Linguagens Literatura

Como estudar Literatura para o Enem? Veja dicas

Apesar de o exame não contar com uma lista de livros obrigatórios, alguns conteúdos estão sempre presentes

Acessibilidade

Diferentemente dos vestibulares em geral, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) não tem uma lista de obras obrigatórias para leitura. Então, você com certeza já se perguntou: como estudar Literatura para o Enem?

Primeiro, é importante destacar que essa é uma das áreas do conhecimento que fazem parte da prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, composta por 45 questões. Neste post, você descobrirá como otimizar seus estudos com as estratégias corretas para mandar bem na disciplina! 🤓

Como o conteúdo de Literatura aparece no Enem?

Antes de mais nada, você precisa estar ciente de dois fatores importantíssimos:

  • Não existe uma lista de obras obrigatórias no Enem, apenas livros, autores e períodos que aparecem com mais frequência do que outros;
  • De modo geral, as questões de Literatura visam avaliar a sua habilidade em compreender textos literários. Ou seja, ter conhecimentos teóricos sobre a disciplina pode auxiliar a compreender os enunciados e descartar opções incorretas. No entanto, o mais importante é a compreensão do que é lido.

Vejo um exemplo nesta questão do Enem (2021):

Exercício de Literatura no Enem

Naquele tempo, Itaguaí, que, como as demais vilas, arraiais e povoações da colônia, não dispunha de imprensa, tinha dois modos de divulgar uma notícia; ou por meio de cartazes manuscritos e pregados na porta da Câmara, e da matriz; – ou por meio de matraca.

Eis em que consistia este segundo uso. Contratava-se um home, por um ou mais dias, para andar as ruas do povoado, com uma matraca na mão. De quando em quando tocava a matraca, reunia-se gente, e ele anunciava o que lhe incumbiam, – um remédio para sezões, umas terras lavradias, um soneto, um donativo eclesiástico, a melhor tesoura da vila, o mais belo discurso do ano, etc.

O sistema tinha inconvenientes para a paz pública; mas era conservado pela grande energia de divulgação que possuía. Por exemplo, um dos vereadores desfrutava a reputação de perfeito educador de cobras e macacos, e aliás nunca domesticara um só desses bichos; mas tinha o cuidado de fazer trabalhar a matraca todos os meses.

E dizem as crônicas que algumas pessoas afirmavam ter visto cascavéis dançando no peito do vereador; afirmação perfeitamente falsa, mas só devida à absoluta confiança no sistema. Verdade, verdade, nem todas as instituições do antigo regímen mereciam o desprezo do nosso século.

ASSIS, M. O alienista. Disponível em: www.dominiopublico.gov.br. Acesso em 2 jun. 2019 (adaptado).

O fragmento faz uma referência irônica a formas de divulgação e circulação de informações em uma localidade sem imprensa. Ao destacar a confiança da população no sistema da matraca, o narrador associa esse recurso à disseminação de

a) campanhas políticas.
b) anúncios publicitários.
c) notícias de apelo popular.
d) informações não fidedignas.
e) serviços de utilidade pública.

Resposta: [D]

Para resolver a questão, basta compreender bem o fragmento proposto. Entretanto, alguns conhecimentos teóricos podem direcionar a uma resolução mais certeira: o trecho apresentado pertence à obra O Alienista, de Machado de Assis, que se insere no período do Realismo. O autor utiliza a ironia (sua marca registrada) como recurso para criticar as instituições sociais do período em que viveu, característica típica dos realistas. Logo, é possível presumir que lidaremos com alguma crítica social.

No texto, há uma referência irônica aos métodos de divulgação das informações em uma localidade sem imprensa, mostrando que a população confiava no sistema da matraca, mesmo com suas limitações e inconvenientes. Veja: "...algumas pessoas afirmavam ter visto cascavéis dançando no peito do vereador; afirmação perfeitamente falsa, mas só devida à absoluta confiança no sistema".

Ao enfatizar tal confiança, o narrador associa esse recurso à disseminação de informações falsas, o que leva à alternativa correta: D.

O que estudar para Literatura no Enem?

Como vimos, não existe uma lista de obras específicas, mas aqui vão algumas dicas de conteúdos que você pode estudar para Literatura no Enem, isso vai fazer você ficar mais confortável na hora da prova:

Estéticas literárias

Existem escolas literárias mais recorrentes nas provas, são elas: Romantismo, Realismo e Modernismo. De modo geral, as estéticas anteriores ao período romântico não são cobradas, então, você pode focar seus estudos nessas três.

Lembre-se de que, assim como o Romantismo, o Modernismo é composto por três fases, sendo que cada uma carrega suas peculiaridades e características específicas, então você precisa levar isso em consideração. Além dessas escolas literárias, a literatura contemporânea é muito presente na prova, tanto na prosa, quanto nos poemas.

Autores

Levando em consideração as estéticas do tópico anterior, atente-se aos seguintes autores:

  • Romantismo - José de Alencar, Álvares de Azevedo;
  • Realismo - Machado de Assis (é claro!);
  • Modernismo - Carlos Drummond de Andrade, João Cabral de Melo Neto, Clarice Lispector, Guimarães Rosa, Graciliano Ramos, Manuel Bandeira;
  • Literatura Contemporânea - José Paulo Paes, Lygia Fagundes Telles, Rubem Braga, Ferreira Gullar, Luis Fernando Verissimo.

Poemas

Esteja preparado, pois a prova do Enem adora cobrar interpretação de poemas. Você precisará treinar essa habilidade lendo muito e resolvendo questões de interpretação.

Obras

O Enem não traz uma lista de obras obrigatórias, mas, tendo em vista os autores e estéticas literárias mais comuns, aqui vão algumas dicas de leitura:

  • Alguma poesia, de Carlos Drummond de Andrade
  • Grande sertão: veredas, de Guimarães Rosa;
  • A hora da estrela, de Clarice Lispector;
  • Dom Casmurro, de Machado de Assis;
  • Memórias póstumas de Brás Cubas, Machado de Assis;
  • O cortiço, de Aluísio Azevedo;
  • Vidas secas, de Graciliano Ramos;
  • Iracema, de José de Alencar.

Dica extra: fique de olho nas crônicas de Luis Fernando Verissimo e Rubem Braga, além dos poemas de José Paulo Paes e Ferreira Gullar.

Esperamos que esse post ajude você a se preparar melhor. Ah, e lembre-se: estude autores e obras relevantes para a prova, conheça os principais movimentos literários e quais aspectos estilísticos que os caracterizam. Além disso, dedique-se à interpretação de poemas. Com as estratégias corretas, você estará mais preparado para arrasar em Literatura no Enem.

Quer saber mais sobre esse e outros conteúdos, além de ter acesso às melhores videoaulas para se preparar para os vestibulares e Enem? A plataforma Aprova Total tem tudo isso e muito mais!

banner jubilut

TEMAS:

avatar
Kimberli Sabino Ariotti

Analista Pedagógica de Linguagens do Aprova Total. Licenciada em Letras pela UFSC e Mestre em Linguística pela mesma instituição.

Ver mais artigos de Kimberli Sabino Ariotti >

Analista Pedagógica de Linguagens do Aprova Total. Licenciada em Letras pela UFSC e Mestre em Linguística pela mesma instituição.

Ver mais artigos de Kimberli Sabino Ariotti >

Compartilhe essa publicação:
Aumente sua nota TRI estudando com provas anteriores do Enem!
Baixe já o aplicativo do

Veja Também

Assine a newsletter do Aprova Total

Você receberá apenas nossos conteúdos. Não enviaremos spam nem comercializaremos os seus dados.