ENEM

Enem 2024: confira as principais informações sobre a prova

O calendário completo do Enem foi divulgado. Fique por dentro das principais informações do processo seletivo e saiba como se preparar para o exame

Acessibilidade

E aí, você já começou a se preparar para o Enem 2024? As provas irão acontecer nos dias 3 e 10 de novembro. Anote no seu calendário!

De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), mais de 5 milhões de pessoas se inscreveram no exame, superando todas as edições anteriores. O estado de São Paulo se destacou com 747.094 de inscritos.

Para ajudar na organização dos seus estudos, selecionamos as principais informações sobre o Exame nesta publicação: datas mais importantes, conteúdos que mais aparecem nas provas e como estudar com eficiência.

Confira mais informações e novidades sobre essa edição!

Calendário do Enem 2024

Confira as principais datas do Enem 2024:

  • 15 de abril: início do período para solicitação de isenção de pagamento da taxa de inscrição do Enem 2024 e justificativa de ausência do Enem 2023
  • 26 de abril: fim do período para solicitação de isenção de pagamento da taxa de inscrição do Enem 2024 e justificativa de ausência do Enem 2023
  • 13 de maio: resultado da justificativa de ausência no Enem 2023 e solicitação de isenção de pagamento da taxa de inscrição para o Enem 2024
  • 27 de maio: início das inscrições do Enem 2024 e início do período para solicitar atendimento especializado ou tratamento pelo nome social
  • 14 de junho: fim do período das inscrições do Enem 2024 e fim do período para solicitar atendimento especializado ou tratamento pelo nome social
  • 17 de junho: resultado da solicitação de atendimento especializado e início do período para solicitação de recurso
  • 19 de junho: último dia para pagamento da taxa de inscrição
  • 21 de junho: fim do período para solicitação de recurso do atendimento especializado e término do período de inscrições para candidatos do Rio Grande do Sul
  • 27 de junho: resultado do recurso do atendimento especializado
  • 3 de novembro: aplicação do Enem 2024 (primeiro dia)
  • 10 de novembro: aplicação do Enem 2024 (segundo dia)
  • 20 de novembro: divulgação do gabarito do Enem 2024
  • 10 de dezembro: reaplicação do Enem 2024 (primeiro dia)
  • 11 de dezembro: reaplicação do Enem 2024 (segundo dia)
  • 13 de janeiro: resultado do Enem 2024
  • 13 de março: divulgação do resultado dos treineiros do Enem 2024 (previsão)

Quando acontecem as provas do Enem 2024?

Os participantes realizarão as provas do Enem 2024 em dois domingos consecutivos, nos dias 3 e 10 de novembro.

No primeiro dia do Exame, serão aplicadas as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação e Ciências Humanas e suas Tecnologias. O segundo dia trará questões de Ciências da Natureza e de Matemática.

Assim como nos anos anteriores, os portões abrem às 12h e fecham às 13h. Veja os horários (de Brasília) das provas:

  • Primeiro dia (3 de novembro)
    Início:
    13h30
    Término: 19h

  • Segundo dia (10 de novembro)
    Início:
    13h30
    Término: 18h30

Como será o Enem 2024?

De acordo com o edital, o Enem 2024 continuará dividido em quatro provas objetivas, com 180 questões no total, sendo 45 de cada uma das quatro áreas do conhecimento:

  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias;
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias;
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias;
  • Matemática e suas Tecnologias.

Há também uma redação, que deve ter entre 7 e 30 linhas, em formato de texto dissertativo-argumentativo.

O edital do Enem 2024 em Libras está disponível no canal do YouTube do Inep. Confira!

O que cai nas provas do Enem 2024?

O conteúdo das provas seguirá a Matriz de Referência do Enem, que permanece sem alterações desde 2009. O documento traz informações sobre as competências e conhecimentos que orientam a elaboração das questões do exame.

Para guiar os seus estudos de forma efetiva, o Aprova Total faz, anualmente, a análise dos conteúdos de cada disciplina que mais aparecem nas provas. Esse pode ser um bom começo para a sua preparação. Confira:

Como eu me preparo para a redação do Enem?

Conforme a Cartilha do Participante, a prova de redação exige a produção de um texto em prosa, do tipo dissertativo-argumentativo, sobre um tema de ordem social, científica, cultural ou política.

Nesse texto, o aluno precisará defender um ponto de vista -- uma opinião a respeito do tema proposto --, apoiado em argumentos consistentes e estruturados com coerência e coesão. O candidato também deverá elaborar uma proposta de intervenção social para o problema apresentado.

Os aspectos avaliados relacionam-se às 5 competências da redação do Enem:

📝 Quer saber mais sobre o Enem? Descubra o que você precisa saber sobre o principal exame de acesso ao Ensino Superior.

banner

Como estudar para o Enem 2024?

Definir um local de estudo e estabelecer um cronograma são os primeiros passos para organizar sua rotina. Ter estratégias certeiras e saber como estudar cada disciplina de maneira eficaz podem ajudar a economizar tempo e absorver o máximo de conteúdo.

Confira algumas dicas para cada área de conhecimento:

E você pode usar diferentes métodos de estudo, como ler livros didáticos e apostilas, assistir videoaulas e resolver exercícios. O importante é evoluir no seu conhecimento!

Quais as novidades do Enem 2024?

Para esta edição, o Inep anunciou algumas mudanças.

Não será mais necessário o envio de documentos comprobatórios, durante a inscrição, para uso do nome social. As informações serão transferidas automaticamente da Receita Federal. Assim, caso ainda não tenha atualizado seu nome social junto à Receita Federal, faça isso antes da inscrição no Enem.

A segunda é em relação à acessibilidade. O Cartão-Resposta e a folha de redação irão ter seus tamanhos aumentados, de forma automática, para todas as pessoas que solicitarem provas ampliadas ou super ampliadas. Até a edição anterior, era preciso solicitar as folhas diferenciadas.

Já para a identificação dos participantes, o Inep incluiu a Carteira de Identidade Nacional (CIN) entre os documentos aceitos, além da documentação válida para estrangeiros.

Assim, como o instituto ampliou a quantidade de documentos disponíveis para comprovar a identidade, não será mais permitida a apresentação do Boletim de Ocorrência (B.O.) em caso de perda de documentos físicos.

Como o Enem dá acesso às universidades?

O Enem mede o desempenho dos estudantes, permitindo o acesso à educação superior em instituições de ensino públicas e privadas no Brasil. Os resultados obtidos são utilizados como critério único ou complementar nos processos seletivos, por meio do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) e do Programa Universidade para Todos (ProUni).

Instituições de Ensino Superior em Portugal, que possuem convênio com o Inep, também utilizam os resultados individuais do Enem, facilitando o acesso de estudantes brasileiros a universidades portuguesas.

A nota do exame também serve como critério para conceder auxílios, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Além disso, algumas universidades estaduais de São Paulo consideram a nota do Enem como forma de ingresso, como o Enem-USP e o Enem-Unicamp.

Como fazer a inscrição para o Enem 2024?

Para candidatos fora do Rio Grande do Sul, as inscrições para o Enem 2024 aconteceram entre os dias 27 de maio e 14 de junho na Página do Participante do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Para se inscrever, o candidato deveria:

  • digitar seu CPF, caso já possua uma conta gov.br, e sua senha;
  • preencher e confirmar os dados pessoais;
  • informar endereço de e-mail e número de telefone fixo e/ou celular;
  • anexar fotos de documentos (caso necessário);
  • indicar a unidade da federação e o município onde deseja realizar a prova;
  • selecionar a língua estrangeira (Inglês ou Espanhol);
  • solicitar (se necessário) atendimento especializado e/ou tratamento pelo nome social;
  • realizar o pagamento da taxa de inscrição (caso não seja isento).

As informações de login e senha são necessárias para consultar o local de prova e o resultado do exame posteriormente.

⚠️ Moradores do Rio Grande do Sul podem se inscrever no Enem até 21 de junho e terão isenção da taxa de inscrição.

Qual o valor da taxa de inscrição?

O valor da taxa de inscrição do Enem 2024 foi de R$ 85 (oitenta e cinco reais). O pagamento deveria ser feito em qualquer banco, casa lotérica ou aplicativos bancários (inclusive por Pix) até 19 de junho.

💪 Quer preparação máxima para o Enem? Então, conheça a plataforma Aprova Total, que tem a estrutura completa para a sua aprovação, com as melhores videoaulas e professores!

banner perpétua

TEMAS:

avatar
Gabriel Brito de Souza

Colaborador no Aprova Total e jornalista em formação pela Unesp-Bauru, Gabriel traz um olhar mais próximo de quem está vivenciando a primeira graduação. Com sua linguagem típica da geração Z, aproveita suas vivências como estudante para mostrar a importância da preparação para o Enem e vestibulares.

Ver mais artigos de Gabriel Brito de Souza >

Colaborador no Aprova Total e jornalista em formação pela Unesp-Bauru, Gabriel traz um olhar mais próximo de quem está vivenciando a primeira graduação. Com sua linguagem típica da geração Z, aproveita suas vivências como estudante para mostrar a importância da preparação para o Enem e vestibulares.

Ver mais artigos de Gabriel Brito de Souza >

Compartilhe essa publicação:

Veja Também

Assine a newsletter do Aprova Total

Você receberá apenas nossos conteúdos. Não enviaremos spam nem comercializaremos os seus dados.