Qual a importância das atualidades para a redação?
A professora Jana Rabelo é especialista no assunto e bateu um papo com a gente sobre a missão de fazer atualidades e redação caminharem juntas - rumo à sua aprovação, claro!
Acessibilidade
Não é novidade dizer que um vestibulando precisa estar ligado no que acontece no mundo. Digamos, então, que as atualidades na redação têm seu lugar cativo e especial, seja no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e em qualquer outro vestibular.
As atualidades, normalmente, estão relacionadas à proposta sobre a qual o candidato deve escrever. Ou podem ser lembradas como exemplos que vão deixar o texto com mais credibilidade. Quer dizer, é uma ferramenta poderosa para enriquecer a redação com argumentos fortes e contextualizados.
NAVEGUE PELOS CONTEÚDOS
Jana Rabelo: atualidades e redação caminham juntas
No Dia do vestibulando, a professora Jana Rabelo, que leciona Redação, Atualidades e Linguagens há 15 anos, deu algumas dicas para a prova do Enem, falando sobre competências, repertório sociocultural, correções, modelo pronto e outros assuntos.
Agora, ela volta para completar esse papo, e aborda os motivos por que não dá para se esquecer das atualidades ao estruturar sua redação:
Vestibulando e cidadão do mundo
Jana explica que é importante acompanhar as atualidades como cidadão. Isso porque, estar a par do que acontece no Brasil e nos outros países é o que contribui para se posicionar, se preparar para o futuro e participar do mundo real.
"Além disso, as atualidades podem aparecer direta ou indiretamente na prova de Ciências Humanas, da Natureza, de Linguagens e na redação. Quando você já conhece o assunto, isso facilita na hora de responder às questões. Elas ajudam até mesmo a desenvolver habilidades de interpretação de textos e contextos" (Jana Rabelo).
Repertório de redação
O conhecimento de atualidades, como a gente já viu, é um reforço cheio de potencial para as redações, principalmente nas propostas de dissertação, como pede o Enem.
"Em geral, nos mantemos informados por meio dos principais veículos informativos, como jornais, revistas, podcasts, portais, e essas mídias contam como área do conhecimento no Manual dos Corretores do Enem. Então, essas fontes são consideradas repertório sociocultural. Ou seja, podemos citá-las como fonte de dados ou acontecimentos, e quem corrige os textos também deve entender assim" (Jana Rabelo).
👉 Leia também:
Como as leituras da Fuvest ajudam no repertório da redação?
Exemplo de atualidades na redação
Mas quais tipos de atualidades poderiam cair na redação e como abordar esses acontecimentos? Jana citou um exemplo de tema contemporâneo para se trabalhar a partir de dados atuais:
⚠️ Ascensão do tabagismo entre os jovens brasileiros
"Imagino que os alunos tenham assistido a notícias, séries ou entrevistas que tratam sobre esse assunto. Então, cabe a ele lembrar de citar essas fontes, o conteúdo do produto midiático consumido e como isso se articula com a proposta de redação.
Há, por exemplo, um episódio da série Desserviço ao consumidor (da Netflix) que se chama A febre do vape. Ele mostra que a criação dos vapes e cigarros eletrônicos foi uma estratégia da indústria do tabaco ao perceber que o consumo da juventude diminuiu. Por isso, criou-se um produto mais tecnológico, que parecia mais saudável e supostamente mais limpo para atrair essas pessoas" (Jana Rabelo).
Na redação, então, ela diz que o aluno poderia escrever:
Em um dos episódios da série Desserviço ao consumidor, A febre dos vapes, mostra-se a elaboração intencional da indústria do tabaco de uma alternativa ao cigarro tradicional que fosse mais atraente para os jovens.
Dica para quem já acompanha atualidades
Se você já "fez a lição de casa" e é um verdadeiro consumidor de notícias, a professora Jana deu uma dica para potencializar esse hábito, visando o Enem e os vestibulares:
"É imprescindível que os alunos, ao lerem textos informativos, ouvirem podcasts ou assistirem a um vídeo no YouTube ou ao noticiário, se perguntem: como isso poderia aparecer na prova? Com qual conteúdo de Linguagens, Ciências da Natureza e de Humanas seria possível criar uma articulação? E ainda, em qual tema de redação eu conseguiria aproveitar esses dados ou esse posicionamento para conferir mais autoridade ao assunto?" (Jana Rabelo).
👉 Leia também:
Como estudar gramática, a competência 1 da redação do Enem?
Competência 3 da redação do Enem: como dominar a argumentação?
Como usar atualidades na redação
Até aqui, você conferiu um pouco sobre como atualidades e redação caminham juntas quando o assunto é vestibular. Mas, quem é assinante da plataforma do Aprova Total vai conseguir avançar ainda mais nessa discussão.
Dia 26 de agosto (sábado), às 10h, o professor Víctor (de atualidades) e a professora Jana (de redação) se juntam para o workshop Da atualidade ao texto: como usar atualidades na redação.
Eles vão abordar temas como ChatGPT e inteligência artificial, garimpo ilegal, racismo ambiental, LGBTQfobia e outros, demonstrando maneiras assertivas de combinar repertórios socioculturais para escrever um bom texto.
Quem não é aluno e quer acompanhar esse e outros encontros exclusivos, vem conhecer tudo o que a gente oferece 👇
Baixe o e-book de atualidades do Aprova Total
Relacionar as notícias, o contexto dos acontecimentos e como eles impactam em nossas vidas são os passos para construir um bom repertório de atualidades.
Por isso, preparamos um e-book que pode ajudar você nessa missão. Confira!