Vestibulares Vida de Estudante

2ª fase da Unesp: o que pode cair na prova?

Confira uma análise exclusiva preparada pela equipe do Aprova Total sobre o que pode ser abordado em cada disciplina

Acessibilidade

Depois de já termos falado sobre os temas que mais caem na primeira fase, hoje vamos abordar como é a 2ª fase da Unesp, considerando todas as disciplinas. Essa fase é composta por Provas de Conhecimentos Específicos e uma redação em gênero dissertativo.

As provas são comuns a todos os candidatos e têm duração de 5 horas. É obrigatório apresentar documento de identificação (original), como cédula de identidade (RG) e carteira nacional de habilitação, e permitido utilizar caneta esferográfica com tinta preta e régua transparente.

Como é a 2ª fase da Unesp

No primeiro dia, são 24 questões contemplando:

  • Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (História, Geografia, Filosofia e Sociologia);
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias (Biologia, Química e Física);
  • Matemática e suas Tecnologias.

A prova do segundo dia possui:

  • 12 questões da área de Linguagens e suas Tecnologias (Língua Portuguesa e Literatura, Língua Inglesa, Educação Física e Arte);
  • Redação.

Para ajudar você a entender melhor o conteúdo da prova, a equipe do Aprova Total elaborou uma análise detalhada de como é a 2ª fase da Unesp por disciplina. Confira:

Biologia

As questões de Biologia da 2ª fase da Unesp são menos complexas, sendo mais pontuais e sucintas quanto à abordagem do conteúdo. No entanto, podem exigir que o vestibulando se lembre de detalhes sobre o assunto.

Alguns temas para ter atenção são doenças (com destaque para o ciclo de vida do parasita), bioenergética (relacionando respiração celular e fotossíntese, por exemplo) e evolução (entendendo como diferenciar os tipos de espécie e a forma como as populações se comportam quando estão em Equilíbrio de Hardy-Weinberg).

Física

De maneira geral, as questões de Física da Unesp na segunda fase focam bastante em cálculos, apesar de terem aparecido algumas questões conceituais.

A área da Física que mais apareceu foi a eletrodinâmica. Nas questões dessa área, os assuntos que tiveram destaque foram associações de resistores e circuitos elétricos, potência elétrica e energia elétrica.

Ocupando o segundo lugar no pódio de incidência, a termologia apareceu bastante nos últimos anos. Para se preparar, dê atenção à calorimetria, principalmente às situações que envolvem calor sensível. 

Na sequência, a cinemática marcou forte presença nas últimas provas de segunda fase da Unesp. Não houve um assunto que se destacou em relação aos demais, mas as questões de cinemática abordaram movimento circular, o conceito de velocidade média, movimento uniformemente variado e lançamento oblíquo.

Química

As reações químicas e a estequiometria têm destaque na prova. Fique de olho também em química orgânica, pois cadeias carbônicas, funções orgânicas e isomeria apareceram com frequência nos últimos anos. Lembre-se também da termoquímica, que já marcou presença na prova e pode voltar!

Em Química, as questões têm textos introdutórios não muito longos e os comandos bem claros. Além disso, é comum que vários assuntos apareçam juntos, para que o vestibulando associe diferentes áreas.

Geografia

Imagens, mapas e gráficos são comuns nas questões de Geografia da 2ª fase da Unesp. É importante que você saiba interpretar conteúdos imagéticos e a melhor maneira de desenvolver essa habilidade é praticando, viu? A nossa plataforma tem vários exercícios para colocar a mão na massa.

Então, considerando essa informação, já podemos indicar algo que é bastante cobrado pela estadual paulista: cartografia. É preciso saber ler mapas e seus desdobramentos, como localização espacial, coordenadas geográficas e escalas. Além disso, o espaço brasileiro, em todos os seus aspectos (físicos, econômicos, culturais e outros), e a população do Brasil aparecem muito nas questões deste vestibular.

E fique ligado: assuntos da Geografia Física, como clima, relevo, vegetação, bacias hidrográficas e disponibilidade de água já estiveram presentes, assim como questões de Geografia Econômica.

História

A estrutura das questões não é muito diferente do que outros vestibulares costumam trazer: um ou dois textos de base e dois comandos. Por outro lado, a abordagem dos comandos é o que diferencia essa prova das demais.

É comum que o primeiro comando peça uma contextualização do texto de apoio ou seu assunto principal; já o segundo pode solicitar uma interpretação, de forma que o candidato articule o conhecimento prévio do tema e as informações apontadas nos textos oferecidos.

Quanto aos assuntos, a História do Brasil é o que mais aparece, com questões distribuídas nos vários períodos políticos brasileiros, com destaque para a Ditadura Civil Militar nos últimos cinco anos. Temas como Grécia e Roma Antiga, Revolução Francesa e crise de 1929 também aparecem na 2ª fase da Unesp.

Sociologia e Filosofia

Para as duas disciplinas, as questões propõem um texto temático e o enunciado exige algum conhecimento prévio do assunto. É necessário ainda que o candidato tenha pensamento crítico e as respostas, na maioria das vezes, não estão no texto da questão, que pode servir apenas como um caminho para chegar até elas.

Nos últimos anos, foi possível perceber ainda que, na 2ª fase da Unesp, Filosofia aparece mais que Sociologia. Na primeira, encontramos: Filosofia Política, conhecimentos gerais, Filosofia Moderna e Antiga. Enquanto as questões de Sociologia trouxeram os clássicos: Durkheim, Marx e Weber, antropologia e ciência política.

Linguagens e Redação

A prova exige uma leitura atenta e cuidadosa dos textos apresentados. A tendência é que eles não sejam longos, mas a interpretação precisa ser cuidadosa. Para mandar bem, atente-se às charges, imagens e análises de gráficos e tabelas.

No caso da redação, vale ressaltar que a Unesp apresenta o gênero dissertativo-argumentativo. Portanto, o candidato deve realizar uma argumentação a partir da proposta apresentada, defendendo seu ponto de vista por meio de repertórios socioculturais, semelhante ao Enem.

Os últimos quatro temas da prova de redação da Unesp foram:

  • 2023: A lógica do condomínio: o espaço público está em declínio?
  • 2022: Tristeza em tempos de felicidade compulsória
  • 2021: Tempo é dinheiro?
  • 2020: O carro será o novo cigarro?

Língua Inglesa

Para as 6 questões de língua inglesa da segunda fase da Unesp, vale recordar os seguintes assuntos:

  • Interpretação;
  • Conditional Clauses;
  • Pronomes Pessoais;
  • Vocabulário/Sinônimo.

Lembre-se de que o vestibular Unesp pode surpreender com questões interdisciplinares. Já houve casos em que Biologia, Geografia e Literatura se entrelaçaram nas perguntas de inglês! Fique preparado(a) para possível abordagem e mantenha-se atualizado(a).

👉 Leia também

Dicas essenciais de como fazer uma boa dissertação

Qual a importância das atualidades para a redação?

Matemática

As questões de Matemática são bastante contextualizadas e costumam abordar atualidades, então, manter-se informado pode dar aquela ajuda extra até mesmo com os cálculos.

Nos últimos anos, os conteúdos que mais apareceram foram: razão e proporção, trigonometria, geometria plana e geometria espacial. É possível esperar ainda, pelo menos, uma pergunta sobre logaritmo ou exponencial e outra envolvendo análise combinatória ou probabilidade.

🆘 O que mais pode cair: funções, porcentagem e geometria analítica.

Calendário do Vestibular Unesp 2024

Confira as principais datas referente ao Vestibular Unesp 2024:

  • Divulgação dos convocados para a 2ª fase e dos locais de prova: 4 de dezembro
  • Provas para os cursos do Instituto de Artes de São Paulo: 12 a 16, e 19 a 21 de dezembro
  • Provas para os cursos da Faculdade de Arquitetura, Artes, Comunicação e Design de Bauru: 15 de dezembro
  • Aplicação das provas da 2ª fase: 10 e 11 de dezembro
  • Divulgação dos resultados: 31 de janeiro

banner perpétua

TEMAS:

avatar
Lisandra Matias

Jornalista pela PUC-SP e bacharel em Ciências Sociais pela USP, atua na área de educação há mais de 20 anos. Foi editora no Guia do Estudante, da Ed. Abril (2001-2018) e colaborou com Folha de S.Paulo e O Estado de S.Paulo (Blue Studio), entre outros veículos.

Ver mais artigos de Lisandra Matias >

Jornalista pela PUC-SP e bacharel em Ciências Sociais pela USP, atua na área de educação há mais de 20 anos. Foi editora no Guia do Estudante, da Ed. Abril (2001-2018) e colaborou com Folha de S.Paulo e O Estado de S.Paulo (Blue Studio), entre outros veículos.

Ver mais artigos de Lisandra Matias >

Compartilhe essa publicação:

Veja Também

Assine a newsletter do Aprova Total

Você receberá apenas nossos conteúdos. Não enviaremos spam nem comercializaremos os seus dados.