Redação

Repertório para a redação do Enem: dicas por eixos temáticos

Os repertórios podem aparecer tanto na introdução quanto no desenvolvimento do texto; veja como melhorar sua nota na competência 2

Acessibilidade

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) busca avaliar como o aluno mobiliza seu conhecimento de mundo sobre o tema proposto na redação, algo que se observa a partir do uso de repertório sociocultural e que está previsto na competência 2.

Neste post, explicamos por que a diversidade dos repertórios é importante e como se apropriar desse uso de maneira inteligente e crítica.

O que é repertório na redação? Como ele é usado e avaliado?

O repertório na redação é uma informação externa que tem a finalidade de colaborar com a discussão que está sendo construída. Segundo a Cartilha dos Corretores do Enem 2019, esse elemento “configura-se como toda e qualquer informação, fato, citação ou experiência vivida que, de alguma forma, contribui como argumento para a discussão proposta pelo participante”.

Como o Enem trabalha problemas atuais, os repertórios tendem a estar presentes no conhecimento de mundo do aluno e ajudam na defesa do ponto de vista apresentado no texto. 

Na redação, eles podem aparecer tanto na introdução quanto no desenvolvimento. Já na conclusão, é possível retomá-los, mas, se qualquer novo repertório for inserido, há uma penalização na nota.

A competência 2 é responsável por essa avaliação, então, se o candidato não trouxer uma informação externa — ou seja, fora dos textos de apoio —, a nota nesse critério será barrada em 120 pontos. Portanto, para que se atinja 200 nessa competência, é obrigatório que haja um repertório externo, legitimado, pertinente e produtivo

Dicas de repertório para uma redação nota 1000

Para que o texto obtenha uma boa nota na competência 2, há algumas dicas importantes.

  • Tenha cuidado com os repertórios coringas, pois eles podem não se encaixar de maneira adequada no texto.
  • Esses repertórios surgem como uma falsa solução, já que apresentam a ideia de que é possível utilizá-los em qualquer que seja o tema da redação. No entanto, há muitos casos em que eles acabam "sobrando" no parágrafo, o que pode resultar em penalização na nota;
  • Ao escolher um repertório para a redação, considere a contribuição que ele pode oferecer à discussão;
  • Em vez de recorrer aos repertórios decorados, o ideal é estudar repertórios por eixo temático
  • Trabalhe-os de maneira que a discussão não fique incoerente;
  • Não se esqueça de estabelecer uma ponte clara entre as informações para que o corretor não penalize a nota na competência 2. 

Agora, veja indicações de repertórios socioculturais variados para utilizar em redações de um mesmo eixo temático:

Educação

Este eixo engloba temas como evasão escolar, valorização do professor, violência nas escolas, educação remota e educação para idosos.

  • Constituição Federal de 1988

Art. 205. A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.

  • Pesquisa

“Segundo uma pesquisa realizada recentemente pelo Unicef, cerca de 2 milhões de crianças e adolescentes de 11 a 19 anos não estão frequentando a escola no território nacional”.

  • Série - Segunda chamada
Imagem divulgação série Segunda Chamada - repertório redação
Imagem: Globo/Divulgação

Na escola E.E Maria Carolina de Jesus, que fica em São Paulo, professores enfrentam a rotina do ensino noturno de jovens e adultos (EJA). Nesse contexto, eles lidam com diferentes situações, como gravidez, transfobia, adoção, suicídio e violência. A série explora o dia a dia dos alunos que precisam conciliar os estudos com os problemas sociais que enfrentam.

Questões sociais e direitos humanos

Aqui, são comuns propostas que abordem racismo, desigualdade social, gênero, pobreza, políticas públicas, justiça social, acesso à alimentação, representatividade, preconceito e violência contra mulher.

  • Fato histórico — Escravidão

A escravidão no Brasil ficou marcada pelo período em que pessoas eram trazidas do continente africano para servirem como mão de obra em um contexto de exploração e colonização. Esse processo gerou marcas profundas no desenvolvimento da sociedade brasileira, que herdou o racismo e a desigualdade social em todo o território.

  • Livro — Preconceito linguístico: o que é, como se faz, de Marcos Bagno
Capa do livro Preconceito linguístico: o que é, como se faz, de Marcos Bagno - repertório redação
Imagem: Reprodução

A obra explica o que é o preconceito linguístico e como ele se manifesta na sociedade brasileira. Com capítulos curtos e de fácil entendimento, o autor desmistifica elementos presentes na gramática normativa e mostra como a língua portuguesa falada no Brasil pode ser diversa. 

  • Pesquisa

Segundo Relatório Social Mundial da ONU de 2020, publicado pelo Departamento de Assuntos Econômicos e Sociais da organização, a desigualdade está crescendo para mais de 70% da população global.

  • Música - Homem primata (Titãs)

“[...]
Eu aprendi
A vida é um jogo
Cada um por si
E Deus contra todos
Você vai morrer
E não vai pro céu
É bom aprender
A vida é cruel”

  • Livro — O cortiço, de Aluísio Azevedo

Este romance brasileiro de 1980 expõe as péssimas condições de vida dos moradores de cortiços cariocas. Ele ainda aborda questões como escravidão, pobreza, habitação, homossexualidade e desigualdade social.

Tecnologia

Este eixo pode conter temas como inteligência artificial, malefícios da tecnologia, falta de acesso à internet, manipulação de dados, ciberativismo e uso das redes sociais.

  • Citação — Albert Einsten

"O espírito humano precisa prevalecer sobre a tecnologia".

  • Série — Black Mirror
cartaz da série black mirror - repertório redação
Imagem: Reprodução

A série apresenta contos de ficção científica que refletem o lado negativo da tecnologia, capaz de interferir em diferentes esferas sociais. Na obra, são trazidas questões como dependência tecnológica, anonimato nas redes, relações sociais, inteligência artificial, avanço da tecnologia e pressão pública na internet. 

  • Fato Histórico — Guerra Fria

A Guerra Fria, período que sucedeu a Segunda Guerra Mundial, revelou alguns avanços tecnológicos. Dentre eles, podemos citar a criação do GPS, do micro-ondas e do primeiro computador. 

Todos esse elementos tiveram como plano de fundo estratégias militares, mas trouxeram consigo um avanço tecnológico para a sociedade

Meio ambiente e sustentabilidade

Aborda temas como sustentabilidade, desmatamento, energias renováveis, lixo eletrônico, preservação ambiental, agrotóxicos, racismo ambiental e uso de plásticos.

  • Conceito — Sustentabilidade

De acordo com o Portal da Indústria, sustentabilidade é a capacidade de uso consciente dos recursos naturais sem comprometer o bem-estar das gerações futuras.

  • Agenda 2030 — Objetivos de desenvolvimento sustentável

Esses objetivos representam um apelo global à ação para acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima e garantir que as pessoas possam desfrutar de paz e de prosperidade.

Objetivos da agenda 2030 - repertório redação
Imagem: Reprodução ONU
  • Citação de uma área do conhecimento — Geografia ambiental

Segundo a Geografia ambiental, o homem estabelece uma relação com a natureza, já que nela produz a sua vivência. Essa relação traz consequências para o meio ambiente e para a organização das relações sociais, já que a humanidade transforma de diferentes maneiras o meio em que está inserida. 

  • Documentário — Amazônia Sociedade Anônima (Pindorama Filmes)

Diante do fracasso do governo brasileiro em proteger a Amazônia, indígenas e ribeirinhos, em uma união inédita liderada pelo Cacique Juarez Saw Munduruku, enfrentam máfias de roubo de terras e desmatamento ilegal para salvar a floresta.

Saúde

O eixo pode contar com temas como vacinação, saúde sexual, saúde mental, acesso à saúde de qualidade, preconceito contra doenças, hábitos alimentares, automedicação, dependência química e políticas públicas de saúde.

  • Constituição Federal de 1988 — Artigo 196 (SUS)

“A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação”.

  • Documentário — Saúde tem cura (Caliban Cinema)
 Saúde tem cura - repertório redação
Imagem: Reprodução

Mostra como foi a luta para que a proposta do SUS integrasse a Constituição de 1988 e aponta que, hoje, 80% dos brasileiros usam exclusivamente o sistema público de saúde. Nos depoimentos e dados que reúne, a obra defende a existência do SUS e denuncia os problemas de financiamento que impedem sua plena concretização nos moldes constitucionais.

  • Notícia — Cirurgias de autoimagem e saúde mental

“Muitas pessoas que enfrentam deformidades ou condições que afetam sua aparência podem sofrer de baixa autoestima e autoimagem negativa, e isso pode afetar diversas áreas da vida, como a profissional, a pessoal, a afetiva e, até mesmo, na vida escolar, no caso de crianças e adolescentes”, afirma o cirurgião plástico Fabio Nahas, especialista da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP).

Leia mais: CNN Brasil

Lembre-se de que um repertório na redação faz parte do seu conhecimento de mundo, então, deixe de lado o medo de não ter ideias no dia da prova. Cada elemento externo, se for bem articulado e legitimado, pode auxiliar na argumentação.

O ideal é que você continue praticando a escrita da redação para que estabelecer essa relação fique cada vez mais fácil.

👉 Leia também:

Dicas essenciais de como fazer uma boa dissertação

10 possíveis temas da redação do Enem 2023

Banner perpétua

TEMAS:

avatar
Caroline Coltrin

Analista pedagógica de redação no Aprova Total. Graduada (Unicamp) e mestranda (UFSC) em Linguística. Possui experiência com o ensino de gramática e com os modelos de correção do Enem e de outros vestibulares.

Ver mais artigos de Caroline Coltrin >

Analista pedagógica de redação no Aprova Total. Graduada (Unicamp) e mestranda (UFSC) em Linguística. Possui experiência com o ensino de gramática e com os modelos de correção do Enem e de outros vestibulares.

Ver mais artigos de Caroline Coltrin >

Compartilhe essa publicação:

Veja Também

Assine a newsletter do Aprova Total

Você receberá apenas nossos conteúdos. Não enviaremos spam nem comercializaremos os seus dados.