Enem-Unicamp: confira lista dos aprovados em 1ª chamada
Veja se você está entre os convocados e conheça sobre a modalidade que permite o ingresso de estudantes de escolas públicas na Unicamp por meio da nota do Enem
Acessibilidade
O Enem-Unicamp 2024 é uma modalidade de ingresso aos cursos da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) independente do SiSU. Essa é mais uma forma de realizar o sonho de estudar em uma universidade pública utilizando a nota do Exame Nacional do Ensino Médio.
A lista dos aprovados em 1ª chamada já está disponível, basta acessar o site da Comvest e buscar pela inicial do nome.
NAVEGUE PELOS CONTEÚDOS
O que é o Enem-Unicamp
O Enem-Unicamp é um processo seletivo utilizado pela Universidade Estadual de Campinas desde 2019. Ele é independente do vestibular regular e atende candidatos de escolas públicas que desejam aproveitar a nota do Enem para concorrer às vagas disponíveis na Unicamp.
Essa forma de acesso à universidade permite que cada candidato se inscreva em até dois cursos de graduação. No entanto, no momento da inscrição, ele precisa informar a prioridade das opções (1ª e 2ª opção), semelhante ao que ocorre no SiSU.
A classificação e a convocação ocorrem por ordem decrescente da nota final do Enem. Ou seja, os candidatos com as maiores notas em cada curso são os aprovados.
Como a Unicamp usa a nota do Enem
A Unicamp utiliza as notas das provas de Matemática, Linguagens e Códigos, Ciências da Natureza, Ciências Humanas e da Redação para cálculo da média, baseada no peso que cada grande área tem para o curso escolhido.
Os inscritos poderão utilizar somente a pontuação da edição do Enem anterior ao ano de ingresso na Unicamp. Ou seja, a pontuação do Enem 2023 serve para o Enem-Unicamp 2024.
O cálculo da nota segue a fórmula:
NFE = (p_m NM + p_LC NLC + p_CN NCN + p_CH NCH + p_R NR) / (p_m + p_LC + p_CN + p_CH + p_R)
NM, NLC, NCN e NCH são, respectivamente, as notas das provas de Matemática, Linguagens e Códigos, Ciências da Natureza e Ciências Humanas informadas pelo Inep. E NR é a nota padronizada da prova de Redação, enquanto p_m, p_LC, p_CN, p_CH e p_R são os respectivos pesos.
A cada curso são associadas notas mínimas de corte e pesos de acordo com a Tabela de pesos e notas mínimas do Edital Enem-Unicamp 2024. O curso de Medicina, por exemplo, possui peso maior das provas de Ciências da Natureza e Redação. Já o curso de Arquitetura e Urbanismo possui pesos iguais para todas as áreas.
Notas iguais à zero em uma ou mais provas do Enem configuram critérios de desclassificação, bem como não atingir nota mínima provoca a eliminação do processo seletivo.
👉 Leia também:
Vestibular Unicamp 2024: confira o que pode cair nas provas
Como são as provas da 2ª fase da Unicamp?
Quem pode se inscrever no Enem-Unicamp 2024?
De acordo com o Manual Enem-Unicamp 2024, a divisão das vagas ocorre da seguinte forma:
- 50% para candidatos que cursaram integralmente o Ensino Médio em escola pública;
- 50% para candidatos que cursaram integralmente o Ensino Médio em escola pública e sejam autodeclarados pretos, pardos ou indígenas.
E quem não pode participar?
Não podem participar dessa modalidade os candidatos que cursaram integral ou parcialmente o Ensino Médio em instituições privadas de ensino, mesmo que na condição de bolsistas.
Além deles, graduados ou pós-graduados em instituições públicas (federais, estaduais ou municipais) não podem se inscrever no Enem-Unicamp.
Como fazer a inscrição do Enem-Unicamp
As inscrições do Enem-Unicamp 2024 são feitas online no site da Comissão Permanente para os Vestibulares (Comvest). Os candidatos preenchem um formulário eletrônico com CPF, data de nascimento e cadastram uma senha. Em seguida, devem pagar o valor da taxa de inscrição.
Candidatos contemplados no Vestibular Unicamp 2024 com a isenção de taxas por critérios socioeconômicos têm a isenção validada para o processo seletivo Enem Unicamp e devem informar seu Código de Isento no formulário.
Todas as formas de ingresso na Unicamp e vagas
O processo seletivo Enem-Unicamp 2024 oferece 314 vagas para ingresso nos cursos de graduação da instituição em 2024. As vagas abrangem todos os cursos, exceto Artes Cênicas, Artes Visuais, Dança e Música.
É possível consultar a quantidade de vagas por curso e modalidade de concorrência no edital.
Além do Enem-Unicamp, os atuais sistemas de seleção e ingresso na universidade são:
- Vestibular Unicamp (2.537 vagas)
principal forma de acesso aos cursos de graduação
- Vestibular indígena (49 vagas + 81 vagas adicionais)
destinado a estudantes indígenas brasileiros que cursaram escolas públicas
- Processo seletivo "Vagas Olímpicas" (115 vagas)
utiliza desempenho (medalhas) em competições científicas como forma de ingresso
- Provão Paulista (325 vagas)
avaliação seriada destinada aos alunos da rede pública de São Paulo para ingresso nas universidades estaduais paulistas
É possível se inscrever em mais de uma modalidade de ingresso no mesmo ano.
Posso participar do vestibular Unicamp e do Enem-Unicamp?
Sim, você pode! Mas há algumas regras que precisa saber antes da inscrição, ok?
Cada candidato pode se inscrever em mais de um dos sistemas de seleção citados acima. No entanto, caso seja convocado para matrícula no mesmo curso e mesma chamada do Vestibular Unicamp e de outro sistema de seleção, a vaga a ser preenchida será a correspondente ao Vestibular Unicamp.
Se a convocação de matrícula for para cursos diferentes na mesma chamada, no Vestibular Unicamp e em outro sistema de seleção, o inscrito poderá fazer a opção do curso desejado na hora da matrícula.
Mas caso o candidato seja convocado em qualquer sistema no mesmo curso e não realize sua matrícula, será feita a exclusão do nome das chamadas em outros sistemas.
⚠️ Após a efetivação da matrícula em quaisquer dos sistemas de seleção, o candidato é excluído automaticamente da lista de classificação dos demais sistemas de ingresso em que se inscreveu.
Calendário Enem-Unicamp 2024
Fique ligado nas principais datas:
- Início das inscrições: 1º de novembro às 9h (horário de Brasília).
- Fim das inscrições: 30 de novembro às 17h (horário de Brasília).
- Pagamento da taxa de inscrição: até 7 de dezembro.
- Divulgação de convocados da 1ª chamada: 26 de janeiro
- Entrevista virtual com a Comissão de Averiguação dos convocados para vagas reservadas às cotas étnico-raciais: 30 de janeiro
- Matrícula virtual da 1ª chamada: 30 e 31 de janeiro