Como os simulados podem ajudar na preparação para o Enem e vestibulares?
Conhecer o tipo de prova que você vai fazer auxilia a identificar dificuldades e direcionar os estudos e a ganhar mais experiência e autoconfiança

Acessibilidade
Fazer simulado para o Enem e vestibulares é uma ótima maneira de se preparar para os exames! Segundo a definição do dicionário Michaelis, trata-se de uma prova destinada a verificar os conhecimentos de um aluno, que simula uma avaliação verdadeira. O próprio significado de "simular" já nos dá pistas da importância dessa ferramenta: "fazer parecer real o que é falso" e "representar com semelhança certos aspectos".
Taí, vestibulander, a chave para entender a relevância desse recurso para o Enem e vestibulares: treinar antes para tentar garantir um melhor desempenho quando for "a hora". Assim como um esportista, um corredor, se você estiver preparado, se já tiver feito o "percurso" anteriormente, mais chances terá de conseguir um bom desempenho no momento crucial.
Isso porque, ao simular uma situação de prova, com o mesmo estilo de questões do exame e o mesmo tempo de realização, você vai perceber quais são as suas dificuldades e poder trabalhá-las, além de já saber o que lhe espera. Com isso, você ganha em autoconfiança e tranquilidade -- que é tudo o que a gente quer para o momento do vestibular, não é mesmo?
Mas, mesmo você sabendo da importância de fazer um simulado, podem surgir dúvidas: Qual deve ser a frequência para realizá-los? Faço apenas os simulados do Enem ou busco modelos diferentes?
Bom, a resposta para a primeira pergunta é: vale a pena olhar para a sua rotina e refletir. Às vezes, um simulado por semana pode ficar cansativo, mas, a cada 15 dias, encaixe numa boa. Quanto ao tipo, tudo depende das provas de vestibular que você vai prestar. O ideal é fazer simulados de todos os exames que for realizar.
Agora, vamos juntos entender melhor sobre essa importante ferramenta de estudos!
NAVEGUE PELOS CONTEÚDOS
Simulado para o Enem e vestibulares: a importância de treinar para os exames
Como vimos, os simulados são testes que simulam provas de vestibulares - e concursos, por exemplo -, assim, eles ajudam a identificar as dificuldades. Ao fazer simulado para o Enem e vestibulares, é possível que o estudante avalie o seu desempenho, o que permite ajustar a estratégia de estudo para melhorar o desempenho nos exames e aprender por meio da resolução das questões.
6 motivos para incluir simulados na sua rotina de estudo
Fazer simulados é uma parte fundamental da preparação para qualquer exame, principalmente o Enem. Mas se você ainda está se perguntando por que, listamos 6 motivos para investir nesse recurso:
1. Ajuda a avaliar os seus conhecimentos
Os simulados oferecem uma maneira de identificar áreas em que você precisa de mais estudo e ajudam a ter uma ideia realista do que é necessário para se sair bem no exame.
2. Ensina a administrar o tempo
A prática dos simulados ajuda você a organizar melhor o tempo e a se acostumar com a pressão nos exames. Eles permitem testar diferentes estratégias de gerenciamento de tempo e descobrir qual delas favorece o seu desempenho.
3. Demonstra o formato do exame
Conhecer o modelo de prova, incluindo o estilo das perguntas, o tipo de resposta esperada e o tempo necessário para responder a cada uma já é meio caminho andado! Isso ajudará você a estar no controle das atividades no dia da prova.
4. Reduz a ansiedade
Estresse e ansiedade podem aparecer na hora de prestar o vestibular. Por isso, os simulados dão oportunidade para você conhecer como é o processo antes de ele acontecer de fato, além de permitir uma preparação psicológica gradativa para a hora da prova.
5. Identifica pontos fracos
Fazer simulados permite que você identifique pontos fracos na sua preparação e trabalhe neles antes do exame real. Dessa forma, é possível se concentrar em áreas que precisam de mais atenção, como a resolução de problemas específicos ou a compreensão de conceitos difíceis.
6. Aumentam a confiança
Inserir os simulados na sua rotina de estudos e realizá-los regularmente aumenta a sua confiança e autoestima. Quanto mais você praticar, mais confortável estará em relação ao formato do exame e à sua capacidade de resolver as questões.
Quer ter acesso aos melhores recursos para se preparar para os vestibulares e o Enem? Então conheça a plataforma Aprova Total, a maior especialista no ensino digital, que conta com as melhores videoaulas e professores! Não deixe de conhecer os cursos Extensivo Enem e Super MED!
