Enem 2024: como será a próxima edição?
Exame continuará dividido em quatro provas objetivas e uma redação. E você pode começar a se preparar já, enquanto as datas e o edital não são divulgados

Acessibilidade
Com o fim das aplicações das provas desta edição, as especulações sobre o Enem 2024 já começam a surgir. No entanto, em setembro deste ano, o ministro da Educação, Camilo Santana, anunciou que o Enem 2024 não sofreria mudanças.
Isso porque, em 2022, o Ministério da Educação (MEC) havia planejado uma reformulação do Enem a partir de 2024, em consonância com o Novo Ensino Médio. Entretanto, esse processo sofreu interrupção com a realização de uma consulta pública sobre o novo formato desse nível de ensino e o cronograma de implementação dessa nova configuração também foi suspenso.
Em outubro, o Governo Federal apresentou um projeto de lei com o objetivo de revogar parcialmente o que estabeleceu o Novo Ensino Médio. A proposta retoma a carga horária mínima anterior do Ensino Médio e todas as disciplinas obrigatórias (incluindo a língua espanhola), e ainda será encaminhada ao Congresso.
Por enquanto, o formato tradicional do Enem continua o mesmo e o exame não deve sofrer alterações em 2024.
NAVEGUE PELOS CONTEÚDOS
Como será o Enem 2024?
O Enem 2024 continuará dividido em quatro provas objetivas, com 180 questões no total, sendo 45 de cada uma das quatro áreas do conhecimento:
- Linguagens, Códigos e suas Tecnologias;
- Ciências Humanas e suas Tecnologias;
- Ciências da Natureza e suas Tecnologias;
- Matemática e suas Tecnologias.
Há também uma redação, que deve ter entre 7 e 30 linhas, em formato de texto dissertativo-argumentativo.
Quando devem acontecer as provas?
Os participantes realizarão as provas do Enem 2024 em dois domingos consecutivos, provavelmente nas primeiras semanas de novembro, como vem ocorrendo.
No primeiro dia terá a redação e as provas de Linguagens e Códigos e Ciências Humanas. O segundo dia trará questões de Ciências da Natureza e de Matemática.
Em relação aos horários de provas, a previsão é de que os portões fechem às 13h e o exame inicie às 13h30. A duração será de cinco horas e meia no primeiro dia e cinco horas no segundo.
O que cai nas provas do Enem 2024?
O conteúdo das provas seguirá a Matriz de Referência do Enem, que permanece sem alterações desde 2009. O documento traz informações sobre as competências e conhecimentos que orientam a elaboração das questões do exame.
Para guiar os seus estudos de forma efetiva, o Aprova Total faz, anualmente, a análise dos conteúdos de cada disciplina que mais aparecem nas provas. Esse pode ser um bom começo para a sua preparação. Confira:
- Temas de Biologia que você deve priorizar para o Enem
- O que estudar em Química para o Enem?
- Física no Enem: quais assuntos devem cair?
- Matemática no Enem: o que você deve saber para ir bem na prova
- História no Enem: quais temas se destacam na prova?
- O que priorizar nos estudos de Geografia para o Enem?
- Sociologia no Enem: 5 temas para focar
- Filosofia: o que você precisa estudar para o Enem?
- Língua estrangeira no Enem: o que mais cai no exame?
- Temas de Literatura que estão no radar para o Enem
- Assuntos de Português que mais caem no Enem: veja o top 5
Como eu me preparo para a redação do Enem?
Conforme a Redação do Enem 2023 - Cartilha do Participante, a prova de redação exige a produção de um texto em prosa, do tipo dissertativo-argumentativo, sobre um tema de ordem social, científica, cultural ou política.
Nesse texto, o aluno precisará defender um ponto de vista -- uma opinião a respeito do tema proposto --, apoiado em argumentos consistentes e estruturados com coerência e coesão. O candidato também deverá elaborar uma proposta de intervenção social para o problema apresentado.
Os aspectos avaliados relacionam-se às 5 competências da redação do Enem:
- Como estudar gramática, a competência 1 da redação do Enem?
- Competência 2 e leitura crítica: como dominar as propostas de redação?
- Competência 3 do Enem: como dominar a argumentação?
- Coesão e coerência: competências 3 e 4 da redação do Enem
- Competência 5: Como criar uma boa proposta de intervenção na redação do Enem
📝 Leia também: Enem: o que você precisa saber sobre o principal exame de acesso ao Ensino Superior
Enem 2024: previsões para o edital, isenção e período de inscrições
O calendário e o edital do exame ainda não foram divulgados.
Como referência, o Inep divulgou as datas do Enem 2023 em janeiro e a previsão é que a divulgação do Enem 2024 ocorra em uma data próxima. O mesmo pode acontecer com as aplicações das provas -- realizadas em 5 e 12 de novembro de 2023.
As inscrições e solicitações de isenção para o Enem 2024 serão feitas online, na Página do Participante. No entanto, as datas específicas para esses processos também não foram divulgadas até o momento.
Fique ligado nas publicações feitas nos canais oficias do MEC e do Inep, e no blog do Aprova Total. É importante estar bem informado sobre as possíveis datas e conteúdos programáticos para ter sucesso nas provas!
Onde conferir as informações oficiais para participar do Enem?
A Página do Participante do Enem reúne todas as informações relacionadas ao exame, desde a inscrição até os resultados. Além disso, o portal do Inep contém toda a legislação, matrizes de referência, cartilhas de redação, provas e gabaritos das edições anteriores e muito mais. Acesse e veja todas as informações!
Como o Enem dá acesso às universidades?
O Enem mede o desempenho dos estudantes, permitindo o acesso à educação superior em instituições de ensino públicas e privadas no Brasil. Os resultados obtidos são utilizados como critério único ou complementar nos processos seletivos, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e do Programa Universidade para Todos (ProUni).
Instituições de Ensino Superior em Portugal, que possuem convênio com o Inep, também utilizam os resultados individuais do Enem, facilitando o acesso de estudantes brasileiros a universidades portuguesas.
A nota do exame também serve como critério para conceder auxílios, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Além disso, algumas universidades estaduais de São Paulo consideram a nota do Enem como forma de ingresso, como o Enem-USP e o Enem-Unicamp.
Como estudar para o Enem 2024?
Definir um local de estudo e estabelecer um cronograma são os primeiros passos para organizar sua rotina. Ter estratégias certeiras e saber como estudar cada disciplina de maneira eficaz podem ajudar a economizar tempo e absorver o máximo de conteúdo. Confira algumas dicas para cada área de conhecimento:
- 8 técnicas para estudar Ciências Humanas
- Ciências da Natureza: conheça 10 estratégias de estudo
- Dicas para mandar bem em Linguagens
- Vença o medo da Matemática com essas orientações de estudo
E você pode usar diferentes métodos de estudo, como ler livros didáticos e apostilas, assistir videoaulas e resolver exercícios. O importante é evoluir no seu conhecimento!
💪 Quer preparação máxima para o Enem? Então, conheça a plataforma Aprova Total, que tem a estrutura completa para a sua aprovação, com as melhores videoaulas e professores!
