Literatura no Enem 2025: assuntos que mais caem na prova
Pensando em ajudar você a selecionar o que é mais importante na sua rotina de estudos, vamos abordar os temas de maior incidência na disciplina

Acessibilidade
A área de Linguagens no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) abarca muitas disciplinas, entre elas, a Literatura, que está cada vez mais presente e é uma parte muito importante das provas.
Como sabemos, o Enem não cobra uma lista específica de obras obrigatórias (prática comum dos vestibulares). Entretanto, alguns conteúdos e livros aparecem com recorrência na avaliação.
Os assuntos mais cobrados de literatura no Enem são:
- Literatura contemporânea (31,9%);
- Modernismo (21,5%);
- Artes (20%);
- Escolas literárias (11,9%);
- Poesia (8,9%).
NAVEGUE PELOS CONTEÚDOS
Temas de Literatura que mais caem no Enem
A equipe do Aprova Total analisou as provas do Enem dos últimos anos (de 2016 a 2024) para descobrir quais assuntos de Literatura foram mais frequentes no exame. Como resultado, temos o gráfico abaixo:

Analisando o gráfico acima, notamos que a literatura contemporânea é um dos assuntos que mais caem no Enem, com 31,9%; em seguida, o modernismo (21,5%) com ênfase na terceira geração.
Compondo o top 3, estão as manifestações artísticas, especialmente as contemporâneas, com 20%. Depois, temos o tópico de escolas literárias, com 11,9%; e, por fim, o conteúdo de poesia, englobando principalmente a análise de poemas, com 8,9%.
Bora conferir com detalhes os conteúdos mais incidentes e que temos (quase) certeza de que irão cair na sua prova?
🚀 Tenha acesso a planos completos, com videoaulas, exercícios, correções
e estratégias para alcançar a sua aprovação.

1. Literatura contemporânea
A literatura contemporânea é o conteúdo mais incidente do Enem! Entretanto, você precisa ter em mente que se trata de uma estética muito ampla, abrangendo as produções que foram feitas a partir da década de 60 até os dias de hoje.
Para se preparar para a prova, é importante destacar as características principais desse período e ficar de olho em alguns autores que parecem ser queridinhos do exame. 👀
Características:
- ecletismo (mescla de tendências);
- prosa com teor histórico, social e urbano;
- poesia com teor íntimo, visual e marginal;
- temática cotidiana e regionalista;
- experimentalismo formal;
- técnicas inovadoras;
- formas reduzidas e econômicas;
- intertextualidade e metalinguagem.
🧐 Autores para ficar no seu radar: José Paulo Paes, Lygia Fagundes Telles, Rubem Braga, Ferreira Gullar, Luis Fernando Verissimo, Itamar Vieira Júnior, Rubem Fonseca, Nelson Rodrigues, Carolina Maria de Jesus, Hilda Hilst, Paulo Leminski.
Exemplo de questão de literatura contemporânea
(Enem 2023) Passado muito tempo, resolvi tentar falar, porque estava sozinha me embrenhando na mesma vereda que Donana costumava entrar. Ainda recordo da palavra que escolhi: arado. Me deleitava vendo meu pai conduzindo o arado velho da fazenda carregado pelo boi, rasgando a terra para depois lançar grãos de arroz em torrões marrons e vermelhos revolvidos. Gostava do som redondo, fácil e ruidoso que tinha ao ser enunciado. “Vou trabalhar no arado.” “Vou arar a terra.” “Seria bom ter um arado novo, esse arado tá troncho e velho.” O som que deixou minha boca era uma aberração, uma desordem, como se no lugar do pedaço perdido da língua tivesse um ovo quente. Era um arado torto, deformado, que penetrava a terra de tal forma a deixá-la infértil, destruída, dilacerada.
VIEIRA JR., I. Torto arado. São Paulo: Todavia, 2019.
Com a perda de parte da língua na infância, a narradora tenta voltar a falar. Essa tentativa revela uma experiência que:
a) reflete o olhar do pai sobre as etapas do plantio.
b) metaforiza a linguagem como ferramenta de lavoura.
c) explicita, na busca pela palavra, o medo da solidão.
d) confirma a frustração da narradora com relação à terra.
e) sugere, na ausência da linguagem, a estagnação do tempo.
Resposta: [B]
Ao associar os sons desarticulados à imagem de um "arado torto" utilizado pelo pai, a narradora estabelece uma metáfora em que a linguagem é comparada a uma ferramenta defeituosa, um "arado torto", que dificulta a comunicação.
2. Modernismo
É claro que o Modernismo não ia ficar de fora! Essa escola literária é uma das preferidas quando falamos de Enem (e até dos vestibulares).
Durante seus estudos, você deve ter aprendido que ela se divide em três gerações (ou fases). A 1ª é mais nacionalista e de ruptura; a 2ª já mais estabelecida, conhecida como geração de 30. A 3ª faz inovações, mas também resgata alguns modelos clássicos; é conhecida como geração de 45.
O Enem vai cobrar de você principalmente a 3ª geração! Mas a 2ª não fica muito para trás, então é importante que você estude o movimento modernista como um todo. Veja as principais características de cada geração:
Primeira Geração Modernista
- busca por uma arte verdadeiramente brasileira;
- nacionalismo e valorização da identidade brasileira;
- anticonvencionalismo (temas e linguagem);
- valor: cotidiano, liberdade de expressão radical, ambiguidade;
- destruição de nexos, verso livre, fluxo de consciência;
- forte influência vanguardista (origem europeia).
Segunda Geração Modernista
- influência do Realismo/Naturalismo (prosa);
- influência do Simbolismo (poesia);
- universalismo e regionalismo;
- realidade social, cultural e econômica;
- valorização da cultura brasileira;
- temática cotidiana e linguagem coloquial;
- literatura panfletária (política e social): engajamento nos movimentos sociais e militância;
Terceira Geração Modernista
- passadismo e retorno ao passado;
- oposição à liberdade formal;
- experimentações artísticas;
- realismo fantástico (contos fantásticos);
- retorno à forma poética (valorização da métrica e da rima);
- influência do Parnasianismo;
- inovações linguísticas e metalinguagem;
- Regionalismo universal;
- temática social e humana.
Exemplo de questão sobre a terceira geração modernista
(Enem 2023) Dão Lalalão
Do povoado do Ão, ou dos sítios perto, alguém precisava urgente de querer vir por escutar a novela do rádio. Ouvia-a, aprendia-a, guardava na ideia, e, retornado ao Ão, no dia seguinte, a repetia a outros.
Assim estavam jantando, vinham os do povoado receber a nova parte da novela do rádio. Ouvir já tinham ouvido tudo, de uma vez, fugia da regra: falhara ali no Ão, na véspera, o caminhão de um comprador de galinhas e ovos, seo Abrãozinho Buristém, que carregava um rádio pequeno, de pilhas, armara um fio no arame da cerca... Mas queriam escutar outra vez, por confirmação. – “A estória é estável de boa, mal que acompridada: taca e não rende...” – explicava o Zuz ao Dalberto.
Soropita começou a recontar o capítulo da novela. Sem trabalho, se recordava das palavras, até com clareza – disso se admirava. Contava com prazer de demorar, encher a sala com o poder de outros altos personagens. Tomar a atenção de todos, pudesse contar aquilo noite adiante. Era preciso trazer luz, nem uns enxergavam mais os outros; quando alguém ria, ria de muito longe. O capítulo da novela estava terminando.
ROSA, J. G. Noites do sertão (Corpo de baile). São Paulo: Global, 2021.
Nesse trecho do conto, o gosto dos moradores do povoado por ouvir a novela de rádio recontada por Soropita deve-se ao(à)
a) qualidade do som do rádio.
b) estabilidade do enredo contado.
c) ineditismo do capítulo da novela.
d) jeito singular de falar aos ouvintes.
e) dificuldade de compreensão da história.
Resposta: [D]
A atração dos moradores do povoado pela recontagem da novela de rádio feita por Soropita se deve ao seu modo envolvente de narrar, cativando a atenção dos ouvintes.
Soropita conquista o público com sua maneira singular e prazerosa de prolongar o relato, enchendo a sala com a vivacidade de personagens marcantes.
3. Artes
Não importa qual edição do Enem você vai fazer, sempre aparecerão questões relacionadas às artes visuais (especialmente a contemporânea).
Para se dar bem nas questões de artes, é importante um certo conhecimento das manifestações artísticas ao longo do tempo e pensar, especificamente, no que define a arte contemporânea.
Lembre-se de que se trata de uma estética que surge após a Segunda Guerra Mundial, vem de uma cultura de massas antenada nas novas tecnologias e mídias a partir da globalização, e que tem como mote principal a reflexão sobre o significado da arte.
Exemplo de questão sobre arte contemporânea
(Enem 2023) TEXTO I
Logo no início de Gira, um grupo de sete bailarinas ocupa o centro da cena. Mãos cruzadas sobre a lateral esquerda do quadril, olhos fechados, troncos que pendulam sobre si mesmos em vaguíssimas órbitas, tudo nelas sugere o transe. Está estabelecido o caráter volátil do que se passará no palco dali para frente. Mas engana-se quem pensa que vai assistir a uma representação mimética dos cultos afro-brasileiros.
TEXTO II

Disponível em: www.grupocorpo.com.br. Acesso em: 2 jul. 2019.
No diálogo que estabelece com religiões afro-brasileiras, sintetizado na descrição e na imagem do espetáculo, a dança exprime uma
a) crítica aos movimentos padronizados do balé clássico.
b) representação contemporânea de rituais ancestrais extintos.
c) reelaboração estética erudita de práticas religiosas populares.
d) releitura irônica da atmosfera mística presente no culto a entidades.
e) oposição entre o resgate de tradições e a efemeridade da vida humana.
Resposta: [C]
A dança "Gira", ao estabelecer um diálogo com religiões afro-brasileiras e expressar essa interação na descrição e na imagem do espetáculo, representa uma nova construção estética erudita que incorpora práticas religiosas populares.
4. Escolas literárias
As questões sobre escolas literárias costumam cobrar a partir do Romantismo, mas é possível encontrar algo sobre Arcadismo ou até Barroco, como os poemas de Gregório de Matos. O Realismo, com destaque para Machado de Assis, também aparece com frequência.
Conhecer as características de cada período, como o nacionalismo do Romantismo e a crítica social do Realismo, é essencial para se sair bem.
Exemplo de questões de escolas literárias
(Enem 2024) Cap. XLVIII / Terpsícore
Ao contrário do que ficou dito atrás, Flora não se aborreceu na ilha. Conjeturei mal, emendo-me a tempo. Podia aborrecer-se pelas razões que lá ficam, e ainda outras que poupei ao leitor apressado; mas, em verdade, passou bem a noite. A novidade da festa, a vizinhança do mar, os navios perdidos na sombra, a cidade defronte com os seus lampiões de gás, embaixo e em cima, na praia e nos outeiros, eis ar aspectos novos que a encantaram durante aquelas horas rápidas.
Não lhe faltavam pares, nem conversação, nem alegria alheia e própria. Toda ela compartia da felicidade dos outros. Via, ouvia, sorria, esquecia-se do resto para se meter consigo. Também invejava a princesa imperial, que viria a ser imperatriz um dia, com o absoluto poder de despedir ministros e damas, visitas e requerentes, e ficar só, no mais recôndito do paço, fartando-se de contemplação ou de música. Era assim que Flora definia o ofício de governar. Tais ideias passavam e tornavam.
De uma vez alguém lhe disse, como para lhe dar força:
“Toda alma livre é imperatriz!”.
ASSIS, M. Esaú e Jacó. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1974.
Convidada para o último baile do Império, na Ilha Fiscal, localizada no Rio de Janeiro, Flora devaneia sobre aspectos daquele contexto, no qual o narrador ironiza a
a) promessa de esperança com o futuro regime.
b) alienação da elite em relação ao fim da monarquia.
c) perspectiva da contemplação distanciada da capital.
d) animosidade entre população e membros da nobreza.
e) fantasia de amor e de casamento da mulher burguesa.
Resolução: [B]
O trecho faz uma crítica sutil à alienação da elite em relação ao fim iminente da monarquia, especialmente na figura de Flora, que fantasia sobre o poder e o glamour da nobreza sem perceber que o Império está prestes a cair. O baile na Ilha Fiscal é emblemático, pois ocorre pouco antes da proclamação da República, simbolizando a desconexão da elite com a realidade política.
5. Poesia
A interpretação de poemas e músicas é frequentemente cobrada em Literatura no Enem, abrangendo autores de diferentes épocas, com destaque para os contemporâneos. Por isso, você precisa estar afiado na interpretação da subjetividade e da expressividade lírica, compreendendo como os poetas transmitem suas emoções, críticas e reflexões.
É fundamental ainda entender as características de cada período, especialmente nas obras mais atuais, que abordam temas como identidade, política e questões sociais.
Exemplo de questões com poesia
(Enem 2024) pessoas com suas malas
mochilas e valises
chegam e se vão
se encontram
se despedem
e se despem
de seus pertences
como se pudessem chegar
a algum lugar
onde elas mesmas
não estivessem
RUIZ, A. In: SANT’ANNA, A. Rua Aribau: coletânea de poemas. Porto Alegre: TAG, 2018.
Esse poema, por meio da ideia de deslocamento, metaforiza a tentativa de pessoas
a) buscarem novos encontros.
b) fugirem da própria identidade.
c) procurarem lugares inexplorados.
d) partirem em experiências inusitadas.
e) desaparecerem da vida em sociedade.
Resolução: [B]
O poema utiliza a ideia de deslocamento para metaforizar a tentativa das pessoas de fugir de sua própria identidade. Os versos “como se pudessem chegar a algum lugar onde elas mesmas não estivessem” sugerem um desejo de distanciamento de si mesmas, uma busca para escapar de sua própria presença ou identidade.
Como estudar Literatura para o Enem
Veja dicas que vão ajudar você a se preparar melhor:
1. Entenda como a Literatura aparece na prova
- O Enem não cobra uma lista obrigatória de obras.
- A prova avalia compreensão de textos literários, mais do que conhecimento teórico.
- Conhecer movimentos literários e estilos ajuda a interpretar melhor os textos e eliminar alternativas erradas.
2. Foque nas estéticas literárias mais cobradas
- Romantismo (dividido em três fases)
- Realismo
- Modernismo (também com três fases distintas)
- Literatura Contemporânea
- Estéticas anteriores ao Romantismo costumam não ser cobradas.
3. Estude autores representativos
- Romantismo: José de Alencar, Álvares de Azevedo
- Realismo: Machado de Assis
- Modernismo: Carlos Drummond de Andrade, João Cabral de Melo Neto, Clarice Lispector, Guimarães Rosa, Graciliano Ramos, Manuel Bandeira
- Contemporâneos: José Paulo Paes, Lygia Fagundes Telles, Rubem Braga, Ferreira Gullar, Luis Fernando Verissimo
4. Pratique a interpretação de poemas
- A prova adora cobrar poesia.
- Treine lendo poemas diversos e resolvendo questões de interpretação textual.