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Confira uma análise das propostas de redação da Unicamp 2024

Uma das propostas versou sobre “Trabalho análogo à escravidão”, e a outra pediu uma defesa ao acolhimento de refugiados no Brasil; veja os detalhes

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Nos dias 3 e 4 de dezembro aconteceram as provas da 2ª fase da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), que trazem questões discursivas, além de uma redação. Seguindo o padrão da banca, são apresentadas duas propostas e o candidato deve escrever sobre uma delas. Veja a seguir uma análise do tema de redação da Unicamp 2024 e o gêneros textuais apresentados.

A prova de redação da Unicamp

De acordo com a banca Convest, a prova busca avaliar habilidades de leitura e escrita dos candidatos na produção de textos em diferentes gêneros discursivos. Cada uma das propostas de redação é acompanhada de tarefas a serem cumpridas pelos candidatos e de um ou mais textos para leitura, que visam subsidiar, respectivamente, a proposta temática e o seu projeto de texto.

Ao propor gêneros discursivos, a prova de Redação procura simular situações reais de escrita, por isso é importante que os candidatos fiquem atentos à situação de produção e de interlocução dos gêneros solicitados. Em geral, para que um texto seja bem-sucedido é preciso que os candidatos demonstrem ter experiência de leitura e saibam delinear um projeto de texto em função de um ou mais objetivos específicos, que deverão ser cumpridos por meio da elaboração escrita.

A avaliação dos textos produzidos levará em conta:

  • o cumprimento da proposta temática;
  • a configuração do gênero (a sua situação de produção e interlocução);
  • a qualidade da leitura dos textos oferecidos na prova;
  • a articulação coerente e coesa de elementos da escrita,

Além de trazer sempre duas propostas, para que o aluno escolha apenas uma, a Unicamp também costuma cobrar gêneros textuais variados. Na prova do último sábado, os gêneros escolhidos foram uma carta-denúncia e um discurso.

Temas de redação da Unicamp 2024

Na primeira proposta, o candidato foi estudar para o vestibular na casa de um colega e se deparou com uma empregada doméstica trabalhando durante o dia e a noite, mas sendo considerada “parte da família”. Assim, o participante, após analisar o contexto, deveria redigir uma carta-denúncia ao Ministério Público do Trabalho, descrevendo a o que seria um trabalho análogo à escravidão.

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Questões discursivas: o que são e dicas para responder

Já a segunda proposta pedia que o participante se colocasse no lugar de um delegado representante das Nações Unidas. Então, ele responderia, em plenário, ao discurso de um país contrário à política de acolhimento de refugiados. Dessa forma, o candidato deveria elaborar um discurso defendendo o acolhimento aos refugiados, em apoio às boas práticas nas relações internacionais do Brasil. 

Em ambas, como é costume da banca, havia dois itens obrigatórios que deveriam constar na redação. Cada comando descreveu os itens e era essencial que o participante compreendesse o que foi solicitado.

Outro ponto muito valorizado é a apropriação dos elementos presentes nas coletâneas de textos motivadores. A leitura e a compreensão de tais textos é fundamental para garantir uma boa nota.

Como funciona a correção?

Para corrigir as provas, a banca utiliza uma grade analítica, que avalia quatro pontos importantes:

  1. proposta temática
  2. gênero
  3. leitura dos textos
  4. convenções de escrita
  5. coesão

Para evitar a nota zero, o participante precisa abordar o tema da redação da Unicamp 2024 de forma completa. Além disso, seguir as características do gênero textual solicitado. Por fim, é importante que não haja cópias dos textos motivadores e que o vestibulando utilize todas as 24 linhas disponíveis.

Na plataforma do Aprova, há propostas que abordam assuntos similares aos temas cobrados na redação da Unicamp 2024, como os temas “Escravidão: do Brasil Colônia à modernidade” e “Combate à xenofobia e a garantia dos direitos humanos”. Além disso, os gêneros textuais carta e discurso também estão por lá.

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Misraely Wolfart

Coordenadora Pedagógica no Aprova Total. Licenciada em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas pela UFSC. Especialista em Educação de Jovens e Adultos e em Gestão Educacional.

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Coordenadora Pedagógica no Aprova Total. Licenciada em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas pela UFSC. Especialista em Educação de Jovens e Adultos e em Gestão Educacional.

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