Vida de Estudante

10 filmes e séries de Medicina para conhecer e acompanhar

Para se inspirar, melhorar a disposição para os estudos e se imaginar vestindo o jaleco branco!

Acessibilidade

Conquistar uma vaga no curso de medicina está longe de ser uma tarefa fácil – mas também não é nada impossível, CLARO! E, se tem algo capaz de deixar qualquer futuro estudante de Medicina inspirado, e com ainda mais gás para estudar, é ter contato com histórias (reais ou não) de profissionais da área. São tantos filmes e séries de Medicina, né?

Todo mundo tem um(a) amigo(a) “formado(a) em Medicina por Grey’s Anatomy” - e TÁ TUDO BEM! 😅

filmes e séries de Medicina
via GIPHY

Vem ver as sugestões que a gente preparou para você assistir no tempo livre! Muitas ficaram de fora, mas quem sabe a gente volta com outra lista?

Filmes e séries de Medicina

1. Patch Adams: o amor é contagioso (1998)

Disponível na Netflix

Começar com Patch Adams tem todo um significado, sabia? É que, além de ser um dos filmes clássicos de Medicina e ter Robin Willians no papel principal, ele conta a história real de Hunter Doherty "Patch" Adams, médico americano pioneiro da humanização na assistência hospitalar. Após tentar tirar a própria vida, ele resolve se internar voluntariamente em um sanatório e passa a ajudar outros internos, descobrindo ali a sua vocação para a Medicina.

Hunter é o fundador do Instituto Gesundheit (1971), cuja missão, na época inovadora, era levar palhaços até os hospitais para divertirem os pacientes, o que resultou na "palhaçoterapia".

2. Grey's Anatomy (2005)

Disponível no Star+

Onde estão os discípulos e discípulas de Meredith Grey? Óbvio, que EM TODO LUGAR!

A série norte-americana que já vai para sua 19ª temporada retrata o dia a dia de jovens médicos do Hospital Seattle Grace, que fica na cidade de Seattle (Estados Unidos). A atriz Ellen Pompeo interpreta a protagonista e guia residentes e estagiários em situações de vida ou morte com seus pacientes.

O futuro estudante de medicina pode se identificar com o enredo e o retrato feito dos dramas profissionais e pessoais que os médicos precisam conciliar.

3. Mãos talentosas: a história de Ben Carson (2009)

Disponível na Netflix

O drama aborda a vida de Ben Carson (Cuba Gooding Jr.), um homem de origem humilde, infância difícil e sem muitas expectativas para o futuro. Porém, incentivado pela mãe, uma mulher analfabeta, consegue se formar em medicina, acumulando casos incríveis na carreira – entre eles, a separação de gêmeos siameses que nasceram ligados pela cabeça.

A cirurgia foi complexa, exigiu cinco meses de preparação, durou mais de 20 horas, e o projetou como um dos neurocirurgiões mais reconhecidos no mundo. Outro um ponto importante tratado neste filme é o fato de Ben ser negro e ter enfrentado muitos preconceitos de colegas e pacientes, conforme destaca o vídeo do Centro de Divulgação Científica e Cultural da USP (CDCC/USP).

4. Clube de compras Dallas (2013)

Disponível na Amazon Prime

Neste longa, conhecemos Ron Woodroof (Matthew Mcconaughey), um eletricista de Dallas, uma cidade do norte do Texas, que foi diagnosticado com HIV, vírus da imunodeficiência humana, em 1986. A década de 1980 foi "assombrada" pela chegada da Aids e, em 1987, a Organização das Nações Unidas (ONU) reconheceu a doença como uma ameaça. Assim, apoiou a criação do Dia Internacional da Luta Contra a Aids, fixado em 1º de dezembro.

O filme retrata a resistência e a luta de Ron contra o vírus, com a notícia do prognóstico de uma doença ainda pouco conhecida e os preconceitos da época.

5. Um homem entre gigantes (2015)

Disponível na Netflix

Mais um dos filmes de Medicina baseado em fatos reais, este mostra o trabalho feito pelo patologista forense Bennet Omalu, que diagnosticou um jogador de futebol americano com trauma cerebral e passou a investigar casos semelhantes entre os atletas da modalidade.

Com a missão de conscientizar as pessoas, Bennet enfrentou a a Liga Nacional de Futebol Americano, um dos campeonatos mais lucrativos do mundo, para mostrar que muitos esportistas desenvolvem Encefalopatia Traumática Crônica pelas repetidas concussões que sofrem durante as partidas.

📱 Confira o e-book Como passar em medicina de primeira?

6. Sob pressão (2016)

Disponível no Globoplay

A produção brasileira já tem cinco temporadas e mostra o cotidiano de um hospital público no subúrbio do Rio de Janeiro. Estruturada pelo ponto de vista dos médicos, em especial os protagonistas, Evandro (Julio Andrade) e Carolina (Marjorie Estiano), temos contato com suas dores particulares, que envolvem questões relacionadas à fé e à profissão.

A cada dia, pacientes acrescentam histórias que se encerram no próprio episódio, todas inspiradas em casos vividos por médicos do sistema de saúde público no Brasil.

7. The Resident (2017)

Disponível no Star+

Devon Pravesh (Manish Dayal) começa seu primeiro dia de residente júnior, no Hospital Chastain Memorial, sob a supervisão Conrad Hawkins (Matt Czuchry), um profissional mais experiente, íntegro, porém antipático e rígido. A história acompanha, principalmente, as idas e vindas desse personagem, enquanto mostra o cotidiano do hospital.

A série, que tem seis temporadas, já abordou a luta dos profissionais contra a influência corrupta do dinheiro no sistema de saúde e a pandemia de Covid-19.

8. M8 – Quando a morte socorre a vida (2019)

Disponível na Netflix

O longa é uma adaptação do livro homônimo de Salomão Polak e retrata Maurício (Juan Paiva), o único estudante negro de sua turma de Medicina na Universidade Federal do Rio de Janeiro (Ufrj). Ali, ele se depara com uma realidade terrível em suas aulas de anatomia: a maioria dos cadáveres é de homens pretos.

Nesse contexto, o corpo de que seu grupo de estudos ficou encarregado - chamado de M8 - começa a manifestar fenômenos sobrenaturais que apenas Maurício consegue ver. Além do enredo de suspense, o filme trata de questões como etnia, racismo e ancestralidade relacionados no ambiente do curso.

9. Lenox Hill (2020)

Disponível na Netflix

Com nove episódios, a série documental acompanha quatro médicos do Hospital Lenox Hill, em Nova York. São dois neurocirurgiões, uma residente em ginecologia e obstetrícia, além de uma médica de emergência. O grupo vivencia diversos casos de risco e mostram com fidelidade os altos e baixos da profissão e, no último episódio, retratou o enfrentamento da pandemia de coronavírus.

A parte mais chocante é que, diferentemente de Grey's Anatomy, House ou The Good Doctor, aqui, tudo é real, da alegria à morte.

10. Colônia (2021)

Disponível no Globoplay

Baseado no livro Holocausto brasileiro (2013), da jornalista mineira Daniela Arbex, a série conta a história de Elisa, Valeska, Wanda, Raimundo e Gilberto, internos do Hospital Colônia, fundado em Barbacena (MG) no ano de 1903. O Colônia fazia parte de um grupo de sete instituições psiquiátricas do município, que ficou conhecido como "Cidade dos Loucos".

No Centro Hospitalar Psiquiátrico de Barbacena, nome oficial do local, 60 mil pessoas morreram em decorrência de maus-tratos, tortura e abandono. O fechamento do Colônia ocorreu em 1980, após denúncias; anos depois, ele foi reaberto e transformado no "Museu da Loucura".

banner

Bônus: Dr. House (2004)

Disponível na Amazon Prime e na HBO Max

Pensaram que a gente tinha se esquecido dele, né? Impossível! Dr. Gregory House é uma lenda entre os futuros mediciners - e os mediciners também. Interpretado pelo ator Hugh Laurie, o memorável médico se dedica a resolver mistérios da saúde como um verdadeiro Sherlock Holmes.

No vídeo aqui embaixo, uma outra lenda (aqui do Aprova Total 😆) analisa três casos possíveis da série, não é, Jubilut? Você confere a história do homem que se intoxicou de tanto comer castanha-do-pará, outro de intoxicação por ouro e o da mulher com neurocisticercose, que é uma das infecções por parasitas mais comuns do mundo.

TEMAS:

avatar
Carol Firmino

Repórter e editora do Aprova Total. Jornalista e doutora em Comunicação pela Unesp, escreve de tudo um pouco, mas hoje se dedica à área da educação. Tem passagens por UOL, B9, Época Negócios e Nova Escola.

Ver mais artigos de Carol Firmino >

Repórter e editora do Aprova Total. Jornalista e doutora em Comunicação pela Unesp, escreve de tudo um pouco, mas hoje se dedica à área da educação. Tem passagens por UOL, B9, Época Negócios e Nova Escola.

Ver mais artigos de Carol Firmino >

Compartilhe essa publicação:

Veja Também

Assine a newsletter do Aprova Total

Você receberá apenas nossos conteúdos. Não enviaremos spam nem comercializaremos os seus dados.