Destaque homepage Em alta Vestibulares

2ª fase da Unesp: o que pode cair na prova?

Confira uma análise exclusiva preparada pela equipe do Aprova Total sobre o que pode ser abordado em cada disciplina

Acessibilidade

A segunda fase do vestibular da Universidade Estadual Paulista (Unesp) é divida em dois dias, compostos por uma Prova de Conhecimentos Específicos e uma redação em gênero dissertativo. Em 2024, as provas ocorrem em 8 e 9 de dezembro para todos os candidatos, com duração de 5 horas.

Na ocasião, é obrigatório apresentar documento de identificação (original), como cédula de identidade (RG) e carteira nacional de habilitação, além de ser indicado utilizar caneta esferográfica com tinta preta e régua transparente.

A seguir, confira como são as provas, quais assuntos podem aparecer e como se preparar da melhor maneira.

Como é a 2ª fase da Unesp?

Você já viu que as provas da 2ª fase da Unesp são dividias em dois dias. No primeiro dia, o candidato deve resolver 24 questões, contemplando:

  • Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (História, Geografia, Filosofia e Sociologia);
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias (Biologia, Química e Física);
  • Matemática e suas Tecnologias.

Já a prova do segundo dia possui:

  • 12 questões da área de Linguagens e suas Tecnologias (Língua Portuguesa e Literatura, Língua Inglesa, Educação Física e Arte);
  • Redação.

Quais assuntos podem cair na 2ª fase da Unesp?

Veja apostas para cada disciplina, a partir de uma análise detalhada feita pelo time pedagógico do Aprova Total:

Biologia

Vale muito a pena começar sempre pela leitura do comando da questão, pois, frequentemente, o texto de apoio é apenas uma contextualização do assunto abordado, mas a simples interpretação não ajuda a responder totalmente questão.

Isso porque as questões de Biologia da Unesp são mais objetivas e diretas, com uma abordagem pontual do conteúdo, e não muito interdisciplinares - como é o caso do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Apesar de simples, a incidência de assuntos de Biologia na prova são bem abrangentes. Mas foque nos seus conhecimentos de ecologia (especialmente ciclos biogeoquímicos), bioenergética e evolução.

Física

De maneira geral, as questões de Física focam bastante em cálculos, apesar de terem aparecido algumas questões conceituais ultimamente.

Assim como nas questões discursivas de outros vestibulares, a Unesp costuma trazer mais de um assunto de Física em uma mesma questão. Entre os que se destacaram nos últimos anos, várias questões trataram de noções de energia mecânica

A eletrodinâmica também marcou presença, principalmente em questões envolvendo potência e energia elétrica. Nos últimos anos, outros temas que deram as caras foram impulso e quantidade de movimento e estática.

Química

As reações químicas e a estequiometria têm destaque na prova. Fique de olho também em química orgânica, pois cadeias carbônicas, funções orgânicas e isomeria apareceram com frequência nos últimos anos. Lembre-se também da termoquímica, que já marcou presença na prova e pode voltar!

Em Química, as questões têm textos introdutórios não muito longos e os comandos bem claros. Além disso, é comum que vários assuntos apareçam juntos, para que o vestibulando associe diferentes áreas.

Matemática

As questões de Matemática são bastante contextualizadas e costumam abordar atualidades, então, manter-se informado pode ajudar na interpretação e compreensão do enunciado.

Nos últimos anos, os conteúdos que mais apareceram, em ordem de prioridade, foram: razão e proporção, funções, geometria (espacial e plana com peso semelhante), trigonometria e probabilidade

É possível esperar, pelo menos, uma pergunta sobre logaritmo ou exponencial e outra envolvendo análise combinatória ou probabilidade. Na trigonometria, tente dar prioridade para o triângulo retângulo, mas não se esqueça de revisar ciclos trigonométricos.

Área e prismas são comuns nas questões de geometria. Prepare-se também para equações de 1º e 2º grau, inequações e transformações de gráficos.

Geografia

Imagens, mapas e gráficos são comuns nas questões de Geografia da 2ª fase da Unesp. É importante que você saiba interpretar conteúdos imagéticos e a melhor maneira de desenvolver essa habilidade é praticando. A nossa plataforma tem vários exercícios para colocar a mão na massa.

Então, considerando essa informação, já podemos indicar algo que é bastante cobrado pela estadual paulista: cartografia.

É preciso saber ler mapas e seus desdobramentos, como localização espacial, coordenadas geográficas e escalas. Além disso, o espaço brasileiro, em todos os seus aspectos (físicos, econômicos, culturais e outros), e a população do Brasil aparecem muito nas questões deste vestibular.

Assuntos da Geografia Física, como clima, relevo, vegetação, bacias hidrográficas e disponibilidade de água já estiveram presentes, assim como questões de Geografia Econômica.

História

A estrutura das questões não é muito diferente de outros vestibulares: um ou dois textos de base e dois comandos. Por outro lado, a abordagem dos comandos é o que diferencia essa prova das demais.

É comum que o primeiro comando peça uma contextualização do texto de apoio ou seu assunto principal; já o segundo pode solicitar uma interpretação, de forma que o candidato articule o conhecimento prévio do tema e as informações apontadas nos textos oferecidos.

Quanto aos assuntos, a História do Brasil é o que mais aparece, com questões distribuídas nos vários períodos políticos brasileiros, com destaque para a Ditadura Civil Militar nos últimos cinco anos. Temas como Grécia e Roma Antiga, Revolução Francesa e crise de 1929 também aparecem na 2ª fase da Unesp.

Sociologia e Filosofia

Para as duas disciplinas, as questões propõem um texto temático e o enunciado exige algum conhecimento prévio do assunto. É necessário ainda que o candidato tenha pensamento crítico e as respostas, na maioria das vezes, não estão no texto da questão, que pode servir apenas como um caminho para chegar até elas.

Nos últimos anos, foi possível perceber ainda que Filosofia aparece mais que Sociologia. As duas, porém, cobram questões atuais, como movimentos sociais, sociologia contemporânea e questões filosóficas da modernidade.

Além disso, autores clássicos são lembrados, como na teoria sociológica, na filosofia moderna, na política e na ciência. A prova exige que você conheça assuntos, acontecimentos, conceitos e autores, articulando-os para demonstrar compreensão da realidade e criticidade. Ou seja, mesclar teoria e prática! 

Linguagens

É necessário fazer uma leitura atenta e cuidadosa dos textos apresentados. A tendência é que eles não sejam longos, mas a interpretação precisa ser cuidadosa. Para mandar bem, atente-se às charges, imagens e análises de gráficos e tabelas.

Além disso, esteja afiado na interpretação de poemas e identificação de escolas literárias. Alguns conhecimentos gramaticais também são importantes, como as classes de palavras, os tipos e as transformações entre discursos, sinônimos e orações.

Língua Inglesa

Para as seis questões de Língua Inglesa da 2ª fase da Unesp, vale recordar os seguintes assuntos:

  • interpretação textual;
  • modal verbs;
  • conjunctions;
  • personal pronouns;
  • vocabulário.

Lembre-se ainda de que o vestibular da Unesp pode surpreender com questões interdisciplinares. Já houve casos em que Biologia, Geografia e Literatura se entrelaçaram nas perguntas de inglês! Então, prepare-se para essa possível abordagem.

Redação

A redação da Unesp é uma dissertação argumentativa que vale 28% da nota final. Assim, o texto deve ser claro, estruturado em introdução, desenvolvimento e conclusão, sem necessidade de título.

Os temas propostos abordam questões sociais atuais, com o objetivo de avaliar se o candidato é capaz de analisar alguns contextos de modo crítico.

A correção da redação é baseada em três critérios: tema, estrutura e expressão. O critério de tema avalia a adequação ao assunto proposto; estrutura observa a coerência e organização das ideias; e expressão se refere ao uso da norma culta.

Comparada ao Enem, que exige uma proposta de intervenção, a Unesp torna essa parte opcional, dependendo da abordagem utilizada, além de oferecer textos motivadores variados, como músicas e reflexões filosóficas.

Os temas mais recentes da prova de redação da Unesp foram:

  • 2023: A lógica do condomínio: o espaço público está em declínio?
  • 2022: Tristeza em tempos de felicidade compulsória
  • 2021: Tempo é dinheiro?
  • 2020: O carro será o novo cigarro?
  • 2019: Compro, logo existo?
  • 2018: O voto deveria ser facultativo no Brasil?

👉 Leia também

Dicas essenciais de como fazer uma boa dissertação

Qual a importância das atualidades para a redação?

Banner Black Total

Calendário do Vestibular Unesp 2025

Confira as principais datas referente ao Vestibular Unesp 2025:

  • Prova de Conhecimentos Gerais - Primeira fase: 15 de novembro
  • Publicação da lista de convocados para a segunda fase: 2 de dezembro
  • Prova de Conhecimentos Específicos - Segunda fase (primeiro dia): 8 de dezembro
  • Prova de Conhecimentos Específicos - Segunda fase (segundo dia): 9 de dezembro
  • Prova de Habilidades Específicas - Cursos do Instituto de Artes de São Paulo: 10 a 14 de dezembro; e 18 a 20 de dezembro
  • Prova de Habilidades Específicas - Cursos da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação de Bauru: 13 de dezembro
  • Divulgação da lista geral de classificação no site: 31 de janeiro de 2025

Colaboraram nesta publicação: Caroline ColtrinVitória CastroHelena CruzFelipe da SilvaBárbara DoniniCaio NevesIsabela Flor da Rosa e Nicolas Castro.

TEMAS:

avatar
Carol Firmino

Jornalista e doutora em Comunicação pela Unesp. É editora no blog do Aprova Total e está sempre antenada ao universo da educação, com foco no Enem e na preparação para os grandes vestibulares do país. Tem passagens por Nova Escola, B9, UOL e Época Negócios.

Ver mais artigos de Carol Firmino >

Jornalista e doutora em Comunicação pela Unesp. É editora no blog do Aprova Total e está sempre antenada ao universo da educação, com foco no Enem e na preparação para os grandes vestibulares do país. Tem passagens por Nova Escola, B9, UOL e Época Negócios.

Ver mais artigos de Carol Firmino >

Compartilhe essa publicação:
Aumente sua nota TRI estudando com provas anteriores do Enem!
Baixe já o aplicativo do

Veja Também

Assine a newsletter do Aprova Total

Você receberá apenas nossos conteúdos. Não enviaremos spam nem comercializaremos os seus dados.