Química na primeira fase da Unicamp: o que pode cair?
Conhecer os conteúdos da Química e seus fundamentos é muito importante para resolver a prova. Veja os principais tópicos que podem aparecer no seu exame

Acessibilidade
As provas dos vestibulares têm exigido cada vez menos conhecimento técnico dos alunos, e cada vez mais competências e habilidades. Sendo assim, essas competências e habilidades dizem respeito a capacidades que os alunos devem demonstrar, como interpretação de textos, tabelas e imagens, além das capacidades dedutiva e analítica, e sobretudo, o entendimento de como o conhecimento é aplicado.

Segundo o edital da UNICAMP, a seleção acontece em duas etapas: a primeira fase, que contém 90 questões de múltipla escolha – das quais cerca de 15 são de Química –, e a segunda fase, com questões dissertativas. Na Química, as competências exigidas por essa prova são:
1. Ler, analisar, comparar e interpretar informações em textos variados, inclusive tabelas, gráficos, figuras, imagens etc.
2. Resolver problemas de química que envolvam:
- contextualização de fenômenos e processos científicos;
- aplicação de conceitos e informações a situações.
3. Descrever, analisar e relacionar conceitos fundamentais de química.
4. Elaborar respostas escritas que envolvam descrição, exposição e argumentação crítica com base no conteúdo programático de Química.
NAVEGUE PELOS CONTEÚDOS
O que mais caiu em química na Unicamp na primeira fase da Unicamp?
Conhecer os conteúdos da química e seus fundamentos ainda é muito importante para resolver a prova. Por isso, separamos e preparamos para você, futuro(a) calouro(a), os principais tópicos de química que podem aparecer no vestibular da UNICAMP!

A Química Geral e Inorgânica e a Físico-Química são com certeza as áreas que vão te exigir maior dedicação! Dentro disso, separamos as questões da UNICAMP dos últimos dez anos, e selecionamos os três assuntos que mais aparecem nesse vestibular.
1. Termoquímica
A termoquímica é a área da química que estuda a energia térmica envolvida nas transformações químicas. Ela entende o calor trocado nas reações e os efeitos dele nas propriedades da matéria.
Na UNICAMP, não é diferente: o vestibular vai pedir que você entenda a liberação ou absorção de energia pelas reações químicas, e como isso se traduz nas propriedades físicas das substâncias.

A forma mais recorrente de contextualização nos vestibulares é com os combustíveis. Para entender a termoquímica por esse aspecto, é necessário entender as reações de combustão e sua liberação de energia. Conseguir distinguir reações endotérmicas e exotérmicas é fundamental!
2. pH
Na UNICAMP, se atente às escalas de pH, entendendo o que é ácido e o que é básico, e o que torna essas soluções ácidas ou básicas: as concentrações dos íons H+ e OH-, que são uma parte muito importante do equilíbrio iônico da água. Para isso, é preciso ter noção de quais compostos dentro das funções inorgânicas são ácidos e quais são básicos, como óxidos e sais, entendendo quais íons liberam em água.

3. Forças Intermoleculares
As forças intermoleculares estão em tudo – e em todos os vestibulares! Elas são sempre um dos assuntos favoritos dentro da Química, pois trabalham muito bem com as competências e habilidades.
A UNICAMP vai exigir que você entenda como as moléculas interagem, e como essa interação se reflete nos fenômenos e propriedades das substâncias.

São as forças intermoleculares que mantém as moléculas unidas, e são as responsáveis pelas propriedades físicas da matéria: ponto de fusão e ebulição, densidade, volatilidade, viscosidade, e a solubilidade nos diferentes meios.
🔍 Veja também:
Guia prático do vestibular da Unicamp - como são as provas, a redação, concorrência e mais!
Vestibular Unicamp 2024: assuntos mais cobrados na primeira fase
Como são as provas da 2ª fase da Unicamp?
Quer se preparar para o Enem e vestibulares com que mais entende do assunto? Então conheça a plataforma Aprova Total, que oferece os melhores conteúdos e videoaulas!
