Destaque homepage Vida de Estudante

10 dicas para estudar online e ter aproveitamento máximo

O ensino online tem sido a escolha de muitos vestibulandos. Veja as vantagens de estudar à distância, dicas para se organizar e aproveitar todo o conteúdo das plataformas de ensino

Acessibilidade

Estudar online pode ser um desafio para muitas pessoas acostumadas com o modelo tradicional de ensino. Apesar de a pandemia da Covid-19 ter mostrado que é possível estudar à distância, alguns estudantes ainda se sentem inseguros em escolher essa modalidade. Mas pra quê ter medo?

É claro que estudar online requer um esforço extra dos alunos, como a organização, a autodisciplina e o comprometimento. No entanto, essa modalidade oferece outras vantagens que não são possíveis no presencial, por exemplo, flexibilidade e autonomia.

Pensando nisso, elaboramos esse guia para explicar os prós e os contras de estudar online. Além disso, apresentamos uma lista com dicas e ferramentas (gratuitas!) que podem ser úteis para garantir a concentração e aproveitar ao máximo o conteúdo das plataformas. Vamos lá?

Como estudar online

Estudar online vai além de simplesmente estudar pela internet. Você pode se matricular em uma plataforma de ensino - gratuita ou paga -, assistir vídeos didáticos disponíveis no YouTube, contratar cursos livres de especialização, fazer aulas online de línguas estrangeiras, entre outras opções. Tudo depende do seu objetivo.

Por exemplo, se você precisa de um certificado de um curso rápido, deve procurar plataformas de cursos. Nesses casos, as aulas podem ser sobre uma técnica ou ferramenta, com uma carga horária menor. Mas se está em busca de uma graduação ou pós-graduação, precisa procurar instituições de ensino, certificadas pelo Ministério da Educação, que oferecem cursos à distância.

Agora, quem quer se preparar para o vestibular e o Enem, pode tanto contratar um cursinho online e seguir um plano de estudos - com videoaulas, exercícios e simulados - ou assistir vídeos no YouTube das disciplinas que têm mais dificuldade. 💻

Quais as diferenças entre estudar online e presencial?

A principal diferença é que as aulas presenciais têm dias e horários para acontecer, sem ou com pouquíssima flexibilidade. Já na maioria dos cursos online, são os alunos que definem como será a rotina de estudos, principalmente os preparatórios para vestibulares e concursos.

Outra diferença é a interação entre as pessoas. No método tradicional, você encontra colegas e professores todos os dias e pode discutir disciplinas ou fazer perguntas. No método online, diversos cursos oferecem monitoria, mas só será possível interagir virtualmente com outros estudantes, por meio de comunidades, Discord, fóruns, grupos de WhatsApp, entre outros.

Se você está em dúvida sobre qual modalidade escolher, fique em paz! A gente também listou as vantagens e desvantagens de estudar online. Bora conferir?

👉 Leia também:

Descubra como enfrentar a autossabotagem nos estudos

Cursinho intensivo ou extensivo? Saiba qual formato escolher

Vantagens de estudar online

Veja abaixo algumas vantagens em fazer um curso online.

  • Custo menor: como a empresa ou pessoa que oferece o curso não precisa gastar com aluguel, água, luz, entre outras despesas, o valor das mensalidades ou o valor total acaba sendo mais barato. Ou seja, o ensino online ajuda a economizar um bom dinheiro!
  • Liberdade e flexibilidade: escolher um curso online (principalmente com aulas gravadas) significa que você terá conteúdos disponíveis para assistir quando e como quiser. No modelo online de ensino, tudo está ali, na tela do seu computador, celular ou tablet. É possível até conciliar trabalho e estudo.
  • Mais tempo de dedicação: por ser online, você não tem que acordar em um determinado horário, usar um transporte e enfrentar o trânsito para chegar no local de estudo. Assim, tem mais tempo hábil para estudar e se dedicar.
  • Ritmo próprio de aprendizagem: não entendeu um conteúdo? É possível dedicar mais tempo para ele e até rever a aula. Estudando online você tem a oportunidade de construir o seu próprio ritmo e dar mais atenção para aqueles assuntos que tem mais dificuldade.

Você sabia que muitos alunos não conseguem acompanhar o ritmo acelerado dos cursinhos? Isso porque os professores precisam dar, em menos de um ano, todo o conteúdo contemplado no Ensino Médio.

Já os cursinhos online, trabalham com incidência de temas. Ou seja, analisam os dados das últimas edições dos processos seletivos, sabem o que é mais provável aparecer nas provas e organizam os cronogramas de estudo baseados nessa informação. É a tecnologia a favor da aprovação e tempo de sobra para estudar outras disciplinas!

Filhote de gato cinza e branco digitando com as patinhas em um mini teclado branco de um mini computador
(Imagem: Reprodução/Giphy)

Desvantagens de estudar online

Mas não vá achando que é um mar de rosas, estudante! Você também precisa ter disciplina e levar os estudos a sério. Afinal, não dá para ficar sentado só encarando os conteúdos que precisam ser aprendidos. Nesse caso, é necessário ter foco e força de vontade!

Assim, uns dos principais desafios de estudar online são a falta de disciplina e de motivação. Como o aluno é responsável pela própria organização da rotina, pode se distrair e deixar de estudar. Dessa forma, é indispensável ter horários programados exclusivamente para os estudos, ok? 📅

Outro desafio é em relação à infraestrutura. É necessário ter computador, tablet ou celular e conexão à internet. Se tiver um aparelho mais antigo ou uma rede com muitas oscilações, o aluno pode ter dificuldade em acompanhar o curso. Nesse caso, a dica é tentar estudar em bibliotecas com wi-fi gratuito.

Banner SuperMED

Dicas práticas para estudar online

Quem decide estudar online precisa criar uma rotina que permita aproveitar ao máximo o conteúdo disponível. Por isso, reunimos 10 dicas para estudar online do jeito certo. Confira!

1. Defina horários fixos para estudar

A primeira dica é definir um horário para estudar, seja de manhã, à tarde, à noite ou aos finais de semana. Essa prática ajuda a criar um hábito e evitar a procrastinação. A sugestão é encontrar o período do dia em que você rende mais e definir quantas horas ou minutos dedicará aos estudos.

Talvez você trabalhe fora, tenha filhos ou outros afazeres e não consiga seguir horários fixos. Sem problemas! O mais importante é que você deixe claro os dias e os momentos que você vai estudar e siga a sua agenda.

2. Organize o ambiente de estudo

Quem consegue se concentrar em um ambiente bagunçado? O local onde você vai estudar precisa ser organizado e limpo. Nada de exagerar na quantidade de canetas, livros e outros itens que podem tirar o seu foco, combinado? Procure um local arejado e com boa iluminação.

Rapaz jovem sentado na cama ouvindo música em quarto bagunçado com roupas espalhadas puxando uma cortina com estampa de quarto organizado para esconder a bagunça
(Imagem: Reprodução/Giphy)

3. Evite distrações

Celular, tablet, redes sociais, televisão... inúmeras podem ser as distrações. Esses vilões atrapalham quem quer estudar em casa. Isso porque é muito fácil se deixar levar por notificações que pipocam a todo momento e perder horas só deslizando os dedinhos. Diz aí, acontece com você? 🫣

Por isso, se possível, evite navegar por outros sites ou usar outros aplicativos enquanto estuda online, ou silencie as notificações. Assim, você consegue estudar de forma contínua e o dia rende bem mais.

4. Faça anotações durante as aulas

Essa dica vale para a vida, ok? Para ajudar a memorizar, anote o conteúdo das videoaulas ou dos materiais didáticos. Essa prática ajuda a reforçar o que está vendo ou lendo, fixando melhor os conteúdos. Elas também são importantes para ajudar em uma futura revisão - e essa é a próxima dica!

5. Revise o conteúdo com frequência

Mais do que ensinado, o seu cérebro precisa ser relembrado. Tendo dito isto, separe um dia ou dois na sua rotina de estudos para revisões. Releia as anotações e deixe aquele conteúdo sempre fresco em sua mente. 🧠

Esta talvez seja uma das grandes vantagens de estudar online: a possibilidade de fazer revisões e voltar no conteúdo com o professor sempre que precisar.

6. Resolva exercícios

Essa é uma maneira de verificar se você realmente aprendeu a matéria. Estudando online, você resolve os exercícios e descobre na hora se acertou ou errou - e se é necessário assistir alguma videoaula novamente.

O Aprova Total, por exemplo, conta com um gerador de simulados personalizado, com mais de 30 mil questões para testar o seu desempenho após as aulas e preparar você para o Enem e vestibulares.

7. Faça mapas mentais

Os mapas mentais são uma excelente forma de visualizar e organizar ideias e conceitos de forma intuitiva. Cores, setas, ícones, frases e palavras ajudam você a memorizar o conteúdo de forma visual e também a resumir o que foi aprendido.

🗺️ Aprenda o passo a passo de como fazer um mapa mental.

8. Anote as dúvidas e participe da monitoria

Sempre que surgir uma dúvida, anote! Não deixe passar detalhes que podem atrapalhar a sua aprendizagem. Depois, aproveite o tempo da monitoria para questionar os professores e quem sabe até pedir uma explicação extra sobre o assunto.

9. Ensine alguém sobre o que você aprendeu

Há muito tempo, antes mesmo da internet, discutia-se o formato educacional mundial. Será que ter o aluno apenas como ouvinte confere a ele a possibilidade de aprender tudo que é necessário?

A Teoria da Pirâmide do Aprendizado mostra que 90% do conhecimento é captado quando temos que ensinar alguém sobre aquele tema. Veja a seguir.

Ilustração da pirâmide do aprendizado. Da base ao topo, temos que pessoas geralmente lembram 90% do que fazem e ensinam, 70% do que dizem e escrevem, 50% do que veem e escutam, 30% do que veem, 20% do que escutam, 10% do que leem.
(Imagem: Aprova Total)

Alguns dizem que o responsável pela teoria foi o psiquiatra norte-americano William Glasser, outros a atribuem a Edgar Dale e até mesmo ao National Training Laboratories Institute. Seja quem for o autor, esse é um método que pode ajudar muitos alunos a aprender os conteúdos.

10. Desenvolva um método de estudo próprio

Pessoas são diferentes e aprendem de maneiras diferentes. Talvez seu amigo encontre na música um elemento que o ajude a focar, enquanto você necessita de silêncio absoluto para entender qualquer coisa. Por isso, a sua rotina e o seu cronograma não podem ser iguais aos de todo mundo.

Veja o que mais funciona para o seu aprendizado e coloque em prática!

🛋️ Ao contrário do que muitos pensam, o descanso é extremamente necessário. Por isso, também inclua pausas no seu cronograma.

Por que estudar online pode ser a melhor opção?

Escolher um cursinho online com aulas gravadas significa ter todo o conteúdo disponível para assistir quando quiser. Ou seja, em casa, na hora do almoço no trabalho, no transporte público, etc. E se ficar alguma dúvida pelo caminho, sem problemas! Dá para assistir as videoaulas novamente ou entrar em contato com a monitoria.

Acordar cedo, disputar o banheiro com os irmãos, se arrumar em 15 minutos, ir para o cursinho - a pé, de ônibus, carona, bike -, tudo isso para chegar até o seu local de estudo, certo? Bom, a opção online não requer todo esse trampo! Com isso, talvez sobre um tempinho extra para se dedicar.

E claro que nem todo mundo tem o privilégio de ter um cantinho só seu e, às vezes, é preciso lidar com o barulho e as solicitações da família. Mas, presencialmente, pode haver dispersão nas conversas com os colegas (a famosa "fofoca do bem"), algo que custa tempo de estudo quando não administrado de maneira ideal.

Além disso, você tem a liberdade de organizar um plano de estudos do seu jeito, adequando a quantidade de horas disponíveis ao seu tempo livre. Para algumas pessoas, isso pode causar certa confusão, mas com organização e jogo de cintura, essa se torna uma baita vantagem!

Ah! E um outro detalhe: nos cursinhos, a onda de conteúdos é uma verdadeira tsunami porque reúne tudo o que os alunos viram no Ensino Médio. 🌊 Porém, estudando online, é possível ir na contramão desse mar. Claro que todo conteúdo também é estudado, mas existe a oportunidade focar apenas nos temas que realmente vão melhorar o seu desempenho!

👉 Leia também:

Estudar para Medicina do zero é possível? Veja por onde começar

Teste vocacional: vale a pena fazer? Saiba como funciona

Qual é o perfil do aluno que estuda online?

Os estudantes de ensino à distância precisam ter algumas qualidades para se manterem firmes no estudos - qualidades essas que podem ser desenvolvidas com o tempo. Veja algumas.

  • Autonomia: o aluno do ensino online deve ser capaz de se organizar para estudar, administrar todas as atividades conforme o tempo disponível e cumprir prazos.
  • Motivação: precisa ser focado em aprender e concluir o objetivo, entendendo que é o principal responsável por sua aprovação.
  • Familiaridade com a tecnologia: precisa saber utilizar e explorar os recursos digitais sem dificuldade. Deve saber como assistir vídeos, fazer download ou upload de arquivos.
  • Proatividade: o estudante precisa ser proativo e ter disposição para resolver problemas, gerenciando os recursos disponíveis nas plataformas de ensino.

Agora que você já entendeu as características que precisa desenvolver, que tal conferir alguns sites e aplicativos que podem ajudar na hora de estudar?

Ferramentas gratuitas para estudar online

Além das próprias funcionalidades oferecidas pelas plataformas de ensino, alguns sites e add-ons (complementos ou extensões) de navegadores ajudam a aproveitar melhor o tempo ou a organizar todo o conteúdo estudado. Vamos conhecer algumas ferramentas?

MindMeister

Sabe os mapas mentais que falamos anteriormente? O MindMeister facilita a edição deles. Você pode organizar as caixas de texto, setas e ícones da forma que bem entender. A versão experimental não possui todas as funcionalidades da paga, mas já ajuda você a organizar as ideias.

Miro.com

Miro é um site que conta com três "lousas" editáveis na versão gratuita. Você pode organizar um cronograma de tarefas, fazer diagramas e mapas mentais, adicionar notas adesivas, entre outros recursos. Também é uma ferramenta de organização e é possível compartilhar o conteúdo com outras pessoas.

Trello

Ainda falando de organização, temos o Trello. É possível criar quadros, listas e cartões e definir o que precisa ser feito e o prazo. Por exemplo, dentro do cartão "Geografia", você pode incluir "fazer exercícios" na lista e definir uma data limite para terminar. Ah, e o site notifica você! Então não dá pra esquecer das obrigações. 👀

A versão gratuita possui cartões ilimitados e até 10 quadros por área de trabalho, além de 250 execuções de comandos por mês. Também está disponível para iOS e Android.

LeechBlock

As distrações da internet atrapalham você na hora de estudar online? Pois isso irá acabar! O LeechBlock é uma extensão de navegadores feita para bloquear sites. Você pode definir uma duração para o bloqueio, por exemplo, durante o dia inteiro, por um período de horas ou permitir 10 minutos a cada uma hora.

Cena da série Loki com Miss Minutes sorrindo
(Imagem: Reprodução/Giphy)

Também é possível definir uma senha caso necessite acessar o site nesses períodos. Assim, dá pra bloquear as redes sociais e o WhatsApp Web, né? A extensão está disponível para os navegadores Chrome, Firefox e Edge.

YouTube Scribe

Assistiu uma videoaula, um podcast, um documentário ou uma live do Aprova Total no YouTube e quer transcrever para fazer o próprio resumo? Seus problemas acabaram! O YouTube Scribe é um site (e também uma extensão para navegadores) que faz essa transcrição para você.

TedTalks

Essa última não é uma ferramenta de organização, nem de resumo. É para você adquirir repertório sociocultural para a redação do Enem e de outros vestibulares. O TedTalks é um site com conferências gravadas, apresentadas por diversas referências profissionais da Europa, Ásia e Américas, sobre temas variados. Vale a pena conferir!

Quais as vantagens de estudar online com o Aprova Total?

Agora que você já sabe quais são as vantagens de estudar à distância, que tal se preparar para o Enem e para os vestibulares com os melhores? No Aprova Total, estamos em constante atualização, e os exercícios e simulados da plataforma ajudam a colocar em prática o que você aprendeu e a conferir o resultado em tempo real.

O que o Aprova Total oferece?

A plataforma do Aprova Total abrange todo o conteúdo que você aprende (ou deveria aprender) no Ensino Médio, de forma aprofundada e focada nos temas que mais aparecem nos processos seletivos. Além disso, também possui:

  • mais de 4 mil videoaulas, do básico ao avançado;
  • banco de questões com mais de 30 mil exercícios;
  • simulados semanais ou gerais com ferramentas de autoavaliação;
  • monitoria com professores e monitores do Aprova pelo Zoom;
  • mais de 2,2 mil apostilas, mapas mentais e guias de sobrevivência para enriquecer seus estudos;
  • correção de redações com feedback detalhado e indicação de videoaulas para melhorar suas habilidades;
  • webdocumentários (os AprovaDocs), com temas sobre questões sociais, políticas, culturais, da natureza e do universo;
  • cursos específicos, lives e workshops ao longo do ano;
  • aulas semanais de atualidades para você ficar informado;
  • análises regionais exclusivas, direcionadas para quem está se preparando para vestibulares em estados específicos do Brasil, como universidades estaduais;
  • resumos e explicações das obras literárias obrigatórias dos principais vestibulares.

E aí, está esperando o que para se matricular hoje mesmo e realizar o sonho de ser aprovado em uma universidade?

🥇 Quer se preparar para o Enem e vestibulares com quem mais entende do assunto? A plataforma Aprova Total é a maior especialista no ensino digital e tem as melhores videoaulas e professores!

Banner

TEMAS:

avatar
Érica Travain

Jornalista e colaboradora do Aprova Total, com 10 anos de experiência na redação de textos para revistas, sites e blogs.

Ver mais artigos de Érica Travain >

Jornalista e colaboradora do Aprova Total, com 10 anos de experiência na redação de textos para revistas, sites e blogs.

Ver mais artigos de Érica Travain >

Compartilhe essa publicação:

Veja Também

Assine a newsletter do Aprova Total

Você receberá apenas nossos conteúdos. Não enviaremos spam nem comercializaremos os seus dados.