Atualidades 2022: Aprova Total lança 2ª edição de seu Almanaque
E-book de 130 páginas traz análise e contexto dos 20 principais fatos nacionais e internacionais que marcaram o 2º semestre do ano

Acessibilidade
A guerra na Ucrânia, a expansão da Otan, a realização do Censo 2022 no Brasil, o assassinato de Dom e Bruno, o crescimento do número de deslocados e refugiados no mundo. Para estar por dentro das principais atualidades de 2022 – que costumam ser pedidas nos vestibulares e no Enem – é necessário acompanhar o noticiário e a repercussão desses fatos nos meios de comunicação.
Mas, muitas vezes, não é tão simples pegar o “fio da meada” e entender os processos que levaram a um determinado acontecimento, não é mesmo?
Veja também: Atualidades no Enem e vestibulares: como o tema pode ser cobrado?
NAVEGUE PELOS CONTEÚDOS
Almanaque de Atualidades 2022
Para ajudá-lo(a) nessa tarefa, a plataforma Aprova Total lança hoje, 3 de novembro, o “Almanaque de Atualidades 2022 (2º semestre) - Guia para o Enem e vestibulares”.
A publicação, de 130 páginas, tem como base as principais notícias nacionais e internacionais que envolvem aspectos relacionados à Geografia, como geopolítica mundial, meio ambiente, economia, saúde, questões sociais e conflitos.
São 20 artigos, assinados pelo professor Víctor Daltoé dos Anjos, geógrafo e mestre em Ciência Política pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
O e-book está disponível para download, na plataforma Aprova Total, apenas para os alunos. Mas quem quiser conhecer a publicação também pode ter acesso a uma versão gratuita, com 39 páginas, que traz cinco artigos na íntegra:
- Guerra da Ucrânia: exército russo perde terreno
- Taiwan: a sombra da guerra
- Assassinato de Dom e Bruno: o crime na Amazônia que chocou o planeta
- Censo 2022: a luta contra o apagão estatístico
- Deslocamentos forçados crescem no mundo e atingem novo recorde
É só preencher o formulário abaixo para receber o material por e-mail!
Critérios de seleção dos artigos
Segundo o professor Víctor, os critérios de seleção dos assuntos do Guia de Atualidades envolvem tanto o destaque que as notícias tiveram nos meios de comunicação como a relevância do tema para os vestibulares e o Enem.
Por exemplo, a Guerra na Ucrânia permite abordar a geopolítica da Europa no pós-Guerra Fria. O assassinato de Dom e Bruno, a temática indígena e a Amazônia. Ou seja, assuntos cobrados nos principais processos seletivos. “Os artigos trazem também uma contextualização histórica para que o aluno compreenda suas causas e efeitos e o ‘onde, como e por quê” daquele fato”, destaca o autor.
De olho na redação
Além dos textos, há imagens e gráficos para facilitar e ampliar o entendimento. E, para quem deseja um aprofundamento, o item “Saiba mais” leva para outro artigo ou reportagem sobre o tema. Víctor lembra que os estudante também podem usar as informações como repertório para a redação.
“Para dissertar sobre um tema em uma redação, é necessário ter domínio sobre as questões mais candentes do nosso tempo. E o Almanaque de Atualidades é uma ótima ferramenta para exercitar essa habilidade”, finaliza o professor.
