Como memorizar o que leu? Conheça 5 técnicas
Lembrar-se do conteúdo de um livro nem sempre é uma tarefa fácil. Para isso, existem estratégias para facilitar a memorização e a aprendizagem. Confira!
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Você sabe como memorizar o que leu? E consegue se lembrar de tudo da última leitura? Antes de responder essas perguntas, vamos imaginar a seguinte situação: pense em um livro que você leu nos últimos 12 meses. Quais as chances de você conseguir listar 5 fatos legais sobre essa obra? Talvez você consiga, talvez não.
Algumas pessoas têm memórias péssimas, enquanto outras têm uma excelente habilidade para recordar informações. Há ainda aquelas com memória fotográfica ou memória eidética, que é a capacidade de recordar imagens com alta precisão. Mas entre esses extremos, existem outras categorias intermediárias.
Independente da qual você se encaixa, aqui, vou ensinar dicas de como memorizar um texto, para ajudar na sua preparação para o Enem, vestibulares e outras avaliações. Vamos lá?
NAVEGUE PELOS CONTEÚDOS
Por que e como memorizar o que leu?
Quando você lê um livro, sem anotar nada, ou sem destacar partes do texto, você acaba lembrando pouco daquele conteúdo. É uma leitura passiva, onde predomina a mera recepção de informações. Nesse tipo de leitura, você só decodifica o texto, e não pensa sobre ele.
Não tem problema algum se for um livro de ficção científica ou um romance. Afinal, o objetivo é aproveitar a história e relaxar, e não ficar lembrando dos detalhes depois. Mas se for um livro de estudos, desenvolvimento pessoal, ou negócios, não é uma boa prática “só ler”.
Nesses casos, nem mesmo o hábito de apenas sublinhar é suficiente para se lembrar ou decorar as informações. Isso porque esses trechos sublinhados acabam sendo esquecidos dentro do seu livro, tablet ou kindle. Ou seja, não é um processo ativo de aprendizagem.
Assim, para ajudar você a ler melhor, entender e armazenar o conteúdo, reuni algumas dicas. Confira!
1. Destaque informações importantes com marca-textos
Para deixar o processo de sublinhar mais ativo, eu uso quatro cores de marca-textos, que têm diferentes significados:
- rosa para destacar algo muito legal;
- amarelo para curiosidades gerais;
- azul para dados e citações;
- e laranja para tomada de ação, por exemplo, fazer um vídeo sobre aquilo.
Assim, ao folhear o livro em outra oportunidade, vou saber o que significa cada uma dessas cores.
2. Faça anotações durante a leitura
Você pode anotar em um caderno, em um bloco de notas, post-its… Você pode até fazer de forma digital, em um arquivo de texto, ou em aplicativos próprios pra isso, como é o caso do Notion.
Mas o melhor jeito mesmo é escrever à mão - e a Ciência concorda! Um estudo realizado por pesquisadores das Universidades de Princeton e da Califórnia, nos Estados Unidos, analisou um grupo de estudantes onde uma parte deles fazia anotações no computador, e outra parte fazia anotações no papel.
Eles concluíram que o segundo grupo se saía melhor em provas do que o primeiro, o que leva a crer que, mesmo que os estudantes que anotam no computador consigam registrar mais informações da aula, os que anotam no papel precisam compreender as palavras do professor para então escrever o que foi dito, em suas próprias palavras. E isso faz com que eles fixem melhor a informação.
Sem contar que, quando você tem as suas anotações, fica muito mais fácil de revisitá-las. Isso porque o conhecimento vai estar sempre ali, disponível para você com as suas palavras.
📝 Conheça o método Cornell e descubra como melhorar suas anotações e organizar seus resumos.
3. Divida as anotações em categorias
Essa é a dica dos ninjas da leitura! Divida as anotações em categorias, e guarde de forma organizada para consultar quando quiser.
As categorias podem ser de acordo com o que você lê, seja sobre meio ambiente, evolução humana, relações pessoais, inteligência emocional… É como se fosse um acervo, um “segundo cérebro”! Esse sistema é super eficaz para reter mais informação, e isso tem a ver com como o nosso cérebro processa a informação.
Não sei se você já ouviu falar em "heurística", mas esse termo se refere às estratégias mentais simplificadas que usamos para tomar decisões ou resolver problemas de forma eficiente. Quando se trata de reter informações, nosso cérebro tende a priorizar aquelas que são frequentemente usadas, recentemente usadas ou úteis para tomar decisões.
Ao criar e interconectar notas sobre informações relevantes, recentes ou frequentemente utilizadas, você imita o processo de priorização de informações do seu cérebro. Isso torna mais provável que você se lembre e consiga acessar essas informações quando necessário.
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4. Faça resumos curtos
Se você estiver sem tempo para organizar as anotações, pode simplificar esse processo! Que tal, no fim da leitura de cada livro, fazer um resumo em três frases? Lembre-se de reescrever do seu jeito, para consolidar melhor o conteúdo no cérebro.
O livro How to take smart notes, do autor Sönke Ahrens, oferece insights sobre um método de anotações conhecido como Zettelkasten. Ele funciona assim: você escreve suas notas em cartões, e essas notas são interconectadas através de links ou referências cruzadas.
Quando você adiciona uma nova nota, você precisa relacionar ela com outras já existentes. Esse processo de conexão contínua ajuda a desenvolver pensamentos mais complexos.
5. Compartilhe o que você leu
Outra atividade associada à como memorizar o que leu é discutir as informações do livro com outras pessoas. Você pode conversar com um amigo, explicar para familiares, participar de rodas de discussão ou de um clube do livro.
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