Medicina Vida de Estudante

Como passar em Medicina? Veja 15 dicas para garantir uma vaga

O caminho pode ser longo e cansativo, mas você não precisa se desesperar! Confira estratégias que vão ajudar nessa caminhada

Acessibilidade

A caminhada até a aprovação não é nada fácil. Poucos conseguem ser aprovados logo depois do Ensino Médio e, na realidade, é comum que os estudantes estudem por até mais de três anos para garantir uma vaga. Mas, calma, é possível. Queremos mostrar como passar em Medicina sem desespero e antes do que você imagina.

Primeiro, é importante saber que, para passar em Medicina você precisa dar uma atenção especial às matérias que têm maior peso: Biologia, Química e Física (veja a nossa análise completa do Enem 2023). Além disso, invista na redação, ela é decisiva na sua nota!

Como passar em Medicina sem desespero

Estamos falando de uma das profissões mais antigas e prestigiadas do mundo! Segundo o Conselho Federal de Medicina (CFM), o Brasil tem, hoje, 389 escolas médicas, um número que fica atrás apenas da Índia. Diante disso, todos os anos, 34 mil novos médicos são inseridos no mercado de trabalho.

E se você quer ser um deles, deve considerar as nossas dicas. Vamos lá?

1. Entenda em que fase você está

Entender em que estágio da preparação você está faz toda a diferença. Mas o que seriam essas fases?

Fase 1: aqui, o aluno que quer saber como passar em Medicina começa a ver os conteúdos que precisa estudar. Ele está construindo a sua base, então não sabe o que os termos significam, por exemplo. É realmente o começo de tudo, mas é muito importante, pois vai dar sustento a tudo o que vier depois.

Fase 2: o aluno já tem alguma noção sobre o assunto e começa a fazer vários exercícios para fixá-lo. O conteúdo já foi compreendido na teoria, mas precisa da prática para ser consolidado.

Fase 3: nesta fase, o estudo se resume à resolução de provas antigas. O seu conhecimento sobre aquela matéria já está em um bom nível, mas você precisa praticar ao máximo para chegar no dia da prova com mais confiança.

Ter a noção de que pode estar em diferentes níveis em cada matéria também é importante para, a partir disso, planejar os seus estudos. Não fique inseguro de sair de um nível para o outro porque é isso que vai permitir que a sua jornada até a universidade evolua.

2. Como passar em medicina: tenha uma rotina

Tem gente que não gosta de rotina, mas é preciso encarar a realidade: para alcançar o seu objetivo final, você terá que estabelecer uma rotina consistente.

Vamos dizer que você não tem um momento certo para estudar, que estuda apenas quando lembra ou quando quer. Dessa forma, o cansaço vai bater e, sem resultados, você vai desistir. Isso é o que acontece com a maioria!

A imagem mostra uma menina criando sua rotina de estudos sentada em uma mesa de madeira em casa, que é um dos segredos para saber como passar em medicina.
Perceba em qual momento do dia a sua mente está mais disposta e separe-o para a sua preparação (Imagem: Adobe Stock)

Não, não basta estar em um cursinho, você precisa de uma rotina, então, defina um momento do dia para estudar.

3. Crie prioridades

Para estabelecer uma rotina de estudos, é necessário pensar em prioridades. Esse é o tipo de coisa que só se aprende com tempo e amadurecimento.

Durante a sua preparação, o que será mais importante: terminar uma temporada de sua série preferida ou finalizar um conteúdo? A resposta é óbvia, mas é necessário ter uma prioridade em mente aliada à rotina de estudos para conseguir fazer aquilo que precisa ser feito.

4. Como passar em medicina: faça revisões constantes

O seu cérebro precisa ser ensinado e relembrado. Separe um dia ou dois para fazer revisões e já estabeleça a sua rotina pensando nessa possibilidade.

Nada é completamente compreendido de primeira. Na infância, provavelmente seus pais tiveram que falar diversas vezes que você não deveria tocar na tomada ou comer algo indevido, até que seu cérebro absorvesse aquela afirmação.

Da mesma forma, a revisão mostra algo familiar para a sua mente e faz com que ela traga à tona tudo o que tem ligação com aquele assunto. Por isso, revise!

5. Simule o dia de prova

Não adianta aprender o máximo de conteúdo possível e, no dia do vestibular, acabar esquecendo tudo por conta do nervosismo. Por isso, a partir de agora, comece a separar na sua rotina um tempo para fazer simulações do dia de prova.

Estabeleça um horário limite, separe o mesmo número de questões que terá que fazer, tenha um lanche e a água ao seu alcance. Repetir isso deixará você mais consciente e preparado que os outros candidatos.

6. Cuide da sua saúde física

Isso não é algo que dá para deixar de lado neste período de preparação para o vestibular de Medicina. Na realidade, estar com a saúde física em dia é importante para quem fica horas sentado e estudando - haja lombar, não é?

Como passar em medicina - Adolescentes sentados com bola de basquete
A liberação dos hormônios dopamina e endorfina por meio de atividades físicas contribui no alívio do estresse (Imagem: FreePik)

Então, faça o possível para aliar estudo, descanso e exercício físico na sua rotina. Afinal, de nada adianta ter o seu nome na lista dos aprovados e não conseguir aproveitar esse momento como ele merece!

7. Faça provas anteriores para se destacar no vestibular para medicina

Uma vez que você se acostuma a responder as questões específicas de um vestibular, fica muito mais fácil encarar a prova real.

Então, além de simular o dia da prova, faça isso usando edições anteriores do vestibular que você vai prestar.

banner super med Aprova Total

8. Conheça seus pontos fracos

Em competições, é muito comum que os atletas conheçam os seus pontos fracos e os da sua equipe. Saber disso faz com que as decisões sejam tomadas para evitar que esse "calcanhar de Aquiles" se sobressaia.

A mesma coisa deve acontecer na sua preparação. Se você sabe que o seu ponto fraco é Ciências humanas, faça o possível para que isso não atrapalhe a conquista do seu sonho.

9. Converse com quem já passou pela mesma experiência

Muitas vezes, podemos ser muito idealistas ou muito pessimistas, e nenhum desses dois extremos forma um agora saudável.

Por isso, sempre que possível, converse com amigos ou colegas que já estão na universidade e passaram pelo mesmo que você está enfrentando agora, para avaliar expectativas e realidade. Talvez, sua situação seja mais comum do que parece e ter a ajuda de alguém que sabe exatamente o que está falando, porque viveu aquilo na pele, é ótimo.

10. Utilize bons materiais para estudar

Se você estuda com o Aprova, já podemos dar um check ✅ neste item. Mas é importante reforçar: priorize livros, apostilas e videoaulas confiáveis!

Além disso, busque variar suas fontes de informação, recorrendo a artigos científicos, documentários, podcasts e materiais de atualidades relacionados à Medicina. Isso pode enriquecer seu conhecimento e trazer perspectivas diferentes sobre os assuntos.

👉 Leia também:

Medicina: como é o curso e a profissão

10 filmes e séries de Medicina para conhecer e acompanhar

Mensalidade de Medicina: confira os valores de 2023

11. Aposte em grupos de estudo e discussões

Participar desses encontros com colegas que também estão "descobrindo" como passar em Medicina pode ser útil. É possível compartilhar seus conhecimentos e tirar dúvidas uns dos outros. Isso facilita a compreensão de diferentes perspectivas sobre um mesmo assunto.

Jovens reunidos e estudando - como passar em medicina
Estudar em grupo pode ser motivador, pois os membros se apoiam mutuamente (Imagem: FreePik)

Ao explicar conceitos para os colegas, os participantes ainda consolidam seu próprio aprendizado.

12. Como passar em Medicina: utilize recursos para revisões rápidas

Você já sabe que as revisões são importantes, como indicamos no item 4. No entanto, é essencial fazer isso de maneira eficiente. Cartões de revisão, resumos e esquemas visuais (como os mapas mentais) são ótimas alternativas.

13. Faça gerenciamento de tempo

Definir um momento de estudo e focar nele faz toda a diferença. Isso porque a sua dedicação por 30 min pode trazer mais resultados que 1 hora gastando energias desnecessárias - caso você esteja disperso, com o pensamento longe, sabe?

Uma dica é buscar métodos e inspiração para entender como você consegue aproveitar o seu dia (ou noite, caso seja seu horário de estudo) da melhor forma.

Por exemplo: o aplicativo RescueTime oferece "ajuda" para resgatar o controle do seu tempo. Nele, é possível ativar o modo Focus Session sempre que precisar se concentrar e evitar distrações.

14. Cuide da sua saúde mental

A pressão do vestibular pode ser estressante. Pratique técnicas de relaxamento e meditação, importantes para controlar a ansiedade. E se houver necessidade, não hesite em procurar ajuda profissional. Ter uma mente saudável é fundamental para obter bom desempenho e resultados positivos ao longo dessa caminhada até a faculdade de Medicina.

15. Busque orientação vocacional e contato com a prática médica

Sempre que possível, reflita sobre sua escolha profissional. Converse com profissionais da área e participe de atividades que proporcionem contato com a carreira de Medicina - o voluntariado, por exemplo.

Existem muitos hospitais que recebem pessoas que atuam no acolhimento de crianças e seus familiares, oferecendo atividades que diminuem o estresse causado pela hospitalização. Ao estar presente nesses locais, você pode desenvolver habilidades como empatia, resiliência e comunicação eficaz, que vão contribuir para o seu sucesso na profissão.

Erros comuns que podem atrapalhar sua aprovação em Medicina

A busca pela aprovação no curso de Medicina é desafiadora e alguns erros podem comprometer o esse momento que você tanto aguarda:

  • Falta de planejamento nos estudos
    Desorganização e ausência de um cronograma pode levar à falta de foco e ao desperdício de tempo. Você já leu isso aqui, mas não custa reforçar!
  • Focar apenas nas matérias preferidas
    Sabe aquele tempo você dedica às disciplinas que mais gosta ou tem facilidade? Então, o ideal é direcioná-lo para os assuntos complicados e que exigem mais esforço. Faça uma análise de suas habilidades em cada disciplina para identificar quais são eles.
  • Não buscar ajuda quando necessário
    Não hesite em recorrer a professores, colegas ou aulas específicas para esclarecer sua dúvidas.
  • Deixar para revisar em cima da hora
    Estudar todo o conteúdo nos últimos dias antes da prova pode ser estressante e pouco eficaz. Lembre-se de que encaixar revisões no seu cronograma de estudo torna a sua preparação mais sólida.
  • Não se preparar para a redação
    Deixar de praticar a escrita pode diminuir suas chances de aprovação, já que as redações fazem parte do processo seletivo. Esse preparo, então, envolve treinar regularmente, conhecer o estilo de texto exigido, ler bastante etc.

Como passar em Medicina de primeira? É possível?

Se você tiver um preparo consistente e estratégico, apesar de ser um desafio, é possível. Estude o formato dos vestibulares que vai prestar, as matérias mais incidentes e o estilo das questões para aumentar as suas chances.

Lembre-se de apostar em simulados e nas questões das edições anteriores das provas para se familiarizar e aprimorar sua habilidade de resolução.

Persistência e motivação também não podem faltar. Além disso, identifique seus pontos fracos e trabalhe neles para direcionar os estudos. Vá fazendo ajustes ao longo do ano, sempre com foco no seu objetivo.

Como passar em Medicina no Enem: conheça o Super Med

Imagine um "pacote completo" para a sua aprovação em Medicina no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), com videoaulas, exercícios, simulados exclusivos, mapas mentais e outros recursos para colocar você um passo à frente dos seus concorrentes.

A boa notícia é que ele já existe: estamos falando do Super Med! Com base nos editais dos principais vestibulares Brasil afora, você tem a garantia de que sua preparação será com professores capacitados e bons materiais.

O curso é ideal para os alunos que desejam começar um novo ciclo de estudos para Medicina no Enem. Mas como o conteúdo vai do básico ao avançado, o Super Med se adequa tanto para os estudantes que terão sua primeira experiência com um cursinho online como para os veteranos de vestibulares

Alguns diferenciais do Super Med

  • Foco estratégico nas disciplinas de maior peso

  • Ferramenta para gerar provas de acordo com as suas dificuldades e demandas

  • Videoaulas sinalizadas por nível de incidência na prova

  • 30 mil exercícios incluindo todas as edições do Enem
  • Simulados inéditos no padrão Enem com questões inéditas e correção TRI (teoria de resposta ao item)
  • Monitorias semanais para tirar dúvidas
  • Aulas semanais de Atualidades sobre temas de destaque no Brasil e no mundo

Nós somos a evolução dos cursinhos e cuidamos do seu caminho até a aprovação na universidade!

Banner perpétua

TEMAS:

avatar
Carol Firmino

Editora no blog do Aprova Total. Jornalista e doutora em Comunicação pela Unesp, escreve de tudo um pouco, mas hoje se dedica à área da educação. Tem passagens por UOL, B9, Nova Escola e Época Negócios.

Ver mais artigos de Carol Firmino >

Editora no blog do Aprova Total. Jornalista e doutora em Comunicação pela Unesp, escreve de tudo um pouco, mas hoje se dedica à área da educação. Tem passagens por UOL, B9, Nova Escola e Época Negócios.

Ver mais artigos de Carol Firmino >

Compartilhe essa publicação:

Veja Também

Assine a newsletter do Aprova Total

Você receberá apenas nossos conteúdos. Não enviaremos spam nem comercializaremos os seus dados.