Redação

10 temas de redação para treinar para o Enem 2024

Inteligência artificial, segurança alimentar no Brasil, saúde da mulher e mais: confira possíveis abordagens e dicas de repertório para assuntos que podem aparecer no exame

Acessibilidade

Você já deve saber que, para se sair bem na prova de redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), é preciso muita prática. Por isso, encontrar temas de redação para treinar e colocar a mão na massa se torna essencial.

De início, é fundamental entender como funciona a proposta do Enem, já que cada vestibular exige uma estrutura específica e delimita alguns critérios a serem seguidos. 

Como é e como funciona a redação do Enem? 

O Enem exige a elaboração de um texto dissertativo de, no máximo, 30 linhas. Você deve, então, apresentar um posicionamento sobre o tema da redação, que é sempre uma questão presente na sociedade atual.

Para defender esse posicionamento, é necessário introduzir repertórios e argumentos — esses argumentos devem estar bem aprofundados e relacionados com a discussão. Ao fim do texto, é preciso apresentar uma proposta de intervenção que respeite os direitos humanos.

A nota da redação varia entre 0 e 1000 e os corretores utilizam 5 competências para a avaliação, que valem 200 pontos cada uma.

Competência 1

A competência 1 (C1) avalia os desvios gramaticais e as falhas sintáticas. Para tirar uma boa nota nessa competência, você precisa ter um olhar atento à gramática e à organização das frases no texto. Um texto que possui muitas quebras nas orações e trechos confusos sofre uma grave penalização nesse critério.

Para atingir 200 pontos na C1, é permitido que o texto tenha no máximo 2 desvios gramaticais e 1 falha sintática.

Competência 2

A competência 2 (C2) avalia a abordagem do tema, o tipo de texto e o uso dos repertórios. Por isso é necessário ler o tema com atenção, saber como funciona um texto dissertativo e saber como relacionar um repertório externo à discussão que você está construindo no parágrafo. 

Para atingir os 200 pontos nesse critério, você precisa escrever uma dissertação dentro do tema e trazer um repertório legitimado, pertinente e produtivo

Competência 3

A competência 3 (C3) avalia a capacidade do participante de selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. Esse critério é responsável por verificar o projeto de texto e a construção dos argumentos. 

Para tirar 200 pontos nessa competência, é essencial desenvolver um projeto de texto estratégico e apresentar as informações de maneira clara, aprofundada e coerente, com a permissão de deslizes pontuais. 

Competência 4

A competência 4 avalia a coesão do texto. Para que um texto seja coeso, ele deve apresentar bons articuladores que irão garantir uma boa fluidez. Esse critério avalia o uso dos recursos coesivos na redação e as repetições.

Para atingir 200 pontos na C4, é imprescindível apresentar um leque variado de recursos coesivos, os quais devem ligar de forma coerente as informações. É possível que os corretores tolerem inadequações e repetições pontuais. 

Competência 5

A competência 5 (C5) avalia a proposta de intervenção. Essa proposta deve trazer alguma sugestão de ação sobre o problema que você discutiu na tese. 

Ela precisa apresentar 5 elementos: agente, ação, meio, efeito e detalhamento de um dos elementos. Para atingir 200 pontos, a proposta tem que se relacionar com o tema, trazer os 5 elementos e respeitar os direitos humanos. 

Quais foram os últimos temas da redação do Enem? 

Veja os últimos temas de redação que caíram no exame (você também pode treinar a partir deles, viu?):

2023Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil
2022Desafios para a valorização de povos tradicionais no Brasil
2021Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil
2020O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira
2019Democratização do acesso ao cinema no Brasil
2018Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet
2017Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil
2016Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil
2015A persistência da violência contra a mulher no Brasil
2014Publicidade infantil em questão no Brasil
2013Efeitos da implantação da Lei Seca no Brasil
2012Movimento imigratório para o Brasil no século 21
2011Viver em rede no século 21: os limites entre o público e o privado
2010O trabalho na construção da dignidade humana

📢 No texto Quais temas de redação já caíram no Enem? Veja uma retrospectiva, você confere todas as propostas desde 1998.

10 temas de redação para treinar para o Enem 2024 

Listamos sugestões de temas de redação para treinar, com possíveis abordagens e repertórios.

1. Inteligência artificial e desvalorização das produções artísticas em questão no Brasil 

Possibilidades de abordagem: recorte de uma arte específica (filme, música, livro, etc.), questões éticas no uso de inteligência artificial, falta de personalidade nas obras artísticas, avanço da tecnologia e lacuna de empregos no ramo das artes.

Ideias de repertórios: 

2. Invisibilidade das crianças que nascem nos presídios femininos brasileiros

Possibilidades de abordagem: desigualdade social, proteção da infância, saúde das gestantes no sistema prisional, falta de direitos das crianças, saúde psicológica dos infantes, amamentação no espaço carcerário e separação materna. 

Ideias de repertórios: 

  • Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) (documento oficial)
  • Determinismo social: acredita-se que o meio social em que um indivíduo nasce determina sua vida e suas ações (conceito e sua definição)
  • Nascidos na prisão (série)
  • Prisioneiras, de Drauzio Varella (livro)

3. Caminhos para garantir a segurança alimentar no Brasil

Possibilidades de abordagem: desigualdade social, falta de empregos, alto custo de alimentos saudáveis, condições climáticas, cenário da pandemia de Covid-19, desperdício de alimentos e questões geográficas.

Ideias de repertórios:

4. Ensino religioso nas escolas e valorização da diversidade de crenças no Brasil

Possibilidades de abordagem: liberdade de crença, política e religião, estado laico, racismo, valorização da cultura e intolerância religiosa.

Ideias de repertórios:

5. Saúde da mulher em questão no Brasil

Possibilidades de abordagem: saúde mental da mulher, saúde física da mulher, gestação, amamentação, violência obstétrica, violência doméstica, alimentação da mulher, ISTs, saúde reprodutiva da mulher, desigualdade de gênero e câncer de mama. 

Ideias de repertórios: 

6. Os impactos dos influenciadores digitais no comportamento dos jovens brasileiros

Possibilidades de abordagem: padronização do comportamento, pressão estética, consumismo, novo modelo de marketing, distorção da realidade, engajamento social, vício nas redes sociais e saúde mental dos jovens brasileiros.

Ideias de repertórios:

7. Alternativas para o descarte de lixo eletrônico no Brasil

Possibilidades de abordagem: reciclagem, descarte incorreto, sustentabilidade, crises climáticas, falta de investimento no descarte de lixo, falta de conscientização da população e poluição

Ideias de repertórios:

8. Evasão escolar e negação do direito à educação

Possibilidades de abordagem: desigualdade social, trabalho precoce, maternidade em período escolar, progressão continuada, pandemia e evasão escolar e cultura do fracasso escolar.

Ideias de repertórios:

9. Desafios no combate aos distúrbios alimentares no Brasil

Possibilidades de abordagem: doenças alimentares, distúrbio de imagem, pressão estética, gordofobia, procedimentos estéticos, saúde, cultura da medicação para emagrecimento e manipulação midiática. 

Ideias de repertórios:

10. A persistência do trabalho análogo à escravidão na atualidade

Possibilidades de abordagem: tráfico de pessoas, questões econômicas, migração para melhores condições de vida, dominação, herança da escravidão, envolvimento de empresas privadas com o trabalho escravo e geração de lucro. 

Ideias de repertórios: 

Conquiste a nota 1000 na redação treinando com o Aprova Total 

Depois de ver todos esses temas de redação para treinar, veio uma chuva de ideias, não é mesmo? Saiba que todos eles estão disponíveis para correção na plataforma do Aprova Total. 

Se você deseja aumentar o seu desempenho, toda semana, os alunos da plataforma têm acesso a um tema do modelo Enem e a uma proposta de um gênero textual específico, além de encontrar propostas das bancas Fuvest, Unicamp, Unesp e UFPR.

Isso significa que, semanalmente, é possível escolher entre 4 modelos de correção diferentes conforme os seus objetivos.

As propostas de Enem possuem uma aula completa sobre o tema, além de um material elaborado especialmente para ajudar a ter ideias na hora de escrever. Há ainda um webdocumentário exclusivo do Aprova para servir de repertório.

Correção exclusiva

Quem treina os temas de redação com o Aprova Total garante que a correção seja feita pela nossa própria equipe, com a entrega de feedbacks completos.

Toda redação recebe comentários acompanhados de links que levam direto para a videoaula do conteúdo que o aluno precisa estudar.

Para acompanhar erros, acertos e a sua própria evolução, o aluno acessa um dashboard incrível, que mostra as correções e o desempenho conforme ele avança. E se surgir qualquer dúvida, é possível entrar em contato com os assistentes pedagógicos, que vão ajudar a enxergar novos caminhos para a escrita.

O Aprova Total teve duas alunas com redações nota 1000 no Enem 2023, além de centenas de estudantes que tiraram mais que 900 e alcançaram o sonho de entrar na universidade. Você não vai ficar fora dessa, né?

TEMAS:

avatar
Caroline Coltrin

Analista pedagógica de redação no Aprova Total. Graduada (Unicamp) e mestranda (UFSC) em Linguística. Possui experiência com o ensino de gramática e com os modelos de correção do Enem e de outros vestibulares.

Ver mais artigos de Caroline Coltrin >

Analista pedagógica de redação no Aprova Total. Graduada (Unicamp) e mestranda (UFSC) em Linguística. Possui experiência com o ensino de gramática e com os modelos de correção do Enem e de outros vestibulares.

Ver mais artigos de Caroline Coltrin >

Compartilhe essa publicação:

Veja Também

Assine a newsletter do Aprova Total

Você receberá apenas nossos conteúdos. Não enviaremos spam nem comercializaremos os seus dados.