtivo e o projeto de texto, claro;
  • Nessa parte da dissertação, é preciso que haja um aprofundamento da argumentação e o candidato deve responder a três perguntas sobre o argumento principal: por que isso ocorre? Como isso ocorre? Quais as consequências disso? Isso vai te ajudar a não deixar lacunas;
  • Por fim, é preciso que haja uma relação entre os parágrafos, o que é possível garantir usando um conectivo.

Modelo de redação do Enem: conclusão

Como conclusão, o Enem exige uma proposta de intervenção sobre os problemas apresentados no decorrer do texto, e ela deve seguir alguns critérios.

Elementos necessários

  • Ação: o que é necessário para que haja intervenção no problema;
  • Agente: indivíduo ou grupo responsável por colocar a ação em prática;
  • Meio: quais ferramentas e procedimentos o agente utilizará para que essa ação seja possível;
  • Efeito: o que se espera como consequência da ação;
  • Detalhamento: aprofundamento de um dos itens anteriores.

Detalhamento da proposta de intervenção

O termo detalhamento pode confundir alguns candidatos. Alguns acreditam que, para introduzir esse elemento, basta detalhar melhor qualquer informação da proposta.

No entanto, existem regras e critérios para apresentar essa informação, que funciona como o quinto elemento da proposta de intervenção.

Primeiramente, o detalhamento deve estar relacionado a um dos quatro elementos da proposta (ação, agente, meio e efeito). Além disso, precisa ser uma explicação, uma exemplificação, uma justificativa ou um desdobramento.

Observe alguns exemplos:

  • Explicação: “Cabe ao governo federal, o qual é responsável pelo bem-estar da população, aumentar a quantidade de postos de saúde no país” (detalhamento do agente).
  • Exemplificação: Cabe à mídia divulgar os casos de desaparecimento nas redes sociais, como Instagram e Twitter (detalhamento da ação).
  • Justificativa: O Estado deve investigar as empresas por meio de uma fiscalização mensal, visto que uma boa fiscalização inibe as práticas danosas ao meio ambiente (detalhamento do meio).
  • Desdobramento: “Isso deve ser feito para que os jovens possuam um ensino de qualidade e, consequentemente, ocupem cargos mais altos no mercado de trabalho (detalhamento do efeito).

A relação entre a conclusão e a Competência 3

Além da Competência 5, a conclusão da redação Enem também se relaciona com a Competência 3. Isso significa que, enquanto uma avalia os cinco elementos existentes na proposta, a outra observa a coerência entre essas informações e o projeto de texto.

Para que se saia bem nas duas competências, escreva uma proposta de intervenção com cinco elementos, dentro do tema solicitado. Essa proposta deve abordar todos os elementos apresentados na tese caso a proposta envolva apenas uma parte da discussão, o candidato é penalizado na C3. 

Por fim, uma boa estratégia é retomar o repertório da introdução no fechamento do texto. Lembre-se de não apresentar argumentos e repertórios novos na conclusão.

Dicas para evitar os erros mais comuns na redação

  • Leia atentamente os textos da proposta: isso ajuda a delimitar melhor a temática, além de mostrar o que a banca espera do seu texto. Certifique-se de que você compreendeu os recortes antes de iniciar a sua escrita;
  • Faça um projeto de texto: ele oferece clareza para a organização do seu texto e ajuda a evitar que você se perca no meio do caminho;
  • Traga um repertório que se encaixe na sua realidade: para fazer um bom uso desse elemento, não é necessário usar citações filosóficas mirabolantes. Concentre-se em trazer algo que se encaixe bem na discussão, como filmes, séries, músicas, notícias e informações de outras disciplinas;
  • Faça um rascunho: essa etapa é crucial para enxergar o seu texto de fora. Quando estamos produzindo, alguns erros só ficam aparentes com uma segunda leitura. A prática do rascunho possibilita consertar diversos problemas antes de passar a redação a limpo;
  • Não utilize modelos prontos: utilizar o mesmo modelo para todas as redações pode comprometer o seu desempenho. Prefira estudar a organização e os conteúdos que devem aparecer nos parágrafos da dissertação do Enem.

Exemplo de redação nota 1000

Analisamos a redação nota 1000 da Marliany Lívia Gomes Soares, aluna do Aprova Total. Ela participou do Enem 2023, e o tema da proposta foi: “Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil”.

Introdução

[CONTEXTUALIZAÇÃO Na Idade Antiga, a cidade grega de Atenas caracterizou-se por ter uma estrutura social altamente hierarquizada e machista, [INTRODUÇÃO DO TEMA na qual cabia às mulheres apenas os deveres matrimoniais e domésticos. [PONTE ENTRE O TEMA E O PONTO DE VISTA Nesse enfoque, para além de contextos históricos e de traços culturais distintos, é fundamental analisar a grave invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pelo segmento feminino no Brasil, bem como os nefastos desafios para o seu enfrentamento:] [PONTO DE VISTA o deplorável preconceito de gênero e a disfuncionalidade de práticas educacionais. Assim, é fulcral uma competente discussão acerca desses aspectos, com o intuito de impulsionar o satisfatório funcionamento da sociedade.]

Desenvolvimentos

[TÓPICO FRASAL Diante desse cenário, convém mencionar a danosa influência da discrminação de gênero na questão supracitada.] [REPERTÓRIO Sob essa ótica, a renomada filósofa Judith Butler - em sua obra “Problemas de Gênero” - denuncia a invisibilidade e a inferiorização sofridas pelo grupo feminino, com atos traduzidos não só na violência física, como também na dolorosa propagação de discursos misóginos e sexistas.] [RELAÇÃO ENTRE O REPERTÓRIO E O TEMA Nesse sentido, a função de cuidar da casa e da família é atribuída às mulheres,] [APROFUNDAMENTO: POR QUE ISSO OCORRE? em razão de essas serem consideradas “frágeis” e “incapazes” para o exercício do trabalho profissional e para a efetiva participação sociopolítica no território nacional] - [APROFUNDAMENTO: COMO ISSO OCORRE? realidade comprovada pelo portal G1, o qual noticiou que 51,2% das brasileiras são delegadas à responsabilidade exclusiva do cuidado doméstico, sem o devido reconhecimento familiar.] Logo, tais arbitrariedades evidenciam uma lamentável afronta à cidadania feminina e, ainda, [APROFUNDAMENTO: QUAIS AS CONSEQUÊNCIAS DISSO? contribuem para o severo retrocesso da nação.]

[CONECTIVO PARA RELACIONAR AS INFORMAÇÕES Ademais,] [TÓPICO FRASAL é propício ressaltar a limitada abordagem escolar relativa à igualdade de gênero.] [APROFUNDAMENTO: COMO ISSO OCORRE? Sob esse prisma, a ínfima análise sobre os papéis socialmente impostos às mulheres e aos homens, em densa parte das instituições de ensino nacionais, fomenta a desvalorização à figura feminina no Brasil contemporâneo] - procedimento contrário às [REPERTÓRIO JÁ RELACIONADO lições freireanas de educação emancipatória.] Nessa perspectiva, [APROFUNDAMENTO: QUAIS AS CONSEQUÊNCIAS DISSO? naturaliza-se a invisibilização mulheril, além de se normalizar o cuidado doméstico destinado a elas, com a perpetuação de uma [APROFUNDAMENTO: POR QUE ISSO OCORRE? mentalidade arcaica e machista.] [APROFUNDAMENTO: QUAIS AS CONSEQUÊNCIAS DISSO? Desse modo, essa frustrante falha educacional lesiona o empoderamento do segmento feminino, por isso, necessita ser urgentemente combatida.

IMPORTANTE: veja que a aluna segue um determinado modelo, em que apresenta o tópico frasal, os repertórios e o aprofundamento. No entanto, ele não é um modelo fechado e igual para os dois parágrafos, visto que ela movimenta as informações necessárias conforme a coerência que estabelece em cada uma das partes.

Conclusão

[RETOMADA DA TESE Portanto, faz-se imprescindível a tomada de medidas que combatam os indignantes desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pelas brasileiras.] É cabível, para isso, a atuação do [AGENTES Estado, na figura do Ministério da Educação] - [DETALHAMENTO DO AGENTE órgão primordial para a superação de concepções sexistas -], para [AÇÃO a criação de um plano governamental e educativo, de ampla divulgação nas redes digitais e nas escolas nacionais.] Essa proposta deve ser instrumentalizada [MEIO por meio da disponibilização de verbas estatais], [EFEITO a fim de formular aulas e campanhas publicitárias que dissertem sobre a igualdade de gênero, o respeito interpessoal e a superação de ideologias misóginas.] [DETALHAMENTO DO EFEITO Com isso, objetiva-se visibilizar devidamente as mulheres e restringir o vivenciado na [RETOMADA DO REPERTÓRIO DA INTRODUÇÃO Atenas antiga no passado.

Como melhorar as suas habilidades de redação

Veja resumo, com dicas do que você leu até aqui:

  • além de saber quais as partes da dissertação, estude o modelo de redação do Enem;
  • construa um projeto de texto e deixe claro o seu ponto de vista;
  • faça um rascunho para identificar erros gramaticais e lacunas na argumentação;
  • atente-se a filmes, séries, programas e outros dados que podem ser utilizados como repertório na redação;
  • procure estudar os seus erros para reduzir os riscos de cometê-los novamente;
  • pratique muito!

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10 erros para não cometer na redação do Enem

5 repertórios para redações sobre violência nas escolas

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Caroline Coltrin

Analista pedagógica de redação no Aprova Total. Graduada (Unicamp) e mestranda (UFSC) em Linguística. Possui experiência com o ensino de gramática e com os modelos de correção do Enem e de outros vestibulares.

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Analista pedagógica de redação no Aprova Total. Graduada (Unicamp) e mestranda (UFSC) em Linguística. Possui experiência com o ensino de gramática e com os modelos de correção do Enem e de outros vestibulares.

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